Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Inga and Esika

, Comment regular icon0 comments

Inga and Esika é a nossa dupla dinâmica que une o azul e o verde para criar um deck explosivo. Conheça essa comandante em nosso artigo!

Writer image

rivisto da Tabata Marques

Edit Article

Quem não gosta de um jogo onde a quantidade de mana disponível não é um problema?

Como sabemos quanto mais mana disponível, mais vantagem você terá no jogo.

Nesta deck tech vamos falar sobre a dupla lançada na coleção March Of the Machinelink outside website que ficou em primeiro lugar em nosso Top 10: Duplas de Duas Coreslink outside website da coleção: Inga and Esika.

Ad

E aqui vai um spoiler: com elas em campo, mana não é um problema.

Comandante: Inga and Esika

Loading icon

Inga é líder do clã Omenseeker e conhecida ter um tipo diferente de visão, uma que a maioria dos mortais não é capaz de ter.

Esika é a única deusa capaz de preparar o Elixir do Cosmos para fortalecer os outros deuses de Kaldheim.

Quando a Realmbreaker, the Invasion Tree invadiu o plano, a deusa ficou desorientada ao ponto de não conseguir mais navegar através do Cosmos. Por sorte, havia uma mortal em quem Esika confiava para ajudá-la a guiar sua carruagem através do Cosmos: a vidente cega, Inga Rune-Eyes.

E foi assim que chegamos nessa união incrível que guiará o nosso deck pensado para jogos casuais.

Loading icon

Inga and Esika tem duas habilidades que, particularmente, aprecio muito em um comandante: além de tornar todas as suas criaturas em Mana Dork (criaturas com efeitos de geração de mana), a comandante ajuda a comprar cartas quando a mana dessas criaturas for utilizada para conjurar mais criaturas.

Com o suporte do verde Magic Symbol g e do azul Magic Symbol u, um deck comandado por elas se beneficia de muitas staples Simic e oferece uma boa margem para os jogadores que gostam de combos mesmo em jogos casuais – vamos separar um tópico para falar sobre eles nesta deck tech.

Além disso, é possível montar uma lista dessa carta com muitas criaturas "vanilla" para apresentar Magic: the Gathering a novos jogadores com uma opção simples de deck.

Vamos para a decklist?

Decklist

Loading icon

O objetivo desse deck é ter um campo grande com muitas criaturas para que você consiga conjurar mais delas e finalize seus oponentes de maneira opressiva no combate.

Ramps e potencializadores de mana

Mesmo sendo um deck onde tudo será Mana Dork, a lista conta com opções de cartas para procurar por terrenos ou com efeitos que potencializam a geração de mana das suas permanentes.

Loading icon

Circle of Dreams Druid é uma das queridinhas desse deck e não depende de Inga and Esika para gerar mana de forma muito eficiente.

Mana Reflection, Nyxbloom Ancient e Leyline of Abundance são bem-vindas para potencializar a geração de mana e extrair mais valor das suas criaturas.

Harvest Season se torna um ramp mais forte nesse deck, pois dependendo de quantas mágicas você conjurou no turno, as três manas para conjurar esse Feitiço podem garantir muitos terrenos adicionais no seu campo.

Draws

Mesmo com o efeito de draw da comandante, separamos cartas para ajudar a comprar mais cartas a cada turno e aumentar a vantagem no jogo.

Loading icon

Ad

Beast Whisperer, Guardian Project e Soul of the Harvest são cartas muito fortes nesse deck e se Teferi's Ageless Insight estiver em campo, você desejará sua Reliquary Tower em jogo o mais rápido possível.

Toski, Bearer of Secrets merece seu slot em decks verdes e nesse não é diferente: nosso esquilo indestrutível está sempre atacando seus oponentes e ainda ajuda com o draw quando uma criatura que você controla causa dano de combate nos adversários. Como a comandante dá vigilância, Toski também serve como defensor.

Buffs e marcadores

Tribute to the World Tree está na lista de cartas que ajudam com o draw, mas assim como Defiler of Vigor, Leyline of Abundance e Surrak and Goreclaw, também ajuda a aumentar o poder de suas criaturas com marcadores +1/+1.

Loading icon

Esse encantamento é um dos finalizadores de jogo para garantir um ataque realmente opressivo e efetivo para tirar seus oponentes de jogo. Mesmo que necessite dos quest counters, o buff de +5/+5 para todas as suas criaturas faz uma enorme diferença.

Criadores de token

Mesmo que o foco dessa lista não seja a criação de fichas, separamos alguns espaços para cartas que geram fichas de criaturas que podem ser aproveitadas como Mana Dork.

Loading icon

Sandwurm Convergence te protege de possíveis ameaças com voar. Enquanto isso, Chasm Skulker se beneficia toda vez que você compra uma carta e quando morre deixa fichas com Travessia de Ilha para atacar diretamente seus oponentes que utilizam azul no deck.

Scute Swarm e Rampaging Baloths são criaturas de muito valor, pois criam suas fichas conforme os terrenos entram no campo sob seu controle.

Desvirando as criaturas e permanentes

Cartas que ajudam a desvirar as criaturas são muito importantes para que no mesmo turno você consiga usá-las para atacar e para conjurar outras mágicas de criatura.

Loading icon

Seedborn Muse e Murkfiend Liege merecem destaque por desvirar todas as suas permanentes na etapa de desvirar dos outros jogadores.

Intruder Alarm também funciona muito bem no deck, pois as criaturas só podem virar para gerar mana que será utilizada para conjurar outras, e esse encantamento garante que elas sempre fiquem de pé depois de ajudar a conjurar uma nova criatura.

Lidando com a falta de ímpeto

Simic não é uma combinação conhecida pela variedade de cartas com ímpeto, mas existem maneiras de lidar com isso e garantir que suas criaturas estejam aptas para funcionar como Mana Dork no mesmo turno em que foram conjuradas.

Loading icon

Conjurando com flash

Loading icon

Conjurar cartas com flash ou na velocidade de mágicas instantâneas também ajuda a driblar a falta de ímpeto nas permanentes, permitindo que você conjure criaturas no passe de turno ou até mesmo para que sirvam como bloqueadoras no combate.

Ad

Combos

Essa lista não foi pensada para combo e não é dependente dele para vencer, contudo, a interação de certas cartas em seu campo podem resultar nisso.

Para que você esteja ciente, vamos explicar o combo dessa lista:

- Tenha Inga and Esika, Intruder Alarm e criaturas suficientes para produzir pelo menos Magic Symbol cMagic Symbol cMagic Symbol cMagic Symbol uMagic Symbol u em campo.

- Usando parte da mana gerada pelas criaturas, conjure Venser, Shaper Savant.

- Venser entrará no campo de batalha, acionando a si mesmo e o Intruder Alarm.

- Resolva a habilidade desencadeada de Venser, devolvendo-o do campo de batalha para sua mão.

- Resolva o gatilho do Intruder Alarm, desvirando todas as criaturas.

- Repita o processo para ter infinitos ETB, mana infinita produzida pelas criaturas, draws infinitos e desvirar infinitos.

Mesmo que o custo de Venser seja menor que a quantidade de mana gerada, a ideia é que sempre flutue mana para acumular a quantidade gerando a "mana infinita".

Lembrando que a ganância pode ser sua inimiga, então tome cuidado ao usar efeitos de compra de cartas infinitas. Quando quiser parar o looping, basta dar alvo em outra permanente ou manter Venser na mão.

Lista alternativa: Keruga, the Macrosage companion

Aproveitando a oportunidade, nossa lista secundária traz Keruga, the Macrosage como companion e algumas criaturas com custo de mana maior.

Loading icon

Respeitando a regra de Keruga, essa lista contém apenas cards com custo de mana convertido igual ou superior a 3 e cards de terreno.

Por isso, criaturas como Terastodon, Craterhoof Behemoth e Hornet Queen entraram na lista para ajudar nossa comandante a alcançar a vitória em suas partidas.

Essa é uma opção interessante para os jogadores que gostam de criaturas grandes no campo.

Por fim...

Inga and Esika são a combinação que ninguém pediu, mas que amamos!

Essa carta na torre traz mana e draws adicionais que dão uma vantagem absurda no Commander, mas sem ser aquela carta tão forte que é impossível lidar com ela.

Essa é uma criatura honesta que depende bastante do seu campo, mas pode ficar tranquilo(a) que essa comandante irá te recompensar por ter uma board cheia.

Além disso, com Inga and Esika é possível montar decks com nível de poder mais alto ou baixo que se adaptam ao seu grupo de jogadores.

Tem alguma sugestão de comandante para nossas deck techs? Deixe aqui nos comentários.

Nos vemos no próximo artigo!