Magic: the Gathering

Deck Guide

Azorius Control Alchemy: Deck Tech e Sideboard Guide

, updated , Comment regular icon1 comments

Uma ótima lista para quem gosta de jogar de Controle. O deck explora a fundo a interação entre Key to Archive e Teferi, gerando muito valor e tendo diversas opções.

Edit Article

Conhecendo o Azorius Control Alchemy

Quem me acompanha há algum tempo, sabe do meu amor pelo Azorius Control — e no artigo de estreia na Cards Realm eu não poderia deixar de falar sobre meu arquétipo preferido!

Desde o lançamento do formato Alchemy, eu tenho jogado bastante com a lista a seguir e tenho feito alguns resultados interessantes:

Loading icon

Os principais motivos que me fazem gostar tanto desse deck são Key to the Archive e Teferi, Who Slows the Sunset. Eu gosto muito dessa combinação, pois a Key nos dá uma carta aleatória do Spellbook, enquanto o Teferi pode desvirar a Key e nos dar uma boa vantagem de mana, caso seja necessário responder alguma mágica do oponente em seu turno.

Ad

Loading icon

Destaque também para Divine Purge, que consegue lidar com a maioria das criaturas e artefatos do metagame, dando o tempo que o Controle precisa para deixar a partida a seu favor.

Loading icon

Mulligan e Postura de Jogo

Como todo deck Control, você precisa lidar com as ameaças no início do jogo até estabilizar a seu favor e então finalizar a partida, por isso acredito que essa lista é consistente e competente no que se propõe.

De modo geral, o meta do Alchemy é meio hostil para o Azorius, por isso minha estratégia com esse deck é ter acesso ao sideboard através da mecânica de Learn com as cartas Professor of Symbology e A-Divide by Zero, além do Legion Angel que busca outras criaturas do mesmo nome de fora do jogo.

Loading icon

É muito importante que você não perca drop lands com esse deck, por isso keepar uma mão com Professor of Symbology pode ser interessante para ter acesso ao Environmental Sciences, para buscar uma land básica no início do jogo.

No late game, tutorar Mascot Exhibition com a Professor pode te dar uma vantagem de criaturas na mesa para atacar, ou como bloqueadores, conforme o jogo estiver se apresentando.

Loading icon

Uma das cartas mais fortes do deck é o Saiba Syphoner. Você consegue retornar do seu cemitério para sua mão um counter no momento certo, ou uma remoção. Tente guardá-lo para gerar alguma vantagem sobre o oponente.

Loading icon

Lembre-se que com a Key to the Archive você terá acesso a 15 cartas do Spellbook, das quais o Arena vai lhe dar a opção de escolher uma entre 3 aleatórias, conforme a imagem abaixo.

A sua escolha vai depender de como a partida está para você. Se a partida está estabilizada para mim, eu prefiro cartas que deem card advantage ou turno extra. Contra aggros, eu já prefiro escolher uma remoção. Mas isso depende muito da análise do seu jogo.

Image content of the Website

As 15 cartas do Spellbook são:

Loading icon

Sideboard contra as Principais Matches

Azorius Control

Geralmente, mirror de Controle tende a ser mais demorada e por isso eu prefiro manter uma postura um pouco mais agressiva que meu oponente, tentando colocar o maior número de criaturas possíveis na mesa para finalizar logo a partida.

Também tente evitar que o seu oponente resolva cartas como Key to the Archive, The Wandering Emperor e Discover the Formula, pois elas geram muito valor e aumentam a vantagem do oponente sobre você.

Side in

Loading icon

Ad

Side out

Loading icon

Rakdos Despair

Acredito que essa seja a match mais difícil para o Azorius, já que o Rakdos consegue estabilizar a mesa muito rápido, especialmente se o oponente conseguir resolver o Undercity Plunder no início do jogo, por isso o Test of Talents pode ser bem importante aqui.

Gosto muito de tentar ganhar vantagem com a The Wandering Emperor, pois é uma planeswalker que o Rakdos Despair não consegue remover com tanta facilidade.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Rakdos Midrange

Assim como o Rakdos Despair, não é uma match muito fácil, mas aqui você vai precisar de todas as remoções, então a minha dica é que você jogue com o deck nessa configuração mesmo, tentando impedir o oponente de colocar criatruras na mesa.

Divine Purge é uma excelente carta nessa match, pois atrasa as jogadas do seu oponente lhe dando tempo para você conseguir estabilizar o jogo a seu favor.

Naya Revels

Normalmente essa é uma match bem tranquila, já que o Azorius tem muitas remoções no main deck.

Minha dica é: tente impedir que o Cabaretti Revels caia em campo, ou remova ele o quanto antes. Também sugiro subir o Iymrith, Desert Doom, pois pode ser mais uma criatura na mesa para se defender, ou finalizar a partida.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Esper Control

Contra o Esper Control eu sigo a mesma estratégia da match contra o Azorius. Aproveitamos que o controle tira as remoções e tentamos ganhar na race, colocando o maior número possível de criaturas na mesa.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Mono Green Stompy

Eu diria que essa match é a melhor para o Azorius devido à quantidade de remoções, fazendo com que seja fácil interagir com as criaturas do oponente.

Nessa match eu opto por não fazer nenhuma mudança pós-side, pois acredito que o deck lida muito bem com o MonoG da forma que ele está.

Mono White Aggro

Nessa match prefiro seguir a estratégia que uso contra o Mono Green Stompy, mas você também pode optar por subir o Iymrith, Desert Doom e tirar um Discover the Formula, caso você prefira jogar com uma criatura a mais.

Cartas que podem brilhar no deck

A lista que mostrei pra vocês me agrada bastante, porém vou deixar dicas de algumas cartas que também enriqueceriam a lista:

- The Celestus: com certeza é uma ótima carta para se usar no side e usar em mirror matches, pois gera vantagem de mana e de draw. Porém, cuidado ao usar essa carta junto com o Divine Purge, você não vai querer conjurar o Celestus várias vezes na partida.

- Doomskar: se você sentir que o field está muito aggro, com certeza essa é uma boa global para se usar no main deck. A mecânica de Foretell pode evitar que o oponente faça você descartar ela em matches usam Duress, como por exemplo o Rakdos.

Ad

- Strict Proctor: também é um bom side contra decks Naya, Mono White ou Rakdos no geral, pois a habilidade da Strict pode lhe dar um tempo até que você consiga estabilizar o campo a seu favor. Porém, é necessário ter cuidado para que ela não lhe prejudique afetando as suas cartas com efeito ETB.

- Fading Hope: mais uma carta que pode lhe dar tempo, fazendo com que você evite um ataque e obrigue o oponente a gastar mais um turno para conjurar a mesma criatura.

- Behold the Multiverse: caso seus recursos de curingas estejam meio escassos, essa carta pode ser uma boa alternativa ao Memory Deluge.

Palavras Finais

Lembre-se sempre: Não tenha medo de ser agressivo. Você precisa finalizar a partida o mais rápido possível, por isso, se o jogo estiver favorável para você, parta para o ataque com o Hall of Storm Giants e crie anjos com o Emeria's Call.

Loading icon

Se você curte o arquétipo, acho que você pode gostar muito desse deck. Tive bons resultados com ele, tanto na rankeada quanto nos eventos que valem Play-In Points.

Qualquer dúvida, me coloco à disposição, pois adoro conversar sobre o Azorius. Boas partidas!