Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - The Archimandrite

, Comment regular icon1 comments

No Deck Tech de hoje, traremos como Comandante The Archimandrite, em um deck de ganho de vida com Monges, Artificies e Conselheiros!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Decks kindred tendem a focar sua estratégia em apenas um tipo de criatura. Mas e se conseguirmos juntar não só um, mas três tipos? Essa é a proposta de The Archimandrite, a estrela do Deck Tech de hoje, em um deck de ganho de vida com Monges, Artificies e Conselheiros!

Comandante e Mecânica

O deck de The Archimandrite é bem focado ao redor da Comandante, tendo grande parte de suas estratégias e condições de vitória incluindo-a. Então, além de termos os tipos necessários de criatura para serem buffados e finalizarem o jogo, precisamos também de controle para conseguirmos desenvolver bem nossa estratégia.

Ad

Loading icon

A combinação Jeskai Magic Symbol U Magic Symbol R Magic Symbol W é mais do que perfeita para esses tipos de criatura, nos oferecendo um leque de opções bem grande para escolher as melhores dessas criaturas em nossa construção.

ListaThe Archimandrite e Estratégia do Deck

Loading icon

O deck tem diversas formas de ganhar, sendo a mais comum o dano de combate massivo graças a cartas como Illusions of Grandeur nos dando 20 de vida ou Beacon of Immortality, dobrando nossa vida. E em um deck de ganho de vida não poderia faltar Aetherflux Reservoir como possível finalizador. Então, vamos lá!

Aceleradores

Loading icon

O deck precisa acompanhar os oponentes nos ramps e também fazer a Comandante quanto antes, então aqui usamos quase uma dezena de pedras de mana para nos auxiliar nesse objetivo. Sol Ring, os sinetes Arcane Signet, Izzet Signet, Azorius Signet e Boros Signet, e os talismãs Talisman of Conviction, Talisman of Creativity e Talisman of Progress.

Como tendemos a comprar diversas cartas, Thought Vessel é uma boa opção para mantermos as cartas na mão. Por fim, Smothering Tithe para tentarmos criar o máximo de tesouros baseado nas cartas que os oponentes compram, e caso paguem a taxa, atrasam seu jogo.

Loading icon

Criaturas

Loading icon

Essas são as criaturas que vão nos ajudar a finalizar o jogo ganhando o buff equivalente ao ganho de vida com The Archimandrite. Temos alguns geradores de fichas, como Third Path Iconoclast e Monastery Mentor, e Monges importantes, como Narset, Enlightened Exile e Shu Yun, the Silent Tempest, para aumentar a potência dos ataques de nossas criaturas com Prowess e Golpe Duplo, respectivamente.

Loading icon

Temos algumas cartas mais simples que servem como corpo para ataque, como Monastery Swiftspear e Mantis Rider, e cartas mais agressivas ou utilitárias, como Serra Ascendant e Ojutai Exemplars, por exemplo. Destaque para Ojutai Exemplars, que caso ganhe Vínculo com a Vida e Iniciativa, por bater primeiro, faz a Comandante buffar todas as outras criaturas com o ganho de vida por ter batido primeiro. É uma interação bem interessante com Iniciativa ou Golpe Duplo, e temos outras instâncias disso no deck.

Loading icon

E por falar em utilidade, temos diversas criaturas que colaboram com isso: Grand Arbiter Augustin IV para reduzir nossos custos e taxar os oponentes, consequentemente atrasando-os, Elsha of the Infinite que "estende" nossa mão ao topo do deck caso seja alguma não-criatura, Soulfire Grand Master, que está no deck mais por sua habilidade de retornar mágicas para mão do que pelo Vínculo com a Vida em mágicas, já que temos poucas que dão dano direto.

Ad

Loading icon

Student of Ojutai para buffar sempre que conjurarmos uma mágica de não-criatura, Imperial Recruiter para procurarmos quase qualquer uma das criaturas aqui citadas, Loran of the Third Path como remoção e possível fonte de compra de cartas, e principalmente Rhox Faithmender para dobrar nosso ganho de vida, potencializando ainda mais nosso campo.

Loading icon

Por fim, criaturas que apesar de não serem dos tipos escolhidos, fazem muito sentido aqui. Começando por Will, Scion of Peace, pode fazer nossas mágicas custarem apenas o custo colorido, dependendo do quanto de vida ganharmos no turno. Drumbellower para colaborar diretamente com a Comandante em sua habilidade de comprar cartas, nos permitindo ficar quase sempre de mão cheia, e por fim, Roaming Throne.

Mas, qual dos três tipos escolheremos? A resposta é simples: nenhum dos três. Esses três tipos de criatura tem em comum algo: sua grande maioria é humano. Logo, escolher humano vai nos beneficiar bastante aqui, desencadeando quase todas as habilidades importantes.

Loading icon

Ganhando vida e Comprando Cartas

Loading icon

Apesar da Comandante ter uma fonte própria de ganho de vida, precisamos de outras fontes para desencadeá-la.

Ivory Tower é indispensável, já que é basicamente a habilidade da Comandante. Aetherflux Reservoir foi mencionada anteriormente, servindo também como condição de vitória, tanto buffando as criaturas quanto com sua habilidade ativada de 50 de dano.

Loading icon

Beacon of Immortality é outra possível condição de vitória, junto de Congregate com criaturas o suficiente no campo de batalha e Union of the Third Path com cartas o suficiente na mão. Qualquer ganho de vida de 5 ou mais já é considerado massivo, já que as criaturas ganharão +5/+0 com a habilidade da Comandante.

Por isso, Illusions of Grandeur encaixa-se como condição de vitória dependendo de como a mesa está construída - afinal, é quase um Craterhoof Behemoth, dando +20/+0 por apenas 4 manas.

Loading icon

Para melhorar nossa recursão de ganho de vida e também de compra de cartas, Alhammarret's Archive encaixa como uma luva em nossa construção.

Well of Lost Dreams pode proporcionar muitas compras de carta aqui também.

Venser's Journal além de quebrar o limite de cartas na mão trás capacidade de um massivo ganho de vida na manutenção, dependendo de quantas cartas temos na mão.

Loading icon

Entrando em contraste com Alhammarret's Archive, Sphinx's Revelation, funcionando para as duas coisas, e Heliod's Intervention, tanto para ganho de vida quanto para remoção de artefatos ou encantamentos. Como condições de vitória bem extravagantes, temos Flying Crane Technique, True Conviction e Akroma's Will, principalmente pelo Golpe Duplo e Vínculo com a Vida - Golpe Duplo é basicamente Iniciativa evoluída, então ao dar o primeiro ataque juntamente do Vínculo com a Vida, o buff de The Archimandrite aplicará, fazendo com que o ataque subsequente seja ainda mais dolorido, ganhando assim ainda mais vida.

Ad

São cartas bem importantes com potencial de encerrar o jogo.

Loading icon

Witch's Clinic vai dar ainda mais sustentação ao nosso jogo, juntamente de Path of Bravery, que quase sempre vai manter o buff de +1/+1, fora seu ganho de vida igual ao número de atacantes, potencializando eventuais combates. Por fim, para melhorar nossa compra de cartas, temos Whirlwind of Thought e Jeskai Ascendancy - contamos com 46 mágicas de não-criatura, ou seja, grandes chances de conseguir manter esse motor de compra de cartas desses encantamentos.

Loading icon

Respostas e Remoções

Loading icon

Aqui contamos com diversas remoções pontuais, globais, e respostas para ameaças que possamos enfrentar. Começando pelas remoções globais, usamos Blasphemous Act, Supreme Verdict para criaturas, e Austere Command, Farewell e Cyclonic Rift para uma gama mais geral de cartas.

Loading icon

Já para nos proteger de cartas como as citadas acima, temos algumas proteções aqui: Clever Concealment, Flawless Maneuver, Teferi's Protection e Boros Charm. Já no que se diz controle, nossas anulações são Dovin's Veto, An Offer You Can't Refuse, Counterspell e Arcane Denial, para caso seja necessário cancelar alguma ameaça tanto para nosso campo quanto para o jogo.

Loading icon

Para remoções pontuais, usamos as que melhor funcionam de maneira geral: Path to Exile, Swords to Plowshares, Generous Gift, Stroke of Midnight e excepcionalmente neste deck Lightning Helix, devido ao ganho de 3 de vida.

Loading icon

Lista The Archimandrite Budget

Loading icon

Temos aqui a versão budget, mantendo algumas cartas importantes, como Aetherflux Reservoir, True Conviction e algumas cartas alternativas as mostradas aqui em nossa lista, como Delusions of Mediocrity, Berserkers' Onslaught e Field-Tested Frying Pan.

Mantemos ao máximo a mesma ideia e estratégia do deck, mantendo até mesmo criaturas como Grand Arbiter Augustin IV, Narset, Enlightened Exile e Rhox Faithmender.

Considerações Finais

É um deck que precisa ter cuidado em certas decisões para não dar um ataque errado ou anular a mágica errada, mas ainda assim divertido e bem legal! Listas de ganho de vida geralmente não são agressivos, enquanto esse consegue executar bem os dois papéis: subir cada vez mais a vida e descer cada vez mais a dos oponentes na base da porrada sincera.

Gostou do deck? Preferiu a versão budget? Faria um tipal de conselheiros com Persistent Petitioners? Comente o que achou!

Ad