Magic: the Gathering

Opinion

Emrakul e a origem da vida no Multiverso.

, updated , Comment regular icon1 comments

Os Eldrazi são o grande mistério do Multiverso de Magic: The Gathering e hoje eu trago uma teoria que conecta a titã Emrakul com a origem da vida.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Os Eldrazi são seres colossais e incompreensíveis na sua totalidade. Eles são atraídos por mana e movem usando Leylines, que são as linhas de força que fluem em um plano e são usados pelos magos do Multiverso para lançar suas mágicas. A origem dos Eldrazi é desconhecida e eles são seres sem centelha de Planeswalker que podem viajar entre planos de existência. Em Zendikar as Sentinelas enfrentaram dois desses titãs, Ulamog, a Fome Interminável e Kozilek, a Grande Distorção, usando as próprias linhas de força e o Turbilhão de Zendikar, os dois titãs foram destruídos.

Ad

Após a destruição dos seres titânicos, Ugin ficou revoltado com as Sentinelas. Nenhum deles sabiam ou entendiam a importância dessas criaturas para o Multiverso e isso poderia trazer consequências irreversíveis. Lembrando que Ugin é um dragão de mais de 25 mil anos e ele não sabe a origem dos Eldrazi.

Image content of the Website

Enquanto acontecia a Batalha de Zendikar, a planeswalker Nahiri, a Anunciadora estava planejando sua vingança contra Sorin que a abandonou quando ela mais precisou. Milênios atrás, Nahiri, Sorin e Ugin aprisionaram os Eldrazi em Zendikar, mas quando eles se libertaram, nenhum dos seus antigos companheiros vieram. A Litomante foi tirar satisfações com Sorin e acabou presa por mil anos na Câmara Infernal. Mil anos depois, Liliana destruiu a Câmara e Nahiri se libertou, mas Zendikar já tinha sido quase toda consumida pelos Eldrazi. Para se vingar de Sorin, ela atraiu Emrakul para a terra natal do vampiro, o plano de Innistrad. A presença de Emrakul, o Fim Prometido trouxe a loucura para o plano, transformando tudo que era vivo em seus servos Eldrazi.

Na batalha de Innistrad, as Sentinelas com ajuda de Tamyio e Liliana Vess, que entrou pro grupo nessa época, conseguiram enfrentar Emrakul, mas eles teriam vencido? Por algum motivo, a titã Eldrazi desistiu da batalha e se deixou aprisionar na lua de Innistrad. Emrakul só disse que “Ainda não era a sua hora”, mas o que isso quer dizer? É isso que vamos tentar entender nessa teoria.

Parece que existe uma ordem para as ações dos titãs Eldrazi, como se fosse um mecanismo do próprio Multiverso. Ulamog devora toda a mana que existe no plano. ninguém sabe o que ele faz com a mana que devora, mas isso também vai fazer parte da nossa teoria. Kozilek distorce a terra devastada que Ulamog deixou e a remodela, criando novas estruturas. Finalmente, Emrakul corrompe a vida transformando os seres vivos em criaturas bizarras, esponjosas e cheias de tentáculos.

Image content of the Website

A primeira vista, parece que os Eldrazis trazem um ciclo de destruição, mas vamos analisar o que sabemos deles.

Dizem que eles são mais velhos do que o próprio tempo. Eles não consomem planos saudáveis, ou seja, só consomem planos “quebrados” que estão condenados. Quando Ugin, Nahiri e Sorin viram os Eldrazi consumir um plano, eles ficaram horrorizados e sem entender o que eles são e temendo que eles destruíssem muitos outros planos, eles prenderam os Titãs em Zendikar e isso pode ter sido um grande erro, já que Zendikar não era um plano que passava por problemas. Foi a prisão dos Eldrazi que fez o Turbilhão aparecer e transformar o plano em um mundo que ameaça tudo que é vivo.

Na batalha em Innistrad, Nissa, quando estava se conectando com a terra de Innistrad, sentiu a vontade de Emrakul, nesse momento, a titã se referiu a si mesma como a vida. E Emrakul sabe que ela foi atraída para Innistrad de uma forma errada, ela não pertence a esse lugar. Ela também sabe que está sozinha. Ulamog e Kozilek não estão lá, então está tudo errado.

Ad

“Isso tudo está errado. Estou incompleto, insatisfeito, incipiente. Deve haver flores, não ressentimento estéril. O solo não era receptivo. Não é minha hora. Ainda não.”

Image content of the Website

Depois de analisar tudo isso, vem a grande questão dessa teoria. Os Eldrazi são os criadores do Multiverso? Não exatamente. Agora tudo que eu falar aqui é minha percepção sobre os titãs.

Como você deve ter reparado, os Eldrazi carregam grandes inspirações na obra de H. P. Lovecraft. Assim como a obra de Lovecraft, acredito que o multiverso de Magic não surgiu pela mão de nenhum ser, nenhum grande Deus. Os Eldrazi são os seres conhecidos mais antigos, talvez eles tenham alguma relação com o plano de Equilor, que segundo Urza é o plano que está na extremidade do tempo. O plano também tem uma forma bizarra como você pode ver na Bloodhill Bastion, mas os Eldrazi são de antes do tempo, então eles estavam aí antes do início de tudo.

Provavelmente a origem do Multiverso veio em algum evento tipo “Big Bang” que deu origem as Eternidades Cegas e depois aos planos de existência. Os Eldrazi podem ser manifestação da própria ‘Eternidades Cegas’ e Emrakul pode ser a origem da vida, a primeira criatura que habitou esse mundo pode ter vindo dela. Os titãs trabalham em um ciclo pelo que dá a entender: eles vão para um mundo condenado; Ulamog o consome; Kozilek o remodela; e Emrakul cria uma nova vida.

Se o ciclo começou em Emrakul, a primeira vida veio dela. Ela mesma afirma que é a origem da vida e na batalha em Innistrad, ela sabia que não deveria estar lá, não era a hora de renovar aquele mundo. Ela entendeu isso quando percebeu que os outros Titãs também não estavam lá. Algo estava errado e até o momento que aquele mundo fosse ser “destruído” ou renovado, ela ficaria presa na lua. No entanto esse dia pode nunca chegar, então é possível que nunca mais vamos ver Emrakul, no máximo sua influência vindo da lua. Mas se não existe um mundo quebrado, ela não vai poder agir.

Image content of the Website

Ainda temos muitas perguntas, existem outros Titãs? O que a destruição de Ulamog e Kozilek causou nas eternidades cegas? Emrakul poderia trazê-los de volta? Muitas perguntas, para poucas respostas, são certo que Emrakul está ligada com vida que existe no Multiverso e talvez ela seja a própria criadora da vida.