Magic: the Gathering

Opinion

Lendas de Faerûn: os heróis de Adventures in Forgotten Realms

, Comment regular icon0 comments

Conheça os personagens lendários de Adventuries in Forgotten Realms.

Edit Article

A coleção de Adventures in Forgotten Realms está entre nós, unindo as duas maiores franquias da Wizards of the Coast e finalmente trazendo personagens aclamados do maior RPG do mundo para o maior card game do mundo. Eu espero ainda falar bastante sobre as cartas e o que a coleção tem à oferecer para os nossos jogos de Commander (minha especialidade); mas gostaria de começar os trabalhos na cobertura de AFR pondo pra fora toda minha euforia de RPGista e falar sobre Lore.

Imagino que muitos jogadores de Magic, assim como eu, também jogam ou já jogaram D&D em algum momento. No entanto, muitos não tem esta familiaridade e, por isso, não conhecem os personagens e referências que a coleção traz em suas cartas. Para aqueles que não jogam D&D (ou mesmo aqueles que jogam, mas gostariam de saber mais sobre estes personagens) neste artigo eu separei algumas das criaturas lendárias mais icônicas da coleção com pequenos resumos de seus feitos, personalidades e poderes.

Ad

Os Heróis dos Reinos

O multiverso de Dungeons & Dragons é similar ao de Magic: the Gathering em muitos sentidos - com vários mundos orbitando e em alguns casos coexistindo entre si. No entanto, diferente do MTG onde apenas seres excepcionais como os planeswalkers são capazes de transitar entre eles, em D&D qualquer um pode viajar entre planos se tiver os recursos mágicos ou dimensionais adequados. Portais planares são relativamente comuns e magias poderosas são capazes de levar grupos inteiros a outros universos num piscar de olhos. Um destes mundos - chamado de Toril - abriga o continente de Faerûn: o cenário onde Adventures in Forgotten Realms é ambientado.

Faerûn é ambiente de alta fantasia; o lar de inúmeros heróis, vilões, lugares e artefatos mágicos lendários. A seguir você será apresentado à alguns destes personagens que tiveram a honra de receberem um card para representá-los em AFR. Tomei a liberdade de separar apenas os “mocinhos” por hora; os vilões ficarão para um próximo artigo.

Volo, Guia dos Monstros

Loading icon

Volothamp Geddarm, ou apenas Volo, é um lendário viajante e contador de histórias, famoso por publicar diversos registros de suas aventuras e andanças pelos Reinos de Faerûn. Dentre suas obras mais famosas estão o Guia de Volo para Todas as Coisas Mágicas, o Guia de Volo para Monstros, Masmorras: um Guia de Aventura para Aventureiros, dentre muitos outros trabalhos onde ele descreve com detalhes diversas regiões importantes de Faerûn.

Ele é frequentemente retratado como uma espécie de enciclopedista dos Reinos, mesmo que suas informações fossem, na melhor das hipóteses, parcialmente precisas. Ele é por muitos considerado curioso demais para seu próprio bem.

Como um viajante estudioso e feiticeiro menor, Volo está sempre à procura de uma revelação. Ele frequentemente está em desacordo com seu aliado Elminster Aumar - um dos arquimagos mais poderosos dos Reinos que às vezes atua como uma espécie de consultor/editor. Elminster prefere que algumas coisas sejam mantidas fora do conhecimento público.

Ellywick Tombadilho

Loading icon

Ellywick Tombadilho é uma gnoma dos Reinos, conhecida como "a maior barda do multiverso". Sabemos muito pouco sobre ela por enquanto, apenas que pode viajar entre os planos e que tem acesso a um The Deck of Many Things, uma variedade de cartas encantadas com uma magia poderosa capaz de produzir diversos efeitos. Ela aparentemente faz (ou fez) parte de um grupo de aventureiros composto também pelo draconato Nadaar, Selfless Paladin, o elfo Varis, Silverymoon Ranger e a maga humana Hama Pashar, Ruin Seeker.

Ellywick será mais explorada no livro de aventura The Wild Beyond the Witchlightlink outside website que ainda não foi lançado. Assim como todos os personagens que receberam cards de planeswalker em Adventures in Forgotten Realms, Ellywick não é um planinauta dentro do lore de Magic: the Gathering.

Ad

Drizzt Do'Urden

Loading icon

Drizzt Do'Urden é um elfo sombrio atípico que abandonou os maus caminhos de seu povo e sua casa no Underdark (a vasta rede de cavernas e túneis subterrâneos sob a superfície do mundo) para se tornar um herói lendário do Norte.

Sendo um drow, Drizzt outrora pertenceu a uma sociedade de elfos malignos do subterrâneolink outside website, dedicados a escravizar outras raças humanoides e a odiar o mundo da superfície em nome de sua divindade patrona demoníaca Lolth, Spider Queen. Mas durante sua vida em meio a brutalidade e opressão de seu povo, o caráter de Drizzt se formou na contramão de suas tradições, o que o levou a tornar-se um pária fugir para a superfície.

Na superfície ele fez amigos (como Bruenor Battlehammer), Catti-brie e Wulfgar) e inimigos (como a própria Lolth). A arma favorita de Drizzt é a cimitarra, e ele carrega duas, apelidadas de Twinkle e Icingdeath. Ele também carregava uma estatueta mágica que convoca seu companheiro animal, uma pantera negra chamada Guenhwyvar. Sua agilidade e destreza de luta são lendárias, e muitos descreveram seus movimentos como muito rápidos para serem seguidos pelos olhos, drows ou humanos.

Barrowin do Clã Undurr

Loading icon

Barrowin do Clã Urdurr é uma anã clériga dedicada ao deus anão da vigilância e defesa Gorm Gulthyn . Ela tem uma visão severa da vida, mas sempre se levanta contra o mal, especialmente quando ele se move contra os anões.

Barrowin nasceu na área da Grande Fenda - o lar tradicional dos anões dourados de Faerûn - e passou quinze anos de sua vida na cidade de Ironmaster, no Vale do Vento Gélido, supervisionando e protegendo os investimentos de sua família nas lucrativas operações de mineração da cidade. No entanto, lá sua vida não era excitante o suficiente, então ela pediu a sua família para ser realocada. Quando esse pedido não foi ouvido, ela chamou sua divindade para fornecer um novo caminho. Gorm respondeu indiretamente fazendo com que Barrowin encontra-se uma nova vida ao se apaixonar por Storn Skulldark, um jovem e rico anão do clã Ironstar. Barrowin e Storn partiram de Ironstar para construir uma fortaleza no caminho entre a cidade de Neverwinter e o Vale do Vento Gélido, na cordilheira Espinha do Mundo.

O projeto teve muitos contratempos, o principal deles foi o súbito desaparecimento da fortuna de Storn em Ironmaster. Deixando Barrowin para trás, Storn viajou de volta a Ironmaster para rastrear seu tesouro perdido, mas ele nunca voltou para casa. Um dragão branco emboscou sua comitiva e levou Storn embora. Barrowin nunca mais viu seu verdadeiro amor.

A solidão passa a atormentar Barrowin, mas ela diz a si mesma que sua vida com Storn “não era para ter acontecido”. Ironmaster guarda muitas lembranças ruins para ela. Embora ela possa nunca conhecer o amor verdadeiro novamente, ela ganhou novos amigos dentro de uma organização em desenvolvimento chamada Ordem da Manopla, que mantem-se vigilante contra o surgimento do mal em todas as suas formas. Acima de tudo, Barrowin respeita a devoção e a vigilância da Ordem. Ela agora acredita que Gorm Gulthyn a escolheu como sua emissária, e que a Ordem da Manopla pode ser o que o deus anão da vigilância reservou para ela o tempo todo. Só o tempo irá dizer.

Ad

Grão-Mestre das Flores

Loading icon

Grande Mestre das Flores é o título dado ao monge sênior do Monastério da Rosa Amarela nas montanhas Earthspur, no sul de Damara. Lá, os monges se dedicaram a venerar o Deus Sofredor Ilmater, principalmente devido ao trabalho árduo necessário para sobreviver no ambiente hostil ao redor do mosteiro. Durante boa parte do lore de D&D, o posto foi ocupado por sábios monges, sendo o último deles conhecido o humano Cantoule.

No entanto, este planeswalker branco de Adventures in Forgotten Realms que é retratado como o Grão-Mestre das Flores é mais do que parece. Seu subtipo denuncia que ele é, na verdade, o deus dracônico da justiça: Bahamut, o Dragão de Platina.

Ele é o deus da justiça e patrono de todos os dragões bons. Em sua forma natural, Bahamut é um dragão enorme, com escamas de platina mais resistentes do que qualquer escudo, que brilha e cintila com um leve tom de azul, envolto em uma aura cintilante de luz. Quando ele desejava vagar pelo mundo mortal, entretanto, geralmente assume a aparência de um velho humano vestido com túnicas de camponês acompanhado por sete canários.

Alguns sábios acreditavam que Bahamut usa esse disfarce humanoide para não assustar seres não dragões. Acredita-se também que, embora o deus goste de seu disfarce de velho, ele também possui outros, como o de um príncipe com uma carruagem puxada por sete cavalos, um moleque acompanhado por sete amigos e um mendigo seguido por sete cães. Estes sete companheiros dourados são também dragões disfarçados: os sete dragões de ouro anciões (Adult Gold Dragon) que compõem sua guarda de honra e sempre o acompanham assumindo a forma de animais.

Ao que tudo indica, o próprio Bahamut assumiu a responsabilidade de comandar o Monastério da Rosa Amarela. Que legal!

Oswald Torcedobra

Loading icon

Oswald é um gnomo inventor de muitas profissões que vende poções e pilota uma aeronave similar a um dirigível. Em sua embarcação ele mantém um laboratório/oficina, onde realiza diversos trabalhos com alquimia, engenharia e marmoraria. Por vezes ele se envolveu em experimentos perigosos que comprometeram sua navegação, fazendo-a colidir e causando outros desastres (a ele e à terceiros).

Oswald é um alquimista habilidoso, especialmente na produção de poções voláteis e perigosas. Ele também pode criar diferentes tipos de armadura com cascas de besouros gigantes. Além de produzir armaduras, ele também pode confeccionar peças de vestuário, como capas, luvas, cachecóis, chapéus e botas. Aventureiros podem comprar qualquer uma de suas peças fornecendo a Oswald os materiais e ouro.

Krydle do Portal de Baldur

Loading icon

Krydle é um meio-elfo ladrão e poeta que vive na cidade de Portal de Baldur, afastado de seu pai Coran. Ele odiava a política da cidade e o cisma entre as cidades altas e baixas. Apesar de estar afastado de seu pai e de seu ódio pelas maquinações dos nobres da cidade, Krydle era muito familiarizado com a política e conhecia bem seu funcionamento interno.

Ad

Ele é membro da rede criminosa da cidade, compartilhou seu esconderijo subterrâneo com seus aliados e formou um grupo de aventureiros com Minsc, Beloved Ranger e Delina, Wild Mage.

Minsc, Guardião Adorado

Loading icon

Minsc é um guerreiro de bom coração - mas bastante confuso - conhecido por seu hábito de falar com um hamster. Ele acredita que o animal, chamado Boo, era um hamster gigante em miniatura, mas ninguém mais viu qualquer evidência disso.

Minsc é muito capaz fisicamente, mas mentalmente bem mais limitado. Além de conversar com Boo, ele tem uma visão muito simplista do mundo e muitas vezes decide rapidamente que alguém é mau e deve ser atacado. Felizmente, ele também é gentil por natureza e está determinado a ser um herói.

Misc (e Boo) possuem uma estátua de bronze em sua homenagem localizada na cidade de Portal de Baldur. O monumento - chamado de Guardião Adorado - é a única estrutura com permissão para enfeitar permanentemente o mercado sempre agitado da Cidade Alta, e é um ponto de encontro favorito particular bastante apreciado pela população balduriana.

Delina, Maga Selvagem

Loading icon

Delina é uma elfa da lua feiticeira com um talento inato para a magia selvagem. Inquisitiva e destemida, ela pode parecer vulnerável, mas carregava consigo uma grande força.

Quando criança, Delina e seu irmão Deniak estudaram magia juntos, mas ela frequentemente faltava às aulas. Um dia, ao brincar e lutar com seu irmão, ele a repreendeu por sua falta de habilidade. Enfurecida, sua magia selvagem apareceu pela primeira vez. Após este ponto, suas habilidades pareceram superar as de Deniak, irritando-o muito e deixando-o com ciúmes.

Em algum ponto, Deniak partiu para a cidade de Portal de Baldur e mais tarde Delina sentiu seu vínculo místico com seu irmão esfriar, como se uma estranha escuridão tivesse tomado conta dele. Neste ponto, ela decidiu viajar para Portal de Baldur para salvá-lo. Neste processo, ela descobre que Deniak havia se corrompido e havia se tornado membro de uma seita maligna chamada Culto do Dragão. Seu irmão revelou sua obsessão em roubar seu poder, usando um ritual do Culto e seu vínculo místico. Seus aliados (Misc, Krydle e a halfling Shandie) fizeram uma tentativa corajosa de parar o ritual, mas falharam, aparentemente deixando-a impotente e transformando Deniak em um Red Dragon. Os poderes de Delina, entretanto, ainda permaneceram intactos, e ela ainda conseguiu usá-los para destruir seu irmão louco. Mais tarde, ela planejou deixar a cidade, considerando sua busca como ser um fracasso com seu irmão morto e Culto do Dragão permanecendo na clandestinidade. Ela reconsiderou depois de falar com seus novos aliados e amigos, incluindo Minsc e Boo.

Mordenkainen

Loading icon

Mordenkainen é um poderoso arquimago (um dos maiores e mais conhecidos do multiverso), tendo sido o criador de diversas magias utilizadas por magos de diversos planos. Ele é natural do mundo de Oerth (cenário de campanha de Greyhawk), mas visita Faerûn com uma certa frequência, sendo ele amigo de Elminster Aumar (outro poderoso arquimago). Ele possui uma residência que ele usa como veículo para viajar pelo multiverso. Com ela, Mordenkainen ocasionalmente visita Avernus, a primeira camada dos Nove Infernos, para estudar os efeitos dos diabos sobre as escolas de magia e para garantir o equilíbrio do universo.

Ad

Dizer que Mordenkainen é um “mocinho” não é exatamente correto, pois mesmo que estivesse envolvido em algo à serviço do bem, seus meios muitas vezes são moralmente execráveis. Isto porque o compromisso pessoal de Mordenkainen não é exatamente com o bem ou o mal, mas sim com o equilíbrio. Em um conflito notoriamente importante - como a Guerra do Sangue envolvendo demônios e diabos, por exemplo -, ele trabalhará ativamente para que nenhum dos lados cresça demais em poder a ponto de abalar o equilíbrio de forças entre elas.