Magic: the Gathering

Deck Guide

Chama o Juiz! Conhecendo os documentos de regras mais importantes

, updated , Comment regular icon3 comments

Neste primeiro artigo para a CardsRealm, Antonio fala de alguns dos documentos de regras mais importantes para todos conhecerem, especialmente se você nunca teve contato direto com os "manuais" do MTG

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá, pessoal!

Como este é meu primeiro artigo aqui na Cards Realm, gostaria antes de mais nada de me apresentar! Meu nome é Antônio Carlos Faillace, natural de Niterói/RJ e atualmente morando em Brasília/DF. Jogo Magic desde 1995 (comecei com Era Glacial), e tenho a honra de ser juiz do jogo desde 2009.

Dentro do programa de juízes de Magic, sou um “nível 2” desde 2014, resultado de um conhecimento mais apurado das regras e de participação em torneios mais competitivos. Inclusive, já tive oportunidade de apitar em vários circuitos nacionais e também de apitar em vários Magic Fest / Grand Prix pelo mundo.

Ad

Nesta coluna, pretendo escrever sobre questões envolvendo regras, interações e informações interessantes que podem te ajudar num próximo torneio - seja ele digital ou físico. Se você tiver alguma sugestão/pedido de assunto para o futuro, ou uma dùvida de regra que você gostaria de ver respondida/analisada, deixe seu comentário aqui na página da Cards Realm!

No artigo de hoje, pensei em apresentar alguns documentos de regras do Magic, que embora sejam fundamentais para tudo que a gente sabe do jogo, nem sempre as pessoas estão familiarizadas com eles (ou até mesmo onde podem ser encontrados!). Praticamente todo artigo que eu escrever vai acabar fazendo referência a esses documentos, afinal eles são a base para entender alguns pontos das regras, especialmente aquelas interações menos “intuitivas”. (Ainda, se você algum dia pensa em se tornar juiz(a), já temos um #fikdik pra que conheça e saiba pesquisar nesses documentos).

Vamos lá!

- REGRAS ABRANGENTES DE MAGIC

Link para download do documentolink outside website

O primeiro que precisamos mencionar é também o maior de todos: as Regras Abrangentes do Magic, ou em inglês, Comprehensive Rules (CR). Na CR a gente vai encontrar todas as regras que envolvem o jogo de Magic em si: desde as coisas básicas, como por exemplo “cada jogador começa com 20 pontos de vida” até coisas mais cabeludas, como por exemplo “Formar Bando”, ou interações envolvendo a Trinesfera (curiosidade: tem um capítulo inteiro das regras dedicado APENAS à Trinesfera).

Justamente por essa característica de ser tão abrangente, a CR é usada normalmente do mesmo jeito que a gente usa, por exemplo, um dicionário: a gente procura a regra específica que gerou a dúvida e, com uma rápida leitura, normalmente a dúvida está sanada. Então, mesmo sendo o “maior” documento (a versão mais atualizada, em PDF, na época de publicação desse artigo, tem duzentas e cinquenta páginas!), com certeza não é algo que precise ser lido ou decorado do início ao fim. Exceto, claro, se você realmente curte Trinesfera e outras cartas únicas no jogo (já posso até ouvir os risinhos de quem joga de Stax!).

- REGRAS DE TORNEIOS DE MAGIC

Link para download do documentolink outside website

Para lidar com a parte de torneios e procedimentos, temos um outro documento: as Regras de Torneios de Magic, ou em inglês, Magic Tournament Rules (MTR). No MTR tem muitas informações bacanas e práticas, como por exemplo a separação de torneios oficiais conforme o grau de competitividade (Regulares, Competitivos e Profissionais), o funcionamento de um draft, qual a quantidade de rodadas conforme número de jogadores, etc. Por isso é válido dizer que a CR e o MTR se complementam bem: uma ensina o “Magic”, e o outro ensina o “Gathering”.

Esses dois documentos podem ser encontrados sempre em sua forma mais atualizada no site da própria Wizards of the Coast (nos links acima), ou, caso prefira, conjuntamente pelo site da Judge Academy (entidade responsável atualmente por coordenar o Programa de Juízes de Magic): aquilink outside website.

Ad

Ao clicar no link, você vai reparar que existem outros documentos que eu ainda não mencionei. Não se preocupem, falarei deles com calma - como eu expliquei no início, a base de tudo sempre vai ser algo que está ou nas Regras Abrangentes ou nas Regras de Torneio, então o destaque a essas duas é mais que justificado.

No próximo artigo, vamos explorar um pouco alguns documentos mais usados pelos juízes, e vamos ver também alguns documentos novos que surgiram como “adaptação” ao mundo do Magic digital - tanto para o Arena como para o Magic Online.

Um abraço, e até lá!