Magic: the Gathering

News

O Barato do Magic: Penny Dreadful

, updated , Comment regular icon0 comments

Buscando um formato mais barato que o pauper e tão competitivo quanto? Sua busca chegou ao fim, aqui começa a diversão!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Então você entrou no MTGO porque o COVID-19 atacou e você não podia ir mais as lojas, correu para os formatos construídos mais populares, montou seus decks favoritos no pauper e no pioneer, arrasou nos campeonatos frees aqui da Cards Realm, premiou tudo o que podia e agora quer novos desafios? Ah, mas não quer gastar muito? Sem problemas, hoje nós vamos falar de um formato suportado pela comunidade que é muito competitivo, tem excelentes torneios - gratuitos para entrar e com premiação interessante -, tem rotação e acima de tudo, é muito barato!

Ad

Eu sei que a promessa de formatos baratos geralmente nos deixa com um sabor amargo na boca, isso porque usualmente esses formatos alternativos nos limitam de alguma maneira. Seja na raridade das cartas, seja em sua quantidade ou em seu valor. Infelizmente esse formato não foge a essa regra, ele tem um limitador baseado em valor e é bem severo! O seu nome? Penny Dreadful!

Não, não é um formato que só permite cartas de vampiros e fantasmas, esqueça a série, ou quase! Conversando com o amigo Diogo Leal, descobri que existe um arquétipo chamado Eva Green no Legacy e claro que dei uma adaptada, tão bem quanto minhas parcas habilidades de deckbuilder permitiram, para brincar um pouco com ele no Penny.

Loading icon

Você deve estar se perguntando, e qual é a limitação? Eu respondo: esse formato só permite cartas que custem 0.02 tix ou menos, isto é, cartas que custem no MTGO até dois centavos de tix, daí o penny (centavo)... Isso era o que eu pensava, na verdade, segundo a gamepedia, o nome é o mesmo de uma série de livros produzidas durante o século XIX no Reino Unido e que custavam muito pouco.

_ Ah, mas um formato que só permite cartas de 2 centavos deve ser um lixo!

Eu sei que você, jogador mais "paradigmático" portador do monóculo, pensou isso. E para você eu digo, com toda a delicadeza do Sérginho do Ingá:

Image content of the Website

Animate Dead, Frantic Search, Aetherling, Treasure Cruise e Ajani Goldmane são apenas alguns exemplos das cartas que estão disponíveis no formato, nesta décima oitava temporada. Dá uma olhada nas listas que fizeram 5-0 na liga e 7-0 em um dos torneios que rolam no gatherling, respectivamente:

Loading icon

Loading icon

Como já falei, a única regra para o formato é essa: você só poderá usar em seu deck cartas que custem 0.02 tix ou menos - sim, no MTGO podemos ter cartas que custem 0.001! É um formato construído, com no mínimo 60 cartas no deck e 15 cartas no sideboard. E como de costume, você só poderá usar no máximo 4 cópias de de uma mesma carta, exceto para terrenos básicos.

A legalidade das cartas é definida uma semana após o lançamento de uma nova coleção no standard do MTGO, quando os preços são verificados a cada hora durante uma semana. Qualquer carta que tenha mantido seu preço entre 2 centavos ou menos, na metade dessas verificações ao menos, são válidas na temporada. Atualmente estamos na décima oitava temporada (ZNR), acabamos de sair da décima sétima (M21), e a cada rotação todas as cartas da coleção nova são validadas no formato três semanas após seu lançamento, período normalmente em que os preços se ajustam.

E para você que anda um pouco desanimado com os constantes banimentos, tenho uma ótima notícia! O formato não possui cartas banidas justamente porque ele se auto regula muito bem! A cada três meses, com as verificações dos preços, os decks que ficaram muito populares no formato acabam perdendo muitas - senão todas - as suas principais cartas, e aí está a sua maravilha, mesmo perdendo o deck inteiro, você não perde nem 1 tix! E com o programa de empréstimos da cardhoarder - que patrocina alguns dos principais eventos aqui da Cards Realm e do Penny Dreadful - não existe lista que não possamos testar!

Ad

Como iniciante eu admito que às vezes deixo de tirar o máximo do formato por não conhecer muito as cartas mais antigas, e nem em como elas podem interagir umas com as outras (o formato tem mais de dez mil cartas válidas!). Mas pela mesma razão é um excelente formato para conhecer cartas, decks e combos que somente um jogador com anos de experiência no Magic conheceria. E se isso ainda não foi o suficiente para te convencer a testar esse formato, aqui vai mais uma boa razão: aprimorar seu deckbuilder!

A comunidade brasileira tem, cada vez mais, entrado no formato e dispomos de um grupo no whatsapplink outside website onde inúmeros e bons jogadores falam do formato e trocam ideias de listas e interações, mas caso domine o idioma inglês, ou domina fluentemente o google translate assim como eu, o grupo no discordlink outside website certamente é o principal point da comunidade. É onde, inclusive, ocorre a comunicação oficial dos torneios.

E por falar em torneios, você pode participar deles acessando https://gatherling.com/link outside website. E toda a explicação oficial do formato, o metagame e as ligas podem ser encontrados no site oficial https://pennydreadfulmagic.com/link outside website, claro que estão em inglês, mas o motivo de eu ter falado primeiro do grupo no whatsapp é justamente porque lá as dúvidas que vocês venham a ter podem ser tiradas em nosso querido idioma.

Com a convicção de que você sabe como participar dos eventos no gatherling, me prenderei no aspecto que acho mais legal no formato, as ligas. Neste ponto os jogadores mais experientes, acostumados que estão a jogar as ligas tradicionais do MTGO, sabem exatamente do que estou falando. Durante uma temporada você pode se cadastrar na liga, com uma liga ativa você precisa fazer cinco jogos e a cada cinco jogos completos, você completa uma corrida, como é denominado. A cada corrida você vai pontuando e ao final da temporada os oito melhores da liga são premiados. Você pode entrar em uma liga a qualquer momento durante a temporada e pode participar de quantas quiser, sempre uma de cada vez. Vale pontuar que ao terminar a sua primeira corrida, se você nunca jogou, você ganha um tix de premiação.

Nesta altura do artigo eu espero já ter lhe despertado, no mínimo, a curiosidade e você deve estar se perguntando: _ Onde eu vejo as cartas válidas? Bom, no site oficial do formato você pode ter acesso a uma listalink outside website de todas as cartas válidas na temporada, mas a maneira mais simples de encontrar quais cartas podem ou não ser usadas para compor seu deck é usando o scryfalllink outside website, basta utilizar o filtro f:pd e caso tenha uma lista pronta e não esteja com paciência de checar carta a carta, sempre se pode usar o validador oficiallink outside website.

Por hoje me despeço de vocês e lhes desejo excelentes jogos!

Ad

Gostaria de ver mais algumas listas do formato? Quer ver alguns jogos? Que tal expandir esse artigo falando especificamente sobre as ligas ou os torneios? Deixe seu comentário aí embaixo, afinal esse é o barato do Magic!

Referências

https://pennydreadfulmagic.com/link outside website

https://mtg.gamepedia.com/Penny_Dreadfullink outside website

https://www.reddit.com/r/PennyDreadfulMTG/link outside website

http://pdmtgo.com/link outside website

https://scryfall.com/link outside website