Magic: the Gathering

guide du jeu

Deck Tech Commander - Anim Pakal, Thousandth Moon

, Comment regular icon0 comments

No deck tech de hoje nos despedimos das Cavernas Perdidas de Ixalan com Anim Pakal, Thousandth Moon, uma comandante focada em Gnomos!

Edit Article

Os gnomos no Magic sempre foram seres mais mecanóides e pequeninos, se destoando muito das histórias de alta fantasia que conhecemos. Podemos checar isso no card Bottle Gnomes, onde vemos uma tropa destas criaturinhas.

Loading icon

Assim como os gnomos ajudam os habitantes de Ixalan em seu dia-a-dia, iremos utilizá-los nesse deck como coadjuvantes, nos permitindo criar batalhões e batalhões de criaturas com a proposta de crescê-las e formar um verdadeiro exército de gnomos.

A Comandante

Ad

Loading icon

Anim Pakal, Thousandth Moon é um tipo de comandante Boros que gosto muito: Uma que não é baseada em equipamentos. Mesmo que decks de equipamentos sejam divertidos, sabemos que costumeiramente a Wizards tende a fazer uma grande porção de seus comandantes vermelhos e brancos com essa estratégia em mente. Assim, mesmo que um caminho agressivo, com diversas criaturinhas, seja óbvio, ele ainda é mais digno de entusiasmo do que ver mais um voltron de equipamentos.

Pilotar o baralho de Anim Pakal irá envolver bater constantemente com criaturas que não são do tipo gnomo, que é a única forma de desencadear sua habilidade. Toda vez que batemos com uma ou mais criaturas que não pertence a esse tipo, nossa comandante irá ganhar um único marcador +1/+1, não importa quantas criaturas atacarem, e criar uma ficha artefato de Gnomo incolor 1/1 para cada marcador que a comandante tenha em si.

Essa habilidade permite um bom escalonamento de gnomos em campo e, de quebra, fica ainda melhor se você tiver como colocar múltiplos marcadores na comandante, o que irá permitir um maior número de gnomos por turno.

O Deck

A lista deste deck é a seguinte:

Loading icon

Parti de algumas listas da internet, em especial a do jogador TheProphetofFate, mas também fui deixando o deck bem a minha cara, coloquei algumas techs que o deixam bem divertido e fui prosseguindo com algumas ideias um pouco mais ousadas. Além de, é claro, incluir um combo infinito que poderá ser usado caso a coisa fique difícil para o seu lado.

No geral, teste baralho utilizará muitos meios de aumentar os marcadores em nossa comandante, Anim Pakal, Thousandth Moon, de modo a criar o máximo de gnomos possíveis. Estes também irão crescer ao longo do jogo, além de entrar em quantidades ainda maiores, devido a certos cards incluídos no deck. Assim, a ideia de um batalhão de robôzinhos ganha cada vez mais espaço na sua mesa de Commander.

O Combo Infinito

Já quero tirar o elefante da sala o mais rápido possível: o combo infinito usado é bem simples, mas, ao mesmo tempo, envolve duas peças que são interessantes para o baralho separadamente e, mesmo que elas estejam juntas em campo, o combo não desencadeia automaticamente, sendo necessário um empurrão externo do jogador responsável pelo deck.

Assim, ao menos que o jogador queira ou precise, esse combo não será usado sempre, levando a uma maior variedade de jogadas com ambos os cards envolvidos.

Loading icon

Estamos falando de Helm of the Host e de Aurelia, the Warleader. Aurelia nos permite que uma vez por turno tenhamos uma etapa de combate a mais, com direito às suas criaturas desvirarem e tudo. Já o equipamento nos permite gerar uma cópia com ímpeto e não lendária da criatura equipada no começo de cada etapa de combate sua. Assim, fica bem óbvio o que estamos tentando fazer aqui. Turnos de combate infinitos com suas infinitas fichas não lendárias de Aurelia, the Warleader.

Ad

Contudo, como eu disse, ambas as peças são interessantes por si só. Você pode copiar sua comandante com Helm of the Host para gerar mais gnomos ainda ou pode copiar Losheel, Clockwork Scholar para conseguir mais draws todo turno. O equipamento traz infinitas possibilidades.

Aurelia, the Warleader é um card que permite muitas possibilidades, com o desencadeamento de combates extras, o que é perfeito em um deck aggro, além de gerar desencadeamentos extras das habilidades de Anim Pakal, Thousandth Moon.

Loading icon

Por fim, não sendo bem um combo e sim uma condição de vitória extra, temos Halo Fountain que pode ser utilizada em conjunto a quinze criaturas viradas, para encerrar o jogo com sua vitória. É claro, caso você não queira fazer isso, ela continua sendo um bom motor de tokens e de draw. Mas para termos essas quinze criaturas o baralho precisará trabalhar muito bem, com a ajuda das seguintes cartas:

Mais Tokens!

Loading icon

Um efeito que tem se tornado cada vez mais costumeiro ao branco é justamente o de multiplicar o número de Tokens produzidos por cada card. Mondrak, Glory Dominus e Anointed Procession são capazes de duplicar o total de fichas criadas, enquanto Ojer Taq, Deepest Foundation triplica esses números.

Ter acesso a maiores números de fichas será de extrema importância conforme o jogo for se desenvolvendo. Não só o deck irá utilizá-las para o ataque, como também existem meios indiretos de gerar uma verdadeira mais-valia para cada gnomo que entra em jogo em consequência da habilidade de Anim Pakal, Thousandth Moon.

O uso de multiplicadores é apenas mais um meio de fazer com que mais fichas entrem em jogo, sendo o outro o meio que vamos discutir a seguir.

Mais Marcadores!

Loading icon

Um jeito de aumentar diretamente as fichas produzidas pela nossa comandante nada mais é que aumentar o número de marcadores +1/+1 nela. Nosso deck é inteiramente preparado para isso, seja por meio de opções mais seguras como Luminarch Aspirant, capaz de fornecer um marcador no início de cada combate, a até opções como Orzhov Advokist e Noble Heritage, opções mais arriscadas que também aumentam as criaturas oponentes em troca de um turno de anistia.

Lae'zel, Vlaakith's Champion é muito importante de ser ressaltado e funciona de forma parecida a cards como Mondrak, Glory Dominus, só que dobrando o número de marcadores colocados em nossos cards, principalmente o número de marcadores +1/+1 colocados sobre Anim Pakal, Thousandth Moon, o que será traduzido em mais fichas ao longo do jogo.

Loading icon

Outro card que mostra o como é bom diversificar nossos marcadores e dar certa atenção na hora de os distribuir é Abzan Falconer, um card que não só pode dar marcadores a uma criatura todo turno como, também, dá voar para todas as criaturas que possuírem um.

Ad

Até mesmo uma sinergia entre Tarrian’s Soulcleaver e Goblin Bombardment é possível, sacrificando fichas e as transformando em marcadores para nossa comandante ou qualquer outra criatura, em uma espécie de retroalimentação de gnomos. Rosie Cotton of South Lane que coloca um marcador em uma criatura alvo para cada token que entra em campo, podendo dobrar os marcadores presentes em Anim Pakal sempre que esta faz seus gnomos.

Não só isso, marcadores +1/+1 são extremamente versáteis e podem ser usados para solidificar muito seu jogo, não importando a composição da sua mesa. E, claro, alguns cards como Take Up the Shield são muito bons para proteger nossas criaturas e conferir um marcador a elas.

Gnomos perigosos

Antes de tudo, gostaria de ressaltar o quanto tem um sorriso radiante em meu rosto por ter escrito a frase “Gnomos perigosos” em um artigo. Mas, sim, em cada ficha desse tipo de artefato que é gerada pela nossa comandante temos acesso a um grande potencial bélico.

Loading icon

A ideia mais simples é usar o famoso Goblin Bombardment, carta que torna possível o sacrifício de criaturas para gerar dano em pequenas escalas. Outra é utilizar cartas como Impact Tremors, Reckless Fireweaver e Ingenious Artillerist, que irão gerar um pinguinho de 1 de dano em cada um de seus oponentes, sempre que um gnomo entrar em campo.

Loading icon

Outros cards também irão intensificar nossas fichas, como Illustrious Wanderglyph, Tempered Steel, Cathar’s Crusade e Inspiring Leader, cards capazes de aumentar em muito o poder e resistência de nossas criaturas, assim como Steel Overseer.

Neyali, Sun’s Vanguard é capaz de dar golpe duplo para nossas fichas e Losheel, Clockwork Scholar de protegê-las de danos.

Loading icon

Alibou, Ancient Witness e Throne of the God-Pharaoh são duas cartas capazes de transformar suas criaturas viradas em dano, gerando assim mais motivos para atacar com todos os amiguinhos mecânicos que você tiver disponível, uma vez que eles irão gerar um extra de dano aos oponentes.

O deck budget

Como sempre, aqui iremos disponibilizar uma lista um pouco menos dispendiosa do deck, perfeita para quem não quer gastar muito ou para servir de base antes de comprar as peças mais caras do baralho.

Cathar’s Crusade e Ojer Taq, Deepest Foundation são dois cards que, apesar do alto preço, eu irei manter neste baralho, uma vez que eles ajudam muito o gás desse deck. Ojer Taq, Deepest Foundation, inclusive, se encontra mais barato e é mais eficiente do que Mondrak, Glory Dominus.

A lista budget é a seguinte:

Loading icon

Considerações Finais

Eu sempre quis um deck de gnomos e agora ele finalmente é uma realidade. Poder contracenar meu jogo com essas criaturinhas é simplesmente um deleite e esse é um dos baralhos que eu mais gostei de ver nascendo no último ano. Agora é só esperar Bloomburrow me dar um deck de coelhos.

Ad

Até o próximo!