Magic: the Gathering

Deck Guide

Começando no novo Standard Ikoria com o deck Boros Cycling

, updated , Comment regular icon1 comments

Em um metagame dominado por Yorions e Kerugas, estamos vendo um deck extremamente budget ganhando espaço: os decks cyclings.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A nova edição Ikoria: Lair of Behemoths já está valendo a algumas semanas e com isso já podemos começar a ver o metagame sendo formado. Dominado por Yorions e Kerugas, estamos vendo um deck extremamente budget ganhando espaço: os decks cyclings.

Se somarmos todas as versões de deck cycling, estamos vendo uma participação em torno de 8% do metagamelink outside website, além disso recentemente vimos uma lista no Top 8 no MagicFest Online. Isso se mantém constante se vermos uma análise de 7 dias ou de 15 dias. Mas a grande vantagem do deck cycling não está em sua participação no metagame Standard, mas sim no fato de ser budget por natureza. O deck possui em torno de 30 incomuns, 10 raras e nenhuma mítica. Sendo que as raras são apenas os terrenos.

Ad

Jogar de deck com Cycling é, ao meu ver, uma das melhores formas de começar no Standard Ikoria. O deck é majoritariamente feito por cartas de Ikoria, logo, ao jogar bastante draft de Ikoria você já deve ter o suficiente para montar o deck. Além disso, por ser Boros ou Jeskai, ao montar o deck, você está montando a base de mana para os decks mais fortes do formato: todos os jeskai fires da vida.

Vamos então às versões do Cycling?

BOROS CYCLINGlink outside website

Loading icon

O deck possui cartas de todas as cores, mas é apenas boros. A ideia das outras cartas é ter sempre cycling de custo 1 na restrição que Lurrus of the Dream-Den possibilita. A mão ideal é ter Flourishing Fox na 1, deixar a criatura enorme com muito cycling e depois dar trample para ela com Footfall Crater. Zenith Flare te mantém vivo em uma briga Tempo ao mesmo tempo que serve de removal ou finisher do deck.

Algumas versões colocaram Savai Triome na lista para poder adicionar mana preta. A mana preta te permite conjurar Memory Leak que é ótimo contra controles ou decks que dependem de uma carta específica.

Caso odeia Lurrus, você pode por de maindeck Imposing Vantasaur, que é conjurável em último caso. Mas Lurrus of the Dream-Den entra como uma luva nesse deck já que as ameaças são de custo baixo e todas vão para o cemitério caso queira. Com um cemitério vazio, você ainda pode ciclar uma carta e depois conjurá-la com Lurrus.

JESKAI CYCLINGlink outside website

Loading icon

A versão Jeskai procura dar significância para as mágicas azuis no deck, transformar elas em algo além de puro cycling. Cartas como Startling Development parecem fracas, mas elas significam +3/+3 para a Flourishing Fox além de proteger de vários removals do formato. Frostveil Ambush pode ser o finisher para você atacar com todo seu time.

Em resumo, o que mais muda é a base de mana. Você se dá mais dano, mas permite usar cartas azuis quando necessário. O deck precisa de muita mana em pé, então é complicado dizer se essa versão de fato é melhor ou pior que a outra.

Além da mana, pode ser adicionado cartas como Pteramander, que rapidamente pode virar uma 5/5 voar já que várias instants vão para o cemitério com cycling.

Loading icon

Outra opção é jogar com o encantamento Improbable Alliance que te dará uma criatura 1/1 voar todo turno, até dos seus oponentes, enquanto você tiver cartas com cycling na mão.

CONCLUSÃO

Se analisarmos o preço, tanto no Arena quanto no físico, e compararmos seus resultados, Jeskai Cycling e Boros Cycling são os melhores decks para quem quer começar no novo Standard de Ikoria.