Magic: the Gathering

Deck Guide

Explorer: Izzet Ensoul - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, apresentamos um guia para o Izzet Ensoul no formato Explorer, onde o arquétipo se tornou viável após receber Smuggler's Copter e Gleaming Geardrake em Murders at Karlov Manor!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Se você está buscando uma estratégia agressiva e com muita sinergia no Explorer, mas não está confiante com os resultados do Boros Convoke, o Izzet Ensoul pode ser o deck para você.

Presente no formato desde sua origem e em ascensão desde o lançamento de Spyglass Siren em Lost Caverns of Ixalanlink outside website, o deck baseado em artefatos ganhou um novo suporte em Murders at Karlov Manorlink outside website com Gleaming Geardrake, do qual não só aumentou sua consistência como também ajuda a preencher lacunas do arquétipo no formato, como a ausência de Reckless Bushwhacker.

Ad

Neste artigo, apresento a versão mais recente deste arquétipo e as adaptações feitas para torná-lo uma estratégia viável e funcional no Explorer!

O que é o Izzet Ensoul?

Loading icon

Izzet Ensoul é um arquétipo baseado em artefatos e na possibilidade de encantá-los com Ensoul Artifact para os transformar em ameaças baratas. Essa estratégia existe desde a concepção do Pioneer em conjunto com Darksteel Citadel.

Nos últimos anos, as listas de Ensoul se tornaram mais voltadas para variantes Magic Symbol WMagic Symbol U devido à interação de All That Glitters e Michiko’s Reign of Truth com a sua estratégia. Porém, com o banimento de Lurrus of the Dream-Den e a ausência de um suporte que justificasse seu uso, essa variante foi substituída pelas Magic Symbol UMagic Symbol R, da qual se adaptou melhor ao Metagame.

Loading icon

O principal motivo foi a inserção de one-drops que colocam artefatos em jogo nessas cores, além do desbanimento de Smuggler’s Copter e sua notória interação com Inti, Seneschal of the Sun. Junto do alcance proporcionado por Shrapnel Blast, essa combinação de cards tornou dessa variante um dos decks Aggro mais consistentes do Pioneer e do Explorer hoje.

A Decklist

Essa é a lista que tenho utilizado nas partidas ranqueadas do Magic Arena.

Loading icon

Podemos o considerar uma mistura das duas variantes mais conhecidas do Izzet Ensoul no Pioneer. Diferente das versões mais conhecidas, não podemos aproveitar a combinação de Gleeful Demolition e Reckless Bushwhacker para apostar em uma proposta “go-wide”, então dobramos nosso foco em tornar do “go tall” com Ensoul Artifact e Zoetic Glyph mais eficientes com a inserção de Gleaming Geardrake.

Essa versão também busca tirar mais proveito de Inti, Seneschal of the Sun como fonte de vantagem de cartas através do já conhecido Smuggler’s Copter, além da inserção de Hazoret the Fervent no maindeck para aumentar o nosso clock, além de se tornar uma ameaça da qual a maioria dos oponentes não consegue responder.

Maindeck

Loading icon

Nossos habilitadores. O Izzet Ensoul não teria a sua posição atual no formato se não fossem por eles.

Spyglass Siren e Voldaren Epicure são meios baratos de ter artefatos em jogo, e seu valor é potencializado quando incluímos Gleaming Geardrake, já que podemos sacrificar as fichas para ampliar seu poder.

Voldaren Epicure também interage com Inti, Seneschal of the Sun para gerar algum valor de suas fichas quando estamos no modo de topdeck, algo bem comum para este arquétipo.

Loading icon

Nossos payoffs.

Ensoul Artifact é o card que tornou desse arquétipo possível, sendo especialmente letal ao lado de um artefato indestrutível como Darksteel Citadel, ou uma criatura com evasão, como Gleaming Geardrake.

Zoetic Glyph oferece quase a mesma pressão que Ensoul Artifact, e sua mana extra é compensada pela sua habilidade de descobrir, da qual a faz se substituir no campo de batalha, ou na mão de seu controlador, caso a criatura encantada seja destruída.

Ad

Tenho considerado testar Case of the Filched Falcon em seu lugar, mas a velocidade com qual podemos usar o novo encantamento o torna fácil de jogar em volta.

Loading icon

Nossa interação.

O Izzet Ensoul esvazia a mão muito rápido caso faça o sequenciamento certo de jogadas. Logo, ter meios de filtrar o topo é nossa melhor forma de manter o gás na partida, e Torch the Tower oferece uma remoção da qual, além de filtrar o próximo draw, também interage com Gleaming Geardrake.

São raros os momentos onde nos sentimos obrigados a usar Shrapnel Blast como uma remoção. Geralmente, ela opera como um Goblin Grenade para artefatos do qual causa os últimos pontos de dano necessários para vencer a partida e/ou estabelecer ainda mais pressão ao lado de um Gleaming Geardrake encantado com Ensoul Artifact.

Loading icon

Nosso pacote de vantagem de cartas.

A interação entre Inti, Seneschal of the Sun e Smuggler’s Copter já é bem conhecida no Pioneer e no Explorer. Além de oferecer valor, o melhor drop de duas manas que o vermelho recebeu nos últimos anos também garante evasão para o artefato encantado com Ensoul Artifact, ou até para Hazoret the Fervent

Por falar em Hazoret, a deusa de Amonkhet costuma aparecer no Sideboard das listas de Ensoul, mas parece muito digna de maindeck quando consideramos a popularidade de alguns arquétipos no Explorer hoje, e sua notória interação mútua com Inti, tornando-a uma das ameaças independentes mais importantes que esse arquétipo pode ter.

Loading icon

Nossa mana busca usar a maior quantidade de terrenos que entram em jogo desvirados possível, incluso um set de Shivan Reef para garantir nossa consistência de cores.

Além delas, Den of the Bugbear funciona como uma ameaça complementar em partida mais longas, e Darksteel Citadel é excelente para agregar redundância ao número de artefatos sacrificáveis para Shrapnel Blast, além de ser o melhor alvo possível de Ensoul Artifact em partidas com muitas remoções.

Sideboard

Loading icon

Tal qual diversos outros decks no formato, o Izzet Ensoul não utiliza nenhum card que restringe o uso de Jegantha como um Companion. Logo, não há razões para não usá-lo.

Loading icon

Por algum motivo, arquétipos como Abzan Amalia e Selesnya Angels parecem estar bem populares nas ranqueadas de Magic Arena, e o Ensoul certamente não consegue se portar bem contra um ganho absurdo de vida a cada turno. Logo, um playset de Rampaging Ferocidon pareceu uma necessidade neste Metagame.

Loading icon

Acredito que o Izzet Ensoul é o melhor deck de Spell Pierce do Explorer hoje, pois consegue misturá-lo com um clock eficiente e requer custos de mana baixos para proteger suas ameaças.

Ad

Alguns preferem Stubborn Denial nesse espaço, mas as partidas onde quero Spell Pierce são aquelas onde, normalmente, não posso contar de ter uma criatura grande em jogo e/ou onde comprar muitas cópias de encantamentos se tornam draws mortos.

Logo, prefiro contar com a abrangência um pouco menor, mas incondicional, de Spell Pierce, além de uma cópia extra de Negate para jogos mais longos.

Loading icon

Rending Volley é uma resposta extra contra criaturas brancas ou azuis problemáticas. Hoje, os principais alvos incluem Thing in the Ice e Ledger Shredder, dos quais atrapalham bastante o nosso clock.

Unlicensed Hearse é nossa resposta padrão contra qualquer arquétipo que utilize o cemitério de alguma maneira, além de ser outro artefato que podemos usar para nossas interações.

Eu puxei Case of the Crimson Pulse em um draft e ele me garantiu tanta vantagem que decidi testá-lo no Izzet Ensoul no espaço onde Hazoret the Fervent costumava estar, e ele não decepcionou em nenhum momento.

Afinal, este é um deck que esvazia a própria mão muito rápido, e ter meios de comprar mais do que um card por turno e sem gastar recursos é exatamente o que precisamos para jogos de atrito.

Guia de Sideboard

Abzan Amalia

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Rakdos Midrange

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Boros Convoke

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje.

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!