Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Golgari Midrange - Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Golgari Midrange é um dos melhores decks do Standard e destoa dos outros midranges como Esper e Dimir. No artigo de hoje, irei me aprofundar nas qualidades e defeitos desse deck tão interessante, além de apresentar um plano de jogo para as principais match ups do formato.

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Deck

Golgari é um arquétipo que consegue cumprir bem o papel de midrange, mas que ainda sim se difere de outros como Dimir e Esper - não só pelo fato de não utilizar a cor azul, mas também por quase sempre fazer suas jogadas em seu próprio turno e utilizar suas manas ao máximo.

Loading icon

O deck não apareceu tanto no último Pro Tour, mas segue fazendo bons resultados e se mostrando uma opção sólida para quem quer fugir dos midranges azuis do formato.

Grande parte da magia do Golgari está em suas criaturas, todas elas sendo de grande impacto no jogo e gerando valor, além de acompanhar um excelente pacote de mágicas que visam unicamente em interagir com os recursos do oponente e atrapalhar seu plano de jogo.

Ad

Loading icon

Sem dúvidas, Mosswood Dreadknight é o coração do deck. Uma criatura que gera valor de qualquer forma a não ser que o oponente a exile e que impõe um clock poderoso na mesa, além de possuir uma interação fortíssima com Sheoldred, the Apocalypse.

Loading icon

Caustic Bronco é uma forte adição ao deck, atuando como um drop 2 eficiente que pode agredir o oponente enquanto gera card advantage. Glissa e Trespasser são excelentes peças na lista, podendo lidar com várias cartas problemáticas além do clock imposto. Glissa, em especial, consegue penetrar o bloqueio do oponente sem medo e foge da maioria das remoções, tornando ela realmente problemática, gerando card advantage quase sempre.

Loading icon

Restless Cottage é outro diferencial nessa lista. Uma land que pode se tornar criatura e conectar o clock necessário para finalizar o jogo ou o corpo para bloquear um atacante incômodo, além de vir com habilidades extras que são sempre úteis e atacar é suficiente para habilitá-las.

Loading icon

Pillage the Bog e Analyze the Pollen são one ofs que acho interessante nessa lista. Buscando peças importantes do deck e servindo como tutores, seja para encontrar um land drop nos turnos iniciais ou para buscar ameaças.

Mulligan e Postura de Jogo

Como todo midrange no Standard, você precisará de cartas capazes de interagir nos turnos iniciais, colocando ameaças na mesa e utilizando suas manas ao máximo.

Um exemplo de mão ideal é ilustrado a seguir.

Loading icon

Guia de Sideboard

Loading icon

O Sideboard vem bem preparado para lidar com a grande maioria das ameaças do formato.

Frillback é excelente pela sua versatilidade e por ser uma 3/3 que pode lidar com a grande maioria das criaturas dos decks aggro. Liliana ainda é um dos melhores Planeswalkers do formato e quando se mantém na mesa costuma ser devastadora.

Hearse é uma peça muito forte contra cemitérios, e essencial contra o Temur lands. Gix’s Command é outra carta que pode atuar em várias situações, sendo sempre bem impactante e Path of Peril e Tear Asunder vêm para complementar o pacote de remoções.

Vs. Mono-Red Aggro

Essa é uma match up onde as remoções precisarão trabalhar ao máximo e Sheoldred é sua criatura mais importante, principalmente aliada à Mosswood Dreadknight.

Tranquil Frillback é outra excelente carta que garante o recurso mais importante nesta partida: pontos de vida.

Preocupe-se com as criaturas maiores e mais problemáticas e tente guardar suas remoções para elas, Monastery Swiftspear, Goddric, CLoaked Reveler e Squee, Dubious Monarch.

Ad

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Esper Midrange

The Wandering Emperor é uma carta bem problemática e o Esper consegue reunir bem ferramentas de disrupção, controle e valor, sempre jogando em volta das suas ações. Tome cuidado com as ameaças do oponente, principalmente Raffine, Scheming Seer, pois aliado a criaturas como Deep-Cavern Bat ele pode ser bem incômodo.

Virtue of Loyalty é outra carta que pode facilmente mudar o rumo do jogo, então tenha cuidado com ela. Glissa é uma baita carta nessa match, assim como Sorin, que pode colocar voadores na mesa.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Boros Convoke

Essa match é bem parecida com a match contra Mono-Red, porém aqui você precisará se preocupar bem mais com as criaturas, já que o Boros gira inteiramente em torno de fazer seus drops para gerar o turno explosivo com Imodane’s Recruiter.

Harvester of Misery pode ser uma criatura devastadora contra o Boros se você conseguir sobreviver até ter mana suficiente. Até lá, lide com as principais ameaças e use suas criaturas mais para defesa do que para o ataque, tomando cuidado com as habilidades que drenam vida.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Azorius Control

Nessa match você será o agressor, mas use suas criaturas com sabedoria e velocidade para causar o máximo de dano possível no oponente. Bronco é muito bom, pois pode conectar no turno 3 com Glissa ou outro drop 3, enquanto coloca cards na sua mão. Liliana é uma das melhores cartas aqui, drenando os recursos do oponente enquanto prepara terreno para uma ultimate poderosa se permanecer viva.

Lide com as Wanderers e tome cuidado com as globais. Preocupe-se em remover os Memory Deluge do oponente do cemitério com a Trespasser e tente atacar os recursos do oponente sempre que possível.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Domain

Considero uma boa match up. O Golgari tem várias cartas impactantes contra o Domain e a disrupção necessária para atrapalhar os planos do oponente. Up the Beanstalk e Archangel of Wrath são cartas com as quais você deve se preocupar um pouco mais, pois elas geram muito recurso.

Mantenha uma postura agressiva e pressione o oponente, sempre lidando com qualquer ameaça que atrapalhe o seu progresso no jogo. Não se esqueça que o Domain também utiliza globais, então utilize bem as suas criaturas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Ad

Considerações Finais

Golgari é uma excelente opção no Standard e deve se manter assim após a rotação, já que não será tão afetado. É um deck que roda muito bem e consegue interagir bem com o metagame. Se você procura um midrange que não seja azul no formato, Golgari é um bom caminho.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe nos comentários as suas dúvidas, sugestões e/ou críticas e tentarei responder a todos. Obrigado pela leitura e até a próxima!