Magic: the Gathering

News

Metagame da Semana: a calmaria que precede Kaldheim

, updated , Comment regular icon0 comments

Estamos de volta com mais uma semana de análise do Top 8 dos Challenges!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogadores e Jogadoras, estamos aqui com mais um Metagame da Semana, fazendo aquela classica análise do Top 8 dos Challenges dos formatos competitivos no último fim de semana!

NOTA: Infelizmente, devido ao fato das listas dos Challenges de Domingo (10/01) não estarem disponíveis no site oficial até as 18:00 de hoje, estou publicando este artigo apenas com as listas de Sábado.

Standard

O Top 8 do Standard Challenge de Sábado, dia 09 de Janeiro, foi composto por:

3 Gruul Adventures

1 Mono-Green Food

Ad

1 Dimir Control

1 Dimir Rogues

1 Rakdos Midrange

1 Boros Control

Após um fim de semana lotado de Gruul Adventures e Mono-Green Food, o Standard apresenta novamente um Top 8 com uma gama significativa de decks, incluindo o Boros Control do jogador MChilperico, que utiliza a base do Mono-Red Ramp e utiliza de respostas mais eficientes para o atual metagame como Skyclave Apparition e Elspeth Conquers Death enquanto segura e controla o jogo até fazer Ugin, the Spirit Dragon.

Loading icon

Standard ainda se encontra no mesmo estado em que esteve nas últimas semanas, demonstrando um metagame onde apesar de Gruul Adventures ser o melhor deck, temos uma gama de decks surgindo e fazendo resultados.

Pioneer

O Top 8 do Pioneer Challenge de Sábado foi composto pelos seguintes decks:

2 Temur Reclamation

2 Four-Color Omnath

1 Mono-Green Walkers

1 Sultai Reclamation

1 Boros Heroic

1 Boros Burn

O Pioneer parece estar lentamente tomando forma de um metagame onde existem os Value-Based decks como Reclamation e Omnath como os principais decks do formato, seguidos por decks como Burn, Auras, Heroic, entre outros como All Spells que tentam jogar "por baixo" desses decks e decks como Mono-Green Walkers e Niv to Light que tentam gerar mais valor do que esses decks.

Apesar de não significar que o formato não esteja saudável, é importante notar que a gama de cartas absurdas e banidas do Standard no último ano se tornaram os cards que definem o metagame do Pioneer: Omnath, Uro, Wilderness Reclamation.

Loading icon

Por quanto tempo estes cards permanecerão de maneira saudável no formato ainda é uma questão a se pensar, já que todos eles são ou foram problemáticos em outros formatos competitivos em algum momento.

Até lá, pretendo permanecer jogando "por baixo" destes decks com decks como Burn, Heroic ou Auras.

Modern

O Top 8 do Modern Challenge de Sábado apresentou o seguinte Top 8:

2 Four-Color Omnath

2 Amulet Titan

1 GW Company

1 Dredge

1 Bant Stoneblade

1 Izzet Blitz

Amulet Titan era um deck que estava esporádicamente sumido do formato nos últimos Challenges, mas parece que a combinação de Primeval Titan com Dryad of the Ilysian Grove] e [[Valakut, the Molten Pinnacle, além da aceleração absurda com Arboreal Grazer e Summoner's Pact ainda são bons motivos para jogar com este deck de big mana.

Loading icon

Modern ainda se apresenta como um formato diversificado e cíclico, onde os decks que aparecem no Top 8 dos Challenges nem sempre costumam ser iguais.

Pauper

O Pauper Challenge de Sabado apresentou o seguinte Top 8:

4 Flicker Tron

3 Stompy

1 Izzet Faeries

Apesar da ausência de grandes números do arquétipo no Top 8, é válido mencioanr que tivemos 11 Faeries no Top 32, o que representa cerca de 1\3 dos decks presentes no formato.

Porém, o deck que realmente se destaca hoje é o Tron, cuja lista parece estar cada vez mais adaptada para o Metagame atual, mas que ainda se prevalece muito da sua natureza de deck "toolbox" onde procura responder ás ameaças do oponente com cards que podem ser tutorados com Mystical Teachings e recorridos com a combinação de Mnemonic Wall] e [[Ephemerate.

Ad

Loading icon

Pauper ainda parece estar tentando encontrar seu lugar e seu metagame definido desde a inclusão de Commander Legends ao formato. A ascensão do Tron e ausência de Blue-Based decks no Top 8 demonstra outra atitude aparentemente cíclica do formato onde decks como Stompy surgem para se apresar de Faeries e Tron ressurge para se apresar de Stompy.

Legacy

O Top 8 do Legacy Challenge de Sábado foi composto por:

2 Miracles

1 Temur Delver

1 Temur Pyromancer

1 Doomsday

1 All Spells

1 Nic FIt

1 Elves

Aqui, destaco a lista Jund do jogador Koike, um Jund Nic Fit utilizando de diversas interações como Greater Gargadon com Veteran Explorer para rampar e utilizar do "combo" de Titania, Protector of Argoth e Terror of the Peaks para criar seu próprio Valakut, além de incluir Sarkhan Vol para dar Haste para todas as tokens e demais criaturas.

Loading icon

Um deck extremamente off-meta, mas que fez um ótimo resultado, demonstrando que o Legacy ainda possui muito espaço para surpresas no metagame.

Conclusão

E este foi o Metagame da semana. Infelizmente, devido aos contratempos no site oficial, o artigo acabou sendo mais curto e resumido do que o de costume, mas vamos torcer para que este problema seja resolvido nas próximas semanas!

Com o lançamento de Kaldheim se aproximando e a Spoiler Season á todo vapor, é possível que veremos os formatos passando por esse momento de calmaria antes da nova edição agitar as coisas e trazer novas listas.