Após um final de semana corrido, em meio a um breve intervalo entre a atualização de Banidas e Restritas e o lançamento de Avatar, o Standard apresenta os primeiros sinais do comportamento do Metagame após essas mudanças — e elas trazem novidades.
Além do claro destaque de Badgermole Cub — de longe, o card novo mais jogado no formato —, Avatar trouxe também novas variantes de arquétipos como Azorius Tempo, decks novos como Allies, além do retorno do Dimir Bounce como estratégia viável com Boomerang Basics.
Entre os Challenges do fim de semana e o Japan Standard Cup, temos resultados o suficiente para avaliarmos o impacto inicial de Avatar: The Last Airbender no Standard, e neste artigo, destrinchamos as principais novidades para o formato!
A Primeira Semana de Avatar: The Last Airbender no Standard
Uma Staple chamada Badgermole Cub

Badgermole Cub foi o grande destaque da nova expansão, e muito além de apenas no Standard: o card chegou ao ponto de ter quatro cópias em uma lista que fechou um Legacy Challenge com resultado de 10-0. Acontece que, como já mencionado em outros casos, a capacidade de gerar mana de graça com facilidade pode ser abusada de alguma maneira por qualquer arquétipo disposto a fazer as devidas concessões de deckbuilding, e no caso de Badgermole, essa é feita basicamente de utilizar em torno de oito mana dorks.
A primeira lista a fazer resultados com o card foi um Simic visando extrair o máximo dos mana dorks para jogar Wan Shi Tong, Librarian e outras bombas cedo, mas demorou pouco até jogadores descobrirem que não era necessário ir para uma rota completa de Ramp para aproveitar o novo card — basta fazer o máximo possível com a mana extra.
Simic Counters é a lista com mais resultados na primeira semana de Avatar e comprova o potencial de Badgermole Cub em um arquétipo justo e voltado para um plano de jogo que não gira em torno de apenas acelerar mana. O novo card, além de oferecer dois corpos na mesa, interage com Gene Pollinator e Llanowar Elves para possibilitar turnos mais explosivos com a combinação de Nature’s Rhythm e Ouroboroid.
Jogadores também mesclaram o card com payoffs eficazes. Neste caso, utiliza-se Lively Dirge como um pseudo-tutor para Ouroboroid, não diferente de Nature’s Rhythm, mas o splash de permite utilizar Overlord of the Balemurk como fonte consistente de recursividade para jogos de atrito. Bônus para a interação de Overlord com Spider Manifestation e Badgermole Cub para conjurá-lo quase de graça pelo custo de Impending, ou por apenas
pelo custo original.
Nessa versão, o payoff se torna Virtue of Loyalty como cópias 5 a 8 de Ouroboroid, sendo bem mais difícil de remover. O splash de branco também agrega no pacote de vantagem em cartas através de Enduring Innocence, que interage com todas as criaturas da lista para garantir draws extras a cada turno.
Badgermole Cub também apareceu nas listas de Landfall ao lado do novo Earthbender Ascension, onde o plano de jogo não envolve resolver um Ouroboroid, mas utilizar a mana extra para colocar Icetill Explorer na mesa cedo e começar a rejogar as “Fetch Lands” para empilhar várias instâncias de Landfall.
Airbending: Um novo combo no radar

Um novo combo “infinito” chegou ao Standard com Avatar: a habilidade de Airbend possibilita conjurar o card do exílio pagando , o que significa que a habilidade de Doc Aurlock, Grizzled Genius possibilita conjurar essas mágicas de graça.
Entram Aang, Swift Savior e Appa, Steadfast Guardian: ambos possuem uma habilidade que dá Airbend em criaturas, com Appa tendo o bônus de criar uma ficha 1/1 sempre que você conjura uma mágica do exílio — é possível utilizar um deles para dar Airbend no outro, jogá-lo de graça com Doc Aurlock na mesa, para dar Airbend no outro, repetindo um looping que cria um exército de Aliados em jogo.
O combo é bem incômodo de jogar no Magic Arena porque consome tempo, mas tem mostrado resultados relevantes.
Basicamente todos utilizam a base de Badgermole Cub com Gene Pollinator e Llanowar Elves para acelerar o combo enquanto mantêm um plano de jogo consistente mesclando Aang, at the Crossroads com Ouroboroid e/ou Quantum Riddler, permitindo-o jogar um plano justo e eficiente de valor enquanto prepara o setup para o combo, inclusive podendo retirar Doc Aurlock, Grizzled Genius em jogos onde o arquétipo precisa de mais atrito.
Allies, o novo Aggro do Standard
O deck de Allies funciona quase como um arquétipo construído apenas com cards de Avatar no maindeck, atestando o potencial e alto nível de poder que cada um dos cards da expansão possui individualmente, enquanto aproveita algumas sinergias com Earthen Ally e Katara, the Fearless e da facilitação na base de mana com Cavern of Souls.
O Retorno do Dimir/Esper Bounce
Boomerang Basics pode até não ser This Town Ain’t Big Enough, mas gera valor com qualquer efeito de ETB, permitindo o retorno do Dimir Bounce tradicional com Fear of Isolation e Stormchaser’s Talent, agora acompanhados de The Legend of Kuruk como condição de vitória.
Outras versões adicionam Quantum Riddler e Thundertrap Trainer na mescla ao invés de The Legend of Kuruk e Entity Tracker, que são cards isoladamente mais confiáveis e menos condicionais com o escopo geral da lista, mas sob a condição de gerar menos valor com as sinergias de encantamentos e outros efeitos de ETB.
O novo card foi também um excelente motivador para listas de Esper Bounce, onde oferece um draw extra enquanto permite jogadas de Tempo contra o oponente, além de também garantir um trigger de Cosmogrand Zenith com facilidade.
Os Izzet Pós-Banimentos e Pós-Avatar
Os decks Izzet permanecem relevantes no atual Metagame.
A versão de Izzet Looters, que perdeu Vivi Ornitier e Proft’s Eidetic Memory, permanece um fair deck eficiente e agora possui um clock mais explosivo com Tiger Seal para complementar Marauding Mako nos one-drops, enquanto também aproveita o draw extra proporcionado por Boomerang Basics para aumentar o poder de Duelist of the Mind.
O novo card também esteve presente nas listas de Prowess, que tem, desde a semana passada, apostado em uma versão menos agressiva que a tradicional, aproveitando uma base de Midrange com finishers eficazes como Quantum Riddler e seu combo com Splash Portal.
Os Outros
Wan Shi Tong, Librarian apareceu em algumas listas de Jeskai Control / Four Color Control, essa habilitada por Shared Roots e utilizando também Aang’s Iceberg como uma remoção eficaz em velocidade instantânea.
Aang’s Iceberg também foi destaque de uma das principais listas do Top 8 do Japan Standard Cup, o Azorius Tempo utilizando diversas criaturas com ETB eficientes e Enduring Curiosity para pressionar o oponente. Este também é um dos melhores arquétipos para jogar com Avatar’s Wrath, visto que permite reutilizar Aang, Swift Savior, Tishana’s Tidebinder e Aven Interrupter por um custo mais baixo.
Firebender Ascension e Delney, Streetwise Lookout são uma dupla eficaz ao lado de criaturas de poder baixo com triggers de ataques relevantes, estabelecendo assim uma nova variante de Boros Aggro voltado para pressionar o oponente durante o combate, onde cada criatura faz uma coisa distinta ao atacar.
O encantamento também foi o destaque de uma lista de Mono Red Aggro visando extrair o máximo da habilidade de Firebending com diversas mágicas instantâneas para extrair valor da mana extra, incluindo Great Train Heist para ganhar uma fase de combate extra.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— Commenti 0
, Reazioni 1
Diventa il primo a commentare