Normalmente minha relação com as artes do Magic é meio indiferente. Existem sim aqueles cards que acho lindos, mas raramente me importo de pegá-los ou, quando pego, é porque algum deles está em estoque por um preço mínimo na loja a qual eu estou fazendo meu pedido no momento. No fim do dia, eu prefiro cards que façam coisas legais e divertidas ao invés de cards que só tem belas artes.
Dito isso, tem algo em Greta, Sweettooth Scourge que me instiga. Toda a arte de comida desenhada em torno da personagem parece simplesmente deliciosa, como nenhuma outra gravura do país de docelândia conseguiu parecer para mim. Principalmente a minhoCA de goma que ela EStá segurando.
Ad
Assim, guiado completamente pelo meu estômago, eu resolvi ir atrás de fazer um Commander dessa criatura lendária;
A comandante
Golgari , é provavelmente a melhor combinação de cores para se mexer com a estratégia de fichas de comida desde sua criação em Throne of Eldraine, coleção de 2019. Eu mesmo tinha um deck T2 Sultai com a mecânica, que só de mencionar seus componentes resultaria em uma investigação por crimes de guerra, graças ao uso de um certo planeswalker daquela coleção, um gato preto e seu forno e diversas vezes contando histórias que começavam com Once Upon a Time.
Greta, Sweettooth Scourge se aproveita muito bem da mecânica, dando possibilidades diferentes do que fazer com este tipo de artefato, transformando-os em compra de cards ou em marcadores +1/+1, dependendo do que você precisar e das manas disponíveis.
O Deck
O baralho é uma lista bem padrão de Golgari Food, mas com algumas novidades de Eldraine e, até mesmo, de Universes Beyond - Doctor Who.
Assim, a lista do baralho que iremos explorar no deck tech que faremos hoje será essa:
Combos Infinitos
Começaremos falando do combo infinito presente nesse baralho. É a sinergia entre Peregrin Took e Experimental Confectioner. Uma vez que três fichas de comida e essas duas criaturas estejam posicionadas em campo, podemos começar a combar.
Sacrificando três comidas para comprar uma carta com Peregrin Took iremos desencadear o efeito de Experimental Confectioner, que gera fichas de Rato para cada comida sacrificada. Contudo, Peregrin Took tem um efeito de substituição que irá fazer com que para cada ficha de Rato uma ficha de Comida seja criada junto, totalizando novamente três Comidas.
Utilizando dessa sinergia fica muito fácil de comprar diversas cartas e fazer um verdadeiro exército de ratos. Além disso, isso tudo pode ser feito em velocidade instantânea, até mesmo na passada para o seu turno, assim lhe permitindo atacar logo em seguida para fechar o jogo, desviando das principais cóleras do jogo, que normalmente são em velocidade de feitiço.
Esse é um combinho bem simples, mas efetivo, capaz de resultar em muitas vitórias com esse deck.
Fazendo comida!
Como já foi citado, tanto Peregrin Took como Experimental Confectioner podem criar fichas de comida em situações específicas, mas para esse deck atingir a excelência, serão visados para o baralho mais cards capazes desta façanha. Cartas como Lembas, Three Bowls of Porridge e Eriette’s Tempting Apple são perfeitas para isso, pois além de serem artefatos do tipo Comida, todas elas tem diferentes utilidades em jogo. Rapacious Guest, uma das minhas favoritas desse baralho, cria fichas de Comida sempre que o dano de combate conecta.
Ad
Cartas como Pippin, Warden of Isengard, Witch’s Oven, Gyome, Master Chef e Tireless Provisioner são capazes de criar comida recursivamente aumentando seu estoque de fichas o suficiente para alimentar um batalhão de guerreiros, também conhecido como o seu deck.
Comendo a Comida!
Agora que a mesa está colocada, iremos atrás de métodos para usar esses recursos. Estamos falando de efeitos que nos permitam sacrificar esse tipo de artefato indiscriminadamente para utilizarmos de outras maneiras. Um bom exemplo é Cauldron Familiar, que sempre que está no cemitério nos permite sacrificar uma ficha de comida para voltar ao campo, combando muito bem com Witch’s Oven, como muitos bem sabem.
Quando falamos disso, de novo damos para Peregrin Took, e para o extremamente similar Savvy Hunter, uma medalha de ouro. Eles permitem o sacrifício de um grande número de fichas de comida como custo para uma habilidade extremamente benéfica. Mas outros cards como Wicked Wolf, Gyome, Master Chef, Ace, Fearless Rebel e também Gilded Goose permitem certa recursão na hora de sacrificar suas fichas de comida de forma a pagar custos e permitir desencadear e ativar diferentes habilidades.
Eu pessoalmente gosto muito de Ace, Fearless Rebel, a utilizei recentemente como uma parceira de The Seventh Doctor e obtive resultados muito divertidos, com o Doutor fornecendo fichas de Pista que ela poderia sacrificar para seu efeito. Assim, é de se imaginar que um deck que produz fichas de Comida o suficiente para alimentar um Snorlax poderia sanar a sede de artefatos que a nossa amiga Ace tem.
Os benefícios nutritivos das fichas de Comida
Assim como em uma alimentação na vida real, com esse baralho nós temos benefícios quando consumimos comida que vão muito além de apenas forrar o estômago ou, nesse caso, ganhar dois pontos de vida. Ou seja, muitos cards nesse baralho se beneficiam com o sacrifício de fichas de Comida, seja pela própria habilidade da ficha, pagando duas manas, ou por efeitos como o da própria comandante Greta, Sweettooth Scourge que permitem o consumo dessa ficha.
De cara esse deck já me cheirou Disciple of the Vault. Vejam bem, garotada; apesar de não ocuparem um espaço no cemitério, fichas ainda vão para essa zona específica do jogo antes de sumirem eternamente, permitindo efeitos como esse serem desencadeados. Vat of Rebirth também faz uso desse tipo de efeito, através de marcadores de óleo que serão reaproveitados mais tarde.
Syr Ginger, the Meal Ender, nossa biscoitinha favorita, também cresce e estoca marcadores de acordo com o número de artefatos que vão para o cemitério. Como super novidade, temos também, de Lost Caverns of Ixalan, Tarrian’s Soulcleaver, card que dá marcadores +1/+1 para a criatura equipada quando artefatos e criaturas vão para o cemitério.
Ad
A partir disso, também teremos outros cards que vão se aproveitar dessa ideia, como o famoso Trail of Crumbs, encantamento que dá uma grande seleção de cards para o baralho, nos permitindo escolher uma carta dentre as do topo do baralho e colocar em nossa mão. Rapacious Guest que cresce quando fichas de comida são sacrificadas e que entrega um grande dano quando sai de campo, sem falar de Bloodbriar que cresce mediante a qualquer sacrifício de permanente feito, até mesmo uma simples Evolving Wilds.
Estocar comida também tem seus méritos, Night of the Sweets’ Revenge e Welcome to Sweettooth se aproveitam do número total de fichas de comida presentes em campo dando buffs para nossas criaturas. Enquanto isso, Sarinth Steelseeker ajuda a selecionar os cards do topo do baralho e acelera a compra de terrenos, os retirando do topo.
Melhorando ainda mais
Existem cards nesse deck, como Academy Manufactor e Jaheira, Friend of the Forest que servem para melhorar ainda mais seu jogo, mesmo que não sendo ligados totalmente a fichas de comida. Academy Manufactor te dá tesouros e pistas sempre que uma comida é confeccionada e Jaheira, Friend of the Forest faz todos os seus tokens gerarem mana verde.
Hardened Scales e Ozolith, the Shattered Spire aumentam o número de marcadores +1/+1 depositados em nossas criaturas, como Syr Ginger the Meal Ender ou através da habilidade da própria Greta, Sweettooth Scourge, nossa comandante. Diversas outras cartas como Master Chef também estão aí para ajudar com a distribuição de marcadores, melhorando nossas criaturas.
Utopia Sprawl e Wild Growth podem ajudar a acelerar mana, trazendo cedo no jogo algumas ameaças mais palpáveis. Inclusive, graças aos reprints super acessíveis de Wilds of Eldraine, Utopia Sprawl finalmente despencou legal de preço, se tornando este o melhor momento em anos para adquiri-la em sua coleção.
Vraska, Golgari Queen também se encaixa bem neste baralho, sendo uma ótima Planeswalker no geral, e nos permitindo mais um meio de sacrificar fichas de comida para desencadear diversos dos nossos efeitos, sem falar que ela nos dá Draw e destrói permanentes de jogadores oponentes.
Também temos aqui Laser Screwdriver, card com diversas funções que vão de gerar mana a até mesmo atiçar criaturas oponentes. Sem falar de que ela nos permite dar Surveil e até mesmo encher nosso cemitério, por exemplo.
Versão Budget do Deck
Como todos os deck techs que publicamos aqui, também focamos em fazer uma versão mais barata deste baralho, de forma a perpetuar o divertimento do baralho enquanto se minimiza os gastos com o mesmo. A lista final seria assim:
Considerações finais
Wilds of Eldraine foi uma coleção super divertida. Com bastante coisa para agregar e cards ótimos, como nossa comandante Greta, Sweettooth Scourge.
Ad
A arte deslumbrante e a qualidade das cartas também contribuíram para tornar essa coleção verdadeiramente inesquecível, tanto os personagens novos como lugares da história estão muito bem desenhados e representados. Com certeza, Wilds of Eldraine deixará muitas saudades.
Até o próximo!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar