Magic: the Gathering

Deck Guide

O Impacto de Theros no Mono-White Heroic Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Theros trouxe pelo menos duas boas novidades que as listas atuais já estão utilizando, Karametra's Blessing e Sentinel's Eyes

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Theros Além da Morte trouxe algumas adições para o Mono White Heroic, um deck que andava meio esquecido no formato. Vamos analisar essas novidades e saber se vale a pena jogar com o deck.

Vou começar o artigo de hoje relembrando uma coleção muito relevante para o Pauper, Iconic Masters, que em novembro de 2017 trouxe ótimos downgrades para o formato. Os destaques foram Lead the Stampede que deu uma boa turbinada em decks como Elfos e Fractius e Seeker of the Way que juntamente com Emerge Unscathed trouxe vida nova para o Mono White Heroic.

Ad

Antes de Iconic, o Heroic utilizava uma estratégia mais voltada para auras, apostando em 4 cópias de Cho-Manno's Blessing para proteger e dar evasão. A partir de Iconic, o deck passou a ser mais competitivo com uma característica mais explosiva, utilizando instants rápidas para proteger e crescer suas criaturas. Foi uma época bem marcante para o deck, quem jogava o Pauper se lembrará do spike absurdo que o Cho-Manno's sofreu. Para quem não jogava ou gostaria de relembrar um pouco desse período eu indico um artigo do Alex Ullmanlink outside website que retrata os primeiros impactos de Iconic Masters no Heroic.

Desde então o deck não sofreu grandes mudanças, isso é, antes de Theros que trouxe pelo menos duas boas novidades que as listas atuais já estão utilizando, Karametra's Blessing e Sentinel's Eyes.

Image content of the Website

Vamos analisar um pouco mais de perto essas cartinhas começando por Karametra's Blessing que além de ser um pump, também chamou bastante a atenção dos produtores de conteúdo do formato no período de spoilers por ser uma boa reposta contra o Journey to Nowhere, que sempre foi uma remoção muito eficiente contra o Heroic, pois para se proteger dela era necessário dar proteção contra o branco para a criatura, mas isso fazia com que a criatura protegida perdesse as auras anexadas a ela, como Cartouche of Solidarity e Ethereal Armor.

Image content of the Website

A Sentinel's Eyes é uma carta que agregou muito valor por sua recursividade, principalmente se considerarmos que temos criaturas sem Heroic no deck que nem sempre queremos proteger, por exemplo, o Deftblade Elite que muitas vezes é castado no turno um e depois encantado no turno dois para provocar as criaturas iniciais do oponente, porém em momentos mais avançado do jogo, sua prioridade passa a ser seu Megazord e se eventualmente o Deftblade for removido, será muito bom ter a possibilidade de castar o Sentinel's Eyes novamente.

O interessante é que as duas cartas meio que se completam, já que a Karametra's Blessing é melhor aproveitada quando a criatura está encantada, mas na prática as coisas não são tão simples, existem três considerações a se fazer:

- Karametra's não é uma proteção: Ela não vai te ajudar quando você tentar encantar sua criatura e o oponente fizer uma Snuff Out em resposta. É necessário ter cautela, e por isso eu até prefiro não classificar o Karametra's Blessing como uma proteção, e isso tem me ajudado bastante na hora de definir quantas cópias devo utilizar no meu deck.

- Karametra's não dá evasão: Uma das características do Heroic é que dois ou três ataques podem ser suficientes para definir jogos, e muitas vezes as proteções serão utilizadas para dar evasão e conseguir a vitória. Contra o Mono U por exemplo, a melhor coisa que pode acontecer é resolver um Cho-Manno's Blessing, se isso acontecer sua criatura com Heroic irá crescer mesmo que o oponente anule suas mágicas. A race acaba ficando mais favorável para o Heroic que além da evasão ainda terá proteção contra os bounces.

Ad

- Eu quero utilizar mais auras no Heroic? Essa é a terceira consideração que eu acho que o players devem fazer ao avaliar a Karametra's no deck. Ainda não sei se a utilização de mais Auras é uma boa ideia até porque se formos por esse caminho, o Bogles é um deck que explora muito melhor essa estratégia.

Um dos jogadores que tem alcançado alguns resultados com o Heroic no MOL é o Mathonical, que fez o mais recente 5-0 das Pauper Leagues com a lista abaixo:

Loading icon

Apesar disso, a verdade é que atualmente o metagame é dominado pelo Tron, que mais do que nunca é uma bad match terrível para o Heroic que não possuí respostas efetivas para o lock de Stonehorn Dignatary com os flickers. Para quem ainda duvida de como essa partida é um pesadelo para o Heroic, vou deixar um link para um gameplay no canal do Gustavo rEPTILIUM, não deixem de conferir o jogador de Heroic sendo torturado durante trinta e cinco minutos.

Costumo dizer que atualmente temos que escolher um deck que tenha um plano B contra o Tron. Seu deck precisa ter outra estratégia além de matar o oponente com dano de combate. Affinity, Bogles e Fractius são exemplos de decks aggros que possuem uma forma alternativa de finalizar o jogo e por isso se encontram um passo a frente do Heroic e Stompy.

O momento realmente não é o melhor para o Heroic, mas ele sempre foi um deck que brilhou por ser subestimado no formato. Em campeonatos grandes é o tipo de deck que tira muitas vitórias dos decks tiers desprevenidos. Então, se o seu meta local possui poucos ou nenhum Tron eu te encorajo a testar as novas cartas de Theros e talvez surpreender seus amigos e ainda fazer um bom resultado.

Vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a leitura e que o artigo tenha sido útil de alguma forma, eu acabei de gravar um podcast com dois convidados que possuem bastante experiência com o deck. Não darei mais spoilers, mas o episódio será editado e publicado em breve. Não deixem de assinar nosso feedlink outside website para acompanharem esse bate-papo com muitas informações relevantes sobre o Heroic.

Fiquem à vontade para utilizarem a seção de comentários para qualquer dúvida, crítica ou sugestão. Até a próxima.