Sobre o Deck e sua Estratégia
O baralho Eldrazi Unbound tem como tema central os temidos e admirados Eldrazi, uma espécie ancestral nativa das Eternidades Cegas; seres de aparência inenarrável e de poderes além da compreensão.
O nosso comandante é Zhulodok, Void Gorger que privilegia grandes mágicas com a habilidade de Cascata, desenvolvendo o jogo de forma consistente e explosiva. Esta versão de Eldrazi Unbound tem em sua intenção a complementação com os Titãs: Ulamog, the Ceaseless Hunger, Kozilek, Butcher of Truth, Emrakul, the Promised End, uma vez que somente a Kozilek, the Great Distortion está presente na versão original do baralho, que sem dúvida é meu favorito.
Ad
Eldrazi Unbound, sem dúvida, é o mais consistente e poderoso dos precons de Commander Masters, apesar de sua proposta de utilizar grandes artefatos ao invés de um número maior de criaturas do tipo Eldrazi a primeira vista parecer frágil.
No entanto, na prática, o baralho tem um desempenho incrível, pois resolve a grande fragilidade da maioria dos Tap Out, baralhos que primam por utilizar toda mana disponível jogando grandes ameaças todos os turnos, gerando uma quantidade imensa de valor a cada mágica jogada.
Lista do Precon
O baralho desprovido de cores tem alguns temas nos quais temos artefatos, grandes mágicas e marcadores. Os dois primeiros são altamente sinérgicos em um baralho consistente e divertido.
No entanto, o tema de marcadores ocupa muito pouco espaço e não apresenta boas sinergias, desperdiçando o grande diferencial deste baralho: as Cascatas, embora o comandante secundário, Omarthis, Ghostfire Initiate, seja muito interessante fora deste precon em especial pela mecânica de Manifestar.
Pacotes do Baralho
Para melhor entendimento deste artigo, agrupamos a cartas, dividindo-as por funções dentro de nossa lista, na seguinte classificação: Comandante e criaturas do seu tipo, Aceleradores, Compra de Cartas e Interações.
O Comandante: Zhulodok, Void Gorger
Zhulodok, Void Gorger cria um bola de neve que, caso não seja contida após a primeira sequência de Cascatas, dificilmente pode ser contida sem o uso de mágicas de efeito global devastadoras como Akroma's Vengeance, Nevinyrral's Disk, Exterminatus, etc.
Seu objetivo é alcançado com consistência nos turnos 5 e 6 - momento que começamos um crescimento vertiginoso no campo. Seu corpo imponente resiste a maioria dos efeitos baseados em dano, sendo difícil de ser removido sem mágicas apropriadas, e, dado o grande número de terrenos utilitários, é comum ampliar ainda mais seu poder e resistência por meio de marcadores.
Vamos observar mais atentamente sua habilidade desencadeada. Jogar mágicas grandiosas é um tema bastante apreciado por jogadores novos e antigos, entretanto, raramente vemos este como tema principal em baralho de criaturas. O motivo é o fato de ser muito frustrante você pagar mais de manas e ser respondido por um Terror, Unexpectedly Absent, Essence Scatter ou semelhantes.
Muitos comandantes buscam resolver isso com a mesma mecânica, a boa e velha Cascata, uma vez que, ao conjurar a mágica, resolvendo ou não, você vai jogar alguma coisa. Isso torna muito menos oneroso o esforço de jogar aquele mágica gigante, afinal você dobra ou triplica o valor gerado.
Ad
Comandantes Típicos para o tema Cascata
Embora seja raro, às vezes a Cascata "pifa", ou seja, não apresenta o resultado esperado devido a uma mágica que não pode ser lançada ou ainda depende de custos variáveis, que neste caso é sempre , e, para isso não acontecer, precisamos retirar cartas que serão alvos ruins ou ilegais para a nossa sequência.
Saem
Mágicas Gigantescas
O objetivo principal de nossa estratégia consiste em jogar mágicas incolores de nossa mão com valor de mana ou maior. O baralho, em sua concepção original, vem com um número considerável delas, de valores variados de até . São elas:
Todas são cartas de impacto ou ainda truques para acelerar ainda mais nosso jogo, burlando custos - como podemos observar em Ancient Stone Idol e Metalwork Colossus. Sem dúvida, essa é uma ótima ideia, então vamos adicionar mais algumas cartas que tenham Afinidade com artefatos, como Sojourner's Companion e Myr Enforcer, que na maioria das partidas serão jogadas sem gasto de mana e ativarão a Cascata.
Sojourner's Companion pode ser um tutor ocasional para um terreno artefato, vamos adicionar Darksteel Citadel para ser um alvo e também por melhorar a afinidade.
Adicionar mais Cascatas sempre é importante, e Ingenuity Engine tem Cascata e permite devolver cartas de artefato possibilitando ainda mais Cascatas, e jogando com Afinidade então, é ainda melhor.
Maelstrom Colossus, ao entrar no jogo, já tem uma Cascata, podendo chegar até quatro ou mais em um turno especialmente explosivo. Sandstone Oracle sempre traz uma reposição de mão eficiente, e muitas são às vezes que percebi a substituição de cartas na mão por jogar diretamente no campo de batalha, então, ter uma criatura que replique os efeitos de Kozilek, the Great Distortion é fundamental.
Entra
Artefatos
Entram
Claro que adicionamos alguns Eldrazi, os com maior custo beneficio; Pathrazer of Ulamog tem Aniquilador 3 e Ulamog's Crusher possui Aniquilador 2, então são ambos financeiramente atrativos.
Conduit of Ruin reduz o custo de nossas criaturas, tutora uma mágica, e ainda é uma criatura de grande porte.
Ad
Os Eldrazi
Entram
Acelerações
O conjunto de acelerações e base de mana deste precon estão muito sólidas, e são necessárias poucas alterações para conseguir resultados ainda melhores. Para isso, adicionamos alguns tutores.
Moonsilver Key e Expedition Map permitem acesso mais rápido ao Trio de Urza (Urza's Mine, Urza's Power Plant, Urza's Tower). Outra possibilidade é utilizar a Moonsilver Key para buscar Forsaken Monument.
Artefatos como Forsaken Monument ajudam no ramp. Outras alterações são adicionar mais artefatos capazes de gerar manas ou mais, como Sarevok's Tome que garante a Dianteira já garantindo um terreno extra, e Stonespeaker Crystal, que possui uma boa habilidade ativada.
Entram
Burnished Hart está presente em uma grande quantidade de baralhos, em especial aqueles que tem ausência da cor verde. Sua capacidade de correção da curva de mana é excelente, contudo, um baralho cor única dispõe de várias opções de artefatos que geram a mesma vantagem em mana por um custo total menor.
Scaretiller é demasiado lento para a construção padrão deste baralho, não encontrando espaço quando pensamos em outras opções de custo de mana convertido .
Saem
Compra de Cartas e Interações
Este baralho conta com um grupo robusto de compras diretas em indiretas, totalizando algo próximo de 15, considerando cartas capazes de comprar duas ou mais cartas. As compras geradas por terrenos utilitários e artefatos menores, aqueles de custo ou menores, são muito bem-vindas, permitindo um desenvolvimento consistente e contínuo, até o momento de jogar as grandes mágicas.
Compras do precon
Dentre as interações, encontramos parte das cartas mais problemáticas ou ainda subutilizadas, ou truques de combate como Suspicious Bookcase e Fireshrieker que mostram pouca funcionalidade, uma vez que nosso foco não é uma única grande ameaça, como no arquétipo Voltron.
Transmogrifying Wand é uma carta que é muito forte em baralhos com grande evasão, ou ainda com um orçamento especialmente restrito, que não é o caso deste precon. Perilous Vault é quase sempre desastroso, afinal, quando precisamos destruir todas as permanentes não terreno, dificilmente retornaremos ao jogo, ao menos na configuração atual.
Saem
Ad
Eldrazi Unbound com upgrades
Conclusão
Commander Masters é uma coleção que trouxe uma série de mudanças importantes nas raridades de diversas cartas, mexendo com a estrutura de alguns formatos fora do Commander padrão. Suas artes são belíssimas e os reprints de algumas cartas antigas foram muito bem-vindos.
Contudo, a recepção da comunidade foi bastante dividida, uma vez que o título Masters remete a produtos antigos de conteúdo Premium, e a coleção foi voltada para o público geral de Commander, que é composto em sua grande maioria por jogadores casuais, sendo esses apreciadores da coleção e dos precons. Particularmente, considero sem dúvida o melhor dos baralhos o de Eldrazi em especial por suas novas cartas, seguido pelo baralho de encantamentos. Todas as listas são funcionais, permitindo grandes alterações e equilibradas em um jogo entre si.
Lista opcional: Titãs Eldrazi
Muitos imaginaram diversas listas tendo os Titãs Eldrazi como protagonistas, e agora vamos propor um baralho de cartas formidáveis, como Mycosynth Golem, voltada ao uso de artefatos e dos poderosos Titãs, permitindo jogar cartas realmente grandes ainda nos turnos iniciais.
Mesmo não sendo centrada no uso de combos, é bastante agressiva para algumas mesas, sendo aconselhado utilizar a regra mais importante do Commander: conversar antes da partida.
Deixe suas sugestões, comentários e bons jogos!
Até a próxima.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter