Magic: the Gathering

Opinion

10 opções de deck Pioneer de até 10 tix competitivos e divertidos

, updated , Comment regular icon0 comments

Listamos 10 decks com custo aproximado de até 10 tix, competitivos e divertidos, para que você possa entrar no formato Pioneer e possa ir melhorando o deck até torná-lo um deck Tier

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Pioneer é um formato que vem cada vez mais ganhando adeptos, seja pela pool de cartas que torna a criação de decks bastante interessante, seja pela possibilidade de montar decks em um formato eterno bem mais acessíveis do que decks Modern ou Legacy.

Mas ainda assim, com o dólar acima de R$5, não é tão fácil e simples montar decks Tier do formato para jogar no MOL, seja para treinar por diversão e conhecer o metagame, seja para jogar torneios, como o Pioneer Royale.

Sendo assim, listamos abaixo 10 decks com custo aproximado de até 10 tix (cerca de R$50), competitivos e divertidos, para que você possa entrar no formato e quem sabe depois vá melhorando o deck até torná-lo um deck Tier.

Ad

As 10 opções são acessíveis, competitivas e totalmente capazes de vencer boa parte das partidas, inclusive contra decks Tier do formato. Basicamente são decks em sua maioria monocoloridos, buscando diminuir o custo com a base de terrenos.

Vamos às opções:

Mono-White Auras Budget

Loading icon

Esse deck é a base de um dos principais arquétipos do formato. Os decks Selesnya Auras e Orzhov Auras são Tier no formato, fazendo 5-0 em Ligas ou mesmo Top8 em Challenges no MOL toda semana.

Para baratear o deck, basicamente removemos a base de mana 2 cores e o Lurrus como Companion. No mais, os encantamentos e criaturas são os mesmos. É um deck bastante forte e divertido.

Mono-White Humans Budget

Loading icon

Mais um boa base de MonoWhite, baseada em criaturas que vão aumentando de tamanho rapidamente, enquanto as protege e remove alguns problemas do caminho com Declaration in Stone. Também é um deck que recentemente fez Top32 em Challenge. Além disso, é a base de um novo deck forte do formato que está surgindo: o Orzhov Humanos.

Mono-Blue Tempo Budget

Loading icon

Nosso campeão de baixo custo, com apenas 2 tix, é um prato cheio pra quem gosta de controlar a mesa. Com 19 criaturas que geram valor, com 10 anulações e também cartas que geram card advantage, o objetivo do deck é deixar o jogo tranquilo pra vender rapidamente com o Djinn da Tempestade.

Mono-Green Elves Budget

Loading icon

Para quem é nostálgico, um tribal de Elfos que rampam e decidem o jogo em 2-3 turnos é uma ótima opção. Com 37 criaturas e 4 artefatos que funcionam como Lord e Card Advantage, é difícil contornar uma mesa lotada de criaturas, exceto com remoções globais que caem depois do turno 4 e olhe lá. A estratégia é encher o campo, com excesso de mana, para conseguir ativar habilidades, descer mais criaturas, baixar Vanquisher’s Banner e fechar o jogo com End-Raze Forerunners.

Mono-Green Stompy Budget

Loading icon

Outro deck MonoGreen com várias cartas que jogam em decks mais formato com o mesmo arquétipo, como o Golgari Stompy ou mesmo o MonoGreen Stompy usando Questing Beast e The Great Henge.

Nessa versão budget, o objetivo é colocar marcadores +1/+1 em todas as criaturas, enchendo o campo com criaturas fortes e que ajudam na devoção ao verde, para finalizar o jogo com Aspect of Hydra. Caso o deck precise de interação e remoção, o sideboard está repleto de boas opções.

Mono-Red Devotion Budget

Loading icon

Decks MonoRed são os mais difíceis de se montar com baixo custo, pois criaturas como Eidolon of the Great Revel e Soul-Scar Mage são bastante caros no MOL. Ainda assim, é possível gastar pouco e montar uma versão focada na devoção, enquanto tenta controlar a mesa com as duas versões de Planeswalkers Chandra, até encontrar Glorybringer que geralmente fecha jogos em 2 turnos. É um deck bastante subestimado no formato, mas que consegue remover criaturas facilmente, trocar criaturas em combate e segurar o jogo até ter as cartas certas pra fechar o jogo.

Mono-Black Zombies Budget

Ad

Loading icon

Mais um deck nostálgico e que é base de uma outra versão mais cara e que recentemente fez 5-0 em algumas ligas no MOL. Chegou a sua oportunidade de dar um fatal push no oponente! Com esse deck, focado na interação da tribo de zumbis, com 3 lordes fortíssimos como Lord of the Accursed o fantástico Death Baron, há diferentes opções para se remover ameaças. Em geral, o deck ganha com uma mesa cheia de ameaças com deathtouch e/ou menace.

Gruul Aggro Budget

Loading icon

Entrando em opções de decks de duas cores, essa versão Gruul é bastante forte e tem quase metade das cartas do deck que atualmente é Tier 2 do formato (Gruul Midrange). Logo, é uma ótima opção para quem quer se aventurar gastando um pouco mais e conhecendo mais um arquétipo que você pode melhorar e partir para torneios maiores ou mesmo ligas.

Orzhov Knights Budget

Loading icon

Mais um deck baseado em criaturas, mas com interação e Dire Tactics como uma ótima remoção contra fortes ameaças. Além disso, o encantamento Knight’s Charge funciona de maneira excelente para ganhar tempo e também encher a mesa após uma possível remoção global.

Izzet Prowess Budget

Loading icon

Base de um deck também bastante presente no metagame atual – o Izzet Phoenix – esta versão utiliza boa parte das mágicas e criaturas, funcionando como deck bastante acelerado, que joga bastante no turno do oponente, e tenta encher o campo com Young Pyromancer e gerar valor com Stormwing Entity. Excelente deck para quem adora o arquétipo.

Viu como é possível jogar um formato eterno com decks competitivos e gastando pouco? Se você já montou um destes decks e está pensando em investir um pouco mais, no nosso próximo artigo iremos listar excelentes opções de baixo custo para quem quer gastar até 30 tix no MOL e montar decks extremamente competitivos para jogar torneios e se divertir no formato.