Introdução
Uma nova coleção se aproxima no Standard, e quem olhou com carinho os spoilers já viu que teremos muitas cartas poderosas, sejam reprints ou novas cartas.
Nesse artigo iremos analisar algumas cartas que podem chegar balançando as estruturas do Standard.
Mecânicas de The Brothers' War
Em The Brothers' War, teremos algumas novas mecânicas e a volta de outras.
Prototype
As criaturas artefato com Prototype mecânica podem ser conjuradas com dois custos diferentes, como exemplo iremos utilizar Steel Seraph.
Ad
O custo normal dela seria de seis incolores para uma criatura 5/4 com voar e a habilidade: "No início do combate do seu turno, a criatura alvo que você controla, ganha a sua escolha ou voar, vigilância ou vinculo com a vida até o final do turno.", porém você pode conjurá-la com o custo de Prototype que seria três manas, para ter uma 3/3 branca mantendo as habilidades e tipos. Existem criaturas com Prototype de todas as cores.
Powerstones
Aqui está uma mecânica bem legal para decks de artefatos.
Iremos criar uma token chamada Powerstone que entra em jogo virada, e tem "vira, adiciona um de mana. Essa mana não pode ser usada para jogar mágicas que não sejam artefato".
Você pode utilizar essa mana para ativar habilidades, pagar custos adicionais ou conjurar mágicas de artefato.
Unearth
Esta é uma habilidade que volta nessa coleção. Quando uma mágica que está no seu cemitério tem Unearth, você paga o custo de Unearth, e traz a criatura do seu cemitério para o campo de batalha. Ela ganha ímpeto e você a exila no início do seu próximo final do turno ou se ela deixar o campo.
Meld
Esta é outra habilidade que volta na coleção. Meld seria a fusão de duas cartas em uma.
Exemplo desta coleção é Urza, Lord Protector com The Mightstone and Weakstone: quando ativarmos a habilidade iremos fundir essas duas cartas e teremos uma só que é o Urza, Planeswalker.
Melhores cartas para o Standard
Branco
Siege Veteran é uma carta que chega para dar um gás aos eternos decks White Weenie (Mono White Aggro nos dias atuais). Para quem não conhece, são decks de criaturas brancas de custo baixo, que agridem os adversários com o objetivo de vencer o jogo o mais rápido possível.
Siege Veteran terá vários amigos para um possível deck aggro branco: Thalia, Guardian of Thraben, Brutal Cathar e Sungold Sentinel são alguns exemplos de criaturas que juntas podem fazer estrago aos adversários. Além dessas criaturas se ajudarem, Siege Veteran dá valor às suas trocas.
Bônus: deixarei algumas cartas que podem impactar o WW junto com Siege Veteran: a primeira é Recruitment Officer ajudando a manter sua mão cheia de criaturas, a segunda é Tocasia's Welcome para ajudar comprando cartas (mas apenas uma por turno). E por último, Myrel, Shield of Argive.
In the Trenches foi com certeza uma carta que me chamou muito a atenção. Um encantamento de custo três, que dá +1/+1 para suas criaturas e ainda exila uma permanente até que deixe o campo.
Essa carta em decks aggro, de controle ou mesmo midrange é sensacional. Junto com Wedding Announcement, vai deixar muitos decks aggros absurdamente fortes, além de aumentar o poder das criaturas no início do jogo, e no late você consegue eliminar possíveis bloqueadores para suas criaturas.
Ad
Bônus:
Myrel te dá uma proteção no seu turno contra Decks Control (não vai anular nada, não!), e Rakdos Sacrifice não irão conseguir sacrificar um bloqueador para ter alguma vantagem, além de povoar a mesa com muitas fichas de soldados permitindo assim continuar a pressão contra o adversário. Uma carta bem interessante.
Azul
Azul a cor da maldade, confesso que tive dificuldades para escolher apenas duas cartas como melhores... então falarei de duas e darei o bônus para não ser injusto!
Teferi, Temporal Pilgrim chega dando um grau absurdo a decks de controle. Seu custo não tira o brilho de toda vez que você comprar uma carta colocar um marcador de lealdade nele, e detalhe é que isso é passivo!
Suas habilidades de planeswalkers são muito equilibradas e úteis. Carta perfeita para decks Control e um Plus para decks Izzet aggro. Confira um review completo sobre esse Teferi aqui.
The Temporal Anchor é uma carta que vejo jogando em decks controle, de artefatos e Izzets aggro.
Ela simplesmente nos dá no início da manutenção uma vidência 2. Não satisfeito, sempre que escolhermos colocar um ou mais cards no fundo do grimório enquanto estiver usando essa vidência, você exila aquela quantidade de cards do fundo de seu grimório. Durante seu turno, você pode jogar cartas exiladas com The Temporal Anchor. É uma excelente fonte de recursos ao longo da partida.
Bônus:
Arcane Proxy não é azul propriamente dito, mas na maioria das vezes iremos jogar com o custo de prototype, então se encaixa na cor.
Um Snapcaster Mage diferente... a principal diferença que teremos é a falta do lampejo e só poderemos exilar uma mágica instantânea ou feitiço com valor igual ou menor do poder de Arcane Proxy. Mas a vantagem é que jogaremos essa mágica sem pagar o custo dela.
Uma carta interessante que, depois de muito pensar, acho que jogará! Você pode conferir uma análise sobre ela aqui.
Preto
Diabolic Intent é sem dúvida um dos melhores tutores que saem no Standard em muito tempo.
Com um pequeno custo adicional de sacrificar uma criatura (o que muitas vezes pode até te ajudar, com alguma habilidade referente a morte da mesma), você vai procurar no seu grimório por uma carta, colocar na sua mão e depois embaralhar o deck.
Vejo jogando fácil em muitos decks, os principais seriam Rakdos Sacrifice e Mono Black no geral.
Gix, Yawgmoth Praetor é sem dúvida uma criatura que vem para dar valor aos Mono Blacks.
Só de causar dano (de criatura) em um adversário e você ter a possibilidade de comprar uma carta por um de vida, já é um card advantage que dá muito valor ao Gix.
Ad
Pagando , descarte X cards e você vai exilar X cards do topo do grimório do oponente alvo. Você pode jogar terrenos e conjurar mágicas dentre os cards exilados desta forma sem pagar seus custos de mana.
É uma super recursão, especialmente no final de jogo: trocar sua mão ruim por conjurar as mágicas do oponente sem custo pode mudar drasticamente o final do jogo.
Você pode ler uma análise sobre Gix aqui.
Vermelho
Mechanized Warfare é uma carta que ajudará a decks aggros e de artefatos, sendo pior que Torbran, Thane of Red Fell, mas acredito que pode ajudar.
Feldon vai encaixar como uma luva no Mono Red Aggro, tendo ímpeto e podendo exilar cards do topo, dando a possibilidade de jogar um deles ate o próximo turno.
Vai manter o gás que o aggro tanto necessita.
Verde
Se a habilidade de Meld e a possibilidade de se fundir com Argoth, Sanctum of Nature para se transformar em Titania, Gaea Incarnate já não fosse forte... Ela ainda é uma criatura de custo justo (), 3/4 com alcance, que toda vez que um ou mais terrenos forem colocados no seu cemitério, vindos de qualquer lugar, você ganha dois de vida.
Teething Wurmlet é uma carta de custo baixo, que ganha toque-mortífero quando você tiver três ou mais artefatos no seu controle. Toda vez que jogar uma mágica de artefato você ganha um de vida, se for a primeira vez que essa habilidade está sendo desencadeada no turno coloque um marcador +1/+1 em Teething Wurmlet.
Em uma coleção aonde temos muitos artefatos, provavelmente verá jogo fácil.
Multicolorido
Mishra, Tamer of Mak Fawa é uma carta que pode chegar dando um gás ao Rakdos Sacrifice, já que todas as suas permanentes têm "Ward - Sacrifique uma permanente".
Não satisfeito, ele dá Unearth para todos os seus artefatos no cemitério.
Protegendo suas cartas e ainda dando a possibilidade de voltar artefatos ao campo de batalha, dá para ver que é muito forte.
Saheeli, Filigree Master é o que se espera da mesma: interações interessantes com artefatos.
Mas o que mais me chamou atenção é o emblema que ela coloca, dando +1/+1 para nossos artefatos, e eles custando um a menos para serem conjurados. Numa coleção com certa temática de artefatos.
Artefatos
The Stone Brain é um side poderoso ou uma carta que talvez vejamos muito em main decks, dependendo do metagame.
Vai vir de combo? Perdeu uma peça...
Phyrexian Fleshgorger entra no Prototype como preta, mas deixei para artefato pois fiquei em dúvida entre ela ou Portal to Phyrexia.
Mas sinto que ela é muito mais robusta e decisiva que o Portal. Uma carta que pode entrar uma 3/3 com ameaçar e vínculo com a vida, além de "Ward - pague em vida o poder de Phyrexian Fleshgorger", e se você consegui trazer do cemitério ou blinkar a mesma, uma 7/5 com as mesmas habilidades é muito forte.
Ad
Bônus:
Não poderia de deixar de mencionar esse card que pode atrapalhar muitos decks de artefatos e de encantamentos do formato. Além de te dar vida quando sair de jogo.
Pode ser muito útil se realmente vermos muitos artefatos pelo metagame.
Terrenos
Blast Zone é um reprint que chega dando muito valor para decks de Controle.
Conclusão
Essas são as cartas que acho que podem impactar o Standard. Sejam reprints ou novas cartas, teremos muito o que testar com a chegada dessa nova coleção!
Achei bem balanceada a coleção, mas e você? Tem alguma carta que acha que faltou nessa lista? Deixe sua sugestão nos comentários com sua explicação de pôr que ela pode impactar o Standard atual.
Muito obrigado e até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment