Magic: the Gathering

Deck Guide

Golgari Gardens Pauper: Deck Tech & Guia de Sideboard

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste artigo, discutiremos o deck de controle chamado Golgari Gardens, abordando tópicos como seleção de cartas, estratégia de sideboard e opções alternativas de cartas.

Writer image

translated by Cards Realm

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Há pouco mais de um ano venho criando conteúdo e brincando com vários arquétipos e estratégias, inclusive os mais malucos dos Combos. Mas eu não joguei com nenhum deles mais vezes do que joguei com este. Estou obcecado!

Pode um deck de controle de Khalni Garden ser realmente jogável?

Loading icon

O Golgari Gardens é principalmente um deck preto que usa Khalni Garden para ter recursos de sacrifício para Deadly Dispute e Reckoner's Bargain. Os cards verdes são tipicamente na forma de ameaças como Avenging Hunter e poderosas opções de sideboard como Weather the Storm e Fangren Marauder.

Ad

Sobre o Golgari Gardens

Loading icon

Como você pode ver, este é um baralho de controle reativo. Ele quer remover todas as criaturas do seu oponente, anular a estratégia dele e terminar o jogo com ameaças poderosas.

A mecânica de compra de cartas ajuda, dando a você a oportunidade de ter o que precisa a qualquer momento.

Loading icon

Khalni Garden é o MVP secreto aqui, ele faz tanto e causa muitos problemas para o seu oponente que eles nem perceberiam. Está aqui principalmente como recurso de sacrifício para suas spells de compra, mas também fornece proteção contra Chainer's Edict para suas ameaças. Você também pode colocar os marcadores de The Initiative Card // Undercity Card nele para atacar e bloquear.

Bojuka Bog é uma staple em decks pretos que podem se dar ao luxo de utilizar qualquer terreno utilitário, e não é diferente aqui. É perfeito para impedir que decks de combo como Familiars repitam seus Ephemerate e Snap que usaram no início de jogo. Atrasa o Dimir Terror de encher seu cemitério com Thought Scour e Mental Note. Esse terreno entra na lista tranquilamente, então você pode usá-lo sem dó.

Crystal Grotto é uma adição recente com a qual tive grande sucesso. O card não parece fazer muito, mas obter alguma forma de seleção de cartas de seus terrenos pode ser muito importante. Além disso, transforma suas fontes pretas em verdes quando você possui poucas cópias delas.

Ser capaz de transformar o verde da Rot Farm e Khalni Garden em mais fontes pretas é igualmente importante, especialmente para lançar vários spells pretos em um turno ou obter um dano extra de seus Crypt Rats.

Golgari Rot Farm coloca esses terrenos utilitários no próximo nível. Ser capaz de reutilizar Bojuka Bog ou Khalni Garden é perfeito, além de dar acesso a ambas as cores e permitir que você não perca land drops.

Vault of Whispers está aqui apenas como um caso de emergência, caso você não tenha o que sacrificar para suas spells de compra de carta.

Loading icon

Guildsworn Prowler pode parecer nada assustador e meio fora de lugar, mas está muito em casa aqui. Em algumas partidas, particularmente Familiars ou Terror, pode ser como uma remoção ou uma forma de passar dano. Em outros jogos onde não é tão relevante, dá uma ótima impressão de imitar um Ichor Wellspring, quando sacrificado para um Deadly Dispute.

Ichor Wellspring acompanhado por Deadly Dispute e Reckoner's Bargain são a cola que mantém este baralho unido, dando a você a capacidade de comprar todas as cartas que você pode precisar para atrasar ou interromper o plano de jogo do seu oponente.

Desde que Deadly Dispute chegou ao jogo, ficou claro o quão poderoso estes Costly Plunder e Deadly Dispute são. Não subestime o power level desta mecânica de draws. Funciona bem para o Affinity, e tentamos competir com isso aqui.

Ad

Pacote de Remoções

Loading icon

Cast Down é a escolha certa para basicamente qualquer baralho preto, custando 2 manas para remover qualquer criatura.

Chainer's Edict resolve muitos dos seus problemas no metagame atual - ser capaz de responder a criaturas ward, hexproof e indestrutíveis é realmente importante. Além disso, não ser alvo da remoção evita situações difíceis ao enfrentar efeitos de blink como Ephemerate e Ghostly Flicker.

Final Flourish está aqui principalmente para ter uma maneira de lidar com os 3/3 de Kenku Artificer. Ter acesso a ela é útil para que nosso plano de jogo não desmorone porque não podemos matar criaturas da bridge Indestrutível.

Suffocating Fumes tem sido uma opção sólida em quase todos os black decks recentemente, pois ajuda contra qualquer estratégia de go wide. Então, se o card não for útil, você pode simplesmente substituí-lo reciclando.

Loading icon

Snuff Out, Spinning Darkness,Fungal Infection são os últimos spells de remoção e acabei utilizando 2 de cada um deles devido a como podem interagir em confrontos específicos.

Snuff Out permite que você se tape para conjurar ameaças e mágicas de compra de carta enquanto ainda representa um removal. No entanto, a perda de vida pelo custo alternativo pode definir o jogo.

Spinning Darkness permite que você faça o mesmo que Snuff Out, mas oferece alguma forma de ganho de vida. No entanto, tem um custo alternativo muito mais restritivo.

Fungal Infection é uma boa opção contra um dos decks mais populares. Ele permite que você lide com Kuldotha Rebirth muito mais razoavelmente, matando 2 tokens com um card, e pode “representar um Disfigure” se precisar matar um X/2.

Outra matchup em que Fungal Infection é ótimo é contra Faeries. É uma forma barata de interagir com Spellstutter Sprite com sua habilidade na pilha e ainda fornece um bloqueador para Ninja of the Deep Hours. Isso pode ser muito útil para estabilizar.

As Ameaças

Loading icon

Avenging Hunter e The Initiative deram a este arquétipo uma nova vida. Ter acesso ao The Initiative Card // Undercity Card contra os decks Control e Combo abre essas matchups significativamente, fornecendo uma maneira de encerrar os jogos rapidamente.

Vampire Sovereign é outra adição recente graças ao downshift do Double Masters. Ser um 3/4 com voar por 5 manas já é uma linha de estatísticas forte, mas também dar ao baralho acesso a uma pequena quantidade de ganho de vida ajuda a estabilizar e fechar o jogo em uma carta.

Crypt Rats é uma carta semelhante a Suffocating Fumes, mas contra certos confrontos como Affinity, onde possuem ameaças muito maiores como Myr Enforcer. Pode ser uma maneira limpa de responder a board com um único card. No entanto, causar dano a você e seus oponentes não é necessariamente positivo.

Ad

Pode ser uma condição de vitória quando acompanhada por Blood Fountain, mas pode igualmente colocá-lo na faixa de morrer para Lightning Bolts e Galvanic Blast sequenciais.

Blood Fountain é quase como uma ameaça neste deck, pois faz várias coisas para você. Ele fornece recursos de sacrifício para Deadly Dispute enquanto também está na mesa, ameaçando seu oponente de ter que responder seus Avenging Hunters e seus Vampire Sovereigns novamente.

Mulligans e Mão Ideal

Manter uma mão com muito potencial de draw contra um adversário desconhecido é aconselhável, pois isso permite que você adapte sua estratégia assim que o matchup for identificado. No entanto, manter nenhuma remoção ou jogadas iniciais pode ser problemático.

Minha mão Ideal é:

Loading icon

Esta mão fornece uma boa quantidade de mana no início do jogo, ao mesmo tempo em que habilita recursos de sacrifício para Deadly Disputes. Esta é apenas uma mão construída teoricamente, mas qualquer mão com uma remoção conjurável, um Khalni Garden, uma fonte preta e uma Deadly Dispute / Reckoner’s Bargain eu manteria.

Gameplay

Você pode me ver jogando com o Golgari Gardens aqui:

O Sideboard

Hora de olhar para o sideboard e as opções de cartas que acho que funcionam melhor para lidar com o meta.

Loading icon

Weather the Storm é a segunda razão para o splash verde depois de Avenging Hunter. Isso permite que você tenha uma chance e seja capaz de competir com o poder dos decks Red Aggro, como Kuldotha e Burn.

Nausea é outra carta útil para lidar com os decks Red Aggro. Ele também tem usos contra Faeries e outras estratégias amplas como elfos.

Avenging Hunter está aqui para confrontos de Midrange e Control, onde The Initiative Card // Undercity Card realmente vai “resolver” o jogo. Acredito que quatro é demais para ter no maindeck com o vermelho sendo tão presente no metagame.

Duress é uma carta sólida, pois é muito flexível, podendo ser incluída contra várias estratégias diferentes. Pode ser útil passar por uma ameaça usando o Counterspell. Também remove uma peça de combo da mão, como First day of Class.

Loading icon

Nihil Spellbomb é ótimo como uma forma barata de hate de cemitério, especialmente porque é gratuito para ativar. Eu escolhi isso em vez de algo como Relic of Progenitus, devido a ter o nosso próprio, mesmo com tenhamos poucas interações no cemitério.

Fangren Marauder é uma grande ameaça contra Affinity, pois os impede de concluir seu plano de jogo. Também é útil ter contra decks com muito removal, assim você pode ter mais ameaças nos jogos pós-side.

Deglamer é a peça escolhida como hate de artefatos que também tem como alvo encantamentos para enfrentar Bogles, mas também pode lidar com terrenos-artefatos indestrutíveis.

Ad

Guia de Sideboard

Estas são apenas algumas das minhas sugestões sobre como eu acho que você deve fazer sideboard contra os maiores decks do metagame.

Vs Kuldotha

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Em primeiro lugar, devo explicar que acredito que esta seja a estratégia do sideboard se você avistar o card Kuldotha Rebirth. Isso ocorre porque as interações atuais dos baralhos vermelhos com Wrenn's Resolve não estão nem jogando com Kuldotha Rebirth. Os únicos X/1 que seu Nausea pode acabar matando são os seus Guildsworn Prowlers e talvez um par de Voldaren Epicure.

Fangren Marauder pode parecer caro, mas se você conseguir baixá-lo, provavelmente ganhará o jogo. Ganhar efetivamente dois spells de burn em forma de vida positiva sacrificando seu token de tesouro ou Wellspring é incrivelmente poderoso. Sem mencionar que toda vez que eles querem sacrificar o Synthesizer, isso custa 5 pontos de vida.

Vs Affinity

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Seu plano de jogo básico contra o Affinity é tentar responder a todas as suas criaturas importantes e utilizar em conjunto Bojuka Bog e Nihil Spellbomb, para que eles não tenham a oportunidade de recorrer à Blood Fountain depois.

Maximizar Avenging Hunters é a chave, porque The Initiative Card // Undercity Card é ótimo em roubar jogos. Espero que você consiga Avenging Hunter na board antes que eles inundem o tabuleiro com criaturas 4/4 gratuitas. Marauder e Deglamer são ótimas cartas aqui para interromper o plano de jogo sempre que possível.

Vs Caw Gates

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Acredito que esta partida deve ser bastante favorável. Eles têm surpreendentemente poucas ameaças, portanto, responder a todas as ameaças pode ser relativamente fácil.

No entanto, jogar fora os Chainer's Edict pode ser uma maneira certa de perder esta partida. Você pode simplesmente perder para um Guardian of the Guildpact surpresa, por exemplo.

Vs Terror

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

SIdeboard bastante direto aqui. Nihil Spellbomb é ótimo para desacelerar o plano do Dimir Terror. Duress é ótimo para garantir que você pegue as spells problemáticas como Counterspell e Chainer's Edict.

Todos esses são basicamente "slots gratuitos" no sideboard, já que Spinning Darkness e Fungal Infection não responde nada.

Guildsworn Prowler é surpreendentemente problemático para o jogador de Terror. Ser uma criatura preta com Deathtouch significa que, a menos que eles tenham um Chainer's Edict oportuno, eles terão que trocar um 5/5 pelo seu 2/1.

Ad

Vs Mono Blue Faeries

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Nausea é obviamente uma ótima carta para lidar com as fadas no ar, o que deve, por sua vez, permitir que o Chainer's Edict e outros removals lidem com os Ninjas.

Avenging Hunter é uma ótima carta para terminar o jogo e matar seu oponente mesmo com Snap. No entanto, com todos os seus truques de combate e criaturas em flash, você realmente precisa ter certeza de que pode responder a tudo o que puderem antes de jogá-lo.

Vs Familiars

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Familiars tem sido o melhor deck secretamente nos últimos anos, mas com o lançamento de Meeting of Minds, o segredo está acabando.

Para vencer esta partida, estamos tirando as cartas que não precisamos, como remoções e as Blood Fountain. Isso para que entrem cartas que atrapalham o plano de jogo e uma grande ameaça que fecha o jogo assim que interrompemos seu plano.

Não somos o deck de controle nesta partida. Descobri que ser agressivo e pressionar o máximo de dano possível é a chave para o sucesso. Encontrando respostas para os familiars e evitando desperdício de remoção em Ephemerate e Ghostly Flicker que estejam sinalizados é uma maneira certa de obter a vitória nesta partida um tanto difícil.

Escolhas de cartas alternativas

Sendo um deck de controle baseado na cor preta, há muitas opções diferentes que você pode considerar e em várias quantidades, dependendo do que você sente que vai enfrentar.

Estas são apenas algumas das cartas que utilizei no baralho enquanto jogava.

Loading icon

Thorn of the Black Rose - semelhante a Avenging Hunter, esta carta é ótima contra as estratégias mais lentas de Midrange e Control. O Monarca assume o controle do jogo, e a única diferença entre este e The Initiative Card // Undercity Card é que o Monarca não mata seu oponente.

Loading icon

Estes são apenas alguns dos spells de remoção que experimentei nos últimos meses. Todos eles têm seus prós e contras, alguns são melhores em lidar com cards problemáticos do que outros.

No final das contas, decidi pela configuração do meu deck devido a ter um jogo mais equilibrado contra o metagame em geral.

Semelhante a Dimir Faeries, Unexpected Fangs pode aparecer dentro e fora das listas. Embora seja uma ótima carta para combar com Crypt Rats, ou virar o jogo com um lifelink 6/5, nem sempre funciona tão bem, então acabei não a utilizando aqui.

Wilt em Golgari Gardens é como Dawnbringer Cleric fora de Caw Gates; Wilt raramenteé uma carta morta. Há um número surpreendente de alvos em quase todo o metagame atual, Journey to Nowhere, The Modern Age, junto com uma infinidade de alvos contra Kuldotha e, claro, Affinity. Mas, no final das contas, se for uma carta morta no jogo, você pode simplesmente ciclá-la como Suffocating Fumes.

Ad

Finalmente, Gurmag Angler é uma ameaça diferente para fechar o jogo assim como Avenging Hunter e Vampire Sovereign. A carta realmente se adapta ao seu plano de jogo.

Ele pode ser facilmente conjurado por 1 ou 2 manas, o que permite que você ainda mantenha mana para executar seu plano de jogo. No entanto, não fechando fisicamente o jogo como The Initiative Card // Undercity Card ou não tendo flying como Vampire Sovereign, me levou a não escolher o peixe zumbi como minha ameaça.

Conclusão

Golgari Gardens é muito divertido de jogar, e você pode adicionar seu próprio tempero ao construí-lo.

Com um piloto forte e uma compreensão de qual é o seu papel em cada partida, tenho certeza de que este deck pode enfrentar qualquer coisa que o metagame joguem em sua frente.

Até o próximo!