Dos muitos comandantes novos que vieram na coleção de Foundations, Tinybones, Bauble Burglar é um bom destaque. Não só é um personagem conhecido por estrelar bons cards, como também oferece uma perspectiva nova na dinâmica de transformar cartas de oponentes em recursos.
No artigo de hoje, iremos dissecar as principais estratégias que moldam o deck desse novo Tinybones, incluindo sinergias com cartas de descarte, manipulação de exílio e controle de mesa.
O Comandante
Ad
Como comandante, Tinybones, Bauble Burglar nos oferece uma estratégia monoblack de descarte. Com um custo de mana de e seu poder de 1/3, Tinybones é um comandante de baixo custo, capaz de entrar cedo em jogo ou recursivamente caso seja removido, permitindo que você extraia o máximo dele para sua estratégia e possa construir seu deck em torno dele sem maiores problemas, sem se questionar “E se eu não tiver acesso ao meu Tinybones? Essa carta ainda é boa?” ou coisas do tipo.
A principal habilidade de Tinybones permite que você exile cartas dos cemitérios dos oponentes com um stash counter sempre que eles descartam uma carta. Durante o seu turno, você pode jogar essas cartas exiladas, usando mana de qualquer tipo, te oferecendo certa flexibilidade, sem depender de encher sua build de tesouros, como com outros comandantes que fazem coisas parecidas, como Rev, Tithe Extractor. Essa mecânica, naturalmente, se torna muito melhor quando combinada com outras cartas que incentivam o descarte.
Para melhorar ainda mais o pacote de habilidades de Tinybones, Bauble Burglar, o comandante possui uma habilidade ativada que faz com que cada oponente descarte uma carta com o custo de , . Algo que, muitas vezes, não é uma ferramenta ideal de descarte, mas que consegue te suprir um fluxo de cards exilados com Stash Counter quando não tem opções melhores disponíveis. Ao combinar essa habilidade com cartas que punem o descarte de outras maneiras, como Megrim e Liliana’s Caress, você pode criar uma estratégia de Group Slug bem competente.
Tinybones, Bauble Burglar também cobre um estranho nicho, no qual ele é uma Tergrid, God of Fright piorada. Forte o suficiente para ser um bom comandante de se jogar, mas não tão forte e rápido quanto a deusa do medo de Kaldheim, que consegue polarizar toda a mesa contra você em um piscar de olhos.
O Deck
A construção do deck de hoje gira em torno da ideia de que os oponentes irão se desfazer de suas cartas constantemente, permitindo que você aproveite ao máximo o efeito de Tinybones, Bauble Burglar e seus stash counters, onde você pode jogar as cartas exiladas por eles.
Cartas como Thoughtseize, Duress, Agonizing Remorse, e Delirium Skeins são fundamentais, pois elas forçam seus oponentes a se desfazerem de cartas da mão e aumentando os cards que Tinybones te permite usar. Principalmente nos casos de Duress e Thoughtseize, que te permitem escolher algum card específico. Essas cartas não só minam as mãos dos adversários, mas também garantem que você tenha acesso ao exílio de cartas úteis para jogar mais tarde com Tinybones.
Ao incluir cartas que ampliam os efeitos de descarte, como as já citadas Megrim e Liliana's Caress, você consegue melhorar ainda mais o retorno conseguido com essas habilidades, punindo os oponentes pela perda de suas cartas enquanto fortalece sua própria posição no jogo. Seguindo essa mesma filosofia de se beneficiar com descartes, o deck pode ser complementado com cartas como Waste Not e Geth's Grimoire, que geram valor adicional com essa ação tão comum neste baralho, seja gerando mana, criaturas ou outro tipo de recurso.
Ad
No entanto, o deck também apresenta alguns desafios. Sua eficiência depende muito de conseguir ativar as habilidades de descarte com consistência e proteger Tinybones, o que pode ser difícil em partidas mais rápidas. Mas, se jogado com paciência, o deck pode se tornar um pesadelo para os oponentes, tornando-se uma verdadeira máquina de controle que retira os recursos de seus oponentes enquanto evolui sua mesa.
Outra fraqueza do deck é que ele pode demorar um pouco para engrenar dependendo do como seus oponentes descartam recursos, sendo Tinybones, Bauble Burglar tão bom quanto os cards que ele puder pegar.
O deck que iremos usar hoje de base é o seguinte:
Me baseei nos decks de alguns jogadores no Moxfield, principalmente o de able_archer, colocando algumas sinergias interessantes e adicionando um certo power level ao deck. Como sempre, mais ao fim do artigo, discutiremos outras builds com cards menos caros.
Descartes
Esse grupo de cards é o mais essencial do deck, esvaziando a mão dos oponentes, reduzindo suas opções e aumentando o controle que você tem no jogo, assim como as opções que Tinybones, Bauble Burglar. Além disso, não só o próprio comandante, como muitas outras cartas no deck dependem do descarte para gerar valor, como Waste Not e Geth's Grimoire.
Neste deck lidamos com diversas formas de descarte, sendo a mais simples dela o Descarte Pontual, representado por cartas como Thoughtseize, Duress e Agonizing Remorse, é fundamental no início do jogo para remover ameaças-chave das mãos dos oponentes antes que sejam jogadas.
Essas opções permitem que você desarme combos, atrase ramp ou elimine respostas problemáticas. Existem poucas coisas mais divertidas do que retirar um Sol Ring da mão de um oponente antes dele ter seu turno 1. O baixo custo de mana dessas cartas as torna ferramentas essenciais em qualquer estágio da partida, principalmente atreladas a seleção que seu comandante quer que você tenha na hora de alimentar o exílio com Stash Counters.
O Descarte em Massa é mais vantajoso em jogos multiplayer, atingindo todos os oponentes ao mesmo tempo e, algumas vezes, arrancando múltiplos cards de cada um.
Delirium Skeins irá esvaziar as mãos de vários jogadores rapidamente, enquanto cartas como Liliana's Triumph combinam remoção e descarte para maximizar valor nas condições certas. Esses efeitos ficam ainda melhores pois são extremamente eficazes na tarefa de ativar múltiplos pay-offs simultaneamente. Mindslicer vai ainda mais longe e faz cada oponente descartar a própria mão.
Por fim, também temos cards de Descarte Recorrente, como Necrogen Mists, Painful Quandary e Oppression, que criam uma pressão constante sobre os oponentes, obrigando-os a descartar em etapas específicas da partida ou toda vez que tentam avançar no jogo. Encantamentos desse tipo são essenciais para manter o plano de descarte ativo a longo prazo, garantindo que você sempre tenha sinergia com cartas como Waste Not e Liliana's Caress.
Ad
Descarte é, definitivamente, a espinha dorsal que segura esse esqueletinho no lugar. Agora iremos discutir os membros que permitem que nosso comandante calcificado opere com maior eficácia.
Pay-offs para o descarte
Os pay-offs são cards que farão algum efeito benéfico desencadeado quando alguma ação ocorre, sendo no caso deste deck, o descarte de algum card pelos oponentes. Eles amplificam a estratégia central do deck, gerando efeitos multiplicadores. Por exemplo, uma simples ativação de Tinybones, Bauble Burglar com Waste Not, Liliana's Caress, e Bloodchief Ascension no campo pode gerar mana, draw, dano e drenagem de vida, criando um retorno de valor incrivelmente eficiente.
Cards como Liliana's Caress, Megrim e Raiders' Wake punem oponentes diretamente ao causar dano toda vez que descartam cartas. Complementadas por Bloodchief Ascension, que drena vida ao longo do jogo, essas cartas são seu principal plano de group slug para dar quantidades contínuas de dano, uma vez que seu comandante e suas criaturas mais simples estão longe de serem combativas. Enquanto isso, Sangromancer ajuda a estabilizar sua vida, garantindo longevidade em partidas longas, enquanto você ainda se beneficia dos efeitos de descarte.
Tergrid, God of Fright merece um destaque, pois transforma descartes em novas ameaças. A criatura é, de longe, uma das cartas mais odiadas do formato inteiro, e não é pra menos, pois transforma descartes e sacrifícios em munição para o lado dela do campo sem nenhum custo extra. É uma das cartas que mais irá beneficiar seu deck de Tinybones, Bauble Burglar. Só devemos tomar cuidado, pois ela é um verdadeiro para-raios de remoção.
Finalizando a partida
Gray Merchant of Asphodel, o Gary, drena vidas massivamente com base na sua presença de campo, em um deck repleto de permanentes pretas como encantamentos e criaturas, a entrada de Gary pode facilmente tirar múltiplos jogadores do jogo ao mesmo tempo.
Aclazotz, Deepest Betrayal é um finalizador mais nichado, mas extremamente eficaz. O morcegão não apenas controla os recursos dos oponentes com descarte, mas também adiciona uma presença crescente no campo, com diversos tokens e de draw, garantindo que você tenha ferramentas para responder a qualquer situação.
No late game, quando os oponentes já estão com as mãos vazias por conta do plano de descarte, Painful Quandary transforma cada mágica que tentam conjurar em dano, acelerando o fim da partida ao aplicar pressão direta e contínua. Combinado com outras ferramentas de drenagem, como Liliana's Caress ou Megrim, ele sela o jogo rapidamente.
E claro, Tergrid, God of Fright entra aqui também, por todos os ótimos predicados que já falamos dela anteriormente.
Ad
O Deck Budget
Uma vez que esse deck tem diversas peças de alto custo, enquanto outras como Painful Quandary vêm caindo de preço, é possível fazer uma versão bem mais acessível a todos os jogadores, que podem ir trocando as peças aos poucos ou apenas permanecer com esta versão.
O deck é o seguinte, baseado no da jogadora MarianaJogas com algumas mudanças em alguns cards que gosto muito nesse deck, sem tirar seu fator budget.
Considerações Finais
Essa caveirinha é, provavelmente, um dos comandantes mais divertidos da última coleção, permitindo uma das minhas mecânicas favoritas do Commander, deixar os amiguinhos bravos. É uma verdadeira máquina de fazer a mesa passar por momentos periclitantes e é bom você escolher o que jogar com calma, pois há altas chances de você ser o foco de todos assim que você puxar essa caveirinha pra fora da deckbox.
Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter