Antes se tornar uma Phyrexiana, Atraxa era um anjo que lutava contra os pretores e a corrupção. Infelizmente para ela e os phyrexianos (e felizmente para nós), acabou sendo capturada enquanto facilitava a fuga de mirrodianos de uma batalha. Com isso, Elesh Norn e os outros pretores contribuíram para ela ser completada, com exceção do Urabrask, Heretic Praetor. Sendo esse o motivo dentro da lore para ela não possuir a cor vermelha.
Sua carta, como consequência, possui diversas Keywords para representar cada cor, além de proliferar, mecânica facilmente associável com infectar e os marcadores de veneno.
Ad
Deck e Estratégia
Apesar do flavor e lore da carta tender para a criação de um deck de infect, definitivamente você não tem que focar nessa mecânica. Devido a sua abundância de habilidades, ela permite diversas modalidades de estratégia. Os três temas mais populares são Superfriends / Planeswalkers, Marcadores e Infect.
Particularmente, acho as duas primeiras muito fortes e a terceira um pouco ineficiente, e acredito que seja tão popular só por uma questão de temática com a carta.
Dito isso, tenho que escolher uma estratégia que eu prefira para montar a lista para este artigo e optarei por uma estratégia de marcadores, com um pequeno subtema de lifelink.
A primeira razão para fazer isso é que planeswalkers são muito caros. Inclusive os medianos e não otimizados. Além de precisar de algumas cartas-chave para poder realizar seus combos, como Doubling Season e o Vorinclex, Monstrous Raider.
Prefiro fazer listas com um orçamento mais razoável e evitar cartas acima de R$50,00 (ainda que acabe incluindo algumas que eu goste muito). Doubling Season atualmente custa R$230,00 uma no estado damaged!
O subtema de ganhar vida está aí só para diferenciar um pouco do seu deck de marcadores tradicional.
Enfim, a lista:
Decklist Atraxa, Praetors' Voice
Pacotes do Deck
Geradores de Marcador
Aqui usaremos o máximo de staples dentro do orçamento que conseguirmos. É a função mais importante do deck e fácil de fazer sair do controle com a Atraxa em campo.
Luminarch Aspirant, Rishkar, Peema Renegade, Good-Fortune Unicorn, Anafenza, the Foremost são os nossos criadores de marcadores de baixo custo, além de serem bons alvos para ganharem marcadores também.
O deck conterá criaturas que entram com marcador de maneira independente, permitindo mais flexibilidade, mas ter geradores para a equipe é importante, para dar mais flexibilidade ao deck. Temos o encantamento Cathars’ Crusade como carta de alto custo que gera marcador. Sendo um encantamento, costuma ficar em campo por mais tempo e gera marcador para todas as criaturas, justificando o alto custo de mana.
Além da própria Atraxa, para aumentar a quantidade de marcadores temos também cartas como Conclave Mentor, Lae’Zel, Vlaakith’s Champion, Winding Constrictor, Branching Evolution e Hardened Scales. Branching Evolution é um pouco mais caro que o orçamento permite, mas acho que a qualidade permite abrir uma exceção.
Temos também Unbreakable Formation, mas acredito que a maior parte do tempo você usará a carta para proteger suas criaturas e não para distribuir marcadores, então não dá para contar com ela de verdade.
Coloquei na lista também a Archangel of Thune, parte por ser um pet card, mas também por ser muito eficiente gerando marcadores e recompensa o subtema de lifegain. Outra que está acima do orçamento, mas prometo que não é algo frequente.
Ad
Por fim, temos o Evolution Sage e Thrummingbird que proliferam com facilidade.
Payoff para os marcadores
Aqui listarei as cartas que tiram proveito de você gerar marcadores e aumentar a quantidade de marcadores, para além de só “meus bichos são muito grandes”.
Inspiring Call, Toothy, Imaginary Friend, Fathom Mage, Falco Spara, Pactweaver, Armorcraft Judge são cartas que vão te gerar Card Advantage de alguma maneira, caso você tenha marcadores o suficiente para isso.
Não serão todos os meios de gerar compra de cartas do deck, obviamente, mas é uma boa maneira de ser recompensado pelo o que seu deck quer fazer naturalmente e dar personalidade para ele, no lugar de só usar as Staples de draw das cores.
Para auxiliar no combate, temos direto de Tarkir, o Abzan Falconer e o Tuskguard Captain, dando evasão para todas suas criaturas com marcadores, além de conseguirem se dar marcadores.
Temos também Tyrant Guard que consegue dar indestrutível (e hexproof) para suas criaturas, podendo salvar suas criaturas de um combate complicado ou de uma remoção global.
Astral Cornucopia, Gyre Sage e Incubation Druid conseguem ser excelentes com o ramp, quando aumentam a quantidade de marcadores (no caso do Druid, só um já basta).
Lifegain
Aqui não teremos um grande foco, mas contaremos com algumas cartas que fazem ligação com ganhar vidas e marcadores (como a já mencionada Archangel of Thune). Bem, primeiramente o pacote básico de lifegain: Soul Warden, Soul’s Attendant e Essence Warden. Elas tem um custo baixa de mana e começam a gerar vida logo no início do jogo, podendo crescer com os distribuidores de marcadores.
Cleric Class faz o mesmo que as Warden e ainda pode vir a colocar marcadores em suas criaturas também, possuindo dupla função. Tripla, se você considerar que é um recursão, com a terceira habilidade (apesar de eu achar raras as vezes que você estará disposto a pagar tanta mana).
Agora que estamos ganhando vida, podemos usar Bolas’s Citadel sem medo, o que é uma boa fonte de Card Advantage (CA). Ajani’s Pridemate ganha marcador toda vez que você ganha vida, se tornando bem útil para o deck que quer fazer os dois.
Ajani, Steadfast e Elspeth Resplendent são 2 planeswalker capazes de gerar vida e marcador, com a última sendo uma fonte razoável de CA.
Fugindo do tema
Agora já temos cerca de 33 cartas que estão focadas no tema, preenchendo espaços de outras categorias também, como ramp, CA e recursão. Mas o deck não pode viver só de tema, então vamos para a parte mais genérica do deck.
O deck já possui 7 maneiras de gerar card Advantage, vamos preencher o deck com 4 staples para completar 11 cartas com essa função.
As escolhidas por mim foram Painful Truths, Dig Through Time, Night’s Whisper e Guardian Project. Acredito que todas sejam excelentes pelo seu custo de mana e a quantidade de card draw que geram. Dependendo do seu orçamento e do seu gosto, é bem tranquilo de mudar, azul e verde são cores que compram muito bem.
Ad
Até então, não apresentei nenhuma remoção, então vamos para as remoções pontuais. Primeiramente, Swords To Plowshares e Path to Exile, as duas possíveis melhores remoções de criatura do jogo.
Despark é excelente para lidar com permanentes grandes e problemáticas. Disenchant é minha remoção de encantamento favorita. Discutivelmente, Naturalize é melhor por ser verde e encaixar melhor nas cores do deck e a produção de mana dos terrenos, o que tem seu grau de relevância quando sua base de terrenos não está otimizada.
O deck é de criaturas, mas temos que ter remoções globais também. As escolhidas para o deck foram Wrath of God, Damn, Damning Verdict e Austere Command. Acredito que são as melhores escolhas dentro dos valores estipulados. Bem autoexplicativa a inclusão delas também. De qualquer maneira, global nas cores BW temos aos montes, escolha a gosto e budget.
Além dos ramps relacionados com marcadores, vamos usar algum dos clássicos. Sol Ring, Fellwar Stone, Cultivate, Farseek e Kodama’s Reach.
Por fim, Arcane Denial para anular alguma ameaça que não pode resolver. Counterspell geralmente seria a escolha, mas o custo dobrado de mana azul é problemático em um deck de 4 cores.
Sun Titan para buscar suas cartas de volta do grave. Shalai, Voice of Plenty para proteger suas criaturas de remoções pontuais.
O resto do deck foi preenchido com algumas cartas que gosto e que estejam relacionados, ainda que eu não tenha mencionado, é fácil compreender porque está na lista, se você chegou até aqui.
O deck conta com 38 terrenos, pois é a quantidade que me sinto confortável de jogar sem grandes riscos de faltar land, mas também é algo bem pessoal (só não vai fugir muito dos 36-40).
Lista de Atraxa com Upgrades
Por fim, infelizmente não conheço um exemplo de Atraxa para cEDH que eu considere boa o suficiente para usar como exemplo. Entretanto, vou deixar uma lista com power level mais alto e sem um budget específico. Coloquei cartas de custo mais baixo e mais otimizadas, além do combo da Ballista com o Heliod.
Deixei Old Duals de fora da lista, entretanto, pois são super caras e super difíceis de achar, mas acrescentar na lista não deve ser complicado caso deseje, só tirar as shocklands ou as lands que entram em pé caso você tenha mais de um oponente.
Considerações Finais
Atraxa não é só um deck de quatro cores, como é o comandante mais popular no momento. Sei que todos já viram, testaram e aproveitaram ou detestaram os mais diferentes tipos de carta no deck.
Sendo um deck de quatro cores, é muito difícil de agradar todo mundo com as escolhas das cartas. Se eu revisar o deck 10 vezes, acharei 10 vezes cartas que poderiam ser trocadas por outras, e essa é a graça do Commander.
Como sempre digo, artigos para um formato como EDH tem o intuito de dar um modelo, não são feitos para serem seguidos carta por carta. Isto não é uma tentativa de se proteger de críticas, se você viu algo que achou muito bizarro, fique à vontade para opinar. É só um lembrete para serem criativos.
Ad
Vou ficando por aqui, até o próximo!
— Comments0
Be the first to comment