Magic: the Gathering

Deck Guide

Kaladesh Remastered e o Historic

, updated , Comment regular icon0 comments

Kaladesh Remastered chega ao Magic Arena no dia 12 de Novembro, trazendo novidades para o Historic !

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Numa notícia que poucos se atentaram nesta semana, Kaladesh Remastered será lançado no dia 12 de Novembro.

Tal como Amonkhet Remastered, esta edição junta diversos cards das duas edições do bloco de Kaladesh numa única edição, e são validas apenas no Historic.

E enquanto Amonkhet Remastered nos trouxe diversas staples que jogaram o Standard e algumas que jogam Pioneer como Soul-Scar Mage, Hazoret the Fervent, Claim // Fame, God-Pharaoh's Gift e reprints pontuais de cartas poderosas como Thoughtseize e Collected Company que definiram o formato.

Ad

Entretanto, Kaladesh Remastered parece não ter nenhum reprint que esteja fora do bloco exceto por Sculpting Steel, que esteve na coleção em forma de Masterpiece, até o momento.

Até o momento pois o artigo de anúncio cita que alguns streamers e criadores de conteúdo vão "demonstrar seu espirito de invenção e criatividade sem limites" ao decorrer dos dias que antecedem o lançamento da edição.

Porém, a mensagem é ambígua e não deixa claro quanto ao que se trata. Portanto, é possível que novos cards ainda sejam revelados nos próximos dias e este artigo será atualizado de acordo com como esses cards venham a sair e possam impactar o formato.

Um deck que parece se beneficiar muito da edição, devido á quantidade de artefatos e suporte para artefatos presente nela, é o Colorless Golos:

Loading icon

Em resumo, a lista incolor tenta tirar vantagem de Forsaken Monument para gerar absurdos de mana, ter acesso á uma quantidade grande de cartas com Karn, the Great Creator e finalizar o jogo com Ugin, The Spirit Dragon e Ulamog, The Ceaseless Hunger.

Existem muitas variantes da lista, que normalmente splasham uma cor específica como verde ou azul.

Não sei se será possível fazer com que o deck vá além do status de Tier 2.5 que ele possui, mas com certeza os jogadores do deck terão muito com o que experimentar nas próximas semanas.

Outro ponto importante á ressaltar é que praticamente todas as cartas dos Energy Decks estarão presentes na nova edição.

Loading icon

Energy não teve nenhum impacto no Pioneer nos últimos tempos, e não sei se é capaz de ter impacto num formato em que precisa competir com Muxus, Goblin Grandee, Uro, Titan of Nature's Wrath ou Burning-Tree Emissary.

Outro deck que utilizava a base de energia, era banido do Standard e está de volta é o Aetherworks Marvel, á qual pode se parecer com alguma coisa assim:

Loading icon

O deck de Aetherworks era uma das grandes promessas do Pioneer que acabou não vingando. É possível que este arquétipo tenha algum sucesso no Historic, especialmente no Bo1.

Além disso, boa parte do deck Mardu Vehicles está presente.

Loading icon

Porém, com a ausência de um de seus principais cards Gideon, Ally of Zendikar e sem um bom substituto á altura, não consigo enxergar o deck sendo viável no formato hoje.

Por mais que, confesso, ficaria feliz de vê-lo no cenário competitivo pois Mardu Vehicles foi o primeiro deck que usei para jogar torneios quando voltei á jogar em 2017 e me diverti muito com o deck na época. Não fosse pelo fato de ter de gastar uns 30 Wildcards raros, eu até montava de novo só pela nostalgia.

Um arquétipo que existiu na época de Kaladesh, e que ganhou adições nas últimas edições foi o arquétipo de Counters, que nessa edição recebeu cards como Winding Constrictor, Rishkar, Peema Renegade e Verdurous Gearhulk.

Talvez uma versão Abzan ou GW com um splash para o preto ao adicionar Winding Constrictor seja possível agora:

Ad

Loading icon

Quanto ao que não está presente, há a ausência de cards que poderiam ser facilmente quebrados e que também são banidos no Pioneer como Walking Ballista, Felidar Guardian e Smuggler's Copter.

O que parecem escolhas óbvias, visto que são cartas que facilmente polarizariam e quebrariam o formato, levando á mais banimentos.

Quanto aos cards que podem impactar o formato ou devem ser levados em consideração nessa edição:

Loading icon

Authority of the Consuls pode possuir grande impacto no formato e ser especialmente maindeckavel no Bo1, onde a quantidade de decks Aggro tende á ser maior.

No Bo3, Authority pode facilmente entrar no Sideboard dos decks brancos como um mecanismo contra Goblins, Mono Red ou Gruul Aggro, que retomou sua posição de Tier 1 graças ao desbanimento de Burning-Tree Emissary e que parece estar trazendo um um ressurgimento dos decks UWx Control no metagame.

Por fim, o card também é uma grande adição ao Mono White Lifegain comumente encontrado em todos os ranks do Bo1, já que serve como um mecanismo de ganho de vida, uma forma de atrasar bloqueadores e uma devoção difícil de remover para Heliod, the Sun-Crowned.

Loading icon

Tal como Authority of the Consuls, o Gearhulk branco pode servir como outra forma de segurar as partidas mais agressivas, ainda deixando em jogo permanentes que você precisa como outra criatura e um Planeswalker.

Porém pode ser que o card não seja tão impactante já que Wrath of God existe no formato e ele é pouco vantajoso de blinkar com Yorion, Sky Nomad.

Loading icon

Fora Witch's Oven, poucos decks utilizam artefatos ou encantamentos que você gostaria de usar contra e que podem ser atingidos por Fragmentize, mas é uma adição importante e essencial para a saúde do formato á longo prazo.

Loading icon

Eu não tenho certeza se uma versão com branco utilizando Refurbish para trazer de volta God-Pharaoh's Gift é melhor do que a atual versão mono black por fins de consistência.

Mas ter um meio á mais de recorrer á melhor carta do seu deck e, talvez, obter respostas melhores para determinadas ocasiões podem fazer valer a pena adicionar branco ao deck, já que a manabase, que agora inclui também Concealed Courtyard, permite o splash com facilidade.

Fora disso, não há artefatos no momento que sejam dignos de se reanimar por 4 manas.

Loading icon

Se a teoria acima se tornar realidade, Angel of Invention ainda é uma ótima criatura para se reanimar com God-Pharaoh's Gift.

Loading icon

Sram é uma grande adição ao deck de Auras, como podemos ver no Pioneer.

A versão do Historic, normalmente voltada para UW, inclui também Kor Spiritdancer, totalizando 8 criaturas que compram cartas ao utilizar suas Auras e, dessa maneira, possibilitando o deck quase nunca perder o gás.

O Auras já é um deck popular no Historic, especialmente no Bo1, e creio que a adição de Sram o deixará ainda melhor.

Ad

Agora... Só falta Ethereal Armor.

Loading icon

Eu não vejo este card sendo de grande impacto ainda, mas é o tipo de efeito que sempre pode existir um meio de abusar dele em algum momento.

Loading icon

Algumas listas de Control utilizam Neutralize e Absorb como um dos seus principais counters. Disallow me parece uma opção melhor para esses decks já que anula habilidades em geral, sendo portanto uma opção mais flexível e com maior utilidade em diversos jogos.

Loading icon

Não consigo enxergar uma ocasião onde este card tenha um lar no formato, mas tal como Baral, é importante saber que ele está presente na edição.

Talvez possa ser, de alguma maneira, funcional junto de Underworld Breach ?

Loading icon

Big bad boy is back.

O Gearhulk azul foi de longe um dos cards mais importantes de quando Kaladesh era válido no Standard, e com certeza poderá ver jogo como 2-of ou mais nos decks Control do formato pois estabelece um clock gigante e difícil de remover enquanto responde á uma jogada do oponente.

Vale mencionar aqui que Torrential Gearhulk "comba" com Sublime Epiphany.

Loading icon

Mencionei no começo do artigo sobre como um deck de artefatos se beneficia desta edição. Whir of Invention me parece o tipo de card que valida um splash para o azul neste tipo de deck, já que pode buscar qualquer Silver Bullet ou finisher que você precisar para a partida.

Loading icon

Com o desbanimento de Burning-Tree Emissary o formato ficou mais rápido, e o print de Fatal Push é uma ótima maneira dos decks mais lentos conseguirem se manter no jogo e segurar a primeira onda de agressão.

A inclusão de Fatal Push pode também fazer com que mais decks adotem o uso de Fabled Passage ou até Evolving Wilds como uma maneira de ter mais acesso ao Revolt, mas decks que naturalmente removem suas coisas de jogo como o Rakdos Arcanist ou o Jund Sacrifice serão os que melhor utilizarão o card.

Fatal Push será uma Staple, gaste seus Wildcards nele se pretende jogar Historic.

Loading icon

Glint-Sleeve Siphoner é um tipo de card advantage lento para um formato que possui Phyrexian Arena, mas ser um 2-drop agressivo com um meio de evasão pode colaborar e muito para sua presença no formato.

Siphoner também pode ver jogo obviamente nos Energy Decks, nos decks com Winding Constrictor e no sideboard de decks Control, como era feito em sua época no Standard.

Loading icon

Parece duvidoso que o custo do Gearhulk preto compense seu efeito no formato atualmente pois compete com cards efetivamente melhores como Massacre Wurm.

Isso não impede, entretanto, que algumas cópias sirvam de teste no Mono Black GPG, por exemplo.

Loading icon

Servindo como um sac outlet e uma ameaça difícil de remover, Yahenni, Undying Partisan pode ser considerado em decks com temática de Sacrifice, mas está competindo no slot 3 com cards que são essencialmente melhores no que o deck se propõe á fazer como Woe Strider e Mayhem Devil

Ad

Loading icon

A maior desvantagem desse card em comparação á Languish é não matar Questing Beast ou um Gruul Spellbreaker com marcador, o que é um ponto muito importante visto que o melhor Aggro do formato hoje é o Gruul.

Loading icon

Chandra, Torch of Defiance ainda é uma das melhores Planeswalkers já feitas e com certeza verá jogo nas 75 de alguns decks como o clock e a constante engine de card advantage e aceleração que ela sempre foi.

Chandra por si só permite que os decks Aggro tenham a capacidade de grindar jogos, recompensa decks vermelhos por jogarem um jogo mais demorado e mais voltado pro Midrange e também serve como mais um grande card para decks control no estilo Superfriends, pois é um Card Advantage, uma remoção, um acelerador e um finisher num único card.

Loading icon

Kari Zev viu muito jogo na época em que estava no Standard, mas não tenho certeza se o mesmo pode ser feito no Historic já que hoje ela compete com cards como Runaway Steam-Kin, Robber of the Rich, Viashino Pyromancer e Burning-Tree Emissary.

Loading icon

Blossoming Defense pode ser de grande utilidade tanto para os decks agressivos quanto para versões Selesnya do Auras como mais um meio de proteção além de Karametra's Blessing ou Alseid of Life's Bounty e Selfless Savior

Já nos Aggros, Defense serve como um backup de proteção nas partidas onde removals são relevantes e ainda pune oponentes que esperam para utilizar a remoção no momento em que está sendo atacado.

Loading icon

Essa Nissa compete com Nissa, Who Shakes the World que é melhor em praticamente todas as ocasiões.

Talvez tenha espaço em algum sideboard, mas parece pouco provável que veja jogo.

Loading icon

Além da sua óbvia interação em decks com marcadores, o Gearhulk verde pode aumentar esponencialmente o seu poder na mesa e tem uma interação muito boa com Yorion, Sky Nomad e pode ver jogo em outros decks de ramp ou midrange que tentem abusar dessa interação.

Loading icon

Duas cartas: Cauldron Familiar + Witch's Oven

Image content of the Website

Loading icon

Kambal é uma ótima carta para punir decks que façam uso de muitas mágicas de não-criatura num único turno.

Hoje, o formato carece de um deck desse tipo, mas é importante que a carta esteja no formato como uma válvula de hate para o momento em que isso for viável.

Loading icon

Apesar de (felizmente) não ter o combo com Felidar Guardian, a habilidade de Saheeli de copiar criaturas ou artefatos era ocasionalmente útil no Standard ao copiar Glorybringer ou Bristling Hydra.

Saheeli nunca foi muito impactante sem o combo, e não sei se será diferente no Historic.

Sinceramente, preferia que tivessem removido a Saheeli e deixado Felidar Guardian pois este possui interações muito mais divertidas no formato, mas é óbvio não iam remover a personagem que literalmente encabeça as imagens do produto.

Ad

Loading icon

Eu confesso estar realmente curioso em como podemos quebrar esse card no formato.

Opções incluem o uso do artefato como uma wincondition no Kethis Combo (que praticamente morreu com o banimento de Teferi, Time Raveler ), ou o uso de cards de custo 0 ou X com Song of Creation para fazer o seu próprio "Storm".

Loading icon

Harvester serviu como um ótimo "segura-Aggro" na sua vida no Standard, e talvez sirva o mesmo propósito no Historic, já que consegue trocar favoravelmente contra a maioria das criaturas do Gruul, sobrevive á maioria das outras e ainda ganha vida no processo.

Loading icon

O Pequeno Bomat foi uma das principais staples do Rb Aggro, que foi o melhor deck do Standard em 2018, mas vê pouco jogo em algumas listas de Pioneer e Modern.

Como um 1-drop agressivo que cria um efeito de bola de neve caso não seja respondido em poucos turnos, acredito que Bomat pode sim ver algum jogo no formato.

Loading icon

Com praticamente toda a base do RG Pummeler intacta e a adição de Thud e Infuriate, consigo imaginar jogadores construindo um deck em volta de tentar ganhar na base do "free-win" de utilizar um efeito de Fling num Pummeler 20/20.

Loading icon

Outra staple do Standard, Heart of Kiran hoje vê jogo apenas em algumas listas do Gx Stompy do Pioneer.

A capacidade do veículo de servir tanto com criaturas quanto Planeswalkers pode dar maior flexibilidade quanto ao seu uso no Historic, já que decks de Superfriends podem se beneficiar dele, enquanto algumas das principais criaturas do formato conseguem tripular com facilidade o veículo.

Loading icon

Com a ausência de Teferi, Time Raveler, Hope of Ghirapur é o mais próximo que existe de evitar interações no turno necessário para os decks de combo.

Infelizmente, esperar um turno para poder fechar o combo e praticamente "anunciando" que você pode combar na volta pode ser um problema que torne deste card menos relevante do que ele potencialmente pode ser.

Sim, Kethis Combo, coloca tuas esperanças nesse bichinho aí e voa !

Loading icon

O card pode ver jogo no sideboard do Gruul ou de decks verdes como uma forma de jogar melhor em partidas mais longas, mas já está competindo com outros cards como Chandra, Torch of Defiance ou Klothys, God of Destiny.

Loading icon

O maior problema de Metallic Mimic é que ele não é o tipo de criatura que você quer até que ele entre em jogo. Logo, ele não pode ser colocado em jogo com Muxus, Goblin Grandee.

Sobrando então para o Mímico tentar encontrar seu espaço em um deck como Elves ou Vampires.

Loading icon

Outra adição para o Colorless Golos, Colossus pode ver jogo como uma wincondition que pode ser jogada de graça (ou quase) e que pode facilmente se recorrer caso seja destruida.

Deve servir pelo menos 1 no Side do deck para tutorar com Karn, The Great Creator.

Ad

Loading icon

Nós estamos á exatamente dois cards ( Bloodsoaked Champion e Khalitas, Traitor of Geth ) de ter a mesma base de criaturas do Pioneer no Historic.

Scrounger viu muito jogo e ainda vê jogo no Pioneer como um drop 2 agressivo que você consegue utilizar para se recuperar após um board wipe, por exemplo.

Hoje, as variantes de Mono Black utilizam God-Pharaoh's Gift que podem talvez se aproveitar da recursão do Scrapheap Scrounger, ou funcionam baseados na mecânica de Devotion, á qual a criatura não se encaixa bem.

Infelizmente, no outro deck em que o card poderia ser utilizado, ele compete slots no cemitério com Kroxa, Titan of Death's Hunger.

Entretanto é possível que, com mais uma criatura do Pioneer migrando para o Historic, uma variante mais agressiva de Mono Black ou de Black Aggro em geral venha á surgir.

Loading icon

O ciclo de Fast-Lands inimigas ( Concealed Courtyard, Blooming Marsh, Botanical Sanctum, Inspiring Vantage e Spirebluff Canal ) estão disponíveis na edição e serão uma grande adição á estabilidade de cores de um formato que costuma ter uma mana que melhor recompensa decks midrnage ou ramp multicoloridos, mas acaba deixando á desejar para decks agressivos de duas cores.

Infelizmente, não teremos o ciclo de cores aliadas nesta edição, onde alguns dos principais decks hoje se beneficiariam muito delas, mas pode ser que algum produto futuro ou até mesmo um Historic Anthology traga essas cartas para o metagame e feche o ciclo.

Loading icon

Outro card que serve muito bem para o Colorless Golos e pode ajudar um pouco na então medíocre partida contra os aggros, além de servir no mid-game para procurar o artefato que você precisa na partida. Contando com a Feira, o deck possui um total de três tutores entre Whir of Invention, Karn, the Great Creator e o terreno.

Loading icon

Adicionar cores á um deck de artefatos torna-se mais viável quando você tem acesso á uma land que te permite utilizar todas as cores e ainda gerar incolor para Forsaken Monument.

Spire of Industry também pode ver jogo em decks mais agressivos que usem veículos ou cards como Bomat Courier ou Scrapheap Scrounger

-

E aqui se encerra meu review de Kaladesh Remastered para o Historic.

Infelizmente, a edição deixa um pouco á desejar em termos de staples conhecidas fora das cartas que estão no bloco, diferente do caso de Amonkhet Remastered.

Ainda assim, a edição parece ter cartas em potencial o suficiente para impactar o formato de uma maneira positiva e não-opressora.

Num veredito final, fora o pack de preorder, que possui 10 boosters e 3 Passes para Draft por US$ 30,00, eu não recomendaria gastar suas moedas ou gemas com Kaladesh Remastered pois a edição possui uma quantidade grande de cartas, especialmente raras, que não serão úteis em nada fora crescer a sua coleção.

Sua melhor opção é tentar grindar drafts, ou abrir boosters de outras edições e utilizar os wildcards para os cards que você precisar de Kaladesh.

Ad

Na semana que vem, estarei realizando um review de Commander Legends para o Pauper !