Magic: the Gathering

Review

Top 10 cEDH: Melhores cards de The Brothers' War

, Comment regular icon1 comments

Uma seleção das cartas mais fortes de A Guerra dos Irmãos e que podem aparecer em decks cEDH, além de quais mecânicas e decks podem ser relevantes ou afetados.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Agora que os spoilers de The Brothers' Warlink outside website chegaram ao final e estamos indo de encontro a seu lançamento oficial, faremos uma análise sobre seu possível impacto no Commander Competitivo e quais cartas e mecânicas podem vir a ser relevantes.

Mesmo existindo outras que poderiam ver jogo competitivamente, creio que as incluídas aqui são as mais interessantes.

Caso tenha sugestões, podemos conversar também nos comentários ao final do artigo.

Top 10 Cards de The Brothers' War para cEDH

Ad

10 - Liberator, Urza's Battlethopter

Loading icon

Shimmer Myr recebeu não só uma redundância mas também um belo upgrade, já que além do efeito do Myr, o Libertador também cresce de acordo com as mágicas que você conjura, para o azar de seus oponentes que jogam com Ad Nauseam.

Mesmo sendo lendário não o vejo sendo comandante por ser incolor, porém com esses novos artefatos e decks de artefatos que estão jogando, alguns decks podem voltar a ver jogo.

9 - Urza, Lord Protector

Loading icon

Esse Urza é metade do Urza que ele poderia ser.

É um comandante que funciona como redutor de 3 tipos de mágica, muito útil para jogar com os combos de Sensei's Divining Top. Você consegue conjurar alguns artefatos por 0 e além disso ainda economiza mana com as instantâneas e feitiços.

Usando os tutores de artefato que o branco e o azul tem é possível conseguir consistência e uma nova forma de jogar com o Tampo no cEDh, principalmente se você não quiser usar uma Elsha of the Infinite como comandante.

8 - Recommission

Loading icon

Agora o branco ganhou seu efeito de Unearth, por um mana a mais e sem cycling, além de também poder voltar artefatos, o que facilita muito para decks de Thassa’s Oracle e Walking Ballista a recuperar sua wincon. Além disso, por conta do marcador +1/+1, a Balista não morre ao entrar em campo.

7 - Meticulous Excavation

Loading icon

Esse encantamento é bem interessante, sua principal força é poder fazer mana infinita com o Dockside Extortionist, o que não é uma novidade.

Fora isso ele não possui muita utilidade, se quiser tentar usá-lo com Peregrine Drake, você precisaria de formas de sua mana gerada aumentar, demandando muito mais setup do que essa carta realmente merece.

Sem falar que o Dockside já é uma staple e decks que tem acesso a essas duas cores, e um comandante que ganhe o jogo para você, se você tiver mana infinita, não será uma adição ruim.

6 - Machine God's Effigy

Loading icon

Essa carta é um Cursed Mirror sem haste e que não deixa de ser uma cópia.

No azul temos efeitos melhores que copiam, como Phantasmal Image, porém o que torna essa carta uma carta relevante é ser mais uma forma de fazer mana infinita com a Devoted Druid, o que não é uma novidade, mas dá ainda mais relevância a decks de Thrasios, Triton Hero.

5 - Calamity's Wake

Loading icon

Calamity's Wake cumpre dois papéis dentro de um deck: tem um efeito de Silence, e também é um hate de cemitério.

Como hate de cemitério ela não deixa a desejar, conseguindo lidar com o cemitério de todos os oponentes. Infelizmente ela também exila o seu, o que impossibilita dela de ser utilizada em decks que usam o cemitério como estratégia principal.

Já como silence, o card custa um a mais, mas não trava todos os tipos de mágica, o que ajuda a carta a entrar em decks que a wincon depende somente de criaturas como Kiki-Jiki, Mirror Breaker. O ponto fraco da carta é justamente esse; se seu oponente usa esse tipo de combo de criatura, a carta não faz nada contra ele.

Ad

Ainda é uma carta sensacional e muito forte, porém com suas limitações.

4 - Haywire Mite

Loading icon

Uma redução no custo do efeito do Reclamation Sage/Caustic Caterpillar, o custo final do efeito desta criatura é Magic Symbol 1Magic Symbol G. Além da redução do custo, Haywire Mite mais um ponto negativo e outro positivo, que são:

Ela não lida com criatura encantamento ou artefato, e isso por si só já é um problema, pois ela não é capaz de remover algumas criaturas artefato problemáticas do meta como Esper Sentinel, Eidolon of Rhetoric e Ethersworn Canonist. Atualmente, o queridinho dos decks que usavam o Caterpillar é o Outland Liberator, por custar menos mana colorida e por ter a possibilidade de quebrar artefatos, sem ser sacrificado.

Mas ao contrário das outras remoções criatura, ele exila o artefato ou encantamento, impossibilitando que estas permanentes voltem de alguma maneira.

3 - Defabricate

Loading icon

Como jogador, sou o tipo de pessoa que dificilmente joga sem uma boa pilha de counterspells no deck, e que gosta bastante de frustrar os planos dos meus oponentes, tanto que Trickbind é uma das minha cartas favoritas.

Dessa forma, Defabricate funciona como um anula para habilidades, que é algo específico, porém útil e também anula mágicas de artefato e encantamento, exilando-as, que por sua vez é algo que remove qualquer esperança de um jogador que use Underworld Breach e/ou Lion’s Eye Diamond.

Então essa carta é um dos counters ideais para se utilizar contra as wincons dos oponentes. Você pára a habilidade Thassa’s Oracle e do Dockside Extortionist, e essa versatilidade me faz pensar que talvez a WoTC resolva melhorar os counters no geral. Não estou falando de uma versão melhor de uma Force of Will, mas sim de anulas versáteis que não fiquem mortos na sua mão por algum motivo.

2 - Brotherhood's End

Loading icon

O que falar de uma carta que mal lançou e já é minha queridinha ?

Brotherhood's End une o útil ao agradável, sendo uma limpeza de mesa do tamanho certo. Por 3 manas, ela dá um raio em todas as criaturas, ou destrói todos os artefatos que custam 3 ou menos.

Ou seja: você pode atrasar seus oponentes removendo as pedras de mana ou tirar todos os bichos pequenos do campo. Essa carta sempre vai ser útil, logo deve jogar em listas pensadas para não serem negativamente afetadas por ela.

1 - Gix, Yawgmoth Praetor

Loading icon

Se quiser comparar seu efeito, o Gix tem um card advantage semelhante ao Edric, Spymaster of Trest, que já foi um comandante bem popular no cEDH. Porém, cada draw dele te custa um ponto de vida, como na Tymna the Weaver, mas ele não tem lifelink.

Infelizmente ele não me parece um comandante poderoso, não por si só. O principal problema dele está em ser um comandante mono black, que traz para ele uma deficiência em proteger sua wincon e lidar com mágicas na pilha.

Mesmo que você queira montar um deck para a linha que ele se presta a ir, Gix não possui evasão e morre para um Kraum, Ludevic's Opus, sem falar que não temos tantas criaturas com evasão no preto.

Ad

Após "falar mal" dele, comentarei da parte mais interessante da carta: com sua segunda habilidade, ele te permite trocar todas as cartas ruins da sua mão. Se você estiver jogando com ele de comandante provavelmente serão muitas.

Podendo utilizar cartas do deck de um de seus oponentes, sem pagar mana por elas e podendo descer terrenos, isso faz com que você consiga contornar a maior fraqueza de um mono black, e ainda de praxe pode roubar a wincon de um oponente e ganhar o jogo ali.

Se você ficou interessado pelo Gix, dá uma olhada no artigo que meu amigo Mateus Nogueira fez sobre ele clicando aquilink outside website!

Finalizando

Essa foi minha seleção dos melhores cards de The Brothers' War para o cEDH. Existem outros cards fortes, mas esses foram os que considerei os melhores!

Lembrando que, caso discorde de algo ou queira deixar sua opinião, estou sempre disponível nos comentários abaixo. Até o próximo!