Magic: the Gathering

Review

6 bons Comandantes para surpreender em CMD 500

, Comment regular icon1 comments

Neste artigo falarei sobre 6 comandantes que podem surpreender seus oponentes no CMD 500.

Edit Article

Introdução

Fala galerinha, dessa vez vou trazer um artigo um pouco diferente para vocês! Separei 6 comandantes que podem ser interessantes para serem utilizados no Commander 500, já que foi mencionado que a terceira edição deste torneio que está por vir, ainda este ano, creio que isso possa inspirar aqueles que querem inovar no formato e informar sobre decks que podem aparecer.

O meta geral do CMD 500 roda ao redor do Midrange, pela falta das melhores pedras de mana, tutores e de algumas wincons serem quase impossíveis de serem usadas no formato, vencer os jogos cedo é sempre um desafio, é claro que existem possibilidades de se fechar o jogo mais cedo, como vir com uma mão muito propícia. Estas ocasiões não ocorrem com tanta frequência, justamente por conta da falta de consistência que os decks acabam tendo, porém muitos decks conseguem ignorá-la total e veremos hoje alguns comandantes que podem entrar neste metagame e fazer a diferença.

Ad

Comandantes

Antes de começar a discorrer sobre cada um deles individualmente, falarei um pouco sobre meus critérios acerca das escolhas. Como todos que jogam Commander sabem, os comandantes tendem a ser uma peça chave do deck e no Commander 500 isso não é diferente. Os comandantes aqui separados fazem uma ou mais das coisas que falarei a seguir:

- Viabilizar um combo ou alguma nova estratégia.

- Suprir alguma necessidade do deck, seja garantindo cartas ou valor, acelerando sua mana, atuando como uma remoção ou como um tutor.

Alaundo the Seer

Loading icon

Loading icon

Esse comandante tem uma forma interessante de te gerar valor, semelhante ao que a Jhoira of the Ghitu faz, mas ele consegue fazer melhor, seu efeito consegue te jogar muito para frente muito fácil, te acelerando. Permite conjurar mágicas sem pagar o custo, te gerando card advantage e ainda te permite ganhar os jogos, como um Isochron Scepter, funcionando como outlet, mesmo sem você ser capaz de gerar mana infinita. Além disso, comba com cartas como Kiora’s Follower encantado com Pemmin’s Aura ou Freed from the Real, e uma permanente que consiga te gerar mais de uma mana azul.

As cores Verde e Azul também oferecem diversas mágicas e criaturas para que seja possível desvirá-lo, assim conseguindo, mesmo sem o combo em campo avançar em busca dele gerando vários efeitos diferentes de untap no Comandante. Cartas como Ancestral Vision, Gaea's Will, Inevitable Betrayal, são bem baratas e podem ser conjuradas assim que exiladas, já que não possuem custo.

Loading icon

Sharuum the Hegemon

Loading icon

Loading icon

Essa comandante, é bem antiga no Commander e possui diversos combos envolvendo a comandante, ela é lenta mas ainda não foi bem representada no 500, eu já escrevi um artigo sobre ela podem conferir ele aquilink outside website, o deck precisa de uma atualização e uma vez que em New Cappena lançaram Tivit, Seller of Secrets que possui um combo mais simples que o dela, mas chama muito mais atenção, justamente pelo seu lançamento recente, ela pode ser uma alternativa Esper que consegue usar vários combos no deck, mas parecer por parecer um deck mais lento do que ela realmente é, ela deve passar despercebida em muitas mesas e possui muita consistência em suas linhas, recomendo a todos que se interessarem a testarem o deck.

Sarulf, Realm Eater

Loading icon

Loading icon

Este comandante funciona de uma maneira diferente, ele não te gera card advantage, nem te acelera, não funciona como tutor, e também não é um combo. A ideia do deck está em volta de utilizar o mínimo possível de permanentes de custo baixo para poder abusar do efeito do comandante, e manter o campo sobre controle absoluto já que a a cada turno seu você ́pode simplesmente ir ameaçando a board enquanto seu comandante cresce, abdicar de ramps com dorks e utilizar mais ramps de mágicas como Nature’s Lore, Three Visits, Harrow e usar criaturas que vão gerar múltiplos marcadores no Sarulf como Fleshbag Marauder, Merciless Executioner e Plaguecrafter, que dão 3 marcadores para o comandante e ainda forçam os oponentes a perder criaturas. Esta linha mais voltada ao hard control mantendo o campo dos oponentes controlado e não dedicando slots para combos permite que o deck lide muito bem com quase todos os combos por meio do comandante ou com mágicas de remoção e cartas para se proteger de decks que combam de Thassa como Turn the Earth. Acho que esse deck consegue achar seu espaço no metagame, se consolidando como um deck Midrange Beatdown, que vai avançando o jogo fazendo trocas 2 por 1 e constantemente colocando seus oponentes em cheque.

Ad

Loading icon

Rocco, Cabaretti Caterer

Loading icon

Loading icon

O Rocco, é um comandante com uma proposta interessante, ele é um tutor na zona de comando, nas cores Naya isso pode garantir a consistência que a cor precisa para ter resultados expressivos no formato. Ele seria um ótimo comandante para um deck com todos os dorks e alguns rituais, além de ferramentas para devolvê-lo para a sua mão como Wirewood Symbiote para retorna-lo para mão e ir buscando as criaturas que precisa direto para o campo, assim como o Yisan, the Wanderer Bard consegue fazer, mas sem ter de respeitar uma escada de valores de mana, colocando o board dos inimigos sob controle enquanto fica cada vez mais próximo de combar.

Loading icon

Sua habilidade é menos eficiente que a do Yisan, mas o Rocco consegue ter acesso a criaturas muito mais relevantes como Thalia, Guardian of Thraben, Archon of Emeria e Arena Rector, além de rituais, outras formas de card advantage, e efeitos como Silence.

Prosper, Tome-Bound

Loading icon

Loading icon

É difícil ver essa combinação de cores indo bem, mesmo com decks como Anje Falkenrath, e Chainer, Nightmare Adept, que já se mostraram no formato, mas não foram tão bem, o Prosper tem uma engine de card advantage e ramp embutidos nele e se você montar o deck para só ter ferramentas de card advantage que sejam baseadas no exílio, você vai acelerar muito o deck. Agora, somando isso a cartas como Storm-kiln Artist, Professional Face-Breaker, Birgi, God of Storytelling e Xorn, além de todos os outros suportes a tesouros e a mecânica de jogar cartas do exílio, desta forma é possível ter ferramentas no deck para funcionar como um Rakdos Storm conjurando diversas mágicas e criando tesouros com elas e usando de payoff cartas como Disciple of the Vault, para causar dano toda vez que você quebrar um tesouro. Podendo também fechar os jogos com um Tendrils of Agony.

Loading icon

Jan Jansen, Chaos Crafter

Loading icon

Loading icon

Jan Jansen é uma evolução da Magda, Brazen Outlaw em termos de facilidade em combar e mesmo que ele não busque seu combo como ela faz, ele tem acesso a Silence, e a tutores pretos como Wishclaw Talisman, Dimir House Guard e mais tutores de artefatos como Oswald Fiddlebender, além de ser interessante usar também Kuldotha Forgemaster, que consegue fazer o mesmo que a Magda em termos de tutor.

Loading icon

Ad

Ele também funciona como um acelerador do jogo e facilita o uso de Skullclamp para gerar muito card advantage em conjunto com as fichas geradas pelo próprio comandante, não podemos esquecer que os suporte que o vermelho tem para tesouros como Xorn são essenciais para gerar mais valor ainda a densidade de boas cartas para o deck, que não são caras facilita o deck se adequar ao CMD 500.

Finalizando

Espero que tenham curtido esse artigo, com este comandantes cheirosos que podem e deveriam ser utilizados para surpreender seus oponentes nas mesas de CMD 500.

Se você acha que tem outro comandante que deveria estar aqui, comente-o, que ele pode aparecer no próximo artigo, mas este fica por aqui, boa semana e boas mesas