O Campeonato Mundial chegou ao fim, coroando Seth Manfield como bicampeão de Magic: The Gathering após vencer a partida final por 3-0 contra Akira Shibata, ambos utilizando o deck de destaque do torneio, Izzet Lessons.
Com o hype já nas alturas, é o momento de avaliarmos os resultados do torneio e como as mudanças nele podem afetar o Standard competitivo nas semanas que precedem Lorwyn Eclipsed, e como de costume, utilizamos como uma das referências as matrizes de taxas de vitória do evento.


Os Decks Vencedores do Campeonato Mundial 31
Izzet Monument Lessons
De arquétipo pouco explorado para maior conversão de competidores para o Top 8. O Izzet Lessons foi o destaque do fim de semana e a conversa principal das mídias sociais sobre o quanto sua combinação de cores pareceu beneficiada no Standard durante o ano inteiro.
Existe, no entanto, uma diferença crucial entre os resultados das duas variantes do arquétipo, e por isso temos de separá-los: as listas com Artist’s Talent e Monument to Endurance tiveram uma winrate agregada de 63%, mas se provaram pouco eficazes contra as listas de Badgermole Cub e Ouroboroid apesar da ampla quantidade de remoções utilizadas nas listas.
As próximas semanas terão como palco o hype em torno do Izzet Lessons e sua capacidade de se adaptar ao Metagame definirá sua posição no formato. No entanto, se você quer investir tempo neste deck, provavelmente sua melhor rota é apostar no “combo” entre Artist’s Talent e Monument to Endurance.
Sultai Reanimator
Com o hype em torno do Izzet Lessons, Sultai Reanimator está bem posicionado porque é um dos potenciais predadores do arquétipo, perdendo basicamente quando o oponente encontra uma resposta contra cemitérios muito rapidamente, ou quando seu próprio topdeck não colabora, já que se trata de um combo que possui uma “metade certa” que queremos comprar e outra “metade” que queremos colocar no cemitério quanto antes.
Ele parece, no entanto, mal posicionado contra Izzet Prowess e Dimir Midrange, que também tiveram winrates decentes contra Lessons, além de que uma das respostas que jogadores podem adotar nas próximas semanas é ampliar a quantidade de hate de cemitério, que também afetará a viabilidade do Reanimator como estratégia competitiva.
Dimir Midrange
Apesar de um pouco esquecido no torneio, o Dimir Midrange ainda apresenta resultados sólidos e se confirma como aposta segura para quem já possui experiência com o deck.
Sua amostragem no torneio foi relativamente baixa, o que pode ter manipulado a winrate de 68.8% a seu favor, mas a mescla de respostas baratas e ameaças eficazes somadas com Kaito, Bane of Nightmares deve manter-se como uma estratégia comum e competitivamente relevante até o lançamento de Lorwyn Eclipsed.
Golgari Ouroboroid
Golgari se provou a versão mais eficaz dos decks de Badgermole Cub e Ouroboroid no Campeonato Mundial, com taxa de vitórias de 53% e tendo uma partida positiva contra Izzet Lessons, superando as versões Simic que tiveram uma conversão ruim durante o evento.
É possível que a adição de Overlord of the Balemurk para recorrer a ameaças e o aumento de redundância em achar Ouroboroid com um set completo de Nature’s Rhythm acompanhado de duas cópias de Lively Dirge tenham feito diferença em dar ao arquétipo mais meios de concluir seu principal plano de jogo enquanto consegue partir para um “fair game” eficaz e menos suscetível a remoções e sweepers.
Izzet Prowess
No agregado geral, Prowess teve uma winrate positiva contra Lessons, Reanimator e também foi muito bem contra uma dúzia de outros arquétipos, o que solidifica sua posição como escolha confiável para eventos competitivos, mas há um detalhe que pode fazer diferença nas próximas semanas: apesar da baixa amostragem, ele não teve vitórias contra as listas de Monument to Endurance, e também foi muito mal contra Golgari Ouroboroid.
Talvez tudo o que falte ao Izzet Prowess seja se adaptar às novidades do formato a partir deste ponto, ou talvez ele realmente tenha problemas definitivos em lidar com essas estratégias, e o crescimento dela pode atrapalhar sua progressão no Metagame.
No entanto, seus números gerais foram muito positivos, e somados com a popularidade do arquétipo, não será surpresa se ele continuar entre um dos principais competidores do Standard.
Os Decks Perdedores do Campeonato Mundial 31
Izzet Lessons
Se a versão com Monument to Endurance foi um dos melhores decks do Mundial, o mesmo não pode ser dito das variantes sem o artefato. O Izzet Lessons teve 45% de winrate e uma taxa de derrotas de 78% na mirror contra as versões com o artefato, além de ter uma conversão péssima contra Izzet Prowess e Jeskai Control, duas estratégias que a outra variante dominou a maioria das partidas.
Talvez existam benefícios em abrir mais slots para outros cards, e uma versão mesclada de ambos possa nascer durante as próximas semanas, mas hoje há um claro jeito certo de montar Izzet Lessons, e ele requer utilizar uma linha de vitória que não torne o arquétipo tão dependente do cemitério.
Temur Otters
Apesar de ter colocado dois jogadores no Top 8, o Temur Otters teve uma conversão bem ruim contra Lessons, Reanimator e Golgari Ouroboroid, somado a uma winrate positiva somente contra arquétipos que também foram mal no torneio, como Simic Ouroboroid e Bant Airbending.
Ele pode crescer nas semanas seguintes se jogadores apostarem em listas que interagem menos com seu plano de jogo e/ou se aprimorarem a lista a partir deste novo ponto, mas a sensação é de que o Temur Otters é aquele deck que aparece uma vez a cada três meses, tenta algo legal, e desaparece nas semanas seguintes.
Izzet Looting
Izzet Looting teve matchups péssimas contra Lessons em qualquer uma das variantes e também foi notoriamente ruim contra os decks de Ouroboroid, e se ele já apresentava problemas em se definir como a melhor versão de Izzet na competição com Prowess, ele pode ter dificuldades com Lessons na competição.
No entanto, Looting é a estratégia Izzet que menos sofre com hate incidental vindo contra Lessons e possui uma estratégia distinta, o que pode ajudar a mantê-lo em uma posição viável no Metagame nas próximas semanas.
Bounce
Além da baixa presença, Bounce teve uma performance ruim durante o Campeonato Mundial, com uma média de 43.8% de taxa de vitórias, onde a maioria foi contra Bant Airbending, que também teve um fim de semana ruim mesmo sendo a aposta de jogadores como Javier Dominguez.
Agora, Bounce também tem o desafio de se provar um arquétipo melhor na sua própria categoria do que os decks de Lessons ou Izzet Prowess. Ele não deve morrer no formato, mas se for para utilizar uma lista Dimir, é provável que o Midrange seja a melhor rota.
Simic Ouroboroid
Simic Ouroboroid está sendo colocado como um dos perdedores pela sua taxa de vitória abismal de 38.7%, que o coloca em clara desvantagem quando comparado com as variantes Golgari, mas podemos olhar o desempenho do arquétipo por outro prisma: ele teve uma winrate decente contra Izzet Lessons e Izzet Looting, enquanto foi catastrófico contra Temur Otters, que também foi um arquétipo com desempenho abaixo do desejado.
Outro fator que certamente colaborou para o seu desempenho foi a quantidade de hate direcionado contra ele: todos esperavam que Badgermole Cub fosse um alvo comum, e prepararam suas listas de acordo — Simic era o deck mais famoso de Ouroboroid antes do Mundial, então ele tinha um alvo nas costas desde o início do torneio, e o alvo foi acertado.
Bant Airbending
Apesar do potencial combo-kill e das várias linhas de jogo que o tornam um dos arquétipos de criatura mais flexíveis do formato, o Bant Airbending foi um dos piores em desempenho durante o Campeonato Mundial e não teve vantagem contra quase nenhum arquétipo que se destacou no torneio. Ele foi também um alvo comum da maioria das respostas que os jogadores esperavam para o evento, que, somado ao quão mal ele era contra o deck mais escolhido do torneio, culminou em uma taxa de vitória de 35%.
Não é o fim para o Bant Airbending e jogadores continuarão utilizando o deck em eventos competitivos, mas no momento, parece que ele está tentando demais e que a maneira como o Standard se moldou no Metagame do Mundial foi hostil demais para ele.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!













— Commenti 0
, Reazioni 1
Diventa il primo a commentare