Magic: the Gathering

Opinion

Como Identificar Cartas Falsas de Magic

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste artigo trago alguns testes para você poder identificar cartas de Magic falsas.

Writer image

revised by Joey Sticks

Edit Article

Olá magiqueiros e magiqueiras. Hoje vou falar como você pode identificar uma carta falsa, assim você poderá fazer aquela compra ou troca de uma carta bem cara sem preocupações, e evitar dores de cabeça adquirindo uma carta que você acreditou ser original.

O que é uma proxy?

Não poderia deixar de falar das famosas cartas “Proxies”. "Proxy" é um termo usado por todos os jogadores de card games para se referir a uma carta física não oficial. Ela pode ser uma versão alternativa editada de uma carta, uma representação de uma carta específica ou até mesmo uma carta criada por você.

Ad

Este artigo não se propõe a discutir sobre a questão se é certo ou não usar "proxies". Obviamente em um torneio competitivo, onde há premiação, cartas proxies sempre serão proibidas, mas em formatos mais casuais, como o Commander, "proxies" são comuns e eu pessoalmente não vejo nenhum problema em sua maioria, embora eu não as use.

Disse em sua maioria porque vejo um problema em um tipo específico de "proxies", que são aquelas que tentam replicar o mais perfeito possível de uma carta original. Este tipo de carta, a meu ver, é problemática, porque no futuro, se o dono quiser vender seu Commander e esquecer que lá tinha uma "proxy" de uma "old dual" (cartas-terreno duplos antigas), se familiares quiserem vender, ou mesmo se o dono falecer, essa carta "proxy" pode acabar nas mãos de pessoas que não jogam Magic, e muitas vezes essas pessoas podem tentar te vender cartas falsas sem estarem com intenções ruins.

E é por causa deste tipo de situações que escrevo este artigo. Vou escrever alguns testes para vocês se livrarem destes tipos de situações descritas acima, ou mesmo de pessoas e lojas de índole duvidosa.

Pegar a Carta na Mão

O primeiro teste pode parecer uma coisa boba, mas não é. Pegar a carta na mão é uma coisa fundamental e básica, e com tato jogadores mais velhos e experientes conseguem sentir na hora se existe algo estranho ou não na carta.

Este teste simples não serve apenas para veteranos, já que as cartas originais de Magic tem um tipo de carta e impressão que é bem difícil de ser imitada, então a dica é você tentar pegar uma carta original da mesma edição da carta que você está tentando descobrir se é original, e com as duas em mãos, tentar sentir se as duas são iguais.

Se você estiver comprando uma carta com um alto valor monetário, tire do "shield", tire do "perfect size" (que servem para proteger as cartas), e sinta com as mãos, com leve batidinhas, sinta ela. Se for uma "old dual", por exemplo, em sua maioria as vendas e trocas são da coleção "Revised", então compre um terreno básico desta coleção, deve ser algo em torno de 1 real, assim você terá duas cartas com o mesmo papel e impressão da época e conseguirá ter uma boa noção. Se a carta em questão for de "Arabian Nights", por exemplo, a primeira expansão de Magic, onde as cartas são raríssimas e caras, você pode tentar obter a carta Desert que deve estar em torno de 20 reais no estado “Highly Played”. Se você não conseguir uma carta da mesma edição, tente achar aquela que mais se aproxima da época.

O ponto negativo deste teste é que se a carta for extremamente cara você não poderá sentir na mão, como as "Power Nine". Este tipo de carta são tão caras que só o fato de ter digitais nelas, seu preço já pode ser alterado.

Bending Test

Image content of the Website

Este teste é bem famoso, consiste em, como vocês estão vendo na imagem, encostar as extremidades da carta. Fazendo isso, você terá que notar se ficou alguma marca no meio onde ocorreu a dobra. As cartas de Magic, apesar de nos últimos anos ter havido uma baixa na qualidade do papel, elas ainda mantêm uma qualidade superior da maioria do papel das cartas falsas. Portanto, depois deste teste, se a carta for original, ela não terá nenhuma marca e volta a ser exatamente como antes após ser semi dobrada.

Ad

Image content of the Website

Veja o tipo de marca que é típico de uma carta falsa depois do "bending test". Mas atenção, fazer muitas vezes esse tipo de teste invariavelmente irá produzir esse tipo de marca na carta, e isso é exatamente o ponto negativo deste teste. Portanto, fazer o "bending test" em uma carta produzida em 93, por exemplo, é bem perigoso porque você não sabe quantas vezes isso já foi feito na carta, mas em uma relativamente recente não há perigo.

Teste da Luz

Image content of the Website

O teste da luz é bem fácil de fazer e tem zero chance de danificar a carta. Como vocês podem ver na imagem, é só encostar a carta em uma luz bem forte e ver se ela atravessa a carta com facilidade. Vejam como na carta original, nós podemos até mesmo ver as fibras do papel, e na carta falsa a luz tem uma grande dificuldade em atravessar a carta.

Uma dica é usar a luz do celular mesmo, com a única diferença é que com a luz do celular, ela vai ficar um ponto bem menor do que mostrado na figura, mas os padrões não irão se alterar.

Usar um Conta Fios

Image content of the Website

O Conta Fios, na minha opinião, é a melhor ferramenta para nos auxiliar na hora de comprovarmos a originalidade de uma carta de Magic. Ele nada mais é que uma lupa que geralmente vem com uma luz embutida.

A Wizards, desde o começo do Magic, usa um tipo de impressão onde a carta é passada umas 4 vezes na impressão, ou seja, as cores não são feitas ao mesmo tempo, e a última cor adicionada nas cartas é o preto.

Image content of the Website

Com o auxílio do Conta Fios, conseguimos ver que a parte marrom da Black Lotus é composta de várias cores meio cilíndricas. Agora notem como o preto do número zero parece ter sido feito ao mesmo tempo que as outras cores na carta falsa, enquanto na carta original a tinta preta foi impressa por cima, ou seja, por último.

Quando vocês fizerem esse teste, prestem atenção não só nos números de conjuração das cartas, mas em todo lugar que houver a cor preta como: nas bordas, molduras de caixa de texto e desenho, no próprio texto, no símbolo da edição se houver, no nome da carta. Muitas cartas falsas têm um padrão elevado de impressão, mas dificilmente conseguem fazer esse tipo de impressão no preto em quase todas as partes da carta.

Com o Conta Fios você consegue até mesmo identificar se a qualidade da carta está condizente com a venda ou troca. Vejam esse exemplo.

Image content of the Website

Esta não é uma carta falsa, mas vejam como ela foi alterada com tinta preta na borda para parecer ter uma qualidade superior do que ela é realmente. Esse tipo de alteração é considerada uma carta “Damage”, fazendo seu valor baixar consideravelmente.

Outra coisa para se notar é que as cartas falsas são todas “Near Mint” quando são feitas, então geralmente os falsificadores raspam elas em alguma superfície para fazerem elas parecerem ser velhas. Com esse método estes falsificadores deixam, principalmente, as bordas riscadas, e as cartas originais “Highly Played” ficam com as bordas em sua maioria, soltando os fios da textura do papel, ao invés de ficarem apenas riscadas. Isso também você consegue ver com um Conta Fios.

Ad

Um ponto interessante é que quem tem uma miopia alta, consegue ver esses tipos de imagem sem o auxílio de nenhum tipo de lupa. Se você é míope igual eu, faça o teste aí e veja se consegue ver todos estes tipos de padrões.

Conclusão

Existem outros tipos de testes, mas mostrei os testes que mais gosto que são considerados mais efetivos e fáceis para você fazer aquela troca ou compra de uma carta de alto valor.

Comenta aí embaixo se vocês já conheciam estes testes. Boas compras e trocas de cartinhas caras e até mais.