Magic: the Gathering

Deck Guide

Top 5 Dúvidas de regras de Kamigawa: Dinastia Neon - Chame o Juiz!

, Comment regular icon0 comments

O juiz Antonio Faillace apresenta as cinco dúvidas mais interessantes/recorrentes que observou nos eventos de pré-lançamento de Kamigawa: Neon Dynasty!

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

Olá, pessoal!

Kamigawa: Dinastia Neon chegou com tudo, diversas cartas impactando os formatos construídos e muita gente ainda se debruçando sobre as estratégias no Limitado da edição.

Após o período de paralisação de eventos físicos em razão da pandemia, muitas lojas já puderam realizar os famosos “Pré-Lançamentos” — um dos eventos mais tradicionais do Magic, quando as pessoas podem abrir pacotinhos (#saudades) e montar decks só com as cartas novas, numa grande diversão e celebração do jogo e da Edição que chega.

Ad

Uma das coisas bem legais desses eventos de Pré-Lançamento é que você começa a perceber as interações dentro das cartas na própria edição, que por sua vez sempre trazem algumas dúvidas sobre regras/mecânicas — especialmente quando são regras novas ou “atualizações”. Com base nisso, e com o que observei ao longo dos quatro eventos de Pré-Lançamento que acompanhei, trago para vocês este Top 5 dúvidas! Espero que curtam!

Top 5 dúvidas do pré de Kamigawa

5 — Tripular veículos com criaturas que foram conjuradas neste turno

Loading icon

Veículos surgiram no jogo com Kaladesh, em 2016, mas até agora não tinham sido novamente tão “centrais” numa edição. Muito natural então que alguns detalhes tenham sido esquecidos nesses mais de 5 anos, ou quem começou a jogar nesse meio tempo não teve um contato tão grande com a mecânica.

“Tripular” é uma habilidade ativada do veículo, e não da criatura, por isso você pode ativar com uma criatura que acabou de conjurar esse turno. A criatura não pode atacar ou ativar as próprias habilidades, claro — lembre-se da regrinha do “enjoo de invocação” —, mas como você só está usando ela para ativar uma habilidade de outra permanente, não tem problema.

4 — Apenas habilidades que estão na pilha podem ser anuladas pelo Mirrorshell Crab

Loading icon

Uma das cartas inovadoras de Kamigawa, o Mirrorshell Crab trouxe pela primeira vez um efeito de anular habilidades na raridade comum (alô, galera do Pauper!).

Contudo, o termo “habilidade” é bastante amplo no Magic, o que pode gerar algumas confusões. Existem habilidades que chamamos de “estáticas”, elas ficam atreladas a uma permanente ou um efeito e com isso afetam o jogo sem precisar usar a pilha. Alguns exemplos, para ajudar a entender: Blood Moon, Thalia, Guardian of Thraben ou Glorious Anthem, são efeitos estáticos — você não consegue usar o Mirrorshell e anular o que eles fazem.

Por outro lado, existem habilidades que são ativadas (ou seja, o controlador paga um custo e a coloca na pilha) e outras que são desencadeadas (elas vão para a pilha quando algum evento acontece). Alguns exemplos: Fetchlands (ativadas), Soul Warden (desencadeada), até a própria habilidade de Canalizar do Mirrorshell (que também é ativada). Essas, que vão para a pilha, são as habilidades que o Mirrorshell Crab consegue anular.

Ah, e uma última dica! Habilidades de mana não usam a pilha, então não dá pra anular terrenos gerando mana (ou um elfo de llanowar, ou pedras de mana, etc.).

3 — A carta Lethal Exploit “guarda” a informação sobre as criaturas modificadas no momento que vai para a pilha

Loading icon

Se você ler rapidamente o texto de Lethal Exploit, pode pensar que em resposta à mágica na pilha, caso você destrua algumas criaturas modificadas do oponente, seja possível diminuir a penalidade -1/-1 que ela causa (ou até você mesmo modificar alguma criatura sua para aumentar essa penalidade).

Contudo, observe com atenção! O texto da carta é claro sobre “cada criatura modificada que você controlava conforme conjurou a mágica”! Então, no momento que a Lethal Exploit vai para a pilha, ela já definiu qual será o -1/-1 adicional ao efeito normal dela, e adicionar ou retirar criaturas modificadas da mesa, mesmo com a Lethal Exploit ainda na pilha, não vai alterar seu adicional.

Ad

2 — Quando uma criatura ataca, objetos anexados à ela NÃO são virados junto

Loading icon

É muito comum quando atacamos com uma criatura cheia de auras/equipamentos virarmos o conjunto inteiro de cartas, até porque é mais fácil virar tudo de uma vez. Contudo, em termos de regras, o único objeto que efetivamente é virado no ataque é a criatura atacante em si — os demais anexos não sofrem qualquer alteração.

Isso é bastante relevante em Kamigawa, pois temos criaturas-equipamentos na edição. Se uma dessas criaturas está equipando uma outra criatura sua (ou seja, está apenas no “modo” equipamento), ela NÃO vai ser virada quando a outra atacar. O que permite, depois que passar o combate, você pagar o custo de Reconfigurar e fazer seu equipamento voltar a ser uma criatura — desvirado e pronto pra bloquear, se necessário.

1 — As Sagas que se transformam em criaturas NÃO podem atacar no mesmo turno - a menos, é claro, que tenham ímpeto

Loading icon

Essa foi de longe a dúvida mais comum ao longo dos eventos, e eu atribuo em grande parte essa frequência ao fato da memória das pessoas estar ainda muito recente dos lobisomens de Innistrad.

Os lobisomens de Caçada à Meia-Noite e Voto Carmesim, quando transformam, são ainda o mesmo objeto na mesa — apenas mudou o lado da carta, mas ainda é a mesma criatura, tanto que mantém auras, marcadores e outras coisas que a estejam afetando.

As Sagas de Kamigawa, que no último capítulo se transformam em criaturas, fazem, na verdade, um pouquinho mais que apenas transformar: o texto dos últimos capítulos deixa claro que elas são exiladas e aí voltam do exílio transformadas. Isso faz com que a criatura que entra na mesa seja um “novo objeto” em termos das regras, e por isso sofre normalmente do “enjoo de invocação” — só é possível atacar a partir do próximo turno (a menos que a criatura tenha ou ganhe a habilidade de ímpeto).

Finalizando

Bem, com isso tivemos meu TOP 5 dúvidas que surgiram ao longo dos eventos de pré-lançamento que acompanhei! E você, participou de algum evento e teve dúvidas parecidas? Se tiver alguma situação que gostaria de compartilhar ou dúvida para ser respondida, só deixar uma mensagem aqui no artigo!

Espero que tenham gostado, e até a próxima!