Sobre o Comitê de PDH, o RC
RC, comitê regulamentador do Pauper Commander no Canadá, que se autointitulou há alguns anos como comitê oficial do formato e é seguido pela maioria das comunidades em torno do mundo, criou em maio deste ano um comitê que regulamenta a variante Duels do PDH, o chamado um contra um. Nesse comitê, há um brasileiro como membro, Ambrósio Rodrigo, que também é membro do Pauper EDH BR, o projeto brasileiro do formato.
Tão cedo o quanto possível, o comitê RC decidiu intervir no formato, banindo a sua primeira carta, o encantamento Oubliette!
Ad
Oubliette banido
De acordo com o comitê canadense, a carta quando jogada no duelo, sem outros jogadores para impedi-lo esse encantamento, se torna problemático e acaba deixando o formato desconfortável e pouco saudável.
Quando Oubliette foi lançado, em dezembro de 1993, tanto os jogadores quanto os produtores não tinham a real dimensão dos problemas que poderiam causar ao lançar essa carta como comum, e também não faziam ideia de que o texto dela seria usado perfeitamente no Commander — tirando o comandante de fase, sem a opção de ir de volta para a sua zona de origem, pois seu texto não tinha esse objetivo.
Contudo, para a variante 1x1, ela se mostrou muito mais problemática quando comparada a variante multijogador, pois são apenas três manas, e não há tantas respostas disponíveis que tenham duplo uso. Ficar com uma carta morta no deck quando não estiver jogando contra decks de encantamento pode atrapalhar muito o desenvolvimento do jogo, e aquele jogador pode perder uma partida por conta disso.
Claro que temos no formato excelentes remoções de encantamento, principalmente nas cores verde e branco, embora o azul também possa anular satisfatoriamente essa Oubliette.
Quando passa a valer o banimento?
Essa ação está válida a partir do dia 01 de setembro, e não afeta a lista de ban da variante multijogador.
Essa mudança impactará os decks mono black e principalmente os decks UB, que contavam com a Oubliette dentro do seu baralho, mesmo porque os decks de x1 tendem a ser mais otimizados, tendo em vista uma natureza mais competitiva que a versão de três ou mais jogadores.
Conclusão
Essa carta pode não ser tão aproveitada na maioria dos decks, mas tem o seu valor, e mostrou ser muito opressiva.
O RC canadense decidiu oficializar o banimento, deixando claro que está observando o formato como um todo, e não deixará outras cartas que se tornem problemáticas prejudicarem o formato.
Para os brasileiros, temos o PDHHomeBase, que tem o principal objetivo difundir o formato e unir a comunidade, por essa razão, seguimos o comitê que regulamenta o formato no Canadá, e que sugerimos que o jogador e seu grupo adotem as principais características do formato.
E caso queira conferir mais conteúdos sobre decks PDH, temos aqui na Cards Realm também!
— Comentarios0
Se el primero en comentar