No Rest for the Wicked. Edge of Eternities mal saiu, estamos no meio da longa discussão sobre banir Vivi Ornitier do Standard e chamando-o de o maior erro de Magic: The Gathering em 2025, Spider-Man teve alguns poucos cards revelados há poucas semanas e já estamos falando sobre Avatar: The Last Airbender — o trem do hype, pelo visto, não consegue parar.
Avatar Aang, Katara the Fearless, Fire Lord Zuko, Toph, the First Metalbender e Sokka, Bold Boomeranger — a gangue inteira está presente (ou quase, por enquanto), e Avatar: The Last Airbender possui algumas mecânicas muito intrigantes para cada um dos Elementos do jogo, mas enquanto os personagens geram o hype entre fãs, há outro card que merece a atenção dos jogadores competitivos e casuais dos formatos construídos.

Redirect Lightning é mais um em uma série de efeitos que tem gradualmente aparecido no vermelho com mais frequência: a habilidade de redirecionar mágicas e habilidades para outros cards apareceu pela primeira vez nesta cor no Standard com Bolt Bend e foi reutilizado recentemente em Return the Favor e Untimely Malfunction.
Diferente dos demais cards, Redirect Lightning custa apenas , mas pelo preço adicional de cinco de vida ou
, colocando-o em um patamar semelhante ao de Divert, mas com o controle do custo adicional para o seu controlador ao invés do oponente.
O custo de cinco de vida é fácil de ignorar em formatos como Commander e este será, facilmente, uma staple para quase qualquer deck com vermelho, especialmente para os que não querem ou não podem pagar por um Deflecting Swat, mas a extensão do potencial deste card passará também pelos formatos competitivos, especialmente contra arquétipos que precisam dar alvo com algo para vencer jogos, ou direcionam hates específicos contra o jogador.

Apesar de muito cedo para falar do Standard (ainda temos Spider-Man no meio do caminho e o Metagame neste momento parece pouco favorável para muitas especulações antes de uma nova Banlist), existem desde já algumas situações comuns onde ter uma cópia de Redirect Lightning faça sentido — no entanto, na maioria delas, Untimely Malfunction pode ser mais eficiente pela versatilidade de remover alvos somado com tirar bloqueadores do caminho ou destruir artefatos, especialmente útil contra Agatha’s Soul Cauldron.

Da mesma maneira, apesar de existem alguns alvos relevantes no Pioneer, o custo de cinco de vida pode ser um pouco alto demais se o objetivo for de apenas atrasar Greasefang, Okiba Boss ou redirecionar All That Glitters para uma criatura que você controla se isto não vencer a partida no turno seguinte, e a maioria dos decks com vermelho no formato hoje são proativos demais para querer um card que demanda mana aberta para uma situação ocasional. Assim como no Standard, Untimely Malfunction acaba sendo mais atrativo pelo escopo de utilidades.

Onde Redirect Lightning se destaca é nos formatos eternos como uma ferramenta multimodal por apenas uma mana e cinco de vida (ou , dependendo do estágio da partida).
Exemplos comuns no Modern incluem a possibilidade de mudar o alvo de Goblin Charbelcher após a ativação do card, revertendo o dano que seria outrora letal em você contra seu oponente. Para decks que requerem o cemitério por algum motivo, Redirect Lightning também “anula” o trigger de Endurance e cards como Nihil Spellbomb por um custo baixo, além de passar por cima de descartes pontuais e Counterspells em turnos importantes, incluindo free spells como Force of Negation e Force of Will.

Por falar em Force of Will, o Legacy tem outras funções essenciais para o novo card e um deles pode envolver um dilema recorrente sobre as listas de All Spells com Balustrade Spy e Undercity Informer, permitindo variantes de Red Stompy, por exemplo, não perder na rolagem de dados se tiver um Redirect Lightning e um Simian Spirit Guide na mão inicial, visto que podemos dar alvo no trigger desses cards para millar cards do nosso deck ao invés do oponente, “lockando” assim o combo kill deles.
Essa função pode importar também para cards como Pyroblast ou Hydroblast, cujo texto permite dar alvo em uma mágica mesmo que ela não seja azul ou vermelha, mas essa brecha seria facilmente consertada com Red Elemental Blast e Blue Elemental Blast.

Também podemos atrasar ou impedir outros combos completamente com o novo card por apenas . Utilizar o Reanimate do oponente para voltar algo que não seja um alvo primário não é a jogada mais otimizada, mas considerando outras aplicações que o card pode ter, deve ser considerado como uma linha viável.
Por outro lado, o combo de Grindstone e Painter’s Servant pode ser redirecionado para millar o deck inteiro do oponente, mas com Tezzeret, Cruel Captain sendo a nova staple dos arquétipos baseados em artefatos do Legacy, é necessário considerar também se o oponente não pode apenas desvirar Grindstone com o Planeswalker e ativar a habilidade novamente para ganhar o jogo.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment