O Commander possui vários subformatos que alteram a experiência do jogo. Como principal exemplo temos a variante Gigante de Duas Cabeças que já explicamos em um outro artigo. O maior atrativo destes subformatos é o fato deles não mudarem as regras básicas do formato, mas adicionarem alguns objetivos ou mecânicas extras que podem tornar a experiência mais interessante. Neste artigo vamos explicar como funciona o modo Imperador.
Ad
Setup
Um jogo de Commander Imperador deve ser jogado em 2 times de 3 jogadores onde o Imperador de cada time se senta no meio do trio. Desta forma os dois Imperadores sempre deverão estar de frente um para o outro e com um membro do time em cada lado (também chamados de Generais).
O modo Imperador simula duas batalhas acontecendo simultaneamente em cada lado da mesa onde o objetivo é matar o Imperador adversário. O Imperador tem o papel de mediador que deve dar apoio aos seus Generais. Mas como isso funciona na prática?
Desenvolvimento do jogo
Um Imperador é escolhido aleatoriamente para começar o jogo. Depois disso os turnos seguem o sentido horário da mesa. Os jogadores são tratados individualmente como em uma partida normal de EDH, mas com uma limitação extra que é a regra do Alcance.
A mecânica do Alcance dita até onde suas ações, mágicas e habilidades tem efeito. os generais têm Alcance 1, isso significa que tudo que eles fazem só afeta e só pode dar alvo em mágicas, permanentes ou jogadores que estejam a até uma “casa” de distância deles.
Nesta imagem exemplo o General número 3 está conjurando a mágica Wrath of God que destrói todas as criaturas em campo. Entretanto, como o alcance dele é apenas 1, sua cólera só afetará o seu Imperador e ao General 1. Todos os outros jogadores não serão afetados.
Os Imperadores são os únicos jogadores com Alcance 2. Isso significa que inicialmente a área de influência deles cobre todos os generais. No início do jogo os Imperadores ainda estão fora do alcance uns dos outros.
Mas isso não significa que os Generais do mesmo time não possam se ajudar. Este modo de jogo adiciona uma habilidade extra a todas as criaturas no campo chamada Deploy. A habilidade diz:
Vire esta criatura: O jogador alvo do seu time ganha o controle desta criatura. Este efeito deve ser conjurado em velocidade de feitiço e não ignora o Alcance.
Como o jogo termina?
A partida termina quando um dos Imperadores for morto, mas como isso acontece se ninguém tem alcance suficiente para atingi-lo?
Pela regra de Alcance os Generais não têm a opção de atacar o Imperador diretamente, por isso eles devem eliminar os Generais oponentes o mais rápido possível. Se um jogador for eliminado o General e Imperador do time oposto terão Alcance ao Imperador inimigo, podendo assim causar dano e eliminar aquele jogador.
E com essas informações você já está pronto para jogar uma partida de Commander Imperador. Este modo é idealmente jogado com 6 jogadores e não tem uma duração muito longa como alguns mesões podem chegar. Ele é uma excelente alternativa para quando exatamente 6 jogadores querem jogar, mas não querem se dividir em um grupo de 4 e um de 2 players.
Ad
Escrito por Diogo Azambuja
— Comentarios0
Se el primero en comentar