Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Vren, the Relentless

, Comment regular icon0 comments

Nesta construção, queremos nos aproveitar ao máximo de sua habilidade de criar fichas de rato com a quantidade de criaturas mortas dos oponentes. Por isso, temos uma lista de hard control, com anulações, destruições e sacrifícios! Confira;.

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Comandante e Mecânica

Vren, the Relentless poderia funcionar muito bem como um deck Kindred de ratos, mas este não é o caso. Nesta construção, queremos nos aproveitar ao máximo de sua habilidade de criar fichas de rato com a quantidade de criaturas mortas dos oponentes. Por isso, temos uma lista de hard control, com anulações, destruições e sacrifícios.

Loading icon

Vrenn protege-se bem com seu ward 2, fora ser um bom bloqueador com um corpo 3/4. Vamos usar o máximo possível de remoções para ter um exército de ratos para derrotar nossos oponentes, enquanto protegemos Vren para mantê-lo na mesa sempre. Então sem mais delongas, vamos ao nosso Deck Tech!

Ad

Vren, the Relentless e Estratégia do Deck

Loading icon

A princípio nossa estratégia ganha apenas com dano de combate, mas temos como pingar bastante dano com Ayara, First of Locthwain, Mirkwood Bats ou finalizar com marcadores de veneno com Karumonix, the Rat King.

Valley Rotcaller é uma boa fonte de sustento durante a partida e facilmente pode ser um ótimo finalizador ao considerarmos a grande quantidade de ratos que podemos fazer com Vren e com Marrow-Gnawer.

Aceleradores

Loading icon

Usamos diversas pedras de mana em nossa construção, e apenas as de baixo custo para acompanharmos o ritmo da mesa. Sol Ring, que não poderia faltar, e quase todas de custo 2.

Temos Arcane Signet, Thought Vessel, Talisman of Dominance, Dimir Signet, Fellwar Stone e Mind Stone. Além destas pedras, usamos Urza's Cave, Tolaria West e Expedition Map para procurarmos o famoso par de terrenos Urborg, Tomb of Yawgmoth e Cabal Coffers, para nos dar um grande adianto de vantagem no jogo.

Three Tree City também pode ser procurado, já que a premissa deste deck é criarmos uma quantidade bem grande de ratos.

Loading icon

Remoções e Anulações

Loading icon

Sim, temos uma quantidade absurda de remoções nesta construção. O deck precisa ser chato desse jeito para temos acesso a dezenas de fichas de rato e então finalizar os oponentes com elas.

A começar pelas anulações, usamos em nosso arsenal: Counterspell, Swan Song, Strix Serenade, Negate, Arcane Denial, Drown in the Loch e An Offer You Can't Refuse. É uma quantidade e seleção boa de anulações ao considerar que queremos focar em destruir criaturas, então elas precisam resolver para serem destruídas.

Porém, caso algo seja muito problemático a ponto de não poder entrar em campo, é preciso ser anulado. E claro, usar em outras diversas situações onde possam atrapalhar nossa linha de jogo, como uma destruição global.

Loading icon

Em remoções globais, usamos Damnation, Toxic Deluge, Kindred Dominance e Cyclonic Rift. São as mais eficientes em nossa proposta, principalmente Kindred Dominance - poder destruir todas as criaturas dos oponentes e deixar apenas nossos ratos em campo, com o bônus de criar ainda mais ratos caso Vren esteja em campo.

Damnation e Toxic Deluge cumprem bem seu papel de maneira rápida e direta, e Cyclonic Rift pode tirar todos os bloqueadores do caminho, ou nos salvar de situações bem complicadas conforme o jogo desenrola.

Ad

Loading icon

Temos um leque de remoções que não dão alvo, e removem na base do sacrifício de criaturas. Por mais que algumas delas nos façam sacrificar criaturas também, não é um problema uma vez que tivermos pelo menos uma ou mais fichas de rato para serem sacrificadas. Usamos Liliana's Triumph, Sheoldred's Edict, Soul Shatter, Vona's Hunger - com sua bênção da cidade desencadeando ligeiramente fácil em nosso deck, Mire in Misery e Make an Example.

Algumas conseguem remover diversas criaturas de uma vez, mas o destaque entre todas definitivamente é Rush of Dread. Por ser modal, podemos escolher qualquer um dos efeitos, e graças ao Spree podemos escolher todos caso tenhamos mana o suficiente. Não basta só fazer um oponente sacrificar metade de suas criaturas, mas como também é possível fazê-lo descartar metade da mão, e/ou perder metade da vida. Muito versátil e pode ser bem útil em um meio para final de jogo.

Loading icon

E antes de finalizar esta parte com as remoções pontuais restantes, vale ressaltar um detalhe: temos nos terrenos Arcane Lighthouse e Detection Tower, para lidar com criaturas que tenham Hexproof e Shroud. Dito isto, usamos apenas remoções de custo 2 ou menos: Pongify e Rapid Hybridization - que de bônus ainda deixam uma ficha de criatura 3/3 para trás que eventualmente vai ser removida para criar mais ratos, Go for the Throat, Infernal Grasp, Bitter Triumph e Feed the Swarm, para lidar tanto com criaturas quanto com encantamentos.

Loading icon

Vantagem de Cartas

Loading icon

E claro, como todo bom deck de Commander, precisamos comprar cartas de alguma forma ou ter vantagem em cartas. Braids, Arisen Nightmare junta o melhor dos dois mundos ao fazer oponentes sacrificarem permanentes e nos permite comprar cartas caso não façam.

Como criamos uma quantidade razoável de ratos, adicionamos Kindred Discovery, encantamento este que não limita sua compra a criatura ser ficha ou não - ou seja, vai nos render uma grande quantidade de cartas compradas.

Loading icon

E por falar em ficha, trouxemos algumas cartas com a mecânica de Bargain, diretamente de Eldraine. Rowan's Grim Search e Farsight Ritual tem uma boa compra de cartas e seleção de cartas respectivamente, e tornam-se melhores ainda com o uso de Bargain - mecânica esta que vamos usar em quase todos os casos ao conjurar qualquer uma destas cartas. Read the Bones e Dig Through Time tem literalmente a mesma função que Rowan's Grim Search e Farsight Ritual respectivamente: comprar e selecionar cartas que nos dão vantagem e recuperar o fôlego.

Usamos também Night's Whisper por ser literal e simples: 2 mana, compra 2 cartas e perde 2 de vida.

Loading icon

Ad

Por fim, temos dois encantamentos para comprar mais cartas de alguma forma. Phyrexian Arena, por funcionar bem, custar pouco e nos ajudar a longo prazo ao fazer termos 2 compras de carta por turno, e Rhystic Study.

Obviamente a compra de cartas de Rhystic Study depende da boa vontade dos oponentes, por conta de toda mágica que conjurarem ser "taxada" em 1 mana. Mas a princípio pode garantir severas compras de carta com jogadores que não querem abrir mão de jogarem otimizando suas manas o máximo possível em relação a quantidade de mágicas feitas no turno.

Loading icon

Criaturas, Sacrifícios e Outros Recursos

Loading icon

E chegamos em nossa parte final! Começaremos pelos recursos. Apesar de Vrenn possuir Ward 2, caso optem por apenas pagar o custo do Ward, ele pode ser facilmente removido. Então subimos Lightning Greaves e Swiftfoot Boots para protegê-lo melhor, e também podemos usar essas botas em alguma outra criatura com intuito do Haste.

Loading icon

Como citado anteriormente, temos algumas cartas das quais podem servir facilmente de condição de vitória. Ayara, First of Locthwain vai nos comprar cartas e drenar e muito os oponentes junto de Vren, ou se combinada com a grande quantidade de fichas de rato criadas por Marrow-Gnawer - carta esta que dá evasão aos nossos ratos com Fear. Piper of the Swarm também traz evasão aos nossos ratos, desta vez com Ameaçar. Sua habilidade de fazer uma ficha de rato é boa, porém o motivo principal de estar nesta construção é de poder roubar criaturas com sua segunda habilidade ativada, e sacrificar três ratos é moleza com Vren e Marrow-Gnawer em nosso deck.

Outra carta que também brilha ao fazer diversas fichas de rato é Ogre Slumlord, que é quase outro Vren em campo. Além de fazer uma ficha de rato toda vez que outra criatura não ficha morre, os ratos tem Deathtouch. Isso abre alas para as fichas de rato serem bloqueadores incríveis. E ao considerar estas criaturas criando uma bela quantidade de fichas de rato, Mirkwood Bats pode causar tanto impacto na partida quanto Ayara, por exemplo.

Loading icon

Karumonix, the Rat King pode adiantar a morte dos oponentes ao dar Tóxico 1 a todos os ratos. Valley Rotcaller vai causar muito dano e nos garantir muita vida juntamente no processo, principalmente se somado de Roaming Throne nomeando ratos. Roaming Throne funciona muito bem com quase todos os ratos mencionados anteriormente, principalmente com Vren. Outro rato que Roaming Throne também desencadeia vezes adicionais é Lord Skitter, Sewer King, rato este colocado para lidar com possíveis cartas que podem ser recuperadas do cemitério dos oponentes.

Ad

Loading icon

Além das remoções pontuais, contamos com praticamente todas as criaturas que obrigam todos os jogadores a sacrificarem criaturas. É funcional, pois com apenas uma criatura podemos ter até 3 ratos com Vren.

Estas criaturas são Accursed Marauder, Plaguecrafter, Fleshbag Marauder, Merciless Executioner, Demon's Disciple, Gravelighter e Wasteland Raider, com diferencial neste último por ter Squad - para cada duas manas adicionais que pagamos ao conjurá-lo, criamos uma cópia. Estas criaturas são bem conhecidas no formato, e desempenham um ótimo papel em nossa linha de estratégia. Vindictive Lich desempenha não só o papel de fazer um oponente sacrificar uma criatura, mas como faz outro descartar duas cartas e um terceiro perder 5 de vida.

Loading icon

Para finalizar nosso Deck Tech, temos também Grave Pact e Dictate of Erebos. Com as criaturas citadas acima, com um destes encantamentos em campo é possível que os oponentes sacrifiquem duas criaturas de uma vez só. Funciona bem com algumas de nossas poucas fontes de sacrifício próprias, como Piper of the Swarm, Marrow-Gnawer e as mágicas com Bargain. Eradicator Valkyrie é outra fonte de sacrifício próprio que temos, e lida muito bem não só com criaturas, mas também com planeswalkers. E aproveitamos essa grande quantidade de criaturas mortas com Morbid Opportunist, que vai nos comprar diversas cartas, seja no nosso turno ou no dos oponentes.

Loading icon

Lista Alternativa Vren, the Relentless Budget

Loading icon

Trouxemos uma versão alternativa para quem não quer gastar tanto neste deck. Seguimos a mesma linha de hard control com várias anulações e remoções de sacrifício, com inclusive diversas cartas semelhantes, mantendo desta forma a essência da estratégia de Vren.

Considerações Finais

É um deck interessante para quem pilota, e desgostoso para quem enfrenta. Porém, Magic é sobre escolher arquétipos dos quais você gosta de pilotar e não gostar de determinadas estratégias faz parte da experiência de jogo. Vren pode ser um grande Comdndante para os amantes de ratos ou de hard control!

Gostou da lista? Mudaria algo? Prefere a budget? Comente!