Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Commander Precon: Token Triumph (Emmara, Soul of the Accord)

, updated , Comment regular icon0 comments

Uma análise do Starter Commander Deck: Token Triumph, desta vez o Selesnya Tokens comandando pela famosa Emmara, Soul of the Accord, com sugestões de upgrades.

Edit Article

Seguindo com as analises dos baralhos de Starter Commander que trazem a proposta de serem portas de entrada para o formato, apresentando a novos jogadores algumas estratégias divertidas e consagradas. Seu lançamento está programado para 2 de dezembro de 2022. Serão cinco decks de duas cores aliadas cada.

As estratégias selecionadas são simples e muito eficientes, e os comandantes são criaturas clássicas que apresentam temas aclamados e estratégias com grande suporte e sinergia. No baralho Token Triumph encontramos Emmara, Soul of the Accord na posição de comandante. Sua identidade de cor Magic Symbol GMagic Symbol W sugere um jogo ágil baseado em numerosas criaturas.

Ad

Magic: The Gathering Starter Commander Deck – Token Triumph
Magic: The Gathering Starter Commander Deck – Token Triumph

Neste artigo, discutiremos a construção de um baralho Magic Symbol GMagic Symbol W de fichas, suas estratégias, fundamentos e, por fim, exploraremos as opções de upgrades que temos disponíveis para potencializar seu funcionamento.

Entendendo o Deck

A vasta paisagem urbana de Ravnica é uma colcha de retalhos de grandes salões, favelas decrépitas e ruínas antigas, com camadas e mais camadas de alvenaria. Dos inúmeros centros cívicos do mundo, um se destaca acima de todos os outros: a cidade de Ravnica, uma metrópole tão vasta que seu nome há muito se tornou sinônimo de todo o plano. É governada por um complexo sistema de guildas, onde cada uma das dez organizações dominou a utilização de duas das cinco cores de mana, resultando em identidades e funções culturais dramaticamente diferentes.

O Conclave Selesnya é uma união harmoniosa de natureza e civilização que sonha em abraçar toda Ravnica em cooperação pacífica. A guilda Selesnya acredita ser a voz de Mat'Selesnya — uma consciência misteriosa que eles acreditam ser a manifestação da própria natureza. Os membros exclusivos de Selesnya honram o altruísmo, o carinho e a congregação espiritual.

March of the Multitudes
March of the Multitudes

Enquanto isso, porém, eles estão formando um exército, preparando-se para resistir à ambição e aos impulsos destrutivos das outras guildas e lutar, se necessário, para defender seu modo de vida.

Emmara Tandris é uma influente sacerdotisa do Conclave Selesnya, empenhada em buscar a paz entre as guildas com todo o seu coração. Quando Trostani Discordant, hesitava em auto conflito, atuou como uma das defensoras mais ativas da cooperação entre as guildas, ela contava com conexões pessoais com membros de outras guildas para ajudar nesse esforço.

Loading icon

A estratégia do baralho é apresentada no título do baralho: "Token Triumph", ou seja, a criação de uma força conjunta de fichas para sobrepujar os oponentes.

O desenvolvimento do jogo é muito orgânico, quanto mais criaturas jogarmos no campo de batalha maior é a quantidade de fichas geradas, cartas compradas. Uma vez que a maioria das nossas fichas são criadas por meio de habilidades, sejam elas desencadeadas ou ativadas, torna a estratégia cadenciada e segura.

Loading icon

O melhor exemplo disso é a comandante Emmara, Soul of the Accord: sempre que ela é virada criamos uma ficha, assim caso ela realize um ataque ganhamos um Soldado 1/1 com Vinculo com a Vida. Caso viremos a comandante para pagar um custo de ativação de habilidade, também geramos fichas como no caso das cartas Jaspera Sentinel e Presence of Gond.

Então a cada vez que virar Emmara, Soul of the Accord, seja qual for a razão, criamos a ficha branca de Soldado. Isso também inclui habilidades do oponente que virem Emmara.

Mudanças e Upgrades

Ad

Token Triumph tem como objetivo vencer por combate ao atacar com uma grande massa de criaturas. Temos mana em abundância, permitindo jogar encantamentos grandiosos e criaturas poderosas. Sua estratégia bastante linear utiliza criaturas para gerar fichas gerando um crescimento exponencial chegando a um ponto critico rapidamente, especialmente ao adicionarmos amplificadores. As criaturas possuem efeitos variados colaboram com o tema e suprem a maioria das funções de forma satisfatória.

As alterações propostas têm o objetivo de agregar uma maior consistência as linhas de vitória definidas, sem comprometer o funcionamento padrão do deck.

Base de Mana

O pacote de terrenos deste baralho ultrapassa o que é considerado razoável e o motivo disso é a utilização de mana sinks para criar uma enormidade de fichas. Mana sink é o termo utilizado para cartas que tem a função de utilizar toda a mana disponível, seu nome deriva da carta Power Sink.

A quantidade de terrenos básicos, e outros poucos terrenos de duas cores que em grande parte entram virados, pode ser reduzida caso não sigamos por esta linha — que embora seja consistente, necessita de um número ainda maior de aceleradores. Minha opção foi por otimizar a utilização da mana, indo para uma vertente que utiliza reduz alguns terrenos.

Quando fizemos a opção por um número menor de terrenos, as fontes de mana que entram viradas precisam ser substituídas por outras que garantam um jogo mais fluido. Assim, aceleradores como Blighted Woodland e correções como Sungrass Prairie e Riftstone Portal são nossa prioridade. Mágicas como Harvest Season aproveitam o número de criaturas no campo de batalha para gerar uma grande aceleração.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

O pacote de aceleradores foi ampliado para apresentar cartas que fossem sinérgicas com a comandante. O baralho original tem Jaspera Sentinel entre seus mana dorks, então adicionamos alguma redundância com Loam Dryad e Saruli Caretaker. As pedras de mana Sol Ring, Talisman of Unity, Arcane Signet e Commander's Sphere são o que podemos chamar de o conjunto padrão, faltando apenas Selesnya Signet que foi adicionado considerando a correção nos turnos iniciais.

A carta Citanul Hierophants sem sombra de dúvida é uma das fontes de mana mais poderosas para baralhos de criaturas, tornando cada outra criatura um "dork". Mana Dork é como chamamos criaturas pequenas e de baixo custo capazes de gerar mana, as mais icônicas são Birds of Paradise e Llanowar Elves, presentes no jogo desde sua criação em Limited Edition Alpha.

Algumas das minhas cartas favoritas na cor verde são aquelas capazes de desvirar criaturas, e Curse of Bounty presente no baralho inicialmente cumpre esta função. Acrescemos os encantamentos Nature's Chosen e Instill Energy que permitem interagir com os geradores de mana, ou com a própria Emmara.

Ad

A retirada de Nissa's Expedition e Rishkar, Peema Renegade está ligada à necessidade de criaturas no campo de batalha no momento de sua entrada. Aprecio a carta Rishkar, Peema Renegade, que embora seja muito forte, precisa de suporte para que sua habilidade seja especialmente relevante.

Loading icon

Uma substituição importante foi a entrada de Devoted Druid no lugar de Leafkin Druid, ambas cartas excelentes mas Devoted Druid possui uma forte sinergia com várias cartas do baralho, especialmente com Valor in Akros, que possibilita a geração de grandes quantidades de mana ou fichas. Falaremos mais desta interação a seguir.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Compras e Vantagem em Cartas

A combinação de cores Magic Symbol GMagic Symbol W tem uma grande potencial de gerar vantagem de cartas. Camaraderie, Collective Unconscious e Slate of Ancestry são algumas das melhores opções dado que são baseadas na quantidade de geração de fichas. O baralho Triunfo das Fichas tem dentre suas escolhas as excelentes Harmonize e Voice of Many, adicionando três cartas para a mão.

Dark Confidant e Phyrexian Arena são conhecidos por serem algumas das fontes de compras mais poderosas do Magic the Gathering por fornecer cartas adicionais todos os turnos. Esta mesma vantagem pode ser emulada com Idol of Oblivion e Overwhelming Instinct, outras semelhantes Dawn of Hope e Mentor of the Meek estão disponíveis no baralho.

Interações e Remoções

Remoções são um dos aspectos que não podem ser ignorados na construção de qualquer baralho, e pensando nisso a equipe de desenvolvedores fez uma vasta seleção para este. Lidando com encantamentos e artefatos, as cartas Aura Mutation e Nullmage Shepherd são um diferencial por sua grande sinergia com os temas do deck. Sylvan Reclamation é um ramp ocasional, mas sua capacidade de lidar com cartas indestrutíveis faz desta carta uma poderosa remoção.

Entra

Loading icon

As temidas Free Spells estão presentes — Hour of Reckoning, Conclave Tribunal e Devouring Light tem seus custos reduzidos por meio da habilidade de Convoke, e neste baralho esta troca é especialmente poderosa. Glare of Subdual é uma forte ferramenta de controle, virando as permanentes dos oponentes, impedindo ativações de habilidades, removendo atacantes e bloqueadores.

A escolha de Dauntless Escort é boa e complementarmente adicionamos King Darien XLVIII dando proteção adicional a nossas criaturas, de mesma forma Rootborn Defenses.

A carta Knight-Captain of Eos previne todo dano de combate em um turno, sacrificando uma ficha de soldado, e a proteção gerada por ele é uma resposta muito boa para truques de combate inesperados. Vizier of Remedies protege contra marcadores negativos, embora tenha sido adicionado por sua sinergias.

Ad

Fichas

As estrelas do baralho são as fichas, o título do baralho exalta sua importância uma vez que elas são o motor de compra, o ramp, e até mesmo as remoções.

Visando otimização do jogo reduzimos algumas linhas secundárias como a de transformação de mana em fichas. Omana sink que nos leva a remover cartas como Jade Mage, Selesnya Guildmage e White Sun's Zenith, são poderosos quando aliados a mana infinita ou gerada em grandes quantidades.

Partindo disso o potencial de Sporemound é radicalmente reduzido, tendo sua real força em baralhos de terrenos em abundância como os baseados na habilidade landfall. Outro tema clássico que foi abandonado foram os insetos, que no baralho foi representado pelas cartas Hornet Queen e Hornet Nest.

Sai

Loading icon

Agora que vamos adicionar algumas cartas, Jolrael, Mwonvuli Recluse gera fichas sempre que compramos nossa segunda carta a cada turno, sua sinergia com Mentor of the Meek e outras cartas presentes como Idol of Oblivion e Dawn of Hope nos possibilita criar até 4 fichas por rodada.

Cadira, Caller of the Small dobra a quantidade de fichas que temos no campo de batalha sempre que causa dano de combate a um oponente. Ela possui Atropelar e um corpo 3/3, o que já faz dela uma ameaça, e somada ao grande número de amplificadores presentes no baralho sua presença finaliza o jogo rapidamente. Outro doubler, cartas que duplicam a produção de outras cartas, é a Queen Allenal of Ruadach que sempre que criarmos uma ficha, adicionamos uma ficha de Soldado 1/1.

King Darien XLVIII ,embora seja um mana sink, possui outras funções: ele aumenta seu poder e resistência por meio de marcadores, criando fichas, e as amplificando, e possui uma habilidade que as protege. Como dizemos no Brasil, lava, passa e faz café.

Entra

Loading icon

Amplificadores

O uso de amplificadores é uma das principais linhas de vitória em baralhos de fichas. Jazal Goldmane e Jolrael, Mwonvuli Recluse são verdadeiras bombas convertendo nossos pequeninos soldados, elfos e coelhos em uma ameaça imensa.

Lords e antífonas são cartas que concedem vantagem para todas as criaturas de um determinado tipo, jogador, ou cor. Champion of Lambholt, King Darien XLVIII e Trostani Discordant entram na categoria dos lordes. As cartas Collective Blessing, Commander's Insignia e Dictate of Heliod são antífonas.

Linhas de vitória

A linha principal deste baralho consiste em utilizar um grande número de fichas para vencer o jogo em turnos devastadores, utilizando a entrada dos amplificadores como finalizadores. Ao observar algumas cartas do baralho, imediatamente reconhecemos alguns espaços por parte da equipe de desenvolvimento para que combos fossem adicionados.

Ad

Presence of Gond
Presence of Gond

A presença de Valor in Akros e Presence of Gond no mesmo baralho foi o motivador da inclusão de Devoted Druid. Estas 3 cartas reunidas são um combo bastante antigo poderoso, que gera um número ilimitado de fichas em um único turno. Por consequência também adicionamos Vizier of Remedies, afinal a dupla é capaz de gerar enormes quantidades de mana.

Loading icon

Valor in Akros aumenta o poder e a resistência de todas as criaturas em +1/+1, até o final do turno, a cada vez que uma nova criatura entre em jogo. Sabendo disso, a cada vez que ativarmos com sucesso a habilidade concedida por Presence of Gond, cada criatura receberá o incremento.

Assim, caso encantemos Devoted Druid, a cada vez que ela receber o bônus podemos ativar sua habilidade secundária que coloca um marcador de -1/-1, permitindo ativar quantas vezes desejar, naquele turno. Somente naquele turno, pois o marcador de decremento é permanente e o bônus temporário, logo ao final do turno quando os efeitos forem resolvidos, ela morre.

Alternativamente, Ivy Lane Denizen e Nurturing Presence tem a mesma função, embora funcionem de maneira diferente.

Os combos

A) Fichas de poder ilimitado

Valor in Akros + Devoted Druid + Presence of Gond;

Alternativamente:

B) Fichas ilimitadas

Ivy Lane Denizen + Devoted Druid + Presence of Gond;

Nurturing Presence + Devoted Druid + Presence of Gond;

Seguindo o mesmo fundamento temos a linha de mana VERDE infinita:

C) Linha do Vizier

Vizier of Remedies + Devoted Druid;

Token Triumph com os Upgrades

Loading icon

Considerações Finais

A experiência de jogar com o Token Triumph Starter Deck e sua comandante Emmara, Soul of the Accord foi muito divertida, o baralho em sua composição original tem uma boa desenvoltura e mesmo nos cenários mais adversos manteve a seu bom funcionamento.

Dentre os baralhos para novos jogadores, é uma excelente escolha e seu funcionamento é muito sinérgico. Sua expansibilidade é alta, podendo seguir por diversas temáticas diferentes de acordo com a personalidade e estilo de cada jogador.

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e participar desta imensa comunidade que é do Commander. Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!