Azorius Tempo é uma nova variante dos arquétipos de Enduring Curiosity, e ganhou tração com o lançamento de Avatar: The Last Airbender, tornando-se um dos principais competidores do Metagame do Standard na atual temporada.
A Decklist
Essa foi a mesma lista utilizada por Kouichi Miyabe para chegar ao primeiro lugar do Izzet Explosive Experiment em 30 de novembro. Como o nome já indica, o Azorius Tempo é um arquétipo que utiliza criaturas baratas com efeitos de ETB relevantes para assertivar a dominância na mesa enquanto atrasa os turnos do seu oponente, somado com interação barata para lidar com os principais cards problemáticos.
Essa versão complementa a estratégia com Voice of Victory, que apesar de ser a única criatura na mesa sem Flash, exerce um papel fundamental em pressionar o oponente enquanto impede determinados tipos de interação, fazendo inclusive com que as nossas criaturas com Flash que entrem no turno do oponente se tornem uma ameaça maior se não forem respondidas.
Avatar trouxe basicamente todos os fundamentos para essa estratégia suceder hoje: Aang, Swift Savior como interação e condição de vitória, Aang’s Iceberg para complementar Get Lost nas remoções e principalmente Avatar’s Wrath, que diferentemente de outros sweepers, pode ser utilizado como um meio de reaproveitar todos os ETBs dos seus cards uma segunda vez quando necessário e por um custo menor — além de Abandoned Air Temple, que numa lista com tantos cards em velocidade instantânea, oferece a vantagem de um aumento de poder no fim do turno do oponente.
Maindeck

Spyglass Siren é o melhor one-drop azul que temos no formato hoje e garante boa filtragem de topo enquanto também é um meio barato de conseguir draws extras com Enduring Curiosity.
Voice of Victory também possui boas interações com Enduring Curiosity, visto que as fichas que ele coloca também contam como draws extras em mesas vazias, mas sua principal função é de impedir determinadas interações do oponente no seu turno enquanto oferece um clock eficiente.
Floodpits Drowner pode ser utilizado de muitas maneiras, com a principal delas sendo tirar um bloqueador da mesa no fim do turno do oponente enquanto garante mais dois de dano. Se o card do oponente for problemático demais, podemos utilizá-lo para remover a criatura da mesa.

Aven Interrupter e Aang, Swift Savior fazem uma boa impressão de Spell Queller e atrasam as principais jogadas do oponente durante um turno. Aang tem também a vantagem de poder ser jogado proativamente como um “bounce”, além de podermos, em jogos mais longos, transformá-lo para ter um 5/5 que aumenta o poder de todas as criaturas em jogo.
Tishana’s Tidebinder ainda é o Stifle mais versátil do Standard, podendo “trancar” permanentemente Planeswalkers, o trigger de Ouroboroid, ou até cards como Repurposing Bay.

Enduring Curiosity é um dos melhores cards azuis do formato hoje porque oferece o efeito de Curiosity para todas as suas criaturas. Poder utilizá-lo em velocidade instantânea e por um custo decente é um bônus gigantesco para decks de Tempo.
Avatar’s Wrath pode virar jogos a nosso favor por nos permitir exilar todas as criaturas em jogo, colocando-nos à frente com uma delas na mesa enquanto podemos usar o ETB das demais uma segunda vez para evitarmos que o oponente se recupere.

Get Lost e Aang’s Iceberg são nossas remoções pontuais, e ambas funcionam em velocidade instantânea enquanto garantem maior abrangência em lidar com permanentes problemáticas.
No More Lies é nossa escolha de interação de pilha por conta do seu custo e abrangência, mas podemos optar por cards mais lineares se o Metagame demandar respostas específicas.

Entre os terrenos utilitários, Restless Anchorage e Soulstone Sanctuary garantem mais resiliência em partidas mais longas como ameaças complementares, enquanto Abandoned Air Temple garante um aumento de poder importante nos jogos em que estamos à frente no clock, visto que nossas criaturas possuem corpos pequenos para pressionar.

Na ausência de Hallowed Fountain, Starting Town e Multiversal Passage complementam Floodfarm Verge e Meticulous Archive na nossa base de terrenos duais, com Passage e Archive servindo como tipos de terrenos extras para habilitar a segunda cor da Verge.
Sideboard

Disdainful Stroke entra majoritariamente contra Jeskai Control, Reanimator, Omniscience e listas de Artefatos, mas existem algumas versões de Simic que têm buscado aumentar a curva de mana com Quantum Riddler e Sab-Sunen, Luxa Embodied, e nesses jogos, é possível utilizar o card como uma interação de pilha.
Spider-Sense lida com a maioria das remoções e sweepers do formato enquanto também resolve o trigger de algumas criaturas problemáticas. Ideal contra Dimir Midrange, Jeskai Control e outros arquétipos com triggers que podem virar jogos.

Seam Rip é nossa resposta padrão contra qualquer arquétipo mais agressivo e mais ágil do que nós, seja por conta do clock dos Red Aggro, ou pelo uso da combinação de Badgermole Cub e mana dorks.
O Avatar’s Wrath extra entra na mirror e nos jogos onde podemos nos colocar à frente na partida se exilarmos todas as criaturas durante um turno. Ele é excelente para remover os marcadores +1/+1 de Ouroboroid.

Clarion Conqueror trava criaturas, Planeswalkers e artefatos permanentemente, incluindo habilidades de mana. Essencial contra Jeskai Artifacts, resolve bem Planeswalkers dos decks brancos e também os mana dorks das listas com Badgermole Cub.
Enduring Innocence garante um draw extra por turno pela versatilidade das nossas criaturas de serem utilizadas em velocidade instantânea somada com o trigger do card, tornando-o uma ferramenta importante nos jogos de atrito. De bônus, o Lifelink o torna uma opção contra Red Aggro.
Ghost Vacuum é nossa resposta pontual contra Reanimator, e também possui funções específicas contra decks de Stormchaser’s Talent, que têm apostado mais no plano de late-game com as atuais variantes de Izzet Prowess e Dimir Bounce.
Guia de Sideboard
Simic Aggro
IN

OUT

Dimir Midrange
IN

OUT

Jeskai Control
IN

OUT

Reanimator
IN

OUT

Gruul Leyline
IN

OUT

Izzet Looting
IN

OUT

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— Kommentare 0
, Reaktionen 1
Sei der erste der kommentiert