Magic: the Gathering

观点

Pauper: As Cartas Mais Poderosas da História do Formato

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

O Pauper é um formato que já possuiu em seu arsenal cartas poderosíssimas e ainda possui algumas das mais fortes de todo o Magic. No artigo de hoje, irei relembrar, entre banidas e válidas, as cartas mais fortes que já foram jogadas!

Edit Article

Introdução

Free spells, habilidades absurdas, emblemas, controle. O Pauper é um formato rico e com um histórico incrível de cartas individualmente poderosas. Mesmo quando elas requerem algum tipo set up, ainda assim, algumas delas foram tão poderosas e impactantes que os jogadores precisavam decidir entre jogar com elas ou planejar um deck para enfrentá-las.

Neste artigo, irei listar algumas das cartas que mais impactaram ou ainda impactam o formato até hoje, relembrando sua passagem pelo Pauper.

As Cartas Mais Poderosas da História do Pauper

Lightning Bolt

Loading icon

Mana Bolt. Essa é uma frase que pode descrever bem boa parte do formato. Lightning Bolt é uma das, senão a carta mais emblemática do Pauper.

Amplamente jogada em diversas combinações, é a principal carta vermelha do formato, sendo bem presente no metagame até hoje. Dificilmente veremos outra carta como essa sendo lançada no jogo e isso por si só já demonstra o quanto ela é poderosa.

Snuff Out

Loading icon

O Pauper chegou a um momento onde as remoções são tão poderosas quanto ou até mais poderosas do que as criaturas. Snuff Out é um clássico exemplo disso.

Uma remoção que, ainda que seja condicional, não sai de moda devido a seu tamanho poder. Ser capaz de eliminar uma ameaça já no turno 1 ou responder com duas e até três remoções de uma vez é o que torna essa carta tão forte e você nem precisa de um deck exclusivamente preto para usá-la de forma efetiva. Grande parte da popularidade de Snuff Out se deve aos decks azuis com não muito mais do que 4 pântanos para habilitá-la.

Ephemerate

Loading icon

Efeitos de ETB também são outro fator impactante, já que criar impacto assim que entra em jogo é uma das maiores qualidades de boas criaturas. Ephemerate leva isso ao extremo, tornando o jogador capaz de abusar de habilidades insanas e criar locks com cards como Archaeomancer, Ardent Elementalist e Mnemonic Wall.

O grande diferencial dessa para outras cartas parecidas é a habilidade de Rebound, que permite conjurar ela no turno seguinte sem pagar o custo e ainda hoje essa carta sempre é lembrada quando se fala em potenciais banimentos.

Deadly Dispute

Loading icon

Um card recém-banido do formato e muitas vezes chamado de Ancestral Recall do Pauper, Deadly Dispute é mais do que um simples card de compra de cartas.

O tesouro gerado é uma mana a mais que pode ser gasta no mesmo turno e, em conjunto com cartas como Ichor Wellspring e Chromatic Star, tínhamos a draw engine suprema. Dispute acelerava seu controlador vários turnos à frente do oponente e sua presença era tão forte que pouquíssimos decks não utilizavam essa carta.

Artefatos

Loading icon

Artefatos também deixaram sua marca, com Arcum’s Astrolabe e Bonder’s Ornament sendo os mais memoráveis, cada um da sua forma.

Astrolabe dominou o formato em sua época, gerando estratégias absurdas, enquanto Bonder’s foi uma das principais cartas na era pré-MH2 do Pauper, sendo amplamente utilizada no Tron e em diversos outros decks que podiam se aproveitar dela.

Loading icon

As lands artefato indestrutíveis também impactaram bastante o Pauper desde sua chegada, mantendo sua presença até hoje. Seja dentro do Affinity ou nos decks de Cleansing Wildfire, as Bridges modificaram o Pauper completamente, sendo inclusive responsáveis pela popularização de cards como Dust to Dust, que sequer viam jogo no formato antes disso.

Tron Lands

Loading icon

O trio de Urza está presente no Pauper desde seus primórdios e, atualmente, está mais presente ainda com a volta de Prophetic Prism, card que contribui muito para estratégias que utilizam várias cores e com as Tron Lands é muito fácil abusar disso.

O Trio de Urza é uma das melhores fontes de ramp que o formato possui desde sempre, permitindo que você tenha acesso a 7 manas já no turno 3 e que possa abusar rapidamente de mágicas poderosas sem se preocupar com a cor. Sem dúvidas, as Lands de Urza são cartas poderosíssimas presentes no formato e dificilmente serão substituídas.

Monastery Swiftspear

Loading icon

Provavelmente a criatura mais impactante da história do Pauper, Monastery Swiftspear chegou como um downshift em Double Masters e de início foi vista como uma adição forte, mas muitos duvidaram de seu potencial nos decks vermelhos.

Esse card se tornou o centro do Mono-Red Aggro e reinou suprema no formato durante muito tempo, tornando o deck tão popular que qualquer deck que não dedicasse ao menos metade do seu sideboard para lidar com o Mono-Red não tinha chances de sobreviver e, muitas vezes, mesmo assim acabava sofrendo contra o Red.

Cards com Initiative

Loading icon

The Initiative foi uma mecânica introduzida em Battle for Baldur's Gate e foi trazida ao Pauper através de alguns cards de criatura com essa mecânica (Trailblazer’s Torch também carrega a mecânica, mas não viu tanto jogo quanto os outros cards) que logo de cara impactaram o Pauper devido ao valor absurdo gerado pela Undercity. Vicious Battlerager, Stirring Bard e Aarakocra Sneak logo se tornaram as mais jogadas, figurando em todos os decks pretos, azuis e vermelhos do formato.

Surgiu também um arquétipo focado somente nessa mecânica, que visava abusar da Initiative o mais rápido possível e forçar a redundância desse efeito com mais criaturas com a habilidade. O deck não demorou muito para desfigurar o metagame completamente e um banimento em massa quase extinguiu a mecânica do Pauper.

A Monarquia

Loading icon

Assim como a Initiative, a mecânica Monarch causou grande impacto no formato Pauper, em uma escala bem menor, mas ainda assim importante. Uma variedade de decks passou a incorporar a monarquia em suas builds e muitos jogos eram decididos através dessa habilidade que gera um valor absurdo para seu controlador.

Poder comprar um card extra todo turno sempre será extremamente poderoso no formato, ainda que hoje em dia tenha perdido boa parte de sua relevância.

Precisamos Falar Sobre a Cor Azul

Loading icon

Considerada por muitos a cor mais poderosa do formato, diversas cartas fizeram sua história carregando a cor azul, com um período do Pauper, inclusive recebendo um nome com essa cor. A Blue Monday foi a data marcada pelo banimento triplo de Gush, Daze e Gitaxian Probe, cartas que distorciam completamente o formato. Mais tarde, Mystic Sanctuary e Fall From Favor foram adicionadas ao Hall da Fama Azul.

Cloud of Faeries, Frantic Search e Peregrine Drake são outros exemplos de cartas que acabaram se tornando fortes demais para o formato. Cartas como Tolarian Terror, Murmuring Mystic, Spellstutter Sprite e até mesmo as cantrips azuis (Brainstorm, Ponder e Preordain) são sempre citadas como alvos de banimento pela comunidade e, recentemente, o formato recebeu High Tide, carta que foi desbanida e passou a ser válida pela primeira vez na história, impactando o formato logo de cara, ainda que de maneira tímida.

A verdade é que a cor azul possui recursos extremamente poderosos que outras cores não têm e, quando combinada com as cores certas, pode gerar estratégias muito fortes e opressoras.

Cards com Storm

Loading icon

Agora chegando ao ápice de poder do formato, a mecânica de Storm é tão forte que foi praticamente exterminada do Pauper e já gerou decks capazes de vencer no turno 1, sem sequer dar chance ao oponente.

Chatterstorm e Galvanic Relay são os exemplos mais recentes, ambas de MH2, geraram um metagame que girava em torno de basicamente três decks, mas, na verdade, o formato era Storm Vs Todo o Resto. Após o banimento de Chatterstorm, outro deck focado em Galvanic Relay tomou conta do formato, dessa vez usando uma condição de vitória diferente, mas igualmente forte.

Atualmente, o formato conta apenas com duas cartas com essa mecânica: Reaping the Graves e Weather the Storm. Ambas são staples poderosas do formato, encontrando espaço de jogo em diversos decks.

Considerações Finais

Diversas outras cartas poderosas passaram ou ainda estão vivas no formato Pauper, mas acredito que elenquei as mais importantes e poderosas da história.

Finalizo aqui mais um artigo. Obrigado pela leitura e até a próxima!