Magic: the Gathering

Nouvelles

PreDH: O formato que está conquistando o coração dos veteranos de Commander

, Comment regular icon0 comments

Se você é um fã do Commander que gostaria de poder voltar aos dias de glória e jogar como antes da WotC começar a oferecer suporte ao formato e lançar produtos criados para o Commander, não procure além do PreDH, o Commander de todos os seus sonhos nostálgicos!

Writer image

Traduit par Cards Realm

Writer image

revu par Tabata Marques

Edit Article

Nascido como uma iniciativa da comunidade, o Commander é agora o formato mais popular para todos os jogadores casuais de MTG que gostam de um bom jogo para se divertir. Depois de algum tempo como um formato independente liderado pela comunidade, a Wizards of the Coast finalmente o reconheceu adequadamente como um dos seus em 2011. Desde então, mais de 1.600 comandantes foram reunidos no formato e um número recorde de produtos focados no Commander foram lançados pela Hasbro e Wizards of the Coast.

Ad

No entanto, há alguns jogadores que gostariam de poder voltar aos tempos antigos, quando o formato era chamado de Elder Dragon Highlander, nome que ainda hoje é carregado na forma da sigla EDH, e havia apenas 443 comandantes legais. A nostalgia e a saudade levaram alguns jogadores a trazerem sua própria versão de um formato Pré-Commander, chamado PreDH, e assim agora quem quiser jogar como se não fosse 2023, pode jogar.

Image content of the Website

O mesmo comitê que assistiu a comunidade liderar a criação do Commander no final dos anos 1990 e agora supervisiona as regras do Commander hoje em dia, o RC, agora está supervisionando a criação de um novo subtipo de Commander pela comunidade, novamente.

O formato, que visa entregar a sensação de jogar Commander antes de 2011, é o mesmo do Commander regular, com a única diferença de que as únicas cartas permitidas para jogar são as lançadas antes do reconhecimento pela Wizards of the Coast, ou seja, a última coleção válida é New Phyrexia. Tendo em conta a atual banlist, da lista de 45 cartas banidas, apenas 8 foram impressas após o nascimento do Commander como formato reconhecido, com produtos próprios. Os créditos pela criação do formato PreDH vão para Brian David-Marshall.

Lembrando que o PreDH não altera nenhuma das regras do Commander; ele simplesmente bane todas as cartas criadas após o primeiro produto Commander chegar às prateleiras.

Image content of the Website

Ainda assim, embora existam menos de 500 Comandantes considerados legais para este novo formato, um número que é um terço dos atuais comandantes disponíveis para o próprio Commander, a lista de cartas para PreDH constitui um total de 11.509 cartas legais, mais do que suficiente para qualquer bom deckbuilder poder criar. O processo de encontrar o que é forte neste formato exigirá muita experimentação e revisitação de cartas antigas, o que pode apenas aumentar a 'mágica' do próprio formato: realmente parecerá que você está redescobrindo tesouros perdidos.

Um dos principais defensores do formato, Sheldon Menery, chefe do Comitê de Regras do Commander, almeja o reconhecimento total desse formato muito em breve, pois continua testando diferentes builds e talvez até regras aprimoradas e listas de banimento dedicadas para ajudar nisso. Em um de seus últimos artigos, ele menciona que já jogou com sucesso um número razoável de jogos PreDH, incluindo duas partidas no último evento, MagicCon, na Filadélfia, e que agora existe um canal do Discord totalmente dedicado para a discussão do PreDH no servidor RC oficial.

“Com ambos possuindo pontos de vida em um dígito, consegui acabar com ele simplesmente atacando com Treetop Village e Faerie Conclave. Era como 1997 de novo.”

- Sheldon Menery

Só o tempo dirá como será a meta deste formato, com um pool de cartas muito restrita para construir, e se este formato vai decolar como uma nova maneira adequada de jogar Commander. Mas se há uma coisa a considerar, é que um modo nostálgico de jogar Commander certamente é atraente para muitos jogadores que desejam aquela sensação de Commander do início dos anos 2000.

Ad