Magic: the Gathering

Opinion

Sistema de trocas do MOL e introdução à monetizção

, updated , Comment regular icon0 comments

O atual comércio do Magic On line é basicamente 100% operados por bots e as trocas entre jogadores que antes eram muito populares estão cada vez mais escassas

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala galera, depois do artigo introduzindo os jogadores ao Programa MTG Onlinelink outside website, também conhecido pelas siglas "MOL" ou "MTGO" vamos agora falar um pouco sobre o sistema de trocas e como o sistema não é muito difícil, pelo contrário, é bastante intuitivo e as únicas complicações iniciais são entender o comportamento dos bots de compra/venda e separar o que você quer vender do que quer manter na coleção.

Ad

Primeiramente preciso explicar que o atual comércio do Magic On line é basicamente 100% operados por bots e as trocas entre jogadores que antes eram muito populares estão cada vez mais escassas. Atualmente a compra/venda de tix e empréstimo de cards entre seus amigos serão praticamente todas as trocas que você efetuará com humanos ao invés dos bots. Isso se deve ao fato de os cards terem valores decimais de Tix, exemplo: Ao vender/comprar um card avaliado em 1,50 Tix só seria possível transferir ou 1 ou 2 tix para o outro usuário, deixando assim um prejuízo de 0,5 Tix para um dos lados. Os bots driblam esse pequeno problema com o sistema de crédito, exemplo: ao vender um card com valor de 1,50 para um bot ele lhe dará 1 Tix e salvará 0,50 de crédito para compras/vendas futuras.

Ao comprar um card de 1,50 de um bot ele pegará 2 de seus Tix e salvará 0,5 de créditos para compras/vendas futuras. Os bots operam independentes um do outro e o crédito em um dos bots somente poderão ser usados no mesmo bot. Algumas organizações possuem muitos bots, como o goat bots, cardhoarder, fastbot, entre outros, esses compartilham os créditos entre todos os seus bots.

Exemplo: se você tiver crédito com qualquer bot da cardhoarder ele será compartilhado como todos os outros bots que percetecerem a cardhoarder.

Antes de pensar em fazer uma troca, vamos organizar o que desejamos ou não ao fazer trocas? Ter uma pasta chamada "venda" ou algo desse tipo e colocar somente as cartas indesejadas nela até protegerá de um bot selecionar uma carta ou produto seu que você não deseja vender. Para criar uma nova pasta de cartas e produtos você primeiro abre a aba "COLLECTION", depois vai no seu

canto inferior esquerdo, terão dois ícones como pode se ver no exemplo. O primeiro ícone é para criação de Decks e a Segunda, a que desejamos, cria uma nova pasta organizadora.

Basta selecionar as cartas indesejadas e arrastar para baixo, o mesmo funciona para adicionar Tix, Baus, Avatares e outros itens trocáveis. Para achar esses outros produtos basta ir em "Other Produts" bem ao lado de "Cards" no topo do lado esquerdo da página.

Clicar com o botão direito no produto desejado abrirá novas opções como "adicionar todas as cópias a pasta atual".

Image content of the Website

Vamos agora ao básico de uma troca entre usuários.

1º passo: Adicionar como parceiro ou "Buddy"

Basta clicar no seu canto direito em "Add Buddy" e colocar exatamente o nickname ou "screen name" de quem você fará a troca e esse usuário estará na sua lista de usuários conhecidos (essa ação não depende da aceitação do outro usuário)

2º passo: Propor a troca

Image content of the Website

Clicar com o botão direito em cima do usuário desejado abrirá uma caixa de mensagem com algumas opções, você vai na opção "Trade", abrirá uma caixa de mensagem pedindo que você selecione o ficheiro desejado para troca.

Basicamente você com isso já sabe tudo que precisa do sistemas de trocas do MOL e vamos a parte funcional de como ganhar dinheiro jogando no magic on line, vou fazer uma introdução breve de como funciona o sistema de ligas e no próximo artigo detalharei e destrincharei estratégias para como se comportar nos passos inciais e os próximos passos.

Ad

Como avisos gerais, aconselho a você que não tem prática em jogar no Magic OnLine que jogue bastante no modo de treinamento o "Tournament Practice" que é um modo gratuito de jogar qualquer formato quantas vezes você desejar. O nível de jogo nessas partidas não serão altos mas serão um treino válido para você se acostumar com as funcionabilidades do programa e evitar missclicks e erros de uso, garanto que não há nada mais revoltante do que perder um jogo de liga por errar um click! É uma boa ideia também manter o foco em um formato, conhecendo assim os confrontos melhor e sabendo como se portar em cada um deles, assim como o que esperar das ações do seu oponente, esse tipo de coisa somente um amplo conhecimento do field e muitas horas de jogo em um formato te trarão.

Após essa ideias vamos a parte prática, o que é um liga? quanto custa? como consigo ganhar tix jogando ligas? o que são playpoints e como ganho? Pra que servem os MOCS QPoints? As respostas estão aqui!

Quando você entra numa liga que custa dez Tix ou 100 Play Points você disputa 5 partidas contra jogadores que estiverem ativos naquele momento. Os resultados possíveis são do melhor pro pior 5-0, 4-1, 3-2, 2-3 e x-4 (ao perder a quarta partida não há premiação possível, a quinta partida só vale ser jogada a título de adquirir experiência), listarei abaixo as premiações que cada resultado lhe dá e o valor de cada item

5-0

11 Treasure Chests (em média 2,10 tix cada, 23,1 tix total)

150 Play Points (15 tix)

5 MOCS Qualifeir Points (Pontos para jogar um qualificatório de Pro-Tour)

1 Troféu (Sem valor)

4-1

5 Treasure Chests (em média 2,10 tix cada, 10,5 tix total)

120 Play Points (12 tix)

2 MOCS Qualifeir Points (Pontos para jogar um qualificatório de Pro-Tour)

3-2

1 Treasure Chests (em média 2,10 tix)

100 Play Points (10 tix)

1 MOCS Qualifeir Point(Ponto para jogar um qualificatório de Pro-Tour)

2-3

50 Play Points (5 tix)

1-4 e 0-5

Sem premiação

O que fazer com os Play Points e MOCS Qualifeier Points ?

Os Play Points te servem para entrar em ligas e outros eventos que falaremos no próximo artigo. As ligas custam 10 tix ou 100 Play Points para serem jogadas, portanto cada playpoint tem valor estimado em 0,10 tix. Os Play Points não são comerciáveis, você não pode troca-los. Então é um item com valor hipotético que serve para você participar de ligas sem pagar com tix.

Os MOCS Qualifier Points igualmente não são comerciáveis, porém não servem para você jogar ligas, você precisa juntar 40 deles para jogar um Super Qualifier (Valendo vaga para o pro tour, baus e playpoints como premiação)

Então esse é o ciclo básico que te fará ganhar tix jogando no MOL: Liga > Vender premiação para bots > Liga. A única "exigência" para que você ganhe tix dessa maneira é ter uma porcentagem de vitória superior a 55% para pequenos ganhos e 65% para começar a ver um retorno considerável.

E no próximo artigo vamos destrinchar melhor o atual sistema de ligas, preliminary, Super Qualifier e Last Chance!