Magic: the Gathering

Review

Commander: Top 10 melhores precons de 2025

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Relembre alguns dos precons que saíram em 2025 com esse top 10. Será que você acerta o primeiro lugar?

Edit Article

Desde seu lançamento no ano de 2011, os decks pré-construídos (ou precons, como popularmente chamamos) são a porta de entrada para a maioria dos jogadores no formato Commander.

Os decks costumam ser amigáveis com os iniciantes, trazendo mecânicas simples e ao menos duas opções de comandantes que interagem com a lista.

Claro, às vezes temos um precon com uma complexidade maior (sim, estou falando de você senhorita Omo, Queen of Vesuva com seu deck Tricky Terrainlink outside website), mas todos cumprem com a promessa de ser um deck que pode sair da caixa direto para a partida com seus amigos.

Neste artigo, vou comentar especificamente sobre os precons de Commander lançados ao longo do ano de 2025 para trazer as 10 melhores opções para você que quer começar no formato ou deseja um deck mais casual.

Os 10 melhores precons de 2025

10. Scions & Spellcraft de Y'shtola, Night's Blessed

Sim, já vamos começar a lista trazendo um Universes Beyond.

Diferente da grande maioria dos precons, Scions & Spellcraft da coleção de Final Fantasylink outside website traz muita interação com os oponentes e uma quantidade acima da média de remoções em sua lista.

Loading icon

Y'shtola é uma criatura Esper Magic Symbol wMagic Symbol uMagic Symbol b com vigilância e um corpo 2/4. No começo de cada fase final, se um jogador perdeu 4 ou mais pontos de vida no turno, você compra uma carta.

Vale destacar que isso acontece mesmo se o dano não foi causado por uma fonte sob seu controle.

Por exemplo: se um oponente ataca o outro e causa 5 de dano nele, a habilidade ainda acontece.

Quando você conjura uma mágica de não criatura com o valor de mana 3 ou maior, a comandante causa 2 de dano em cada oponente e você ganha 2 de vida.

Esse deck vem com mágicas que não são de criatura para desencadear as habilidades da comandante, como Eye of Nidhogg e Snuff Out.

Loading icon

O subcomandante é G’raha Tia, Scion Reborn, que nos ajuda a criar fichas de criatura quando conjuramos mágicas de não criatura. Particularmente, gosto mais dessa criatura do que da comandante original, mas o deck funciona melhor com a Y’sthola.

Loading icon

Esse é um deck interessante, mas pensando nos iniciantes no formato, é difícil ter o feeling do que remover, quando remover ou qual resposta usar naquela situação. Por isso, esse é o nosso décimo lugar.

9. Limit Break de Cloud, EX-SOLDIER

Diretamente do clássico FFVII para as partidas de Commander!

Loading icon

Cloud é uma criatura Naya Magic Symbol rMagic Symbol gMagic Symbol w que interage com equipamentos e criaturas equipadas para que você dê mais draws e até crie alguns tesouros.

Loading icon

Sua subcomandante é Tifa, Martial Artist, que se importa com o dano causado pelas criaturas com poder sete ou maior para desencadear combates adicionais. Além disso, ela tem Melee, uma palavra-chave que, até o final do turno, aumenta o poder da Tifa em +1/+1 para cada oponente que está sendo atacado.

Loading icon

Clique aqui e leia nosso artigo de upgrade no deck Limit Breaklink outside website.

A mecânica de equipamentos é muito amigável para quem está começando (conheço jogadores que são apaixonados por seus Voltrons desde que chegaram ao Commander), além de ser divertida para quem é mais experiente no jogo e deseja experimentar novos decks.

Se esse deck tivesse mais algumas cartas que dão atropelar ou alguma evasão, ele com certeza estaria no top 5.

8. Temur Roar de Ureni of the Unwritten

Acredito que não seja exagerado da minha parte dizer que esse foi um dos precons mais esperados do ano.

Os dragões são um dos tipos mais queridos e amados pelos jogadores de Commander, basta ver a popularidade de cartas como The Ur-Dragon e Miirym, Sentinel Wyrm, e aqui temos uma opção de deck precon que é focado apenas nessas criaturas.

Loading icon

Ureni é uma criatura Temur Magic Symbol gMagic Symbol uMagic Symbol r 7/7 com voar e atropelar. Quando ele ataca, você olha oito cartas do topo do deck e pode pôr um dragão dentre eles no campo de batalha.

Loading icon

Em todos os decks de Tarkir, tivemos uma opção de comandante que é um dragão e outra que é um humano daquele clã.

Aqui, a nossa subcomandante é Eshki, Temur's Roar, cujo poder cresce quando você conjura uma mágica de criatura. Se o poder da mágica de criatura conjurada for 4 ou maior, você compra uma carta. Se o poder da criatura for 6 ou maior, Eshki causa dano igual ao poder dela mesma em cada oponente.

Loading icon

Esse é um deck que não tem muito segredo: use suas criaturas grandes para causar muito dano voando. A superioridade aérea é sempre uma preocupação e esse deck tira muita vantagem dela, além de ter um comandante muito forte.

Ainda temos a dúvida: Wizards, por que o Taurean Mauler quando temos tantos dragões mais relevantes para usar?

O custo baixo é bom, mas em um deck de dragões ele poderia ao menos ter um reprint temático.

7. Jeskai Striker de Shiko and Narset, Unified

Mais um deck de Tarkir na nossa lista!

Loading icon

O que eu mais adoro nesse comandante é que ela copia a sua segunda mágica a cada turno e, se você quiser não copiar, está tudo bem, você compra uma carta. Além disso, é um 4/4 Jeskai Magic Symbol uMagic Symbol rMagic Symbol w com voar e vigilância bem ameaçadora.

Loading icon

A subcomandante do deck é a Elsha e, por mais que eu ache que ela não funciona bem na torre desse deck 100% precon, não posso negar que ela faz uma diferença enorme quando entra no campo.

Loading icon

Clique aqui e leia nosso artigo de upgrade no deck Jeskai Strikerlink outside website

Nesse deck, a diversão é garantida: seja causando dano com as cartas de burn, criando fichas de criaturas e tesouros ou comprando muitas cartas. É sério, esse deck tem muito draw!

6. Mardu Surge de Zurgo Stormrender

Tarkir: Dragonstormlink outside website teve a maior quantidade de precons na mesma coleção do ano, mesmo tendo pouquíssimas criaturas lendárias na edição padrão.

Loading icon

O nosso comandante Mardu Magic Symbol rMagic Symbol wMagic Symbol b, Zurgo Stormrender, tem a habilidade de Mobilize e se importa com a morte das fichas de criatura que você controla para comprar cartas ou causar dano nos oponentes.

Loading icon

Já o subcomandante é o dragão Neriv, Crackling Vanguard, que se importa com os diferentes nomes das fichas que você controla para exilar o topo. Você pode jogar as cartas exiladas desde que tenha atacado com um comandante no turno.

Loading icon

Clique aqui e leia nosso artigo de upgrade no deck Mardu Surgelink outside website

Esse é um deck de fichas bastante divertido e foi meu companheiro em muitos campeonatos de precon neste ano.

Ele tem espaço para melhorias, principalmente se você conseguir adicionar mais cartas para dobrar as fichas ou fontes de sacrifício, mas não deixa de ser bom mesmo em sua versão original.

5. Abzan Armor de Felothar the Steadfast

Neste ano, os fãs de decks de Defensor foram contemplados com um precon e uma excelente nova lendária para comandar decks dessas criaturas.

Loading icon

Assim como Arcades, the Strategist, Felothar the Steadfast usa a grande resistência dos defenders para atacar os oponentes como se eles não fossem defenders.

Além disso, você pode pagar 3 manas e sacrificar outra criatura para comprar cartas igual à resistência e descartar igual ao poder. Como estamos falando de defensores, o saldo sempre será positivo.

Loading icon

Betor, Ancestor's Voice é nosso dragão e subcomandante. Ele tem vínculo com a vida e, no começo da fase final, coloca marcadores em outra criatura igual à quantidade de vida que você ganhou nesse turno. Você também pode retornar do cemitério para o campo uma criatura com valor de mana igual ou menor que a quantidade de vida que você ganhou.

Como esse precon tem muitas cartas de custo baixo, não é difícil ter algo para reanimar.

Loading icon
Loading icon

Na lista de Abzan Armor temos algumas cartas de destaque, como a game changer Seedborn Muse.

Arbor Adherent é uma nova criatura que foi lançada nesse precon, e o melhor dork que um deck de defender pode ter (ou um deck que cresce muito a resistência das criaturas).

Por fim, temos Towering Titan que entra com um grande poder e permite sacrificar uma criatura com defender para que todas as criaturas tenham atropelar até o final do turno.

4. Counter Intelligence de Inspirit, Flagship Vessel

Alguns dizem que o melhor fica para o final e, neste caso, tenho que concordar: os dois decks da coleção de Edge of Eternitieslink outside website, a última com precons de 2025, são muito legais!

Loading icon

No Station +1 da nossa nave Jeskai Magic Symbol uMagic Symbol rMagic Symbol w, ela nos ajuda com marcadores +1/+1 ou marcadores de carga em outro artefato alvo no combate. Já no +8, ela voa e dá resistência à magia e indestrutível para os seus outros artefatos.

Loading icon

Quando Kilo se torna virado, você prolifera. Uma criatura bem simples, não acha?

Loading icon

Clique aqui e leia nosso artigo de upgrade no deck Counter Intelligencelink outside website

Toda sinergia desse deck é muito interessante e, se não fossem os 40 terrenos na lista, ele certamente estaria em uma posição mais alta no ranking.

A maioria dos artefatos dessa lista tem alguma interação com marcadores de carga ou +1/+1, o que torna muito fácil estacionar para ativar as habilidades de Inspirit. Por sua vez, nossa nave protege toda a sua board e ainda é um 5/5 com voar.

Loading icon

Os melhores aceleradores para esse deck são as peças que interagem com sunburst.

Loading icon

Sim, temos uma wincon aqui!

E esse artefato ainda tem uma ótima sinergia com Deepglow Skate, uma criatura que entra e dobra cada tipo de marcador em qualquer número de permanentes alvo.

Então, se Darksteel Reactor tiver 10 marcadores de carga, automaticamente vai para 20 e você ganha o jogo.

3. Sultai Arisen de Teval, the Balanced Scale

Durante esse ano, enfrentei tantas vezes esse deck nos campeonatos de precon que criei um medo de fichas de Zombie Druid.

Loading icon

Nosso comandante Sultai Magic Symbol bMagic Symbol gMagic Symbol u é Teval, the Balanced Scale, um dragão 4/4 com voar. Quando ele ataca, você tritura três cartas e pode retornar um terreno dentre elas para o campo virado.

A segunda habilidade dele cria fichas 2/2 de Zombie Druid quando uma ou mais cartas deixam o seu cemitério.

Loading icon

Nosso subcomandante é Kotis, Sibsig Champion, que uma vez por turno, nos permite conjurar mágicas de criatura do cemitério pagando os custos da mágica e exilando três cartas do cemitério como custo adicional.

Quando uma ou mais criaturas que você controla entram do cemitério no campo ou foram conjuradas de lá, Kotis ganha dois marcadores +1/+1.

Loading icon

Esse é um deck para amantes de reanimate que gostam de muitas interações diferentes e alguns reprints extremamente fortes.

Loading icon

A minha carta favorita desse deck é Teval’s Judgment, com habilidades desencadeadas sempre que cartas deixam o seu cemitério (sim, isso inclui os terrenos que Teval volta).

Loading icon

2. World Shaper de Hearthhull, the Worldseed

Os fãs de Landfall também foram contemplados com esse maravilhoso deck Jund Magic Symbol bMagic Symbol rMagic Symbol g que conquistou o nosso segundo lugar.

Loading icon

O comandante principal é Hearthhull, the Worldseed, uma nave que no +2 da Station te permite pagar uma mana para sacrificar um terreno, comprar duas cartas e você ainda pode jogar um terreno adicional no turno.

No +8, ele é um 6/7 com voar, vigilância e ímpeto que causa 2 de dano em cada oponente sempre que você sacrifica um terreno.

Pequeno spoiler: esse deck sacrifica MUITOS terrenos!

Loading icon

O subcomandante é Szarel, Genesis Shepherd, um inseto com voar que permite jogar terrenos do seu cemitério. Quando você sacrifica outra permanente não-terreno durante o seu turno, pode colocar marcadores +1/+1 igual ao poder de Szarel em outra criatura alvo.

Loading icon

Clique aqui e leia nosso artigo de upgrade no deck World Shaperlink outside website

Esse deck é um dos poucos precons em que você não fica triste pelo seu top deck.

Se vierem mágicas, você com certeza consegue jogá-las, pois essa lista tem 14 cartas que funcionam para terrenos adicionais ou ramps, 42 terrenos e ainda veio com Sol Ring.

E se vierem terrenos, bem, é o que comentamos: existem formas para jogar terrenos adicionais, como Oracle of Mul Daya e Escape to the Wilds, e o comandante pode sacrificá-los para te dar draws.

Loading icon

Além do comandante, temos outras fontes para sacrifício de terrenos.

Nesse deck, cartas como Escape Tunnel, Evolving Wilds, Fabled Passage e Terramorphic Expanse, tão comuns no Commander, ganham uma nova utilidade.

Um jogador iniciante ou mesmo um mais experiente conseguem acompanhar com facilidade as estratégias desse deck que tira valor de praticamente qualquer jogada.

1. Counter Blitz de Tidus, Yuna’s Guardian

Chegamos ao nosso primeiro lugar com mais um deck de Final Fantasy!

A seleção dessa posição foi muito difícil. Honestamente, acho que tanto esse quanto o segundo lugar estão pareados em diversão e sinergia, tanto para iniciantes quanto para jogadores experientes, e as condições de vitória foram nosso critério de desempate.

Loading icon

Nosso comandante principal é Tidus, Yuna's Guardian, uma criatura Bant Magic Symbol gMagic Symbol wMagic Symbol u que, no começo do combate no seu turno, permite que você mova marcadores da criatura alvo para outra que você controla.

Quando uma ou mais criaturas que você controla com marcadores causam dano de combate a um jogador, você compra uma carta e prolifera.

Loading icon

Você pode virar a Yuna para gerar mana. Se fizer isso, a próxima mágica de criatura que você conjurar neste turno entra com dois marcadores +1/+1 adicionais.

Quando outra permanente que você controla é colocada no cemitério, se ela tinha um ou mais marcadores, você pode colocar esse número de marcadores +1/+1 na criatura alvo.

Loading icon

Vamos começar falando sobre o elefante branco na sala (e não é o Generous Gift): o deck tem um combo e esse foi um dos assuntos mais comentados quando a lista saiu oficialmente.

Loading icon

1. Conjure Gatta and Luzzu

2. Dê alvo da habilidade de Gatta and Luzzu em Walking Ballista

3. Ative a Walking Ballista removendo um marcador +1/+1 dela e dê alvo nela mesma

4. O dano será prevenido pela habilidade de Gatta and Luzzu e você colocará dois marcadores +1/+1 na Ballista por causa da Hardened Scales

5. Ative novamente a Ballista para causar 1 de dano em qualquer alvo e 1 de dano nela mesma

6. Repita o processo.

O combo se destaca, porém esse deck tem mais para oferecer.

Loading icon

Essa lista recebeu reprints como Damning Verdict e Farewell e trouxe novidades como Summon: Yojimbo e Sphere Grid.

Aqui, Tidus é um importante motor que desencadeia diversas habilidades diferentes no seu campo, podendo proliferar os stuns counters de Lulu, Stern Guardian, os marcadores +1/+1 de Fathom Mage ou os shield counters de Protection Magic.

Criaturas e Tidus em campo? Agora é só conectar dano e aproveitar todos os efeitos!

Esse deck cresce rápido e cresce muito, uma verdadeira bola de neve assustadora em qualquer mesa de precons.

Se você ou o oponente que está de Tidus conseguir Forge of Heroes na mão inicial, pode ter certeza de que vai ser muito difícil acompanhar o quão rápido o deck dele estará em uma situação assustadora.

Considerações finais

Esse foi um ano em que os amantes de decks precons tiveram tantas opções que foi difícil escolher qual usar.

Você jogou com algum novo precon neste ano? Comente qual você gostou mais.

Nos vemos no próximo artigo!