“Continuar fazendo o que você deseja... é algo muito difícil de fazer.”
- Vivi Ornitier
Desde o momento em que os spoilers da coleção de Final Fantasy começaram, Vivi Ornitier se destacou.
Seja pelo carinho daqueles que se apegaram ao mago no FF IX, seja pelos jogadores que planejaram upgrades e novos decks em torno dessa criatura, não podemos ignorar que sua chegada foi um dos assuntos mais comentados na comunidade.
Neste artigo, traremos duas listas de Vivi para o Commander casual. A primeira terá como foco mágicas pequenas, como um spellslinger tradicional, e a segunda será focada em artefatos.
Você está preparado(a) para viver essa aventura com nosso mago ao seu lado?
Comandante: Vivi Ornitier
Por apenas três manas, nosso comandante chegou para conquistar o seu coração (e provavelmente o ódio dos oponentes).

Toda vez que você conjura uma mágica que não seja de criatura, Vivi ganha marcador +1/+1 e causa um ponto de dano em cada um dos seus oponentes.
Vale destacar que copiar mágicas com o famoso Storm não desencadeia essa habilidade.
Além disso, ele também tem uma habilidade ativada que custa 0 e permite que você adicione qualquer combinação de mana Izzet igual ao poder dele. Essa habilidade só pode ser utilizada uma vez em cada um dos seus turnos.
O Deck
Como dito anteriormente, a nossa lista principal é focada em mágicas instantâneas e feitiços, principalmente os de baixo custo.
Com eles, queremos subir o poder do comandante para atacar os nossos oponentes e aumentar a quantidade de mana gerada pela habilidade dele.
Frustrando os oponentes
Para o bem ou para o mal, Vivi é um daqueles comandantes que causa medo nos oponentes. E não é para menos!
O Izzet tem um grande potencial para turnos explosivos que, muitas vezes, resultam em vitórias e esse pequeno mago consegue aproveitar bem essa característica.
Por isso, algumas mágicas que “frustram os oponentes” são necessárias.
Aqui listamos remoções, blinks e board wipes que podem te proteger dos oponentes ou apenas atrasar o jogo deles.

Sim, temos um Grapeshot na lista!
Mesmo que o Storm não desencadeie marcadores e dano no Vivi, não podemos esquecer que ele é muito forte e pode ajudar a finalizar o jogo. Por este motivo, tanto essa mágica quanto o encantamento Thousand-Year Storm foram adicionados no deck.
Outro destaque vai para Aetherize, que sempre frustra o ataque do oponente (principalmente se usado contra decks de fichas) e Ghostly Flicker que pode ser usado como Blink no próprio Vivi para protegê-lo de remoção ou para que você use seu efeito mais uma vez no turno.
Pedras e mágicas para gerar mais mana
O Izzet não é conhecido por seu grande potencial de buscar por terrenos, mas para a nossa sorte e a do Vivi, temos artefatos e mágicas que nos ajudam a, com isso, desvirar terrenos ou adicionando mana na sua pool.
Lembrando que o próprio comandante tem grande potencial para gerar mana nos seus turnos!

É claro que Storm-Kiln Artist entra na nossa lista. Nosso Anão Xamã ganha +1/+0 para cada artefato que você controla e, quando você copia ou conjura uma instantânea ou feitiço, ele cria um Tesouro para te ajudar no ramp.

Com Harmonic Prodigy ou Veyran, Voice of Duality no campo, você consegue desencadear duas vezes tanto o efeito dele quanto o de Vivi.
Draw
Uma das coisas mais importantes da rotina de um mago é ter acesso às mágicas de seu grimório. Por isso, separamos várias cartas para draw que te ajudarão a buscar as melhores mágicas para ajudar o Vivi.

Se Niv-Mizzet, Parun for encantado por Curiosity ou Ophidian Eye, você terá um combo de dano em campo. Mas, mesmo sozinhas, essas cartas são interessantes para a mecânica do deck e trazem vantagem para o seu jogo.
Dano
Cartas para burn (o famoso dano causado diretamente na vida do oponente ou ao alvo designado pela mágica) é uma forma de acelerar o jogo.
Afinal, o dano do Vivi vai ser um por mágica, mas não faz mal ter outras cartas com o mesmo efeito.
Além dessas, separamos mágicas que sozinhas já causam dano. Nossa lista contém:

Lista secundária: Artefatos do Vivi
Nessa lista, exploramos o maravilhoso mundo do Izzet Artefatos.
Algumas cartas da lista de mágicas se mantêm, como a Harmonic Prodigy, mas novas adições como Liberator, Urza's Battlethopter, Hullbreaker Horror e Jin-Gitaxias, Progress Tyrant trazem aquele sentimento de “vou deixar um oponente triste” que, às vezes, o mesão pode causar.
Aqui também temos peças de stax para atrasar o jogo dos oponentes, como:

E se na principal nos importamos com as mágicas de custo baixo, nessa o foco foi para os artefatos. Por isso, selecionamos opções como:

Se você quer montar um Vivi, mas não queria seguir o mesmo caminho que os outros (o Spellslinger), essa opção pode ser bem mais divertida para as suas jogatinas com os amigos.
Considerações Finais
Existe um bom motivo para Vivi nos conquistar. O comandante é forte, o que por si só já atrai muita gente, mas ele também depende do deck para funcionar. E é isso que muitos jogadores valorizam no Commander.
Nem sempre seu deck tem que ser montado para funcionar com o comandante em campo. Mas, quando você acerta uma lista que funciona praticamente sozinha e tem o comandante como uma cereja do bolo, para potencializar tudo e te deixar mais perto da vitória, aí você sabe que fez algo certo.
Esse pequeno mago pode não ser amigável para jogadores iniciantes, mas se você tem essa carta disponível, recomendo tentar pelo menos uma lista para se aventurar com ele nas mesas casuais de Commander.
Você montou um Vivi? Compartilhe com a gente quais interações mais gostou no deck e inspire outros jogadores com as suas ideias!
Nos vemos no próximo artigo!














— Comentarios 0
, Reacciones 1
Se el primero en comentar