Você quer fazer um deck focado em tokens, mas não sabe qual comandante usar?
Existe uma variedade muito rica de tokens em Magic: The Gathering que podem estar em seu deck, como tesouros, comida, pista e até estrela-do-mar — por isso, podemos dizer temos uma variedade ainda mais interessante de comandantes que podem te acompanhar naquele mesão casual para se divertir com os amigos.
Pesquisamos alguns dos comandantes com habilidade para criar fichas mais populares e listamos neste artigo para você.
Porém, antes de falar sobre eles, vamos apresentar alguns comandantes como “menção honrosa” que são muito bons para decks focados em tokens, mas que não necessariamente criam tokens.
Ad
Menções Honrosas: Os “Não-geradores de Token” que Você Devia Conhecer
O foco deste artigo são os comandantes que geram tokens, por isso separamos essa menção honrosa para falar superficialmente sobre alguns que, mesmo sem gerar as fichas, podem ser bastante interessantes. Claro que tudo depende do tipo de deck que você gostaria de montar.
Se quiser ler um artigo aprofundado sobre algum dos comandantes abaixo, deixe nos comentários — nossa equipe está sempre de olho!
Jetmir, Nexus of Revels
O líder da família Cabaretti de Nova Capenna tem três efeitos bastantes divertidos, mas dependem de quantas criaturas você controla.
É como em um bingo, onde os acertos te deixam mais próximo do grande prêmio, que neste caso é ter suas criaturas com o buff de +1/+0 e Golpe Duplo, e ainda tem os efeitos anteriores de brinde.
Chatterfang, Squirrel General e Jinnie Fay, Jetmir’s Second
Nosso general esquilo e a vice de Jetmir estão dividindo o tópico, pois seus efeitos são semelhantes e um tanto complicados de lidar, mesmo que ambos dependem de cartas que criam fichas para que seus efeitos aconteçam.
Chatterfang, Squirrel General tem travessia de floresta e pode sacrificar fichas de esquilo para que ele ou outra criatura receba marcadores até o final do turno.
Se você conseguir descer o terreno lendário Yavimaya, Cradle of Growth para transformar os terrenos dos seus oponentes em florestas, tem um comandante que não pode ser bloqueado e pode aumentar o próprio poder para causar dano direito nos adversários.
Já Jinnie Fay, Jetmir’s Second te dá a opção de transformar qualquer ficha que seria criada em um Felino com Ímpeto ou Cão com Vigilância.
Imagine o quão legal seria ter um Krenko, Tin Street Kingpin que não cria vários Goblins, mas sim Felinos e Cães que têm mais poder e resistência que os Goblins e algumas palavras-chave interessantes? Essa é uma das muitas opções de cartas que podem acompanhar a comandante.
Adrix and Nev, Twincasters
Os gêmeos Adrix and Nev são comandantes do deck pré-construído “Quantum Quandrix”, de Strixhaven, e se tornaram uma carta bastante popular por seu efeito que dobra a quantidade de fichas que seriam criadas.
De brinde, a carta ainda tem Salvaguarda, que é sempre bem-vinda para um comandante.
Kyler, Sigardian Emissary
Kyler, Sigardian Emissary faz parte do precon “Coven Counters“, de Caçada à Meia-noite, mas seu efeito é tão interessante que rouba um pouco da atenção que seria dada à comandante Leinore, Autumn Sovereign.
Toda vez que um humano entra no campo de batalha, Kyler cresce e seu crescimento ajuda os humanos que entraram, o tornando um comandante bastante competente para um deck tribal com foco em fichas de humanos.
Cartas como Torens, Fist of the Angels e Maja, Bretagard Protector vão popular o campo, enquanto Kyler vai crescer o poder das criaturas nele.
Ad
Comandantes Geradores de Token
Agora que apresentamos as menções honrosas, chegou o momento de falar sobre as estrelas deste artigo: os comandantes geradores de token.
Você vai perceber que muitos são de decks pré-construídos e poderá conferir as listas deles, que são bastante indicadas para jogadores iniciantes ou os que buscam um deck para se divertir de forma casual com os amigos.
Para diversificar, selecionamos cinco categorias diferentes: tesouros, zumbis, artefatos, Goblins e dragões. Vamos conhecê-los!
5. Tesouros com Prosper, Tome-Bound
Prosper, Tome-Bound é o comandante do deck pré-construído “Planar Portal”, de Forgotten Realms, e suas principais motivações são acumular riquezas e poder.
Prosper tem dois efeitos interessantes que se complementam: com o primeiro você exila um card que pode ser jogado até seu próximo turno e com o segundo você cria fichas de Tesouro quando conjura cards do exílio. Bastante coerente com a parte de “riquezas e poder”, não acha?
O potencial desse comandante e seu deck, mesmo que pré-construído, tem de causar o caos na mesa é tão grande que no momento em que esse artigo está sendo escrito o deck não está disponível no marketplace brasileiro.
Os tesouros criados são recursos para conjurar as mágicas do exílio e, de vez em quando, você poderá conjurar cartas de seus oponentes em benefício próprio com o auxílio de criaturas como Etali, Primal Storm.
Exemplo de deck:
4. Apocalipse Zumbi com Wilhelt, the Rotcleaver
Você tem medo de perder seus zumbis? Então mantenha a calma, o Wilhelt vai te dar novos!
Wilhelt, the Rotcleaver é o comandante do deck pré-construído “Mortos-vivos Desenfreados”, de Caçada à Meia-noite, e promete causar um verdadeiro apocalipse zumbi no campo de batalha.
Cada vez que um zumbi sem decomposto que você controla morre, o Wilhelt coloca uma ficha Zumbi 2/2 com decomposto no campo de batalha. Ficha com decomposto tem seu lado negativo (não pode bloquear e deve ser sacrificada após atacar), mas ainda serve para gatilho de habilidades bem chatas para seus oponentes como a do Butcher of Malakir.
Se você gosta de combos e quer ao menos um em cada deck, pode aproveitar algumas das cartas do próprio precon como em Acererak the Archlich e Rooftop Storm ou adicionar cartas externas, como com Gravecrawler, Phyrexian Altar e Wilhelt, the Rotcleaver para ter seu combo sem sair do tema “Zumbis”.
Exemplo de deck:
3. Artefatos com Osgir, the Reconstructor
Osgir, the Reconstructor é um professor obcecado por artefatos antigos e comandante do deck pré-construído “Legados de Sapioforte”, de Strixhaven, que traz uma mecânica bastante interessante para lotar o seu campo com fichas que são cópias dos artefatos exilados com o efeito do comandante.
Ad
Esse comandante é tão generoso que, para cada artefato que é exilado com sua habilidade, ele retorna dois para o campo de batalha.
Osgir é um comandante interessante para quem busca uma mecânica diferente e divertida envolvendo cemitério.
Exemplo de deck:
2. Exército de Dragões com Miirym, Sentinel Wyrm
Em vida, Miirym foi uma dragão prateada que gostava de acumular tesouros, mas de vez em quando os buscava nos lugares errados. Foi em uma dessas aventuras que ela destruiu obras de uma biblioteca, devorou os estudiosos que estavam nela e foi amaldiçoada a passar o resto de seus dias protegendo a fortaleza onde isso aconteceu.
Contudo, ninguém esperava que essa magia durasse após sua morte.
Miirym, Sentinel Wyrm deve ser a comandante com história mais triste dessa lista, mas não se engane achando que isso a torna mais fraca. O efeito dessa dragão permite que ela crie uma cópia não lendária para cada outro Dragão que entra no campo de batalha sob seu controle.
Vale destacar que nada impede de criar cópias não-lendárias da própria Miirym usando outras cartas e que a comandante tem Salvaguarda.
Os Dragões são criaturas bastante temidas e Miirym, Sentinel Wyrm não tem medo de criar cópias para reunir essas criaturas ao seu redor.
Exemplo de deck:
1. Gangue de Goblins com Krenko, Mob Boss
A primeira coisa que você pensa quando lê “deck de ficha” são Goblins?
De toda a lista, esse comandante com certeza é o que popula o campo mais rápido e garante seu lugar como mais popular para Goblins.
Krenko, Mob Boss é um Goblin do plano de Ravnica que realiza pequenos trabalhos com sua turma para mercenários e promete encher o seu campo com fichas de Goblin.
Todas as vezes que Krenko for virado para ativar o efeito, você poderá colocar fichas de Goblins igual ao número de Goblins que já controla. Repare que o efeito conta as fichas, então seu campo cresce muito rápido.
Uma carta que combina bastante com o deck do Krenko é o Purphoros, God of the Forge, que causa 2 de dano toda vez que uma criatura entra no campo sob seu controle. Imagine só criar 8 Goblins 1/1 com essa carta em campo, nem precisa atacar!
Exemplo de deck:
Cartas com boa sinergia para decks de ficha
Quer dicas de cartas com boa sinergia para usar no seu deck que gera tokens? Então anote algumas cartas interessantes para te dar suporte.
Tokens, tokens, tokens e mais tokens!
Esse é o nosso top 5 comandantes geradores de fichas e algumas recomendações para você que quer montar um deck de ficha pensando no commander for fun.
Atualmente existem tantos comandantes e tipo de ficha que é complicado mapear todos, então deixe nos comentários a sua sugestão de comandante para deck de fichas e por que o indica (mecânica bacana, boa sinergia e afins).
Esperamos que essa lista te ajude com ideias para seu deck e continue no site para ler mais artigos como esse!
Ad
— commentaires0
Soyez le premier à commenter