Magic: the Gathering

Deck Guide

Decks tribais para o Standard com Crimson Vow

, mis à jour , Comment regular icon0 comments

O artigo traz listas de decks tribais atualizadas com Innistrad: Crimson Vow que são interessantes, como lobos, vampiros, espíritos e muito mais!

Edit Article

Olá! Hoje vamos sair um pouco do escopo do competitivo do Magic e falar sobre alguns decks tribais que temos no atual Standard. Obviamente não conseguirei abordar todas as tribos do formato porque temos até criaturas do tipo sapo, mas comentarei sobre os principais decks utilizados com a temática.

As duas coleções mais recentes de Innistrad trouxeram vários lobos, vampiros, humanos, dragões, zumbis e espíritos para o formato, atualizando os decks tribais já existentes. Um tipo muito popular de criatura que não recebeu atualização nestas coleções foi elfo e, portanto, não temos muito o que comentar de uma lista que é basicamente a mesma desde Forgotten Realms.

Ad

Espíritos

Loading icon

A primeira tribo da qual falaremos será a de espíritos. Com boas adições para o arquétipo, o Azorius Spirits surge como um deck tempo para tentar punir os controls. Katilda, Dawnhart Martyr recebe destaque por ser o maior payoff do tribal, mas Geistlight Snare e Fleeting Spirit também trazem mais resiliência ao baralho por conseguir quebrar a curva anulando mágicas ou voltando a criatura do cemitério, respectivamente.

O problema de não fugir da temática do deck é não usar cartas como Elite Spellbinder e Thalia, Guardian of Thraben, que são muito boas em baralhos tempo, mas ainda é uma opção interessante.

Lobos

Loading icon

O Gruul Lobos continua bem parecido com sua versão de Midnight Hunt, porém Crimson Vow cobriu algumas falhas do arquétipo. Ascendant Packleader é um ótimo drop 1 que todo deck agressivo verde precisava, Cemetery Prowler além de ser um bom drop 3, é hate de cemitério, Volatile Arsonist vem como topo de curva com ímpeto e ameaçar que ainda causa dano aos oponentes quando ataca.

A grande estrela da coleção para o deck acredito que seja Avabruck Caretaker que basicamente ganha o jogo quando entra em campo e se torna noite. Excelente criatura para mirrors de aggro quando a mesa está travada no mid/late game ou finisher para quando estamos na frente.

Humanos

Loading icon

Esse tribal recebeu bastante força com Midnight Hunt e Crimson Vow, sendo um bom baralho agressivo no formato. Hopeful Initiate é um drop 1 que facilmente sai do controle, especialmente com Luminarch Aspirant crescendo criaturas todo turno. Thalia alterou o balanceamento do Standard, então seu impacto com certeza é muito alto em qualquer deck aggro branco e ela ser humana traz ainda mais sinergia para o baralho.

Todavia, uma carta que me surpreendeu sendo uma tech anti-aggro é Hamlet Vanguard.

Loading icon

Ele tem potencial de entrar maior que qualquer outra criatura da mesa além de ter salvaguarda 2, atrasando qualquer tipo de interação. Quando a mesa está travada pelo chão com muitas criaturas, ele entra em campo obrigando bloqueios ruins para não causar um dano absurdo em um ataque. Se tivermos algum Selesnya jogando no formato, acredito que essa carta esteja na lista principalmente se o Mono Green continuar um deck popular, o que é quase certo.

Dragões

Loading icon

O Izzet Dragons é um dos melhores deck do formato, mas aqui fiz algumas alterações para transformá-lo num tribal de dragões com cartas não muito utilizadas no momento, como Manaform Hellkite e Iymrith, Desert Doom.

A base do deck é semelhante à do padrão, temos esses dois dragões que não vêm jogo atualmente por não se encaixarem bem na estratégia.

Vampiros

Loading icon

A lista desse Rakdos Vampires é do Hall da Fama Gabriel Nassif que atingiu número 1 do mítico com ela. Apesar de não achar competitivo, é bom contra baralhos agressivos, já que, por definição, Rakdos é uma pilha de remoções, e ambas Innistrad trouxeram muitas cartas do tipo vampiro.

Ad

O interessante do deck é ele se aproveitar das fichas de sangue para ciclar cartas ruins da mão além de ter sinergia com Bloodvial Purveyor, Bloodtithe Harvester e Voldaren Bloodcaster. Me parece ser uma das versões mais lapidadas de vampiros para o formato, até os números no sideboard foram bem pensados para o metagame, algo nada surpreendente se tratando de um deck feito por um dos melhores jogadores de todos os tempos!

Zumbis

Loading icon

O próximo deck é o tribal de zumbis que recebeu ótimas cartas para dar suporte ao arquétipo. Skull Skaab vem para aumentar a presença de mesa sacrificando criaturas pouco relevantes para gerar uma ficha 2/2, Overcharged Amalgam é muito interessante por sua versatilidade de ser um 3/3 voar com lampejo que pode anular mágicas ou habilidades ao entrar em campo com exploit e Graf Reaver é o drop 2 dos sonhos de qualquer baralho agressivo.

Loading icon

O principal payoff da coleção para os zumbis é Geralf, Visionary Stitcher que dá evasão para todos seus zumbis e pode criar uma ficha gigantesca, principalmente se combinado com Champion of the Perished.

Clérigos

Loading icon

O próximo tribal é o de clérigos. A lista é de Grzegorz Kowalski da Rivals League e ele considera esse um dos melhores deck do Standard por ser muito bom contra aggros. Obviamente não sonho tão alto quanto ele nesse ponto, mas o baralho é bastante interessante no momento e recebeu uma carta muito sinérgica em decks de ganho de vida, Voice of the Blessed. Shattered Sanctum é outra carta importante que trouxe mais consistência ao deck ao garantir mana de ambas as cores do baralho.

O problema do deck é não ganhar de qualquer lista mid/control/combo com azul, ou seja, de parcela significativa do formato e por isso não considero tão bom quanto outras opções anti-aggro.

Magos

Loading icon

A última lista do artigo é um Izzet Magos. Primeiramente devo dizer que prezei pela diversão acima da melhor lista possível porque sabemos que Alrund’s Epiphany, Divide By Zero + lições, Memory Deluge entre outras cartas deixariam o deck bem melhor, mas não é esse o propósito aqui. A ideia do deck é usar Eruth, Tormented Prophet para gerar muita vantagem e reaproveitar as mágicas conjuradas com Lier, Disciple of the Drowned.

O deck funciona bastante com o cemitério e a vantagem de cartas, tanto que usamos Inspired Idea para comprar cartas, mesmo que no turno 3 ou 4 sem ativar a habilidade de cleave, porque não precisamos de muitas cartas na mão com Lier e/ou Eruth na mesa.

O plano é semelhante ao do Izzet Control: deixar uma dessas criaturas na mesa e nunca mais perder controlando a mesa, a diferença é que temos 4 Play With Fire para sermos mais proativos com potenciais 16 de dano direto.

Finalizando

E é isso por hoje! Algumas tribos como elfo, guerreiro, xamã, shapeshifter foram deixadas de lado no artigo pelo motivo citado antes de não terem cartas relevantes nas últimas duas coleções ou não terem muito suporte no formato, mas tentei abordar os tipos mais utilizados no Arena.

Ad

Quaisquer dúvidas, comentários ou feedback estou disponível nos comentários abaixo. Abraços e até a próxima!