Magic: the Gathering

News

Pioneer on Budget - Azorius Control

, updated , Comment regular icon0 comments

Dando continuidade ao Players Tour Phoenix 2020, Austin Bursavich foi um dos jogadores que conseguiram chegar ao TOP 8 utilizando o deck Azorius Control.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

O deck visa impedir o oponente de jogar ao máximo, seja anulando suas magicas, removendo suas criaturas para então finalizar o jogo com um pequeno exercido de criaturas 1/1.

Como o foco do deck é manter o jogo sob controle, vamos abrir a lista com essa parte:

O deck conta com 3 cópias de Censor, uma instantânea que custa um mana azul e um genérico que anula a magica alvo a menos que seu controlador pague um mana genérico ou pode ser reciclado ao custo de um mana azul. No early game é uma ótima opção de counter, e no late game pode ser facilmente reciclado para encontrar outras respostas.

Ad

Temos também 1 cópia de Dovin's Veto, instantânea por um mana branco e um azul que não pode ser anulado e anula uma magica que não seja de criatura, sendo ótimo contra combos e outros controles.

Temos ainda 1 cópia de Absorb, instantânea que custa dois manas azuis e um branco que além de anular a magica alvo ainda nos concede três pontos de vida.

Contamos também com 1 cópia de Mystical Dispute, instantânea que por um mana azul e dois genéricos anula a magica alvo a menso que seu controlador pague 3 manas genéricos. Entretanto, se o alvo da magica for uma mágica azul, podemos conjurar essa magica pagando dois manas genéricos a menos.

Temos também 3 cópias de Sinister Sabotage, uma instantânea que por dois manas azuis e um genérico anula a magica alvo e em seguida nos permite usar vigiar 1 (ou seja, olhamos a carta do topo do nosso grimório e decidimos se a mantemos no topo ou colocamos no cemitério, filtrando assim o deck).

Usamos também 4 cópias de Azorius Charm, uma instantânea por um mana branco e um azul que permite escolher entre conceder vinculo com a vida até o final do turno para as nossas criaturas (o que pode ser útil contra decks agressivos em alguns casos) ou comprar uma carta (caso o jogo esteja sob controle ou precisemos encontrar outras respostas) ou colocar a criatura atacante ou bloqueador no top do grimório do seu dono (se livrando temporariamente de uma ameaça), essa ultima opção é ainda melhor quando lidamos com aquela criatura que não entrou como ameaça, então preferimos não gastar um counter nela, porém devido a alguma circunstância se tornou uma (ficando maior, ou com auras/equipamentos problemáticos).

Por questões de orçamento iremos substituir as 4 cópias de Supreme Verdict por Shatter the Sky um feitiço que por dois manas brancos e dois genéricos ira fazer com que cada jogador que controle uma criatura com poder 4 ou mais compra uma carta (apenas uma, não importa o numero de criaturas que ele tenha) e em seguida destrói todas as criaturas.

Temos também uma cópia de Seal Away, um encantamento com lampejo por um mana branco e um genérico que ao entrar em campo exila a criatura alvo virada que um oponente controla enquanto Seal Away permanecer no campo.

Infelizmente, por questões de orçamento iremos tirar as 3 cópias de Teferi, Hero of Dominaria e as 3 cópias de Teferi, Time Raveler.

No caso do efeito estático de Teferi, Time Raveler tem a função de impedir que o oponente responda a s nossas ações, como não temos opções budgets para suprir isso iremos usar 4 cópias de Monastery Siege que ao escolhermos dragões faz com que as magicas dos oponentes que tenha nos ou nossas permanentes como alvo custem 2 mais para serem conjuradas, o que pode atrasar bastante enquanto ganhamos controle do jogo. Além disso se o jogo estiver controlado podemos ao invés de escolher dragões optar por Khans para aumentar nosso poder de compra.

Temos também 2 cópias de Field of Ruin, um terreno que pode ser virado para adicionar mana incolor ou pode ser virado e sacrificado ao custo de dois manas genéricos para destruir um terreno alvo não básico que um oponente controla e em seguida cada jogador procura em seu grimório por um terreno básico e coloca em campo, o que é bem útil para quebrar a curva de mana do oponente ou remover terrenos com habilidades.

Ad

Além do controle do jogo, temos alguns suportes para não perdemos o gás da partida:

Iremos manter as 4 cópias de Opt, instantânea que por apenas um mana azul nos faz usar vidência 1 e em seguida comprar uma carta.

Aumentaremos de 3 para 4 cópias de Dig Through Time que ao custo de dois manas azuis e seis genéricos nos faz olhar as sete cartas do topo do nosso grimório e colocar duas delas na nossa mão e em seguida colocamos o resto das cartas no fundo do grimório em qualquer ordem. Além disso, Dig Through Time possui Esquadrinhas, que ira diminuir o custo dessa magica em um mana genérico para cada carta que exilarmos do nosso cemitério ao conjurar esta magica, o que normalmente nos faz conjurar esta magica por apenas dois manas azuis no late game.

Aumentamos também de 1 para 2 cópias de Narset, Parter of Veils, uma planeswalker que entra em campo com 5 marcadores de lealdade por dois manas azuis e um genérico. Sua habilidade estática faz com que os oponentes não possam comprar mais de uma carta a cada turno, o que pode atrasar certas estrategias. Além disso, podemos remover dois marcadores de lealdade dela para olhar as quatro cartas do topo do nosso grimório podendo revelar uma carta que não seja nem criatura nem terreno para colocar em nossa mão. Colamos as cartas não reveladas no fundo do nosso grimório em ordem aleatória.

O deck conta também com uma cópia de Soul-Guide Lantern, um artefato que custa um mana genérico e que ao entrar em campo permite que exilemos uma carta de qualquer cemitério. Ele pode ser virado e sacrificado para exilar todo o cemitério de todos os nossos oponentes (o que pode acabar com algumas estrategias) ou pode ser virado e sacrificado ao custo de um mana genérico para comprarmos uma carta.

Mantemos também 1 cópias de Castle Vantress, terreno que entra virado a menos que controlemos uma ilha e pode ser virado para adicionar um mana azul ou ser virado ao custo de dois manas azuis e dois genéricos para usarmos vidência 2.

Também iremos manter as 3 cópias de Irrigated Farmland terreno do tipo planície e ilha que entra virada e em campo pode ser virado para adicionar um mana branco ou azul ou em nossa mão pode ser reciclado ao custo de dois manas genéricos (ou que pode ser útil se for comprado no late game).

E considerando que conseguimos manter o jogo sob controle, temos algumas formas de ganhar o jogo:

Temos 1 cópia de Elspeth, Sun's Nemesis uma planeswalker que entra em campo com 5 marcadores de lealdade ao custo de dois manas brancos e dois genéricos, e possui os seguintes efeitos:

Removendo 1 marcador de lealdade dela concedemos a até duas criaturas alvo +2/+1 até o final do turno.

Removendo 2 marcadores de lealdade dela iremos criar duas fichas de humanos soldados brancos 1/1 (que normalmente serão usados para finalizar o oponente, porem podem servir de defesa).

Removendo 3 marcadores de lealdade dela iremos ganhar 5 pontos de vida (o que pode ajudar contra decks bem agressivos).

Ad

Apesar dela não ter habilidades para ganhar mais marcadores, ela possui a habilidade escapatória, que permite conjurarmos ela do cemitério ao custo de dois manas brancos, quatro manas genéricos e exilar outras quatro cartas do cemitério.

Temos também 3 cópias de Castle Ardenvale, um terreno que entra virado a menos que controlemos uma planície e pode ser virado para adicionar mana branco ou ser virado ao custo de dois manas brancos e dois genéricos para criar uma ficha de humano branco 1/1.

E sobre a base de mana, por questões de orçamento iremos remover as 4 cópias de Hallowed Fountain e as 4 cópias de Glacial Fortress.

Iremos aumentar de 2 para 6 cópias de Plains e de 5 para 9 cópias de Island.

E por fim, iremos substituir as 2 cópias de Fabled Passage por Evolving Wilds.

Com essas alterações chegamos na seguinte lista

Loading icon

Como podemos ver, o deck consegue impedir a maioria das jogadas do oponente, e consegue lidar com as poucas criaturas que por algum motivo deixamos passar, para no late game finalizar o jogo como nosso pequeno exercito.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.