Magic: the Gathering

Opinion

Top 10 melhores cartas de Strixhaven para Commander

, Comment regular icon1 comments

Neste artigo listo as dez melhores e mais divertidas cartas de Strixhaven para Commander, na minha opinião. Vamos conferir?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Olá, queridos leitores e leitoras! Tudo bem com vocês? Acredito que todos estão ansiosos para começar as aulas em Strixhaven, a escola de magia mais incrível do multiverso. O set novo vem com cartas muito interessantes para o Commander, desde mecânicas que melhoram decks de spellslingers de todas as cores, modais que trazem utilidade e versatilidade de uma forma poderosa e divertida, comandantes novos para experimentar e brincar, etc. Nesse artigo eu vou trazer as dez melhores — e mais divertidas — cartas do set na minha opinião, sem nenhuma ordem específica. Então sem mais delongas, sentem-se, peguem seus cadernos que a aula está prestes a começar!

Ad

Loading icon

Conheçam Lilia-- digo, Professora Onyx, que jamais vimos antes, não é mesmo? Essa “nova” planeswalker nos mostra o quanto magecraft pode ser forte. Uma coisa que ela e outras cartas com essa nova habilidade trazem ao Commander são combos infinitos com Chain of smog, pelo fato da habilidade ser ativada quando mágicas são copiadas também.

As habilidades ativas da professora são bem efetivas, principalmente o -8 que pode acabar com o jogo na hora com todos os oponentes ficando no mínimo sem cartas na mão (e aqueles que não têm cartas para descartar vão tomar 18 de dano de graça).

As utilidades de Onyx são variadas: pode ser uma peça de combo em decks com preto para se reunir com Chain of smog e ganhar o jogo com duas peças; pode ser uma ferramenta de interação com a mesa, que sacrifica as criaturas mais fortes dos seus oponentes, fazendo dela uma opção interessante para comandantes que se beneficiam disso, como Tergrid, god of fright; ela possui uma ultimate avassaladora, tornando ela útil em decks de superfriends no estilo de Atraxa, Praetors' Voice, além de poder também encher seu cemitério e colocar cartas na sua mão de um jeito similar a Ransack the Lab.

Enfim, essa carta apresenta uma versatilidade fenomenal, tem potencial para se encaixar em várias builds, principalmente em decks monoblack que perdem muita vida fazendo mágicas, como K'rrik, Son of Yawgmoth, compensando com o ganho de vida na habilidade de magecraft. Logo, se você estiver correndo atrás de uma planeswalker versátil para seu deck com preto, a Professora Onyx é uma ótima opção!

Loading icon

Beledros, a dragão anciã de Witherbloom, é maravilhosa. Ela cria presença de mesa com os tokens de peste, que interagem super bem com as cartas de sacrifício presentes em preto e verde no geral, como Ayara, first of locthwain e Savra, Queen of the Golgari. Ela também gera um valor enorme com a sua habilidade ativa, permitindo você dobrar a mana de seus terrenos, fazendo com que mágicas de custo X (Animist’s awakening, Torment of hailfire e Exsanguinate, etc.) e outros tipos de big spells (como Avenger of Zendikar) se tornem muito mais fáceis de se conjurar. Beledros possui uma build central de sacrifício, usando as pestes para ganhar vida e gerar valor, gastando vida depois para dobrar a sua mana em um turno e fazendo várias jogadas impactantes na mesa.

Ela é uma ótima comandante, mas acredito que infelizmente não é uma carta tão impactante nas 99. Pode ser útil em decks de tokens e sacrifício com verde e preto devido às suas habilidades. Então, caso você esteja à procura de uma comandante nova e poderosa para fazer um deck em torno, considere a fundadora da escola Witherbloom!

Loading icon

A maioria dos dragões anciões dessa coleção são feitos para o Commander, e Shadrix me chamou a atenção pelo seu aspecto político dentro e fora da zona de comando. Nesse set, a Wizards deu uma atenção à politicagem através da escola Silverquill, tanto que o deck pré-construído de Commander deles — que não vou comentar neste artigo — possui a negociação como uma de suas temáticas. O fundador dos Silverquill consegue ajudar outros jogadores, normalmente em troca de favores ao longo da partida, o que torna ele um comandante muito viável para decks de group hug também.

Ad

Fora da zona de comando, Shadrix ainda é ótimo para decks políticos e de group hug. Um comandante que combina muito com ele é Kenrith, the returned king, que dá acesso a mais cores e assim acesso a mais ferramentas dentro dos arquétipos que citei. Logo, se você quiser usar sua língua de prata (perdão, não resisti) para negociar e ganhar, Shadrix Silverquill vai te auxiliar nos acordos e favores!

Loading icon

Velomachus é uma máquina de combate e valor. Pelo seu custo, ele é um ótimo corpo com vigilância, ímpeto, voar e a capacidade de te oferecer valor gratuito baseado no poder dele. Quando penso nele na zona de comando, me vêm duas coisas em mente: Sunforger e Combates extras. Essas cartas funcionam muito bem em torno dele, Sunforger por aumentar o poder dele e ser uma toolbox interessante e útil, podendo tutorar o que você precisa no momento certo. A outra build possível é a de combates extras, já que muitas mágicas desse tipo custam 5 manas ou menos, como Seize the day, World at war e Savage beating, permitindo que Velomachus conjure elas do topo do deck com sua habilidade desencadeada, assim permitindo que ele cause quantidades enormes de dano via múltiplos ataques e fases de combate.

Nas 99, o dragão Lorehold se encaixa como suporte em decks spellslinger, conjurando mágicas de graça do topo do grimório. Com a possibilidade de ter acesso a outras cores, ele também se encaixa bem em decks de combates e turnos extras, como Narset, Enlightened Master. Ele é muito forte mesmo fora da zona de comando, podendo sequenciar vários combates um seguido do outro. Então, caso você queira partir para pancada e ainda gerar valor enquanto faz isso, Velomachus tem o conhecimento e a força que precisa.

Loading icon

Jadzi é uma MDFC extremamente forte. O lado de trás é um ótimo ramp caso você tenha muitos terrenos em mão e/ou em campo, porque se você controlar oito ou mais terrenos você pode descartar uma carta e retorná-la para sua mão, e depois pode conjurar a parte da frente que, além de se proteger por conta própria, possui um Magecraft muito impactante. Você pode manipular o topo do seu deck para jogar o que você quer praticamente de graça, ou pode brincar com a sorte — no pior dos casos, você rampa. Dá para ser bem criativo com essa carta, ela gera quantidades enormes de ramp e valor dentro e fora da zona de comando, fazendo as jogadas enormes e poderosas que verde e azul adoram fazer!

Loading icon

Essa carta possui um lugar especial no meu coração, não só por ser da minha escola favorita (Quandrix), mas por ser extremamente forte, divertida e com muito potencial. A capacidade de criar uma ficha 80/80, por exemplo, é algo que pode ser muito bem explorado. Mesmo sendo uma ficha sem proteção ou evasão, caso consiga dar evasão para ela (algo que não é muito difícil em verde e azul), você pode eliminar um oponente da mesa.

Eu coloquei essa carta na lista por opinião pessoal, mas ela abre alas para vários tipos de jogadas interessantes, como, por exemplo, usar Riku of two reflections para copiar a mágica e criar duas fichas enormes, assim permitindo que você tenha poder em dobro, e seus oponentes, problema em dobro.

Ad

Loading icon

Nessa coleção, as cores de Boros, representadas pela escola de Lorehold, receberam uma repaginada geral nas mecânicas, tornando-se extremamente versáteis. Hofri é um comandante que foca em utilizar as criaturas para gerar valor, sacrificando-as para gerar espíritos mais poderosos que suas versões originais com seu efeito de lorde, tornando ele um comandante bom tanto para valor quanto para ir ao combate. Ele também possui um potencial interessante como um suporte em decks tribais de espíritos, principalmente no estilo de Kykar, Wind’s Fury, podendo sacrificar as criaturas para gerar mana vermelha, criar cópias delas e depois ir ao combate com esse valor extra. Toda essa versatilidade e possibilidades de builds que podem ser feitas em torno dele e com ele, permitem uma maior variedade criativa nos decks Boros no geral, e foi isso que me chamou a atenção para colocar ele nessa lista. Quanto mais variedade no Commander, melhor, e ver cartas como o Hofri me deixa muito feliz e animado com o que podemos ver no futuro!

Loading icon

Essa carta é muito interessante por permitir você copiar qualquer mágica de criatura, até mesmo seu comandante, criando interações como dois Kalamax, the Stormsire ou duas Koma, Cosmos Serpent, tudo isso por apenas duas manas. Essa carta, assim como Body of research, está nessa lista por ser bem forte e abrir espaço para ideias muito criativas, mesmo sendo bem direta e simples à primeira vista. Acredito que ela possui um enorme potencial em quase todos os decks com verde e azul que se beneficiariam de ter uma cópia do seu comandante na mesa, gerando um valor enorme por pouca mana.

Loading icon

Esse boardwipe é um dos melhores dentro de Golgari que já vi, principalmente se você possui um jogador no seu grupo com um deck de tokens ou um tribal de bichos pequenos muito forte. Se esse for o seu caso, essa carta não só vai limpar a mesa deles, como também vai te rampar e permitir jogadas maiores no mesmo turno. Eu vejo muito essa carta em decks que buscam fazer criaturas e permanentes grandes e que não possuem problema em perder suas criaturas de custo menor, um exemplo que citei logo acima seria a própria Beledros Witherbloom, que poderia gerar muito valor perdendo suas fichas de peste por vida e mana e também lidando com qualquer coisa de custo baixo dos oponentes. Então, caso esteja buscando algo para lidar com ameaças menores, esse ritual é ótimo para você!

Loading icon

Essa carta é com certeza a mais interessante da lista e uma das mais fortes. O lado da frente é uma criatura consideravelmente grande com um efeito que, ou atrasa os oponentes, fazendo eles pagarem mais por suas instantâneas e feitiços, ou permite a você se aproveitar das mesmas, copiando-as para si. O lado de trás desse card é perfeito para o começo de jogo no group hug, onde o plano de jogo normalmente consiste em ajudar a todos no começo do jogo, e o da frente é ótimo para o late game desse arquétipo, para conseguir se aproveitar da vantagem que você deu aos seus oponentes copiando as mágicas deles e saindo na frente para a vitória.

Ad

Conclusão

Então meus queridos(as), deu para ver que Strixhaven está com ótimas cartas novas para Commander, sem contar os reprints maravilhosos nos Mystical Archives em artes únicas e super lindas.

Para os próximos artigos, estou pensando em fazer algumas deck techs, principalmente com decks budget para ajudar os iniciantes e, quem sabe, falar um pouco sobre cEDH, já que o meu interesse nessa parte do formato está crescendo — e junto disso está a minha vontade de escrever sobre. Espero que tenham gostado desse artigo e que ele tenha sido útil para vocês! Deixem seu feedback nos comentários, amo todos vocês, desejo muitos topdecks nos seus jogos e que tenham um ótimo dia!