Sobre o Deck
Jeskai Ephemerate, Jeskai Wildfire ou Jeskai Energy é um deck control que existe no formato já há bastante tempo, tendo encarnado em algumas versões ao longo de sua história, mas sempre envolvendo a poderosa interação entre as lands artefato indestrutíveis e Cleansing Wildfire, que permite gerar valor duplo, acelerando a curva de mana enquanto você compra um card.
O deck utiliza Archaeomancer e Ephemerate, que juntos possibilitam lockar o jogo de várias formas. O Jeskai reúne o poder das remoções vermelhas com a recursão que a cor branca pode proporcionar e todo o arsenal da cor azul, com anulações e cantrips que irão contribuir para o plano de jogo.
Ad
Atualmente, utilizamos a mecânica de energia como combustível para Galvanic Discharge, que é a principal remoção nessa lista. Tune the Narrative entra como mais uma fonte de energia e sendo capaz de reutilizar as mágicas em seu cemitério você poderá manter os marcadores de energia sempre em um bom número. Jolted Awake é outra adição que traz mais recursão para o deck e que se encaixa bem na mecânica de energia.
Augur of Bolas é uma carta chave nessa lista, funcionando muito bem com Brainstorm e o próprio Ephemerate, colocando mais recursos na mão e atuando como um excelente bloqueador. Mulldrifter é outra carta bem poderosa aqui, um corpo 2/2 com flying que é capaz de interagir perfeitamente com Ephemerate para gerar um valor absurdo, uma carta que nunca sai de moda no formato.
Kenku Artificer e Murmuring Mystic são os principais finishers da lista, cumprindo papéis bem parecidos, povoando a mesa e se beneficiando principalmente do lock de Archaeomancer + Ephemerate.
Já Goliath Paladin é outra criatura de extremo valor nessa lista, podendo extrair o máximo de seu potencial através de Ephemerate e abusar da mecânica de Dianteira.
Mulligan e Postura de Jogo
Esse deck é o que mais se aproxima da postura de um deck control no Pauper. É comum nesse formato que qualquer deck com Counterspell ou algumas remoções sejam chamados de control, mas a verdade é que um verdadeiro control utiliza pouquíssimas condições de vitória e faz pouco uso de criaturas, como o exemplo do Turbo Fog ou do Golgari Gardens. O Jeskai Ephemerate se aproxima muito desses dois, mas ainda possui uma postura mais midrange, seguindo um plano de valor.
Uma mão inicial ideal deve conter ao menos dois land drops, o ramp, cantrips e remoções para iniciar o plano de jogo. À medida que você vai acelerando a curva de mana e gerando valor com card advantage, você se verá vários turnos à frente do oponente e poderá então controlar a mesa lockando o jogo.
Guia de Sideboard
Vs. Kuldotha Red
Kuldotha continua em alta no formato e se mantém como um dos decks a ser batido atualmente devido sua forte consistência. O Jeskai é um dos decks que acredito ter uma boa match up contra Mono-Red, mesmo atualmente, com a versão mais consistente do aggro estando tão presente.
Breath Weapon é uma das melhores cartas contra Kuldotha e o acesso à Galvanic Discharge facilita lidar pontualmente com as ameaças, o que não era tão tranquilo assim com Skred, que depende das lands nevadas.
Ad
O plano de jogo aqui é se manter vivo tempo o suficiente para poder limpar a mesa e começar a atacar. Murmuring Mystic e Kenku Artificer são excelentes criaturas para gerar valor e segurar o jogo. God-Pharaoh’s Faithful é uma das melhores cartas nessa match up.
Side in
Side out
Vs. Grixis Affinity
Aqui temos uma match bem complicada. Poderia dizer que antes de MH3 era até equilibrada, mas a configuração atual do metagame e as atualizações que o Affinity recebeu tornam essa match complexa, até mesmo com acesso à Dust to Dust. Porém, nessa situação temos acesso somente à Cast into the Fire, que terá de ser suficiente.
Refurbished Familiar é de longe a carta mais opressora do Grixis atualmente, podendo entrar em jogo já no turno 2 e atacando os recursos da mão, além de ser um 2/1 flying que pode retornar facilmente com Blood Fountain e é um artefato. O plano aqui é conseguir lockar o jogo no g1 e gerar mais valor que o oponente e atacar com os hates no g2 seguindo a mesma linha de pensamento.
Side in
Side out
Nesse jogo, eu prefiro ir com 61 cartas pós-side, pois tem muitas cartas que preciso ter e não gostaria de abrir mão de nenhuma delas.
Vs. Golgari Glee
Para essa match up iremos levar em consideração o Jund Glee, que atualmente é a versão mais jogada. Inicialmente, o deck tem um plano bem parecido com o do Jeskai, gerando valor com ramp e card advantage, até começar a colocar em jogo suas peças, com o combo sendo o centro de tudo, mas tendo capacidade de jogar sem depender dele inteiramente.
Nessa match você precisa guardar as remoções e os counters para o momento certo, fazer valor com as criaturas e os locks e estar sempre atento para lidar com as ameaças do oponente no momento certo. Pós-side os mesmos hates usados contra Affinity podem ser úteis aqui.
Side in
Side out
Vs. Dimir Faeries
Dimir Faeries têm aparecido novamente no metagame em uma versão usando Sneaky Snacker e The Modern Age em um plano de jogo mais lento. Essa match up é bem equilibrada, mas acredito que esteja levemente favorável para o Jeskai. Ter acesso à cor vermelha dá uma certa vantagem, principalmente por conta de Breath Weapon e Red Elemental Blast, que são cartas muito boas contra fadas.
Side in
Side out
Ad
Vs. Gruul Ramp
Esse é um jogo bem complicado e que pode facilmente sair do controle. Galvanic Discharge nem sempre é suficiente e o início lento do Jeskai acaba dando espaço demais para o Gruul. Como lidar com uma mesa cheia é bem complicado, a saída aqui é tentar fazer Murmuring Mystic ou Kenku Artificer o mais rápido possível e tentar povoar a mesa com bloqueadores enquanto vai removendo o que puder da mesa oponente.
Side in
Side out
Considerações Finais
Em um metagame dominado pelos aggros, o Jeskai Ephemerate é uma excelente opção que pode se sobressair contra outros midrange e control e garantir bons resultados. O deck ainda é um bom deck e que, com o plano certo, consegue jogar contra os melhores arquétipos do formato.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter