Existem, hoje, 13 criaturas lendárias no Pauper. Dentre elas, 12 são provenientes das coleções de Legends e Chronicles, lançadas nos dois primeiros anos de Magic: The Gathering e cujas habilidades se limitam a flavor texts ou efeitos que são completamente inúteis para fins práticos de uma partida.

Dezenove anos depois, o Pauper recebeu sua primeira lendária desde a concepção e reconhecimento dele como formato oficial: Skoa, Embermage foi uma referência a Fireblast presente em Modern Horizons 3, e enquanto jogadores tentaram fazer ele funcionar por um tempo, o nível de poder e velocidade do formato não permitiu que ele tivesse espaço.
Agora, com Universes Beyond sendo parte essencial dos lançamentos do jogo, é natural que mais lendas saiam em Magic do que antes: cada personagem icônico precisa ser representado, e em alguns casos, esses são tão corriqueiros no universo onde estão inseridos que é natural retratá-los como cards comuns: entre eles, estão as lendas de Marvel’s Spider-Man, a nova expansão do jogo com lançamento previsto para 26 de setembro.
Com algumas tendo habilidades relevantes e talvez até lar em algum arquétipo estabelecido, é um bom momento para revisitarmos cards que se importam com lendas no Pauper e quais opções os spoilers revelados do set trazem para o formato!
As Novas Lendas Comuns de Spider-Man

É difícil imaginar que essas sejam as únicas lendas em Spider-Man, e a maioria delas possui um nível de poder relativamente baixo para os padrões do Pauper, mas as prévias da Comic Con também apresentaram uma nova habilidade encontrada em, pelo menos, duas lendas do set que podem ganhar algum destaque:

Web Slinging funciona parcialmente como um Ninjutsu que não pode ser usado durante o combate, em que conjuramos o card devolvendo uma criatura virada ao invés de colocá-la direto em jogo. Em partes, ele parece uma mecânica nerfada, mas está em cores onde normalmente não temos este tipo de interação dessa maneira.
Spider-Man, Web-Slinger será o mais importante deles porque interage direto com uma cor e um tipo de card que já possui ETBs relevantes, complementando Kor Skyfisher em decks como White Weenie, em que pode devolver Lone Missionary e similares, Summon: Choco/Mog, Thraben Inspector e Salt Road Packbeast, e como ele não requer uma criatura atacante, mas uma virada, ele também interage com Battle Screech ou até Prismatic Strands para ativar o Web-Slinging.

Spider-Man, Brooklyn Visionary tem um ETB relevante e talvez funcione com cards mais impactantes do verde como Avenging Hunter, mas parece se interessar em listas mais tradicionais de Ramp e não interage bem com Writhing Chrysalis enquanto requer, virtualmente, slots parecidos ou ocupados por ele no formato hoje.
É provável existirem outros cards lendários comuns na expansão, e mesmo se não houver, a probabilidade de lendárias nessa raridade só tende a crescer conforme novas edições de Universes Beyond saem, especialmente se seguirem um molde como o de Homem-Aranha, o que pode indicar também um aumento de interações com elas.
O Pauper e Lendas: Possíveis interações
Um exemplo recente inclui Lord of the Rings. Apesar da ausência de lendas comuns, diversos cards nessa raridade se importaram de alguma maneira com criaturas lendárias:

Great Hall of the Citadel seria um manafixing perfeito se tivermos mais suporte para criaturas com este subtipo no futuro, mesmo que elas venham em grande diversidade de cores.

Errand-Rider of Gondor parece o tipo de card que se beneficia do lançamento de Spider-Man, Web-Slinger, e se tivermos outro drop branco relevante na expansão ou em Avatar que possa adentrar ao White Weenie, ele me parece um excelente substituto para cards como Salt Road Packbeast ou até Thraben Inspector pela mistura de corpo mais relevante e ETB útil que podemos reutilizar com o herói.

Deadly Dispute foi um problema e Fanatical Offering e similares veem jogo principalmente pela interação com Ichor Wellspring e agora com Cryogen Relic e/ou Experimental Synthesizer. Nasty End oferece a mesma flexibilidade se tivermos lendas o suficiente na lista, mas com a restrição de só funcionar com criaturas, que pode limitar seu espaço.

Três manas estão longe do ideal para jogar um card de ramp no Pauper, mas um Divination de bônus pode oferecer algumas opções se focarmos neste tipo de arquétipo.

Outro detalhe importante em uma possível evidência de temas de lendas no Pauper futuramente é dar uma segunda olhada nos diversos cards com a mecânica de The Ring Tempts You. Essa habilidade funciona como um Emblema e o primeiro efeito dela transforma qualquer criatura em uma lendária e oferece bônus extras a elas conforme conjuramos mais cards com essa habilidade.
Com Spider-Man, Web-Slinger, por exemplo, podemos considerar a possibilidade de usar algum card com essa habilidade para ampliar a consistência de Nasty End em comprar três cards em um deck com muitas criaturas, inclusive com a possibilidade de transformar qualquer ameaça em um clock poderoso se chegarmos até o último capítulo do Emblema.

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!













— Comentarios 0
, Reacciones 1
Se el primero en comentar