Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Sigurd, Jarl of Ravensthorpe

, Comment regular icon0 comments

Assassin's Creed nos trouxe muitas opções de Comandantes! E hoje traremos o contador de histórias Sigurd, Jarl of Ravensthorpe, em um deck de Sagas!

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Universes Beyond: Assassin's Creedlink outside website nos trouxe diversos personagens icônicos da grande franquias de jogos da Ubisoft como criaturas lendárias neste novo pequeno set. E claro, se tem criaturas lendárias, significa que é um prato cheio para os jogadores de Commander.

Hoje traremos um Deck Tech do contador de histórias mais querido de Assassin's Creed: Sigurd, Jarl of Ravensthorpe, com um flavor e design incrível com um deck de tema de Sagas e encantamentos!

Ad

Comandante e Mecânica

Sigurd, Jarl of Ravensthorpe é um contador de histórias na franquia de Assassin's Creed, e pode remover ou colocar marcadores de Lore nas Sagas. Isso condiz com sua história no jogo, e o torna uma carta incrível aos fãs por ser designado com tanto flavor.

Loading icon

Sigurd é da combinação de cores Naya Magic Symbol R Magic Symbol G Magic Symbol W - combinação que favorece muito o tema de encantamentos. Temos muitas fontes de compras de carta no verde e no branco, o que já sustenta bem os decks de encantamentos Magic Symbol G Magic Symbol W X.

Aproveitamos isto e construímos um deck para Sigurd brilhar com suas histórias para contar!

Decklist Sigurd, Jarl of Ravensthorpe e Estratégia do Deck

Loading icon

Nesta construção, nossa condição de vitória é apenas dano de combate, direto e reto. Temos alguns truques para fazer Sigurd causar 21 de dano de Comandante e funcionar quase como um Voltron, mas temos foco nos encantamentos e Sagas, com suporte das criaturas para compras de cartas e recursão.

Aceleradores

Loading icon

Sigurd tem um baixo custo e pode ser conjurado rapidamente. Mesmo assim, o ideal seria ter uma boa quantidade de ramps para facilitar o desenvolvimento do jogo.

Temos as clássicas pedras de mana Sol Ring e Arcane Signet. Como ramps, os mais populares também: Farseek, Three Visits e Nature's Lore, para buscar terrenos como Sacred Foundry, Jetmir's Garden e Temple Garden, por exemplo.

Cultivate e Kodama's Reach no custo 3 para garantir o drop de terreno, e por fim uma carta peculiar da qual faz sentido nesta construção: Expand the Sphere. É possível rampar até 2 terrenos, e caso não faça, pode Proliferar até duas vezes. Em um deck com uma grande quantidade de Sagas, Proliferar 2 vezes pode desencadear muitos efeitos de uma vez só com apenas uma carta.

Loading icon

Sagas e Encantamentos

Loading icon

A começar pelos encantamentos não-Saga de nossa construção: Sphere of Safety, Enchantress's Presence e Mirari's Wake. Nos fornecem segurança, compra de cartas e mais mana, respectivamente. Esses aspectos vão nos ajudar muito bem ao longo do desenvolver das partidas.

Além destes, Historian's Boon nos cria diversas fichas de soldado quando encantamentos entram em campo, além de criar fichas de anjo 4/4 com voar e vigilância toda vez que uma saga chega ao capítulo final. Vai criar um bom estado, seja para agressivar ou defender-se.

Ad

Loading icon

E finalmente, vamos às nossas Sagas! Começaremos pelas que são remoções em algum de seus capítulos.

Arni Slays the Troll proporciona luta, e caso dê alvo em uma criatura com vínculo com a vida como as várias das quais usamos, nos dá mais sustento ao longo do jogo. Arni Slay the Trolls, além disso, buffa uma criatura e adiciona mana no capítulo 2, e ganha vida no capítulo 3, nos ajudando a sobreviver mais tempo na partida.

Loading icon

Battle at the Helvault serve como remoção temporária em seus 2 primeiros capítulos. Manejar os marcadores desta Saga faz Battle at he Helvault ser um Oblivion Ring gigante. Porém, caso queira ir para o capítulo 3, criará uma ficha de Avacyn 8/8 indestrutível com vigilância e voar - esta ficha de Avacyn é uma grande ameaça para os oponentes e um ótimo recurso defensivo para nós, principalmente por sua vigilância.

Elspeth Conquers Death é outra Saga com 2 primeiros capítulos para importunar a vida dos oponentes, seja ao exilar permanentes ou ao taxar as mágicas de não-criatura em mais 2 manas. Seu terceiro capítulo não chega a ser tão relevante em nossa estratégia de jogo, mas pode voltar criaturas essências apresentadas anteriormente.

Loading icon

Fall of Gil-galad tem luta em seu capítulo 3, fora uma possível compra de cartas. Seu capítulo 1 nos ajuda a manipular melhor nossas compras com vidência - principalmente nesta construção com muita fonte de compra, e seu capítulo 2 pode buffar Sigurd.

Fall of the Impostor tem funcionalidade semelhante: buffa nos 2 primeiros capítulos, e exila uma criatura de maior poder de um oponente. Por fim na parte de remoções, Fall of the First Civilization. Compra cartas no primeiro, exila um artefato no segundo, e serve como uma remoção global no terceiro. Esta saga precisa ser jogada no momento certo, para não perdermos um campo bem construído durante o jogo para nossa própria Saga.

Loading icon

Showdown of the Skalds proporciona uma ótima vantagem em cartas em seu primeiro capítulo ao exilar 4 cartas para serem jogadas até o próximo turno. Já o 2 e 3 podem crescer e muito nossas criaturas, principalmente se manejarmos esta Saga para nunca acabar graças a Sigurd.

Showdown of the Skalds é outra ótima Saga para manejar-se, principalmente por reanimar criaturas em seu capítulo 2 e basicamente garantir que Sigurd fique indestrutível enquanto este encantamento permanecer em campo.

Loading icon

The Mending of Dominaria proporciona retorno de recursos, principalmente se usado junto de Eivor, Wolf-Kissed.

The Aesir Escape Valhalla recupera vida e permanentes, além de buffar uma criatura. Caso escolha alguma permanente de custo alto como Excalibur, Sword of Eden, será 12 de vida ganha e 12 marcadores +1/+1 em uma criatura. Caso seja Sigurd, será um 15/15 com atropelar, vigilância e vínculo com a vida, e caso equipe a recuperada Excalibur desta situação, será um 25/15 com todas a palavras-chave citadas. Definitivamente uma ameaça significativa na mesa para os oponentes lidarem.

Ad

Loading icon

Azusa's Many Journeys é um pequeno ramp em seu capítulo 1, e quando transformado em Likeness of the Seeker, pode desvirar até três terrenos.

E por falar em ramp, There and Back Again pode ser manejado para rampar montanhas como Sacred Foundry, Stomping Ground e Jetmir's Garden graças ao seu capítulo 2. A ficha de Smaug criada no capítulo 3 também é bem interessante por criar 14 tesouros ao morrer. Caso opte por repetir o capítulo 3 diversas vezes, a regra da lenda vai manter um Smaug e nos dar 14 tesouros toda vez que este capítulo for resolvido.

Loading icon

Por fim, nesta parte de Sagas, temos The First Iroan Games com diversos capítulos bons, com destaque no 2 e 3 para buffar criaturas e comprar cartas respectivamente.

Oath of Eorl nos cria presença de campo com as fichas de humano criadas, e pode deixar Sigurd indestrutível em seu capítulo 3, além de nos fazer tornar o Monarca e comprar mais cartas. War of the Last Alliance pode procurar ótimas criaturas como Sythis, Harvest's Hand, Yenna, Redtooth Regent, Calix, Guided by Fate, Barbara Wright dentre outras boas lendas no deck, além de dar golpe duplo para as criaturas em seu terceiro capítulo.

E por último, Jugan Defends the Temple. Cria uma ficha de mana dork, pode buffar criaturas ao distribuir marcadores +1/+1 e ao transformar-se em Remnant of the Rising Star, pode buffar ainda mais criaturas que entrarem posteriormente graças a sua habilidade. E ao considerarmos tanto a habilidade de Sigurd quanto a quantidade de cartas que colocam marcadores +1/+1 em criaturas, é fácil este dragão ter poder base 7/7.

Loading icon

Interações com Sagas e Encantamentos

Loading icon

Como dito anteriormente, temos um suporte muito grande das cores Magic Symbol G Magic Symbol W para decks de encantamento. Um belo exemplo disto é Sythis, Harvest's Hand - criatura esta que normalmente costuma ser Comandante deste arquétipo. Foi adicionada pela boa quantidade de compra de cartas que oferece e pelo sustento em seu ganho de vida.

Satyr Enchanter faz quase o mesmo, só não fornece o ganho de vida. Eidolon of Blossoms oferece uma mecânica de compra semelhante, no ETB no lugar da conjuração. Setessan Champion funciona na mesma linha e ganha marcadores +1/+1 no processo.

Loading icon

Temos ótimos redutores de custo, como Starfield Mystic, que se buffa com marcadores +1/+1 quando as Sagas resolverem seu último capítulo, Jukai Naturalist e Herald of the Pantheon oferecem ganho de vida além de serem redutores. Jukai Naturalist pode ser alvo dos marcadores +1/+1 da habilidade de Sigurd, e nos dar mais sustento ainda durante a partida.

Ad

Sanctum Weaver não é um redutor, mas gera tanto valor quanto - afinal, é um deck de encantamentos. Pode gerar muita mana graças a grande quantidade de encantamentos presente.

Loading icon

Temos algumas cartas das quais copiam encantamentos, dessa forma nos dá acesso a mais recursos ainda das Sagas, ou copiar encantamentos úteis como Mirari's Wake para acesso a mais mana ou Sphere of Safety para mais segurança. Calix, Guided by Fate, Yenna, Redtooth Regent e Ondu Spiritdancer são essas cartas, cada uma com sua maneira distinta de copiar um encantamento.

Calix faz isso no dano de combate, Yenna em sua habilidade ativada e Ondu Spiritdancer no ETB de algum encantamento. Copiar Sagas como Elspeth Conquers Death e manipular seus efeitos com Sigurd e outras cartas de mover marcadores pode controlar e muito bem os oponentes, seja com o capítulo de remoção ou de fazer mágicas de não-criatura custarem 2 a mais.

Loading icon

E por falar em cartas para manipular a quantidade de marcadores em nossas Sagas, usamos Power Conduit e Scholar of New Horizons. Por não termos nenhum artefato com mecânica de marcadores de carga, Power Conduit só dará marcadores +1/+1 para nossas criaturas, enquanto Scholar of New Horizons pode nos trazer planícies como Temple Garden, Jetmir's Garden e Sacred Foundry para a mão ou campo, ao depender da situação do jogo.

Mesmo que não traga direto para o campo de batalha, garantir um drop de terreno todo turno sempre é bom no Commander, principalmente se for a troco de um marcador de Lore em nossa construção. Afinal, queremos manter os melhores efeitos de Saga em campo a maior quantidade de tempo possível.

Loading icon

Adicionamos diversas peças das quais interagem diretamente com Sagas. Satsuki, the Living Lore, por exemplo, adiciona um marcador de Lore em cada Saga que controlamos de uma vez só, além de oferecer recursão com encantamentos quando morre.

Diretamente de Doctor Who, temos Ian Chesterton e Barbara Wright. Ian dá Replicar para as Sagas e dessa forma possibilita cópias de uma Saga em sua conjuração. Isto somado de Mirari's Wake ou Sanctum Weaver nos trás chance de replicar uma ou mais vezes. Barbara dá Read Ahead para as Sagas, ou seja, qualquer capítulo pode ser escolhido conforme entram em campo. Battle at the Helvault pode criar uma ficha de Avacyn para campo diretamente e There and Back Again pode criar uma ficha de Smaug também nesta mesma lógica. Barbara cria possibilidades muito interessantes de jogadas em nossa construção.

Loading icon

Birgi, God of Storytelling normalmente é usada em decks do arquétipo Spellslinger ou Combo por sua capacidade de gerar muita mana, mas a usamos nesta lista para ativar o Boast de Sigurd duas vezes e remover ou adicionar mais marcadores de Lore em nossas Sagas.

Eivor, Wolf-Kissed recupera Sagas já usadas ou até mesmo trituradas por sua própria habilidade, além de ter a possibilidade de rampar um terreno junto no processo e ser uma ótima carta para uma linha mais agressiva de jogo.

Ad

Por fim, diretamente de Bloomburrowlink outside website, Wildsear, Scouring Maw, para nossos encantamentos conjurados da mão ganharem Cascata. Temos mais de 20 encantamentos no Deck, então este lobo elemental pode nos dar uma grande vantagem em possibilitar duas mágicas por uma.

Loading icon

Remoções e Respostas

Loading icon

Temos diversos tipos de remoções para lidar com uma gama geral de ameaças possíveis dentro do formato. Na combinação de cores Naya é comum usarmos Beast Within, Generous Gift, Stroke of Midnight e Chaos Warp justamente por terem praticamente todo tipo de permanente como alvo.

Path to Exile e Swords to Plowshares tem baixo custo e são bem efetivas para remover uma ameaça em potencial de maneira rápida e eficaz.

Loading icon

Austere Command segue como uma das melhores remoções brancas do formato, então foi adicionada. Blasphemous Act é eficaz e em grande parte dos casos é conjurada por 3 manas ou menos, também outra ótima remoção do Commander adicionada em nossa construção. Por fim, para protegermos nossos encantamentos e outras permanentes temos Heroic Intervention, Boros Charm e Teferi's Protection - proteções populares e de baixo custo para responder a mágicas de nossos oponentes.

Loading icon

Utilitários e Diversos

Loading icon

Nesta parte temos utilitários para nos ajudar na recursão e em alguns outros aspectos. Apesar de ser um deck de encantamentos, temos dois equipamentos bem úteis: Swiftfoot Boots e Excalibur, Sword of Eden.

Swiftfoot Boots garante uma segurança a mais para nosso Comandante, e Excalibur, Sword of Eden pode custar 0 devido ao grande número de sagas - com o bônus de deixar Sigurd 13/3 com vigilância, atropelar e vínculo com a vida. Ou seja, sustento, grande quantidade de dano e até mesmo matar um oponente com os 21 de dano de Comandante.

Loading icon

E por falar em nosso Comandante, sua segunda habilidade de colocar marcadores +1/+1 pode não ser o foco de nossa construção, mas tem uma bela sinergia com Evolution Witness para recuperarmos permanentes do cemitério quando marcadores forem colocados nela.

Nesting Grounds pode adicionar estes marcadores também, mas o principal motivo é transferir marcadores de Lore de uma Saga para outra. Vale a pena lembrar: quando um marcador de Lore é removido de uma permanente, o efeito anterior da Saga não é desencadeado.

Loading icon

Ad

Outros terrenos úteis nesta construção são Karn's Bastion, para proliferar nossas Sagas, Hall of Heliod's Generosity para recuperar encantamentos do cemitério, Rogue's Passage para garantir o dano de Sigurd e "protegê-lo" de bloqueadores, e por fim Boseiju, Who Endures, por ser uma remoção bem útil em forma de terreno.

Loading icon

Além de Evolution Witness, temos outras formas de recuperar nossas Sagas do cemitério. Temos Brilliant Restoration para voltar tudo de uma só vez, e Resurgent Belief para voltar a longo prazo. Sempre é importante ter algum tipo de recursão como estas para reaproveitarmos cartas já usadas e seguir com o motor de Sagas de nossa linha de jogo.

Loading icon

Decklist Sigurd, Jarl of Ravensthorpe Budget

Loading icon

Como sempre, disponibilizamos uma versão alternativa do mesmo deck, dessa vez em sua versão budget. Mantivemos grande parte das Sagas e diversas respostas, com poucas alterações. A base de mana é onde a diferença é mais significativa, mas nada impede nossa lista de funcionar do mesmo jeito com sua linha de jogo.

Considerações Finais

Um deck Naya bem diferente! Temos ótimos candidatos a decks de Sagas, principalmente Tom Bombadil. Mas é interessante abordar outros Comandantes com mesma funcionalidade justamente por sua limitação de cores, e ver até onde podemos construir!

Gostou da lista? Colocaria mais alguma Saga? Tiraria outra? Comente!