Magic: the Gathering

Game Guide

Rankings no MTG Arena: o que são, como funcionam e como subir!

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, falarei sobre o modo ranqueado do MTG Arena - o que é, como funciona, quais os tipos de Ranks e suas premiações.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala, pessoal! Tudo bem com vocês? Eu sou o LJLourenço, e no meu artigo de estreia na Cards Realm vou falar sobre o modo Ranqueado do MTG Arena, trazendo um guia com informações para conhecer melhor esse modo de jogo.

Para aqueles que estão começando no MTG Arena, algumas coisas podem parecer um tanto quanto confusas sem um conhecimento maior sobre cada particularidade do jogo.

Uma dessas particularidades é o sistema de Jogo Ranqueado. Neste artigo, vamos destrinchar o máximo possível sobre esse sistema para que até mesmo aqueles jogadores familiarizados com o Arena possam aprender um pouco mais sobre ele.

Ad

O que é o modo Ranqueado do MTG Arena?

Em poucas palavras, as Partidas Ranqueadas do MTG Arena são um modo utilizado para emparelhamento de uma partida, para qualificação de eventos especiais e para definir recompensas no final de cada temporada.

Mais à frente, trago tabelas com as informações de cada ranking e premiações.

Quais eventos utilizam o modo Ranqueado?

O sistema de Rankings do MTG Arena é dividido em dois formatos principais: Construído e Limitado.

O Construído é a forma mais comum de se jogar, onde o jogador se sente mais livre ao construir seu deck, com cartas de sua coleção, dentro de cada formato.

Existem 4 tipos de formatos no Construído que utilizam o Ranking, tanto no BO1 (Melhor de 1 partida) quanto no BO3 (Melhor de 3 partidas): Standard, Alchemy, Historic e Explorer.

Até a elaboração deste artigo, não existe modo Ranqueado para os formatos Standard, Brawl e Historic Brawl.

Image content of the Website

Já no Limitado, o jogador recebe um número limitado de cartas de uma determinada coleção para construir teu deck em um evento. Para o Limitado, temos o Draft (somente em partidas BO1) e o Selado, que utilizam o sistema Ranqueado.

Nesses formatos, sua classificação no Ranking é utilizada para determinar quem são seus oponentes, combinando você com outros oponentes que têm aproximadamente ou a mesma classificação que você.

Você pode também escolher não jogar nos modos Ranqueados, e isso não afetará sua classificação nos Rankings. Esse modo é uma boa opção para jogadores mais novos, possibilitando que ganhem mais experiência de jogo e estratégias sem afetar o seu Ranking.

Image content of the Website

No modo Play também podem ser partidas BO3 (melhor de 3).

Quais são os tipos e níveis de Rankings?

Existem os seguintes Rankings: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante e Mítico.

Quanto mais vitórias em cada Ranking, mais você avança para o próximo. O MTG Arena utiliza os mesmos tipos de Rankings para o Construído e para o Limitado, mas com formas diferentes de cálculo para subir ou descer no Ranking.

Do Bronze ao Diamante, todos começam no Nível 4 e vão até o Nível 1. Ao passar do Nível 1, você sobe para o próximo Ranking (no Nível 4). Abaixo tem uma tabela para melhor exemplificação:

Rankings e Níveis para o Construído:

Image content of the Website

Rankings e Níveis para o Limitado:

Image content of the Website

Para o Ranking Mítico, alcançado após o Diamante Nível 1, falaremos mais a frente, pois ele é o mais alto escalão dos Rankings e merece uma atenção maior para explicá-lo.

Quais são os prêmios de cada Ranking?

Dependendo de onde você está no Ranking, no final de cada temporada (que dura cerca de 1 mês), você recebe Boosters, Cosméticos e Ouro. Quanto mais alto você estiver no Ranking, maior é a sua premiação.

Ad

Premiação no final de temporada para o Construído:

Image content of the Website

Premiação no final de temporada para o Limitado:

Image content of the Website

Como e quando o ranking é redefinido?

Quando a temporada acaba, o Ranking é redefinido para todos os jogadores de acordo com quanto o jogador subiu na escada do Ranking na temporada anterior.

Jogando regularmente, você terá vantagem na nova temporada começando em um Ranking e Nível mais altos. No entanto, o Ranking cai no final da temporada.

Veja a tabela a seguir:

Classificação   AnteriorNova Classificação
Bronze nível 4Bronze nível 4
Bronze nível 3Bronze nível 4
Bronze nível 2Bronze nível 4
Bronze nível 1Bronze nível 3
Prata nível 4Bronze nível 3
Prata nível 3Bronze nível 3
Prata nível 2Bronze nível 2
Prata nível 1Bronze nível 2
Ouro nível 4Bronze nível 1
Ouro nível 3Prata nível 4
Ouro nível 2Prata nível 3
Ouro nível 1Prata nível 2
Platina nível 4Prata nível 1
Platina nível 3Ouro nível 4
Platina nível 2Ouro nível 4
Platina nível 1Ouro nível 3
Diamante nível 4Ouro nível 3
Diamante nível 3Ouro nível 2
Diamante nível 2Ouro nível 2
Diamante nível 1Ouro nível 1
MíticoPlatina nível 4

Como funciona o Ranking e as pontuações no Arena?

Vimos até agora que existem cinco Rankings com 4 Níveis cada, e o Ranking mais alto, o Mítico. Cada jogador começa no 4º Nível e depois avança até chegar ao 1º Nível de cada um desses 5 Rankings. Cada vitória faz com que você avance etapas necessárias para alcançar o próximo Nível. Cada Ranking tem uma quantia necessária de vitória para poder subir de nível.

Porém, com exceção do Ranking Bronze, onde as derrotas não fazem você descer de nível, as derrotas no outros Rankings fazem com que você caia de nível conforme a quantidade de derrotas. Após subir de Ranking (do Prata para o Ouro, por exemplo) você não cai para um Ranking anterior, apenas cai de nível.

Veja as tabelas abaixo:

Ad

BO1   Construído
ClassificaçãoPassos ganhos com vitóriaPassos Perdidos com PerdaEtapas necessárias para avançar um nível
Bronze206
Prata216
Ouro216
Platina116
Diamante116

BO3   Construído
ClassificaçãoPassos ganhos com vitóriaPassos Perdidos com PerdaEtapas necessárias para avançar um nível
Bronze206
Prata226
Ouro226
Platina226
Diamante226

BO1   Limitado
ClassificaçãoPassos ganhos com vitóriaPassos Perdidos com PerdaEtapas necessárias para avançar um nível
Bronze204
Prata215
Ouro215
Platina115
Diamante115

Sobre o Ranking Mítico

Chegando ao Ranking Mítico, algumas coisas precisam ser ditas. A primeira coisa é: parabéns! Você chegou no mais alto Ranking do MTG Arena e agora tem um lindo ícone Mítico ao lado do seu nome no jogo.

No entanto, diferente dos Rankings anteriores, o Mítico não é classificado com Níveis de 4 a 1. Ele é definido primeiramente por uma porcentagem e, após isso, por uma ordem numérica que define os mais altos níveis de jogadores que alcançaram esse Ranking.

Essa porcentagem mostra o teu percentual como jogador, ou seja, se você está em Mítico 85%, significa que você está a frente de 85% dos jogadores que também estão no Mítico. Após você alcançar os 100%, você recebe uma classificação de 1 a 1200.

Chegando ao top 1200, você precisa lutar constantemente para manter sua classificação, pois outros jogadores estarão lutando arduamente para superá-lo.

Mas afinal, compensa jogar Ranqueado para pegar Mítico no Arena?

Essa é uma pergunta um tanto quanto polêmica para responder. Há quem diga que, sim, compensa pegar mítico, pois se mantendo no topo desse Ranking você pode chegar a ser convidado (ou classificado) para eventos maiores que a WotC organiza, como, por exemplo, o World Championship.

Ad

Entretanto, há quem diga (e aqui pode ser uma opinião da maioria) que não vale o esforço, pois a premiação no final de temporada pode ser medíocre se comparada com o tempo dedicado para se manter no Mítico e, ainda sim, estando no mítico, pode ser que não consiga uma classificação o suficiente para ser convidado para um evento da WotC.

Então acaba dependendo do objetivo e tempo de cada jogador.

Conclusão

No final, tudo vai depender de muitos fatores a se levar em conta. Se você quiser realmente se classificar para um evento World Championship, a tua dedicação será absurda, com decks completos (e complexos) e fortes o bastante para se sustentar entre o topo do Mítico.

Se você quiser apenas estar entre os melhores jogadores do MTG Arena para enfrentar os jogadores mais experientes, com os melhores decks para você ganhar experiência e habilidade no jogo, também pode ser interessante alcançar o mítico. É válido passar por essa experiência e formar a própria opinião.

O MTG Arena leva em consideração todo o tipo de jogador, do mais casual ao mais competitivo. O que importa é abrir o MTG Arena, montar e escolher o teu deck favorito e jogar para se divertir!

Vou ficando por aqui, até o próximo!