Magic: the Gathering

News

Conheça Ward, a nova habilidade evergreen do Magic

, Comment regular icon1 comments

Entenda a nova habilidade que deverá aparecer na maioria das coleções a partir de agora.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Magic possui dezenas de habilidades nomeadas (Toque mortífero, Voar, Cascata, Persistir, entre muitas outras, até Formar Bando), mas uma pequena seleção dessas é tão essencial para o jogo que adquiriram o status de evergreen (algo como "perene", "duradoura"). Essas habilidades, como Voar, Ímpeto, Vínculo com a Vida, normalmente são criadas e depois de se mostrarem úteis para o design do jogo, passam a ser consideradas evergreen. Não é o caso da mais nova da turma, que já chega com esse status: Ward (ainda sem tradução revelada).

Ad

Ward funciona da seguinte maneira: Uma permanente com "Ward [custo]" tem a seguinte habilidade: "Quando esta permanente se tornar alvo de uma mágica ou habilidade que um oponente controla, anule-a a não ser que seu controlador pague [custo]".

Segundo os desenvolvedores, esse custo será na maioria das vezes mana (em cartas brancas, azuis e verdes) e vida (em cartas pretas e vermelhas), mas no futuro haverá outros custos possíveis. Isso lembra um pouco o desenvolvimento de Recapitular, que começou tendo apenas custos em mana e posteriormente foi agregando outras possibilidades, como vida ou sacrifício de permanentes.

A justificativa para a criação da habilidade é que os desenvolvedores queriam encontrar uma alternativa para Resistência à Magia, que não deixará de existir nem de ter novas cartas, mas que eles sentiam que levava, em certas cartas, a problemas como falta de interatividade.

Loading icon

Por outro lado, criaturas de valor de mana 3 ou mais sem alguma forma de resistência a remoções precisavam ter impacto imediato em campo para serem viáveis, já que uma criatura que não tivesse tal impacto representava um atraso muito grande no jogo caso fosse removida imediatamente. Algumas cartas já vinham experimentando nesse espaço de dificultar ou criar desvantagens para os oponentes que queriam dar alvo nelas.

Loading icon

Assim, Ward surge como uma possibilidade para que certas criaturas sejam mais difíceis de serem removidas sem impossibilitar completamente sua remoção. Até agora, temos 3 cartas já reveladas com a habilidade:

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website