Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon Commander: Riders of Rohan (Éowyn, Shieldmaiden)

, Comment regular icon0 comments

Uma análise baralho pré-construído de Commander de The Lord of the Rings: Tales of Middle-Earth, Riders of Rohan, comandado por Éowyn, Shieldmaiden. Temos também um guia e sugestões de como atualizar este deck temático de Humanos.

Edit Article

Sobre o Deck e sua Estratégia

Riders of Rohan
Riders of Rohan

A coleção The Lord of the Rings: Tales of Middle-Earthlink outside website é uma das mais esperadas dos últimos anos, realizando o aguardado encontro entre o universo de Magic the Gathering e a Terra Média, parte de mundo ficcional de J. R. R. Tolkien. Novas mecânicas e poderosas cartas compõem a coleção recheada de referências, sendo uma verdadeira tentação para os jogadores de Commander.

Ad

Faremos uma análise do Deck de Commander: Riders of Rohan (Magic Symbol UMagic Symbol RMagic Symbol W), observando suas cartas inéditas, estratégias, pontos fortes e apontando sugestões de melhoria.

Riders of Rohan tem como tema central os heróis entre humanos da Terra Média, apresentando muitos personagens lendários como nossa comandante Éowyn, Shieldmaiden, seu consorte Faramir, Steward of Gondor, Théoden, King of Rohan entre muitos outros sendo as lendas um possível tema secundário.

Os Reis dos Homens são representados neste baralho com o retorno da mecânica do Monarca, sendo esse mais um tema possível, e nesta linha temos o comandante secundário Aragorn, King of Gondor, um dos pontos altos de toda coleção.

Lista do Precon

Loading icon

O Precon Riders of Rohan segue a tendência de gerar valor por meio do combate, então falamos de um baralho bastante agressivo. A facilidade em gerar fichas de maneira passiva e a grande quantidade de amplificadores disponíveis o torna muito semelhante a um "go-wide".

A tática de inundar o campo com uma abundância de fichas e utilizar amplificadores para criar grandes ameaças aqui presente gera uma maior vantagem ao desencadear compras, novas fichas e outros recursos, extraindo máximo valor. Esta proposta é clara em nossa comandante, Éowyn, Shieldmaiden.

Pacotes do Baralho

Agrupamos a cartas dividindo-as por funções dentro de nossa lista: Aceleradores, Compra de Cartas, Interações e Amplificadores, para melhor entendimento deste artigo.

A Comandante: Éowyn, Shieldmaiden

Loading icon

Éowyn, Shieldmaiden possui um conjunto de características único capaz de causar grande impacto na partida desde sua entrada no campo de batalha.

Seu ataque e resistência robustos permitem sobreviver à maioria dos combates, em especial por estarem aliados a palavra-chave Iniciativa. Ainda que sua habilidade de criar fichas dependa da entrada prévia de outros humanos, devemos considerar o fato de este baralho ser um tribal de humanos e ter grandes capacidades de gerar fichas, logo, devemos ver a entrada de Éowyn como a entrada de 3 corpos - sendo dois deles com ímpeto e atropelar.

Em situações ideais, podemos já desencadear uma compra extra, na prematura rodada 4, impondo um forte ritmo a partida. Sua fragilidade pode ser vista na dependência de criaturas, no entanto, devemos antever que o conjunto de habilidades da comandante recupera rapidamente o campo de batalha caso seja alvejado por remoções. Outra qualidade consiste em recuperar a qualidade de cartas na mão por meio de compras recorrentes, repondo a posição de cada humano jogado no campo de batalha.

Tribal de Humanos

Baralhos tribais extraem benefícios de criaturas que compartilham um ou mais tipos, e neste caso nossas criaturas são reunidas pelo subtipo Humano. A equipe de design adicionou algumas excelentes criaturas de suporte sem o subtipo, tais quais Gimli of the Glittering Caves, Grey Host Reinforcements e trouxe a reimpressão de Dearly Departed, que poderiam permanecer no baralho sem prejuízos, mas como buscamos aumentar a sinergias recomendo a substituição.

Ad

A entrada de Captain Lannery Storm, Blade Historian e Adriana, Captain of the Guard garante grande ofensividade e preserva as funcionalidades da lista. Seguindo as mesmas premissa, um grupo de cartas é destinado a amplificar as forças da humanidade.

Loading icon

Dentre as possíveis alterações, escolhi deixar de lado cartas com maior preço e raridade para facilitar a obtenção por parte de novos jogadores. Inclusões como Myrel, Shield of Argive, Adeline, Resplendent Cathar, Drannith Magistrate, Serra Ascendant, entre outras figurinhas carimbadas são livres caso você tenha acesso às mesmas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Outro ponto importante é a entrada constante de criaturas do tipo escolhido no campo de batalha, e para este feito a equipe da Wizards recorreu ao uso de fichas - uma estratégia linear e eficiente aliada as mecânicas e estilo do deck.

Faramir, Steward of Gondor privilegia o uso do monarca, requisitando a coroa com grande frequência, sendo importante em sua manutenção. Também baseado na mecânica, temos Prince Imrahil the Fair.

Numa linha mais ofensiva temos Flamerush Rider e Riders of Rohan que criam novos atacantes e Lossarnach Captain desmantela as defesas do inimigo a cada turno.

Loading icon

Forth Eorlingas! é insana, apenas duas manas mais Magic Symbol X para criar fichas com atropelar, ímpeto e um corpo 2/2 e requisita a coroa, sendo uma das melhores cartas do gênero.

Oath of Eorl é forte no baralho uma vez que desencadeia a habilidade de nossa comandante repetidas vezes, semelhante à nossa adição Outlaws' Merriment que cria novas fichas de humanos com diferentes habilidades e ímpeto, todos os turnos.

Sunset Revelry é uma carta bem interessante, seu potencial é imenso: duas manas para comprar, criar fichas e ganhar pontos de vida não é nada mal.

As reimpressões Increasing Devotion e Visions of Glory são bem-vindas, contudo seus custos elevados e alta dependência de fatores para serem relevantes torna estas cartas questionáveis. Aqueles que optarem por multiplicadores de fichas ou outras formas de ampliar seus efeitos, vide Divine Visitation, podem fazer um uso bem melhor.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Ad

Aceleradores

Acelerações de mana na identidade Jeskai Magic Symbol UMagic Symbol RMagic Symbol W quase sempre é baseada em artefatos, e desta vez não é diferente. O baralho apresenta uma seleção simples e eficiente baseadas em algumas das melhores pedras de mana do formato. Senti falta dos sinetes Boros e Azorius, dada a alta dependência da mana branca, assim como a sempre boa Fellwar Stone.

Loading icon

A quantidade de terrenos é acertada, embora tenhamos um número reduzido de cartas da cor azul, e por isso reduzimos uma Ilha para dar entrada a 3 novas fontes de mana, sendo duas delas capazes de gerar Magic Symbol U para acertarmos a curva.

Recomendo fortemente que, na mão inicial, você opte por ficar quando tiver acesso a todas as cores, sendo por meio de terrenos e pedras de mana, uma vez que a ausência de verde reduz bastante o acesso rápido a correções de cor.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Compra de Cartas

Neste baralho encontramos duas formas primárias de vantagem de cartas.

A primeira são as compras e a seleção de cartas, tendo nas criaturas e artefatos uma forma de gerar uma vantagem expressiva por meio do combate. A comandante Éowyn, Shieldmaiden fornece uma compra extra por turno, e podemos ver de forma semelhante Boromir, Gondor's Hope e outras habilidades desencadeadas das cartas selecionadas.

Uma compra recorrente excelente é Folk Hero que adiciona compras sempre que jogarmos uma criatura do mesmo tipo que nosso comandante. Mesmo adicionando truques como Commander's Sphere e cartas que adicionam tempo podemos citar Verge Rangers, ainda corremos o risco de perder o fôlego após uma limpeza de mesa.

Corrigimos esta questão com a Coroa, a mecânica de Monarca, que ao final de cada turno garante uma compra adicional.

Truques e Compras

Loading icon

Monarca

Loading icon

Este baralho extrai grande força das interações com Monarca, recebendo inúmeros recursos sempre que temos em nossa posse o Emblema do Monarca, fichas extras, remoções, compras adicionais e muito mais.

Aragorn, King of Gondor é uma versão revisada e melhorada de Keeper of Keys, podendo ser inclusive o comandante principal sem maiores alterações. Para complementar, adicionei o bom e velho Keeper of Keys e removi Humble Defector, que neste baralho causa mais problemas do que soluções.

Ad

A manutenção do monarca muitas vezes requer manobras evasivas e o baralho conta alguma evasão além de Aragorn, King of Gondor. Na forma de criatura temos Frontier Warmonger e o já citado Lossarnach Captain, e nas mágicas Taunt from the Rampart e Call for Aid.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Interações

O uso de interações na forma de remoções são cruciais ao jogar contra oponentes múltiplos, e sua quantidade precisa ser vasta. A equipe de desenvolvimento teve atenção especial ao escolher as remoções para este baralho.

Foram reprintadas Swords to Plowshares e Path to Exile, duas das melhores remoções de criatura de todo o Magic. A inédita Lost to Legend que tem seu espaço reservado em todos os baralhos da cor branca. São exemplos fortes também as permanentes Court of Ire e Banishing Light na forma de encantamentos, além de excelentes criaturas como Palace Jailer e Cemetery Protector, sendo este adicionado para este artigo.

Loading icon

Para adicionar novas cartas, algumas retiradas são necessárias. Harsh Mentor é uma de minhas cartas favoritas, contudo, dependendo do jogo acaba por não ser tão eficiente, podendo abrir espaço para outras cartas mais sinérgicas como Coppercoat Vanguard, o mesmo para a recursão Marshal's Anthem, que pode ser substituída.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Riders of Rohan com Upgrades

Loading icon

Comandante Alternativo: Aragorn, King of Gondor

Aragorn, King of Gondor usurpou o trono por muitos anos defendido por Queen Marchesa, sendo o novo detentor da Coroa de Melhor Comandante para a mecânica de Monarca. Desde Conspiracy, a mecânica vem buscando seu local ao sol no Commander, tendo uma relevância restrita, e poucos comandantes.

Aragorn pode ser a opção principal de comandante sem prejuízos, e aqui apresentamos uma lista seguindo na linha do Monarca.

Loading icon

Aragorn reivindica a Coroa ao entrar no campo de batalha. Podemos ver seu domínio tático através da maneira como suas habilidade interagem no campo de batalha, enviando batedores que não podem ser bloqueados ou em uma ofensiva inabalável quando este detém o título real.

Sua vigilância somada ao vínculo com a vida permite ataques sucessivos pressionando inimigos, criando cada vez mais valor à medida que reduz os recursos de seus oponentes - até o momento derradeiro de um ataque letal, que pode facilmente levar a vitória da partida.

Ad

Decklist com Aragorn, King of Gondor

Loading icon

Conclusão

Image content of the Website

Éowyn, Shieldmaiden é uma comandante imponente, que retrata bem a jovem idealista e corajosa e de espírito forte, capaz de vencer aquele que não poderia ser ferido pelos homens.

Sua importância e representatividade na obra de J. R. R. Tolkien foi muito bem expressa pela equipe de desenvolvimento e criação. Podemos ver sua evolução através da narrativa visual proposta em três cartas poderosas; a evolução da complexidade dessa personagem pode ser simbolizada pelo crescente de sua raridade e número de cores:

Loading icon

O retorno da mecânica de Monarca foi motivo de grande alegria para muitos jogadores, inclusive este escritor saudosista de seu Boros Monarch no Pauper, que insiste em tentar trazer a Coroa também para o Commander. A coleção The Lord of the Rings: Tales of Middle-Earth Commander trouxe reforços interessantes para o arquétipo, ampliando a lista de possíveis Reis.

Loading icon

Escolha sua nação e junte-se à Sociedade em uma aventura, deixe suas sugestões, comentários e boa jornada depois do segundo café da manhã! Até a próxima.