Magic: the Gathering

Deck Guide

Metagame da Semana: Novidades com Strixhaven

, Comment regular icon0 comments

Estamos de volta com mais um Metagame da Semana, onde dessa vez podemos observar Strixhaven surgindo de maneira consideravelmente menos tímida nos formatos competitivos!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogadores e Jogadoras, estamos de volta com mais um Metagame da Semana, novamente fazendo a nossa análise básica dos resultados do Challenges e outros eventos grandes deste último fim de semana.

Standard

Começando pelo Standard, o Challenge de Sábado, dia 24 de Abril, terminou com o seguinte Top 8:

2 Sultai Yorion

2 Temur Lukka

3 Jeskai Cycling

1 Izzet Flash

1 Rakdos Sacrifice

O deck que mais chama a atenção aqui é sem sombra de dúvidas o Izzet Flash ou, se você preferir, Prismari Dragons!

Loading icon

Ad

O deck segue a mesma base do antigo Izzet Flash que surgiu com o lançamento de Kaldheim graças a Goldspan Dragon, mas agora o deck possui novas ferramentas relevantes como Galazeth Prismari, cuja habilidade interage muito bem com a de Goldspan Dragon e se torna mais uma ameaça à longo prazo.

Expressive Iteration dá ao deck um ótimo card selection e um meio de filtrar seus draws, enquanto Magma Opus serve múltiplas funções no deck, podendo ser um meio de rampar para Galazeth Prismari no turno 3 e Goldspan Dragon no turno 4, enquanto no late-game se torna uma verdadeira bomba a ser jogada contra o oponente.

Já no Domingo, dia 25 de Abril, o Top 8 do Standard Challenge foi composto por:

2 Sultai Yorion

1 Naya Adventures

1 Mono-White Aggro

1 Temur Lukka

1 Jeskai Lukka

1 Boros Aggro

1 Sultai Titans’ Net

Listas novas e interessantes surgiram neste Challenge !

Loading icon

Titans’ Nest é um card que nunca recebeu muita atenção desde que saiu em Ikoria, porém este deck consegue dar um ótimo lar para o encantamento que, na pior das hipóteses, serve como um card filtering, enquanto é também a principal engine do deck para tentar rampar cards como Shark Typhoon e Alrund’s Epiphany o quanto antes.

O fato do deck fazer uso de boas interações de custo baixo como Eliminate e Heartless Act junto a cards como Curate e Strategic Planning dão ao deck um meio de encontrar o encantamento e os seus payoffs eficientemente enquanto enchem o cemitério para utiliza-lo posteriormente para rampar as suas bombas.

É fascinante ver como boa parte das peças do deck já estavam disponíveis antes do lançamento de Strixhaven, mas levou algum tempo para que os jogadores encontrassem um meio de utilizá-la eficientemente.

Historic

Esta semana, estarei abordando novamente o 5K Historic Open da Insight eSports!

O torneio terminou com o seguinte Top 8:

2 Selesnya Company

2 Gruul Aggro

1 Rakdos Arcanist

1 Jund Food

1 Temur Phoenix

1 Dimir Rogues

O destaque fica para a lista de Temur Phoenix utilizada pelo jogador Zan Syed.

Loading icon

A lista de Zan Syed abandona o tradicional Izzet Phoenix e procura repetir uma fórmula que fez sucesso na época do deck no Modern: Criar um tribal de cantrips eficientes que permitem ao deck encontrar os cards que necessita para levar o jogo e responder as ameaças do oponente.

A lista aproveita deste aumento de mágicas de custo um para fazer uso de Dreadhorde Arcanist, um card que não é muito comum de se ver neste tipo de deck que comumente prefere fazer as mágicas antes do combate, mas é com esta criatura que o deck consegue acumular card advantage enquanto Arclight Phoenix e Crackling Drake servem para fechar o jogo.

Outro destaque da lista fica para Abundant Harvest, a cantrip verde que interage muito bem com Brainstorm (removendo cards inúteis do topo), enquanto te encontrará exatamente o tipo de card que você precisa entre land ou nonland.

Pioneer

O Pioneer Challenge de Sábado foi composto por:

Ad

3 Niv-to-Light

2 Izzet Phoenix

1 Lotus Combo

1 Mono-Green Walkers

1 Jund Food

É curioso como, até antes do lançamento da Mystical Archives, o Historic e o Pioneer possuíam muito em comum e era “normal” você ver listas transitando entre os dois formatos.

Loading icon

Veja essa lista, por exemplo.

Ela é basicamente a mesma lista que costumamos ver de Jund Food no Historic, um deck que surgiu antes do lançamento de Strixhaven como uma resposta a um Metagame onde o Jund Sacrifice era o melhor deck.

A grande diferença entre o Jund Food e o Jund Sacrifice é a forma como o deck procura gerar valor. O Jund Sacrifice conta com Collected Company para explodir e é basicamente um Sacrifice Aggro, enquanto o Jund Food procura fazer uso da mecânica de Eldraine para gerar valor cumulativo com cards como Trail of Crumbs, que neste deck é quase uma Sylvan Library e dominar o jogo com Korvold, Fae-Cursed King.

No Domingo, o Pioneer Challenge nos apresentou um Top 8 bem diversificado:

1 Rakdos Pyromancer

1 Enigmatic Fires

1 Esper Control

1 Niv-to-Light

1 Izzet Phoenix

1 Dimir Control

1 Izzet Prowess

1 Mono-Green Walkers

Oito decks diferentes, com algumas inovações.surgindo tanto em listas individuais quanto em arquétipos, mas o deck mais interessante sem dúvidas é o Enigmatic Fires.

Loading icon

Essa lista é provavelmente o primeiro toolbox deck que presencio no Pioneer.

A ideia consiste em jogar encantamentos em jogo (e existe uma quantidade significativa de encantamentos que fazem algo que você normalmente já gostaria de fazer para controlar o jogo e comprar cards) e em seguida utilizá-los junto a Enigmatic Incarnation para tutorar criaturas do deck de acordo com a sua necessidade no momento. Em sua maioria, tratam-se de cards com efeito de ETB ou grande impacto na mesa como The Scarab God e Kenrith, the Returned King, que acabam por tomar o jogo por conta própria sem muita dificuldade.

Modern

O Modern Challenge de Sábado fechou com o seguinte Top 8:

1 Mono-Red Aggro

1 Izzet Blitz

1 Five-Color Scapeshift

1 Amulet Titan

1 Devoted Devastation

1 Golgari Elves

1 Hammer Time

1 Heliod Company

Faz algum tempo desde a ultima vez que vimos o combo de Devoted Druid com Vizier of Remedies ter algum resultado, dado que o deck hoje foi praticamente substituído pelo Heliod Company, mas pelo visto ainda há espaço para a versão pouco mais complicada do deck.

Loading icon

O que diferencia o Devoted Combo do Heliod Company é o fato de que o combo de Devoted Druid com Vizier of Remedies apenas gera mana infinita e, portanto, você precisa de uma terceira peça para o combo fazer alguma coisa de fato. O ideal é que seja Walking Ballista para causar dano infinito, mas Duskwatch Recruiter o permite basicamente procurar o deck inteiro pela Ballista, enquanto Chord of Calling pode buscar o Recruiter e Finale of Devastation dobra como wincondition e tutor ao mesmo tempo.

Já no Domingo, o Modern Challenge fechou com os seguintes decks:

1 Gruul Ponza

1 Five-Color Scapeshift

Ad

1 Kiki-Chord

1 Heliod Company

1 Mono-Red Aggro

1 Boros Prowess

1 Eldrazi Tron

1 Amulet Titan

Falando em decks que existiam no formato antes do salto abrupto de power level, o Kiki-Chord recebeu muitos novos brinquedos.

Loading icon

Numa lista que mais parece um enorme five-color Goodstuff, o deck se concentra em ter uma criatura pontual para diferentes situações enquanto seu plano de jogo basicamente é jogar o "fair game" com cards como Stoneforge Mystic e Skyclave Apparition junto de Seasond Pyromancer, enquanto ainda pode fazer sequências absurdas envolvendo Chord of Calling e Eternal Witness, além de Restoration Angel não apenas servir como uma peça de combo, mas como uma ótima interação com praticamente tudo o que o deck tenta utilizar.

Pauper

O Pauper Challenge de Sábado terminou com o seguinte Top 8:

3 Tron

1 Walls Combo

1 Cascade Walls

1 Moggwarts

1 Jund Cascade

1 Mono-White Heroic

Nós deveríamos falar sobre Moggwarts, mas veja só: Um Mono-White Heroic, que é uma ótima opção de deck budget para o formato, fez Top 8!

Loading icon

Fica aqui a lição de que não necessariamente você precisa investir pesado em Pauper para fazer bons resultados. Alguns decks justificam-se em custo e um bom pairing pode te levar longe até mesmo em um torneio do nível de um Challenge.

Já no Domingo, o Pauper Challenge nos agraciou com o seguinte Top 8:

2 Gruul Cascade

1 Cascade Walls

1 Moggwarts

1 Grixis Affinity

1 Burn

1 Stompy

1 Dimir Faeries

Mas o que é Moggwarts?

Loading icon

Moggwarts é o Goblin Class Combo, mas o nome do deck não é Goblins Class, é Moggwarts.

Se você chama esse deck de qualquer outra coisa, você está errado. O nome é Moggwarts.

Repita comigo: M-O-G-G-W-A-R-T-S.

Dito isso, um dos novos combos que Strixhaven trouxe ao formato parece estar crescendo dentro da comunidade e se tornando um verdadeiro competidor no Metagame do formato. O que realmente atrai neste arquétipo é a sua consistência: O fato de que as peças do combo são criaturas de custo baixo e que podem ser tutorados por Goblin Matron e recorridos por Unearth enquanto também podem seguir um plano de jogo interativo que muitas vezes pode se limitar a apenas não deixar o oponente ganhar antes que você feche o combo.

Com a capacidade de fechar o jogo tão rápido quanto no turno 3 (Skirk Prospector na 1, Mogg War-Marshal na 2 e First Day of Class + Putrid Goblin na 3]], o deck conta com os aspectos que levam diversos decks de combo a serem temidos: A capacidade de jogar o jogo naturalmente enquanto sempre ameaça o combo.

Mas afinal, como pode-se combater este combo então?

Existem opções, e elas podem soar um pouco estranhas: Trespasser’s Curse inviabiliza o ETB infinito, enquanto Essence Warden e outros cards do mesmo tipo “anulam” o dano infinito. Além disso, cards como Suture Priest também podem ajudar nessa partida em particular.

Eu não creio que o Moggwarts será um deck quebrado no Metagame e, na realidade, fico até feliz de ver que finalmente temos decks de combo decentes no Pauper, algo que o formato carece tem alguns anos.

Ad

Agora, basta encontrarem uma shell ideal pra Serpentine Curve também...

Legacy

O Legacy Challenge de Sábado terminou com o seguinte Top 8:

2 Ad Nauseam Tendrils

1 Elves

1 Bant Loam

1 Maverich

1 Sneak and Show

1 Death and Taxes

1 Four-Color Goodstuff

Uma coisa que me chamou a atenção neste Top 8 é que ambas as listas de Ad Nauseam são essencialmente a mesma lista e, inclusive, adotaram o combo de Witherbloom Apprentice + Chain of Smog no sideboard:

Loading icon

Eu não tenho certeza de o quão longe este combo vai dentro do formato, mas o mostrei na semana passada nas listas de Sultai Delver, já vi ela também em listas de Sultai Leovold e agora também a vemos nas listas de Storm.

Acredito que os jogadores ainda estão tentando encontrar a casa certa e analisar a viabilidade deste combo no formato.

Já no Domingo, o Legacy Challenge terminou com o seguinte Top 8:

2 Temur Delver

2 Izzet Delver

1 Elves

1 Humans

1 Jund Phoenix

1 Omni-Tell

O Jund Phoenix é outro deck cujo sua lista inclui o combo de Witherbloom Apprentice + Chain of Smog, mas o destaque de verdade fica para o Humans.

Loading icon

Esta lista de Azorius Humans utiliza muitos dos melhores humanos existentes no formato junto à novas adições como Elite Spellbinder, que permite ao deck ter uma criatura evasiva e com poder relevante na mesa e que é extremamente disruptiva em diversas ocasiões de um formato onde a mana é tão restrita como é o caso do Legacy.

Conclusão

Esta foi a análise do Metagame da Semana.

Como pudemos ver, Strixhaven está começando a surgir em maior quantidade dentro dos formatos competitivos, criando arquétipos e/ou adicionando elementos importantes para determinados decks do Metagame.

Acredito que nas próximas semanas veremos ainda mais adições da edição aos formatos até que seja avaliado em definitivo o que é viável em cada um deles o que não é.

Obrigado pela leitura!