Magic: the Gathering

Review

Modern - Review de Universes Beyond: Assassin's Creed

, Comment regular icon0 comments

A nova expansão da série Universes Beyond traz a série de jogos Assassin's Creed para as mesas de Magic, com 100 cards que serão válidos no Modern.No artigo de hoje, avaliamos as principais novidades do mini-set para o formato!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Modern Horizons 3link outside website acabou de sair, a primeira semana do formato se desenrolou e já deu resultados do quanto os novos cards afetaram o Metagame do Modern, com diversos decks emergindo e algumas novidades bem-vindas aparecendo conforme jogadores adaptam suas listas.

Mas a Wizards of the Coast não oferece descanso: com MH ainda quente nas prateleiras das lojas, a nova expansão da série Universes Beyond acaba de encerrar sua temporada de prévias: Assassin’s Creed é um mini-set de 100 cards, que serão válidos no Modern, Legacy e Commander, trazendo a famosa franquia de jogos da Ubisoft para as mesas de Magic: The Gathering.

Ad

Neste artigo, avaliamos os principais cards de Universes Beyond: Assassin’s Creed para o Modern!

Incolor

Loading icon

The Capitoline Triad pode ter algumas interações úteis em listas com muitos artefatos e que, naturalmente, queiram colocar essas permanentes em seu cemitério com rapidez para reutilizar com Emry, Lurker of the Loch, mas a maioria desses arquétipos possuem pouco interesse em ter criaturas em jogo, então parece pouco provável que os Isu vejam jogo no Modern.

Branco

Loading icon

Haystack serve como outro habilitador para Phyrexian Dreadnought no Legacy e parece muito menos relevante no Modern, onde o melhor alvo para o card hoje é Nulldrifter e seu custo é alto demais para um card que faz muito pouco fora do “combo”.

Loading icon

Senu, Keen-Eyed Protector tem um corpo é decente para seu custo, ele tem evasão e sua habilidade ativada oferece vida e filtragem de topo.

Sua segunda habilidade é onde se encontra seu verdadeiro valor: Senu pode voltar ao campo de batalha e ser ativado novamente todo turno com criaturas lendárias, especialmente as que possuem evasão como Tamiyo, Inquisitive Student ou até com um Ragavan, Nimble Pilferer com Dash ou Omnath, Locus of Creation.

Não deve se tornar uma staple, mas pode ter boas interações no formato e deve ser um dos cards mais jogáveis de Assassin’s Creed.

Loading icon

Como o próprio nome implica, Tax Collector possui um ETB que taxa o custo das mágicas do seu oponente ou evita que criaturas possam atacar e ativar habilidades. Com Phelia, Exuberant Shepherd ou Ephemerate, podemos criar pilhas de custos adicionais ao nosso oponente ou apenas os punir por jogar com uma curva de mana muito gananciosa.

Ele é, provavelmente, o melhor card novo da edição para formatos eternos.

Azul

Loading icon

Um Whelming Wave que volta tudo o que não é histórico (ou seja, artefatos) em Instant-Speed não parece uma staple instantânea em nenhum formato, mas merece uma menção honrosa como possível card de Sideboard em decks mais específicos.

Loading icon

Propaganda chegou ao Modern, e apesar de Ghostly Prison não ter mais espaço no Metagame, a variante azul do card abre muito mais espaço para arquétipos azuis o incluírem em seus Sideboards contra possíveis decks go wide. No entanto, o power level individual do Modern anda tão alto que, até contra decks como o Domain Zoo, dar ao oponente a opção dele atacar com uma criatura pagando mana para isso ainda é dar opções demais.

Opção de Sideboard para listas de Izzet, mas provavelmente não verá muito jogo.

Preto

Loading icon

Phantom Blade é uma remoção com ETB na forma de equipamento, o que pode lhe dar algum espaço em listas de Stoneforge Mystic caso essa encontre variantes com Magic Symbol B no formato. Não parece muito impactante, mas pode valer o espaço de um one-of que garante remoção e evasão em um só slot.

Ad

Loading icon

Black Market Connections requer muitas coisas para funcionar, com uma quantia significativa de vida e uma boa rotatividade de turnos sendo as principais que as tornam uma staple de Commander.

No Modern, o encantamento está competindo com ambos The One Ring e Necrodominance na categoria de mecanismos de valor, e até em decks como o Mono Black Evoke ou o Mono Black Coffers, esses dois cards parecem opções mais eficientes e competitivamente viáveis.

Vermelho

Loading icon

The Spear of Leonidas faz bastante coisa em um só equipamento, mas seu custo de mana e de equipar parecem restritivos em relação a quais listas podem utilizá-lo, especialmente quando o comparamos ao famoso ciclo de espadas, especialmente com Sword of Fire and Ice.

Verde

Loading icon

Tal qual Phantom Blade, Hunter’s Bow é interação na forma de um equipamento onde, ao invés de oferecer evasão, ele garante uma proteção adicional para a criatura equipada. Seu ETB é menos funcional do que a variante preta do ciclo, o que pode fazê-lo perder o espaço de one-of em um toolbox de Stoneforge Mystic.

Multicolorido

Loading icon

A habilidade de Shay Cormac remove todos os tipos de proteção embutidas nas permanentes do oponente, tornando-as vulneráveis contra todo tipo de interação.

Ele não deve ver jogo no formato atual, mas é uma opção decente para Metagames específicos, especialmente em arquétipos como o Humans, também pouco jogado no Modern atual.

Artefato

Loading icon

A escolha de dar Shroud com Smoke Bomb parece feita para não torná-lo uma maneira para proteger arquétipos de combos baseados em criaturas como o Golgari Yawgmoth, mas esses decks já possuem, hoje, respostas como Heroic Intervention e Veil of Summer para se proteger de remoções.

Mecanicamente falando, o conceito de Smoke Bomb parece certeiro, mas para o Modern, a restrição com Shroud mais prejudica do que ajuda sua viabilidade.

Terreno

Loading icon

Abstergo Entertainment pode merecer um slot como one-of em algumas listas de Tron pela sua mistura de filtragem de mana, hate de cemitério e recursão de peças-chave como Karn, the Great Creator, ou até para reutilizar algum artefato como Oblivion Stone ou buscar um The One Ring que tenha sido anulado ou descartado.

Sua interação com Amulet of Vigor e The One Ring pode também lhe dar um espaço de one-of no Amulet Titan.

Conclusão

Assassin’s Creed parece um acerto por parte da Wizards em evitar que um mini-ser aos moldes the March of the Machine: The Aftermath e um produto da série Universes Beyond afetasse demais os formatos competitivos ao ponto de prejudicar jogadores com a escassez do seu produto.

Nenhum card da edição parece uma staple instantânea e a maioria dos destaques soam muito condicionais e ideais para situações específicas que não compões o entorno do Metagame do Modern - mas com alguns poucos cards que podem causar pequenas mudanças e/ou valerem alguns testes.

Ad

Obrigado pela leitura!